30 de mar. de 2013

Camisa da 15ª Caminhada Com Cristo Ressuscitado

Adquira já sua camisa da 15ª Caminhada com Cristo Ressuscitado, a venda nas secretarias das paróquias de Santo Antonio e de São José, no Cabo, ao preço de 17 reais. Concentração da caminhada amanhã, as 14h30, em frente da Matriz de Santo Antônio.
Ir. Josevania Alves

Cerca de 10 mil fiéis, participam amanhã da 15ª Caminhada Com Cristo Ressuscitado




Neste domingo de Páscoa, 31, as Paróquias de Sto. Antônio e de São José Operário se unem para celebrar a ressurreição de Cristo.

O evento acontece há 15 anos e conta com a participação de fiéis de várias paróquias da região metropolitana.

A Concentração, acontece às 14h30, em frente à Matriz de Santo Antônio e as 16h, a multidão segue, com a animação dos Ministérios de Musicas das paróquias organizadoras, em sentido à Praça 9 de Julho – PE-60, onde acontece a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo metropolitano de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido e após a missa, show com a banda Tribos de Jacó.

A camisa com o tema da Caminhada, estão à venda, nas paróquias, ao preço de 17 reais, também estão à venda o CD da Tribos de Jacó, por apenas 10 reais.

 

Ir. Josevania Alves – Pascom Vicariato Cabo

Banda Tribos de Jacó




Banda Tribos de Jacó, no programa Anunciando à Verdade, hoje na Cabo FM 101,1. Falando do Show que acontece amanhã na Praça 09 de julho, na PE 60, após a Celebração Eucarística, com Dom Fernando Saburido.
Lucas Milet e Weidson Vasconcelos.

Ir. Josevania Alves

22 de mar. de 2013

Comissão para a comunicação do Vicariato Cabo, promove encontro neste domingo


A Comissão para a Comunicação do Vicariato Cabo, realiza neste domingo, 24, um dia de formação para os agentes das pascons, das paróquias do Vicariato.
O encontro acontece, de 8h às 16h, no Centro Social Armínio Guilherme, ao lado da Matriz de Sto. Antônio, no Centro do Cabo.
Ir. Josevania Alves – Pascom Vicariato Cabo

Programa Anunciando à Verdade, amanhã na Cabo FM



Acompanhe amanhã de 8h às 10h da manhã, o Programa “Anunciando à Verdade”, com a Pascom Santo Antônio Cabo, na Cabofm 101,1. Ou acesse: www.cabofm.com.br.

Com a participação do Vigário Episcopal da Região Cabo, Monsenhor Josivaldo Bezerra, falando sobre a Semana Santa, Tríduo Pascal e a 15ª Caminhada Com Cristo Ressuscitado.

Participe, deixando sua mensagem aqui no face ou ao vivo pelo: 81- 3524-1011

Adquira já a camisa da 15ª Caminhada Com Cristo Ressuscitado



O evento, que acontece no domingo de páscoa, há 15 anos na cidade do Cabo de Sto. Agostinho, e reúne mais de 10 mil fiéis, na grande festa do Cristo Ressuscitado, conta esse ano com um novo percurso.

A concentração acontece em frente a Matriz de Sto. Antônio, no Centro da cidade e segue em direção a Praça 09 de julho, na PE 60 (próximo a antiga Sarabó), onde acontece a Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB e logo em seguida, os fiéis participam de um grande show com a Banda Tribos de Jacó.

A camisa do evento, já está à venda nas Paróquias ao preço de R$ 17,00.

O CD da Banda tribos de Jacó, também estará à venda nas Secretarias das paróquias de Sto. Antônio e de São José, a partir de segunda-feira, 25, ao preço de R$12,00

 

Informações:
Matriz de São José Operário: 3521-0681

Matriz de Santo Antônio: 3521-9933

Ir. Josevania Alves – Pascom Vicariato Cabo

Bispos assistem espetáculo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém


renata 1604Cerca de 200 km separam o Recife do Brejo da Madre de Deus, município do agreste pernambucano. Este caminho foi percorrido por bispos e administradores de Dioceses do Nordeste. O motivo: conhecer a cidade-teatro de Nova Jerusalém e assistir o espetáculo da Paixão de Cristo.
Dom Fernando aproveitou a estada dos bispos no Estado para o encontro no qual foram apresentadas diretrizes para a convivência com o semiárido e convidou os religiosos para prestigiar a peça. “A Paixão de Cristo de Nova Jerusalém une a arte e a evangelização. Poder assistir a história de Jesus é sempre um chamado ao compromisso com a construção de um mundo melhor e uma renovação da fé”, disse o arcebispo.
Confira as imagens acessando a página da Arquidiocese no Facebook
renata 1674
O vice-presidente e secretário da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom José Belisário, e Dom Leonardo Steiner, também participaram da sessão especial para convidados. Dom Belisário ficou admirado com a cidade-teatro.
O local tem 100 mil metros quadrados. É formado por nove palcos, que são réplicas de palácios, templos e lugarejos da cidade de Jerusalém dos tempos de Jesus. A beleza arquitetônica e a grandiosidade encantam os espectadores.
Os números impressionam: são 500 atores e figurantes. A construção possui lagos artificiais, uma muralha de 3.500 metros de extensão e 70 torres. Nova Jerusalém é o maior teatro ao ar livre do mundo e está incluso no roteiro turístico e religioso do Estado.
O mega-espetáculo da Paixão de Cristo é encenado há 45 anos e já foi visto por mais de 3 milhões de pessoas de diversas partes do planeta. A peça teatral inicia a temporada 2013 nesta sexta-feira, 22, e segue até o dia 30 de março com apresentações diárias.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Igreja, movimentos sociais e governos firmam acordos para a implementação de políticas públicas no interior do Nordeste

 

encontro seca2Um sofrimento que se repete pelo menos a cada cinco anos, que na verdade poderia ser minimizado com políticas públicas de médio e longo prazo, que tivessem como prioridade o homem do campo. Inevitável evento climático, a seca, foi o mote para o lançamento das “Diretrizes para a Convivência com o Semiárido”. O documento produzido pela Igreja Católica em parceria com entidades sociais do meio rural como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), traz pelo menos 88 medidas de ações estruturadoras. As ideias foram discutidas nesta quarta-feira, 20, entre os bispos do Nordeste, prefeitos e representantes dos governos estaduais e Federal. Também participou do encontro, que faz parte da terceira fase da campanha “Tem gente com sede de solidariedade”, o vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom José Belisário.
Atualmente a seca atinge mais de 9,7 milhões de pessoas em 1,2 mil municípios do Nordeste. A situação de calamidade foi mostrada durante a exibição de reportagens, as imagens da terra seca, dos animais mortos ilustravam a dor dos depoimentos de homens e mulheres que sobrevivem no campo. Por outro lado, também foram exibidos vídeos que mostraram as ações que estão mudando a convivência com o semiárido. As chamadas cisternas calçadões, que captam e armazenam a água da chuva e os tanques de pedra, valas naturais aprofundadas na rocha.
A crítica maior das entidades organizadoras do evento, que aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), foi a falta de uma política efetiva para a área de recursos hídricos. Os bispos e os representantes dos movimentos sociais questionaram a demora das obras da Transposição do Rio São Francisco, bem como a implantação de adutoras, poços e barragens, especialmente para os moradores das áreas mais pobres do Agreste e do Sertão. “Os governos só se preocupam com as medidas emergenciais, mas precisamos de políticas permanentes. Não podemos esquecer que 50% da produção da agricultura familiar está no Nordeste”, afirmou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch.
Arcebispo e o governadorDepois de apresentar os principais eixos do documento, os representantes dos poderes públicos foram unânimes no reconhecimento das propostas e se mostraram abertos a discutir as ideias dentro da realidade de cada estado. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, não pode comparecer ao evento, porém fez questão de tomar café da manhã e conversar com os bispos sobre as “Diretrizes para a Convivência com o Semiárido”. O encontro aconteceu nesta quinta-feira, 21, na sede da CNBB NE2, no Recife. “O governador se disse muito satisfeito com o material que nós entregamos, inclusive ela já tinha lido um pouco e se comprometeu em priorizar as proposições que fizemos”, declarou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
Ainda de acordo com dom Saburido, para acompanhar o andamento da caminhada assumida pelos governos e também pelas entidades sociais, a partir do ano que vem poderá ter início um fórum anual tendo como data o dia 20 de março, marco dessas parcerias entre Igreja, movimentos sociais e governos em favor do campo. “É preciso avaliar e estar sempre atento às necessidades do meio rural, nossa intenção é não parar por aqui, mas dá continuidade a uma série de ações já iniciadas e as novas que começarão a ser implantadas”, adiantou o arcebispo.
Da Assessoria de Comunicação AOR
Fotos: Renata Gabrielle e Aluísio Moreira

Discurso do Papa Francisco ao Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé

Edificar a paz e construir pontes

Às 11 desta manhã, na Sala Regia do Palácio Apostólico Vaticano, o Santo Padre Francisco recebeu em Audiência os Membros do Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé, por ocasião do início de seu Ministério Petrino. Apresentamos a seguir, os palavras do Papa.

Excelências,
Senhoras e Senhores,
De coração agradeço ao vosso Decano, Embaixador Jean-Claude Michel, as amáveis palavras que me dirigiu em nome de todos e com alegria vos recebo para uma simples, mas ao mesmo tempo intensa, troca de cumprimentos, que, idealmente, pretende ser o abraço do Papa ao mundo. Na realidade, por vosso intermédio, encontro os vossos povos e deste modo posso, em certa medida, alcançar cada um dos vossos concidadãos com suas alegrias, dramas, expectativas e desejos.
A vossa presença, numerosa, é também um sinal de que as relações que os vossos países mantêm com a Santa Sé são profícuas, são verdadeiramente uma ocasião de bem para a humanidade. Na verdade, é isto mesmo o que a Santa Sé tem a peito: o bem de todo o homem que vive nesta terra. E é precisamente com este entendimento que o Bispo de Roma começa o seu ministério, sabendo que pode contar com a amizade e benevolência dos países que representais, e na certeza de que compartilhais tal propósito. Ao mesmo tempo, espero que se revele também ocasião para iniciar um caminho com os poucos países que ainda não têm relações diplomáticas com a Santa Sé, alguns dos quais – de coração lhes agradeço – quiseram estar presentes na Missa de início do meu ministério ou enviaram mensagens como gesto de proximidade.
Como sabeis, há vários motivos que, ao escolher o meu nome, me levaram a pensar em Francisco de Assis, uma figura bem conhecida mesmo além das fronteiras da Itália e da Europa, inclusive entre os que não professam a fé católica. Um dos primeiros é o amor que Francisco tinha pelos pobres. Ainda há tantos pobres no mundo! E tanto sofrimento passam estas pessoas! A exemplo de Francisco de Assis, a Igreja tem procurado, sempre e em todos os cantos da terra, cuidar e defender quem passa indigência e penso que podereis constatar, em muitos dos vossos países, a obra generosa dos cristãos que se empenham na ajuda aos doentes, aos órfãos, aos sem-abrigo e a quantos são marginalizados, e deste modo trabalham para construir sociedades mais humanas e mais justas.
Mas há ainda outra pobreza: é a pobreza espiritual dos nossos dias, que afecta gravemente também os países considerados mais ricos. É aquilo que o meu Predecessor, o amado e venerado Bento XVI, chama a «ditadura do relativismo», que deixa cada um como medida de si mesmo, colocando em perigo a convivência entre os homens. E assim chego à segunda razão do meu nome. Francisco de Assis diz-nos: trabalhai por edificar a paz. Mas, sem a verdade, não há verdadeira paz. Não pode haver verdadeira paz, se cada um é a medida de si mesmo, se cada um pode reivindicar sempre e só os direitos próprios, sem se importar ao mesmo tempo do bem dos outros, do bem de todos, a começar da natureza comum a todos os seres humanos nesta terra.
Um dos títulos do Bispo de Roma é Pontífice, isto é, aquele que constrói pontes, com Deus e entre os homens. Desejo precisamente que o diálogo entre nós ajude a construir pontes entre todos os homens, de tal modo que cada um possa encontrar no outro, não um inimigo nem um concorrente, mas um irmão que se deve acolher e abraçar. Além disso, as minhas próprias origens impelem-me a trabalhar por construir pontes. Na verdade, como sabeis, a minha família é de origem italiana; e assim está sempre vivo em mim este diálogo entre lugares e culturas distantes, entre um extremo do mundo e o outro, actualmente cada vez mais próximos, interdependentes e necessitados de se encontrarem e criarem espaços efectivos de autêntica fraternidade.
Neste trabalho, é fundamental também o papel da religião. Com efeito, não se podem construir pontes entre os homens, esquecendo Deus; e vice-versa: não se podem viver verdadeiras ligações com Deus, ignorando os outros. Por isso, é importante intensificar o diálogo entre as diversas religiões; penso, antes de tudo, ao diálogo com o Islão. Muito apreciei a presença, durante a Missa de início do meu ministério, de tantas autoridades civis e religiosas do mundo islâmico. E é também importante intensificar o diálogo com os não crentes, para que jamais prevaleçam as diferenças que separam e ferem, mas, embora na diversidade, triunfe o desejo de construir verdadeiros laços de amizade entre todos os povos.
Lutar contra a pobreza, tanto material como espiritual, edificar a paz e construir pontes: são como que os pontos de referimento para um caminho que devemos percorrer, desejando convidar cada um dos países que representais a tomar parte nele. Um caminho que será difícil, se não aprendermos a amar cada vez mais esta nossa terra. Também neste caso me serve de inspiração o nome de Francisco: ele ensina-nos um respeito profundo por toda a criação, ensina-nos a guardar este nosso meio ambiente, que muitas vezes não usamos para o bem, mas desfrutamos com avidez e prejudicando um ao outro.
Queridos Embaixadores,
Senhoras e Senhores,
Novamente obrigado por todo o trabalho que realizais, juntamente com a Secretaria de Estado, para edificar a paz e construir pontes de amizade e fraternidade. Por vosso intermédio, desejo renovar aos vossos Governos o meu agradecimento pela sua participação nas celebrações por ocasião da minha eleição, com votos de um frutuoso trabalho comum. O Senhor Todo-Poderoso cumule com os seus dons a cada um de vós, às vossas famílias e aos povos que representais.
fonte: Zenit

Francisco celebrará na Quinta-feira Santa na prisão de Menores

 

Depois da Missa Crismal em São Pedro, o Pontífice irá pela tarde ao Instituto Penal para Menores de Casal del Marmo para a Missa in Coena Domini

No dia 28 de março, Quinta-feira Santa, o Santo Padre Francisco celebrará pela manhã na Basílica de São Pedro a Missa Crismal, e à tarde irá ao Instituto Penal para Menores em "Casal del Marmo" para a celebração da “Missa da Ceia do Senhor ", às 17h30.

Como sabem, a Missa da Ceia do Senhor é caracterizada pelo anúncio do Mandamento do amor e pelo gesto do lava-pés. Em seu ministério como arcebispo de Buenos Aires, o cardeal Bergoglio celebrava tal Missa numa prissão, hospital ou hospício para pobres ou pessoas marginalizadas. Com a celebração em Casal del Marmo, o Papa Francisco continua tal costume, que deve ser caracterizado por um contexto de simplicidade.
As outras celebrações da Semana Santa se realizarão de acordo com o costume habitual, que se saberá pela Notificação do Escritório das Celebrações Litúrgicas.
Como você se lembrará, o Papa Bento XVI visitou o Instituto de Casal del Marmo 18 março de 2007, celebrando ali a Missa na Capela do "Pai Misericordioso".
Fonte: Zenit

21 de mar. de 2013

Vigário Episcopal da Região Cabo, celebra 15 anos de Ordenação Presbiteral

 

Uma noite de ação de graças, assim se pode traduzir a Celebração Eucarística realizada na Matriz de Sto. Antônio, no Centro do Cabo, nesta quarta-feria, 20.

Vários sacerdotes, autoridades civis da cidade, religiosas, seminaristas, fiéis das paróquias do Vicariato, familiares, amigos e paroquianos de Santo Antônio, lotaram a Igreja, para render graças a Deus, pelos 15 anos de Ordenação Presbiteral e 02 anos na missão de Vigário Episcopal do Monsenhor Josivaldo Bezerra.

Logo no início da Celebração, Monsenhor Josivaldo, agradeceu a todos, pela presença amiga e de modo muito especial, expressou seu carinho pelo Monsenhor Edvaldo Bezerra, grande amigo, que sempre o acompanhou no ministério sacerdotal.

Durante a homilia, o Monsenhor Edvaldo, falou aos presentes, sobre o sentimento que invadia o coração de todos: “ A alegria, é um dom e um bem, por isso, todos nós estamos contagiados por esta ação de graças que nosso anivesariante quer prestar a Deus neste instante. O Padre, é o ministro de Cristo e dispensador de seus mistérios, foi constituido para servir, ensinar a verdade e pregar a Palavra de Deus”. Afirmou o sacerdote.

Ao final da Celebração, a Vice-Prefeita da cidade, Edna Gomes, falou ao Monsenhor Josivaldo: “A vida daqueles que se dispõe à servir, não é fácil, procurando viver com humildade e amor, e o monsenhor tem dado esse testemunho, resgatando vidas”. Afirmou.

Também o Vigário Paroquial, expressou sua admiração pelo aniversariante: “Agradeço a Deus imensamente, pela oportunidade de ser Vigário Paróquial desta paróquia, ao lado do Mosenhor Josivaldo, com quem tenho aprendido muito para o ministério sacerdotal.”

O Monsenhor, chegou a Paróqua de Santo Antônio, em 20 de janeiro de 1998, ainda como Diácono e ao longo de mais de 15 anos, tem realizado grandes trabalhos pastorais, junto aos fiéis e em 20 de março de 2011, foi empossado pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Vigário Episcopal da Região Cabo, onde tem realizado também um frutuoso trabalho, junto aos sacerdotes e fiéis das 09 paróquias do referido Vicariato.

Ir. Josevania Alves – Pascom Vicariato Cabo

Projeto Vincular realiza ação para incentivar trabalho voluntário na Agamenon na Magalhães

 

vincular O Projeto Vincular, ação social realizada pela Comunidade Católica Viventes em parceria com a sociedade civil, promoverá nesta quinta-feira (21/03), uma ação na Avenida Agamenon Magalhães, para incentivar o trabalho voluntário entre os recifenses. 215409_393701654024716_2120097581_nA partir das 18h, uma das mais movimentadas vias da capital pernambucana vai ser tomada por um colorido diferente, voluntários do projeto irão distribuir “biscoitos da sorte” aos motoristas com frases para incentivá-los a ser também um transformador social.A intenção do Projeto Vincular é promover o desejo entre as pessoas a desenvolverem ações capazes de promover a igualdade social. A iniciativa marca também o lançamento do site do projeto. Os voluntários irão se concentrar em frente ao Quartel do Derby e aproveitarão quando os sinais de trânsito estiverem fechados para realizar a atividade.
Clique aqui e acesse o Facebook do Projeto Vincular
321467_465545316840349_259734984_nO Projeto Vincular é uma iniciativa de jovens que tiveram o desejo de sair do discurso e partir para a prática. Trabalhando em conjunto com instituições, associação de moradores e a sociedade civil, o projeto assistiu mais de 500 pessoas em 2012, em sete cidades: Recife (PE), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Vitória de Santo Antão (PE) e Gravatá (PE), Maceió (PE), São Paulo (PE). Para este ano, diversas atividades já estão agendadas.
A partir da necessidade de cada instituição, o Projeto Vincular realiza ações educativas, esportivas, culturais e agregadoras de valores, além de promover o acesso a conhecimentos dos direitos e deveres sociais.



Fonte: Assessoria de Comunicação Vincular

20 de mar. de 2013


“O Senhor  é a porção da minha herança” (Sl 16, 5)

 

A Paróquia de Santo Antônio, parabeniza seu querido pastor, Monsenhor Josivaldo Bezerra, pelos 15 anos de Ordenação Sacerdotal e 02 anos de Vigário Episcopal.

Participe conosco da Celebração Eucarística em ação de graças, na Matriz de Sto. Antônio, no Centro do Cabo, às 19h30

18 de mar. de 2013

Missionários, realizam encontro de formação sobre Documento de Aparecida



Neste domingo, 17, o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) da Paróquia de Santo Antônio – Cabo, juntamente com o Seminarista Wellington Luiz, realizaram uma manhã de estudo sobre o Documento de Aparecida, para cerca de 25 missionário da paróquia.

O grupo missionário, atua nas visitas as famílias das comunidades da paróquia, desde 2007. A próxima missão, será dia 21 de abril, na comunidade de Santa Teresina na Matinha – Centro do Cabo.

Ir. Josevania Alves – Pascom Santo Antônio - Cabo

CONVITE:


Vigário Episcopal da Região Cabo, celebra 15 anos de Ordenação presbiteral, nesta quarta-feira

 

Nesta quarta-feira, 20, Mosenhor Josivaldo Bezerra, celebra 15 anos de Ordenação Sacerdotal e 02 anos de Vigário Episcopal do Cabo. A Celebração Eucarística, acontece as 19h30, na Matriz de Santo Antônio, no Centro do Cabo.

Ir. Josevania Aves- Pascom Vicariato Cabo

Camisas da 15ª Caminhada com Cristo Ressuscitado, já estão à venda


No próximo dia 31 de março, domingo de Páscoa, as Paróquias de Sto. Antônio e de São José Operário, realizam a 15ª Caminhada com Cristo Ressuscitado, na cidade do Cabo de Sto. Agostinho – PE.

A animação de todo o percurso, ficará por conta dos ministérios de música das duas referidas paróquias, ao final da Caminhada, os fiéis participam da Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB e logo em seguida, grade show com a Banda Tribos de Jacó.

A camisa da Caminhada, já está à venda nas Paróquias ao preço de R$ 17,00.

Informações:
Matriz de São José Operário: 3521-0681
Matriz de Santo Antônio: 3521-9933

Ir. Josevania Alves – Pascom Vicariato Cabo

14 de mar. de 2013

Vicariato Cabo realiza reunião nesta quinta-feira



Nesta quinta-feira, 14, Sacerdotes, religiosos e leigos presidentes das comissões no Vicariato, se encontraram no Centro Social Armínio Guilherme, Centro do Cabo, para a primeira reunião do ano.

O Vigário Episcopal da região, Monsenhor Josivaldo Bezerra,  abriu o encontro, falando da alegria pela eleição do novo Papa Francisco.

Também participou do encontro, o Professor Sandro Roberto, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Paratibe – Paulista. Ele é Formado em Filosofia, pós-graduado em metodologia do Ensino e Mestre em Ciencias da Religião, é membro da Comissão arquidiocesana bíblico-catequética e falou aos participantes sobre a Campanha da Fraternidade 2013. Lembrou que o tema deste ano: Juventude, assume uma dimensão missionária muito forte, vivendo o ano da JMJ. Falando sobre as novas mídias, lembrou sobre a necessidade de atuação por parte dos cristãos, nas redes sociais, de maneira consciente, em meio a tantos desafios, como: as drogas lícitas e ilícitas  e o extermínio da juventude. Lembrou que em 1992, a CF também abordou o tema Juventude (“Juventude Caminho aberto”), e que a juventude tem a esperança do “hoje”, com uma motivação especial para o Ano da Fé: “Eles teem uma carência de educação à paciência, já que querem resolver “tudo” ao mesmo tempo. É preciso um olhar novo, uma nova dinâmica para a Nova Evangelização”. Declarou o Professor.

O Paróco de Nossa Senhora da Apresentação de Escada, lembrou que os desafios são imensos e que é preciso reescrever a história, pois os jovens de hoje, querem respostas imediatas, ávidos dos saberes.

Ao final, o Monsenhor Josivaldo, agradeceu a todos os participantes e convidou-os a participar junto com ele da Celebração Eucarística em acão de graças pelos seus 15 anos de Ordenação Presbiteral e 02 nos de Vigário Episcopal, no próximo dia 20, na Matriz de Sto. Antônio – Cabo, as 19h30 e lembrou que precisa da colaboração de todos, para continuar sua missão junto ao Vicariato Cabo.

Ir. Josevania Alves – Pascom Vicariato Cabo

A primeira manhã de Papa Francisco: oração a Nossa Senhora e despedida da Casa onde estava hospedado

 

PapaFrancisco14.03.13Papa Francisco dirigiu-se esta manhã à Basílica de Santa Maria Maior, para uma oração a Nossa Senhora, cumprindo a intenção que ele próprio tinha anunciado ontem, na primeira apresentação pública, na varanda central da basílica de São Pedro. “Amanhã quero ir rezar a Nossa Senhora, para que abençoe toda a cidade de Roma”, disse o papa.
Acompanharam o Papa o cardeal vigário para a diocese de Roma, o cardeal Agostino Vallini, assim como dom Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia. Foi uma visita breve, privada, marcada unicamente pelo recolhimento de oração diante do altar de Nossa Senhora.
No regresso ao Vaticano, o Papa passou pela Casa Internacional do Clero, junto a Piazza Navona, onde estava hospedado antes do Conclave, para recolher os objetos pessoais que ali deixara e cumprimentar o pessoal. Mostrava-se descontraído e com a simplicidade e cordialidade de sempre.

Fonte: CNBB

Biografia do novo Papa

 

papa franciscoO novo pontífice é o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936. É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina e sem Ordinário do rito próprio.
O Papa jesuíta se formou como técnico químico, mas depois escolheu o caminho do sacerdócio e entrou para o seminário de Villa Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, voltou para Buenos Aires e se formou em filosofia na Faculdade de Filosofia do Colégio máximo San José, de São Miguel.
De 1964 a 1965, ensinou literatura e psicologia no Colégio da Imaculada de Santa Fé e, em 1966, ensinou essas mesmas matérias no Colégio do Salvador, em Buenos Aires.
De 1967 a 1970 estudou teologia na Faculdade de Teologia do Colégio máximo San José, de São Miguel, onde se formou.
Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote.
Em 1970-1971, completou a terceira aprovação em Alcalá de Henares (Espanha), e em 22 de abril de 1973 fez a profissão perpétua.
Foi mestre de noviços em Villa Barilari, San Miguel (1972-1973), professor na Faculdade de Teologia, Consultor da Província e Reitor do Colégio máximo. Em 31 de julho de 1973, foi eleito provincial da Argentina, cargo que desempenhou por seis anos.
De 1980 a 1986, foi reitor do Colégio máximo e das Faculdades de Filosofia e Teologia dessa mesma Casa e pároco da Paróquia de São José, na Diocese de San Miguel.
Em março de 1986, viajou para a Alemanha para completar sua tese de doutorado. Foi enviado pelos seus superiores ao Colégio do Salvador e passou para a igreja da Companhia na cidade de Córdoba, como diretor espiritual e confessor.
Em 20 de maio de 1992, João Paulo II o nomeou Bispo titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires. Em 27 de junho do mesmo ano, recebeu na catedral de Buenos Aires a ordenação episcopal das mãos do Cardeal Antonio Quarracino, do Núncio Apostólico Dom Ubaldo Calabresi e do Bispo de Mercedes-Luján, Dom Emilio Ogñénovich.
Em 3 de junho de 1997 foi nomeado Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires e em 28 de fevereiro de 1998 Arcebispo de Buenos Aires por sucessão à morte do Card. Quarracino.
É autor dos livros: «Meditaciones para religiosos» del 1982, «Reflexiones sobre la vida apostólica» del 1986 e «Reflexiones de esperanza» del 1992.
É Ordinário para os fiéis de rito oriental residentes na Argentina que não podem contar com um Ordinário de seu rito. Grão-Chanceler da Universidade Católica Argentina.
Relator-Geral adjunto da 10ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos (outubro de 2001).
De novembro de 2005 a novembro de 2011 foi Presidente da Conferência Episcopal Argentina.
Foi criado Cardeal pelo Beato João Paulo II no Consistório de 21 de fevereiro de 2001, titular da Igreja de São Roberto Bellarmino.
É Membro:
das Congregações: para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos; para o Clero; para os Institutos de vida consagrada e as Sociedades de vida apostólica;
do Pontifício Conselho para a Família:
da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Fonte: CNBB

Papa Francisco é o novo pontífice

francisco iA Igreja já tem um novo pastor. Foi eleito para ocupar a Cátedra de Pedro, o cardeal de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos, a partir de agora chamado papa Francisco I. O 266º sucessor de Pedro foi escolhido no quinto escrutínio (processo eleitoral dentrodo conclave). A eleição que contou com 155 cardeais, pois fim a 14 dias de vacância na Santa Sé.
Em suas primeiras palavras o papa Francisco I agradeceu a hospitalidade da comunidade de Roma e, em sinal de humildade e respeito ao papa emérito Bento XVI, rezou junto com os fieis na Praça de São Pedro um Pai Nosso, uma Ave Maria e o Glória ao Pai. “Oremos todos juntos para que o Senhor abençoe e Nossa Senhora o proteja”, disse.
Durante o discurso, o pontífice adiantou que seu papado será baseado na fraternidade, no amor e na confiança. “Agora vamos iniciar um caminho junto com todas as igrejas. Oremos uns pelos outros para que haja uma grande irmandade” , declarou antes de se curvar para receber as orações de toda a Igreja.

Para o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, a escolha do cardeal argentino é um grande sinal de esperança para a Igreja. “Pela idade e pessoa simples e despojada que ele é, esperamos que ele possa dar uma grande contribuição em temas atuais. Ele se mostra equilibrado e corajoso para tomar as decisões e efetuar as mudanças necessárias”, afirmou.
O religioso destacou ainda que a eleição de Francisco I também prova que a Igreja está aberta para o continente latino-americano, que tem a maior população católica do mundo. “Ele demonstra compromisso com o povo de Deus, principalmente com os mais pobres”, completou.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Secretário-geral da CNBB fala sobre eleição do novo Papa


Coletiva do secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner
Após intensa movimentação e expectativa mundial, em torno da escolha do sucessor do papa emérito Bento XVI, da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma, o decano do colégio cardinalício, Jean-Louis Tauran, anunciou, nesta quarta-feira, 13, a escolha do cardeal Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, como o novo Papa.

Na mesma tarde, foi realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, uma coletiva de imprensa, para tratar sobre o novo Sumo Pontífice, que passa a ser chamado Francisco. O secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, atendeu aos jornalistas e apresentou a saudação da CNBB, meia hora depois do aparecimento do Papa na Loggia da Basílica de São Pedro.

“Foi uma surpresa muito bonita e agradável”, disse o secretário geral, e ao fazer a saudação ao Papa Francisco, destacou que a “expectativa com que o mundo acompanhou a escolha do sucessor de Pedro revela o quanto a Igreja pode colaborar com as nações na construção da paz, da justiça, da igualdade e da solidariedade”.

Sobre Francisco ser o primeiro Papa latino-americano da história, Dom Leonardo ainda afirmou “existir uma comunhão muito grande na Igreja da America Latina”. Questionado por um dos jornalistas presentes na coletiva, se o novo Papa irá à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada, em julho, no Rio de Janeiro, Dom Leonardo sinalizou positivamente. “Nós somos vizinhos da Argentina! Certamente ele virá!”, brincou.

Acesse todas as notícias no especial papa.cancaonova.com
Fonte: Canção Nova

Papa Francisco celebra Missa de encerramento do Conclave

                  
Papa Francisco_primeira missa
Primeira Missa do Papa Francisco. (Foto: CTV)
O então eleito, Papa Francisco, celebrou sua primeira Missa privada como Pontífice na tarde desta quinta-feira, 14, na Capela Sistina, em Roma.
A celebração, que aconteceu por ocasião do encerramento dos trabalhos do Conclave, teve a participação dos 114 cardeais eleitores, bispos, religiosos e religiosas, pessoas ligadas à organização do Conclave, dentre outros convidados.
O trecho do Evangelho lido durante a liturgia foi o de Mateus, capítulo 16, onde Jesus diz a Simão Pedro: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16, 18).
Após a proclamação do Evangelho, o Santo Padre, fez uma breve homilia, agora como Sucessor de Pedro. Em suas palavras, o Pontífice discorreu sobre três “movimentos” que devem acompanhar a vida cristã: o edificar, o caminhar e o confessar.
De acordo com Papa Francisco, o edificar está ligado à construção da Igreja, esposa de Cristo, que para ter consistência deve ser edificada sobre a Pedra ungida pelo Espírito Santo. Por segundo, o Santo Padre explicou sobre o caminhar.
“Caminhar na luz do Senhor. Caminhar, nossa vida é um caminho. Quando paramos, há de saber que algo não está bem. Caminhar sempre, na presença do Senhor. Tentando viver nessa irrepreensibilidade que o Senhor diz,” esclareceu o Pontífice.
Caminhar, edificar e confessar. Mas, não é uma coisa fácil porque no caminhar e construir, no confessar, às vezes, há problemas e movimentos que não são propriamente do caminho, mas nos levam para trás.
Quando caminhamos ou edificamos e confessamos sem a cruz, disse o novo Papa, não somos discípulos do Senhor, mas mundanos.
Por fim, o Pontífice agradeceu os dias anteriores de graça e convidou os católicos a caminharem na presença do Senhor, com a Cruz de Cristo e edificar a Igreja com o Seu sangue. O Papa fez votos de que todos os cristãos, com o Espírito Santo e a intercessão da Virgem Maria, possam caminhar, edificar e confessar Jesus Cristo”, rezou.
Durante o rito das “Preces dos fiéis”, elevou-se a Deus orações pelo novo Pontífice, assim como pelo Papa Emérito Bento XVI, suplicando a Deus que ele sirva a Igreja no recolhimento de uma vida dedicada à oração.
A Missa que inaugura o Pontificado do Papa Francisco será na próxima terça-feira, 19, às 05h30 (horário de Brasília), na praça São Pedro, em Roma. Será nesta celebração que o novo Papa receberá o anel do pescador e as demais insígnias papais. A celebração terá transmissão ao vivo pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.
fonte: Canção Nova

12 de mar. de 2013

Cardeais nas redes sociais


Cardeais 2.0

Daniel Machado
Enviado especial a Roma
Dentre os desafios do mundo moderno que aguardam o novo Papa, existe um que se destaca pela rapidez com que avança: o uso das novas mídias e a capacidade de comunicação com as novas gerações.
Segundo padre Antônio Spadaro, doutor em teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e redator chefe da revista Civiltá Cattólica, o uso das novas tecnologias é muito importante para fazer com que a Igreja seja fermento de vida e esperança nestes novos ambientes de vida que João Paulo II chamou de “areópagos digitais”.
“O Papa está diante do mundo e por isso ele deve ser um homem de comunicação”, disse padre Antônio Spadaro.
Se depender de muitos dos nossos cardeais – e claro, possíveis sucessores de Pedro – este espaço de comunicação entre a Igreja e as novas gerações será cada vez mais curto. O uso das redes sociais pelos prelados da Igreja Católica tem sido cada vez mais comum nos dias de hoje.
Dentre os cardeais mais presentes e influentes nas redes sociais estão o americano Timothy Dolan, o filipino Luis Tagle, o italiano Giafranco Ravasi e o brasileiro Odilo Scherer.
Confira, no gráfico abaixo, os cardeais mais influentes no Twitter e Facebook:
arte-cardeais

Primeiro dia de votação: fumaça preta

Após o juramento dos cardeais na Capela Sistina, o tradicional Extra Omnes

O primeiro dia do Conclave terminou, como esperado, com a fumaça preta. Por volta das 19:45, no meio de uma tarde chuvosa, a chaminé da Capela Sistina começou a emitir a fumaça e muitos peregrinos que estavam ali para ver começaram a deixar a Praça de São Pedro debaixo dos guarda-chuvas.

No fim da manhã, após a celebração da Santa Missa Pro Eligendo Romano Pontífice, presidida pelo decano Angelo Sodano, todos os cardeais foram para a residência Santa Marta, onde almoçaram.
Na Capela Paulina por volta das 16:15, os 115 eleitores rezaram. O cardeal Giovanni Battista Re, vice-decano da Assembléia Cardinalícia, pronunciou a seguinte invocação: “O Senhor, que guia nossos corações no amor e na paciência de Cristo, esteja convosco”.
Pouco depois, começou a procissão solene para a Capela Sistina, durante a qual os cardeais cantavam a Ladainha dos Santos. Chegando na capela, se acomodaram de acordo com a ordem estabelecida e cantaram o Veni Creator Spiritus.
Na entrada da Capela Sistina, os cardeais foram recebidos pelo Secretário de Estado Adjunto, monsenhor Angelo Becciu; pelo secretário para as Relações com os Estados, monsenhor Dominique Mamberti; pelo prefeito da Casa Pontifícia, monsenhor Georg Gänswein; pelos religiosos encarregados da sacristia; os sacerdotes confessores; o comandante da Guarda Suíça, Daniel Rudolf Anrig; e o pessoal autorizado para os serviços gerais.
Ao se acomodaram nos bancos da Capela Sistina, os cardeais ouviram as instruções do Cardeal Re, conforme a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, em seguida, cada um deles, com a mão sobre o Evangelho, pronunciou o juramento.
Por volta das 17:35, depois que Cardeal James Michael Harvey, último dos eleitores, prestou juramento, monsenhor Marini pronunciou o tradicional Extra Omnes. Todos os não-eleitores deixaram a Capela Sistina, com exceção do cardeal Grech que fez a meditação, detendo-se em particular na gravidade da tarefa dos eleitores e na necessidade de votar com retidão, cumprindo apenas a vontade de Deus para o bem da Igreja.
Depois, o cardeal Re perguntou aos presentes se eles queriam passar para a votação, que, no primeiro dia do Conclave, é opcional. A escolha dos cardeais foi por voto, e como quase sempre acontece, houve a primeira votação, mas nenhum candidato alcançou os 77 votos necessários para a eleição do Bispo de Roma.
Amanhã de manhã, às 9h30, está previsto a segunda votação. Os eventuais escrutínios posteriores acontecerão às 11:30, 16:30 e 18:30.
fonte: Zenit

Quem canta reza duas vezes será lançado no Mosteiro de São Bento, em São Paulo

 
Dedicado aos amantes e aos profissionais da música cristã, este livro possui linhas que podem tocar os corações
Em 16 de março, no auditório Mosteiro de São Bento, Edições Loyola promoverá o lançamento do livro Quem canta reza duas vezes –A espiritualidade do músico católico a partir de Santo Agostinho. Haverá um pocket show com a banda DOM e sessão de autógrafos com o autor, Augusto Cezar.

Esta obra propõe uma reflexão sobre a espiritualidade do músico católico: quais os maiores desafios? Quais as principais características do serviço musical ministerial? De que forma o músico pode fazer do exercício dos seus dons um caminho de santidade para si e toda a Igreja? O autor toma como ponto de referência os ensinamentos e a espiritualidade de Santo Agostinho, doutor da Igreja, que ao se converter ouviu nos cantos da assembleia a tradução musical da emoção que inundava a sua alma.
A banda DOM (Deo Optimum Maximum, em português: “Para Deus o máximo”) foi formada no Rio de Janeiro, há quase duas décadas, em um congresso universitário católico, a partir de um “Dom” que nasceu de um chamado especial para servir a Deus e à Igreja através da música. Integrada por Filipe Freire, Frederico Cruz e Augusto Cezar, a banda desenvolveu seu primeiro CD, intitulado Tudo é do Pai. Essa gravação apresenta o retorno de muitos cristãos à Igreja, que experimentaram, assim como o filho pródigo, os braços amorosos do Pai. Lançado em 2000, esse trabalho mostra a proposta acústica de explorar as muitas possibilidades dos violões e conta com canções inéditas e regravações.
Dedicado aos amantes e aos profissionais da música cristã, este livro possui linhas que podem tocar os corações, assim como fazem os acordes de uma canção, afirma o autor. Além disso, pretende levar o músico cristão a refletir sobre a raiz do seu canto. “Cantar é próprio de quem ama”, diz Agostinho, e nestas páginas ouvimos dois “Augustos”, Santo Agostinho e o autor, meditarem sobre a canção dos nossos corações.
Debate e sessão de autógrafos:
Na sequência do pocket show haverá coquetel e sessão de autógrafos para o lançamento do livro Quem canta, reza duas vezes – A espiritualidade do músico católico a partir de Santo Agostinho.
Data: 16/03/2013 (sábado)
Horário: 16 horas
Local: Auditório Mosteiro de São Bento (Largo de São Bento, s/nº – Centro - São Paulo/SP). Tel.: 11 3328-8799 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS 11 3328-8799 end_of_the_skype_highlighting
Sobre o autor:
Nascido em 1970, no Rio de Janeiro, com uma deficiência física, é filho e neto de músicos. Augusto Cezar graduou-se em música, com habilitação em violão clássico, pela UFRJ. Professor do curso extracurricular de violão do Colégio Santo Agostinho (Barra), a partir da sua crisma, dedicou-se a diversas pastorais nas paróquias por onde passou. Em 1999, formou, com Fred Pacheco e Filipe Freire, o trio DOM, grupo musical que, ao longo de mais de uma década, gravou 4 CDs e 1 DVD. É compositor da música O céu em você e autor do livroDentro de mim mora uma canção. É casado com Aline e permanece acreditando na música como forma de contemplação.
Fonte: Zenit

Nos últimos 150 anos, o mais longo durou cinco dias

Nesta terça-feira, os 115 cardeais eleitores entraram em conclave. Um deles será papa.
Depois de muitas cenas surpreendentes, envolvendo a renúncia de Bento XVI ao pontificado, a convocação dos cardeais a Roma e uma semana intensa de congregações gerais, começam agora as votações.
Ontem fez exatamente um mês desde aquela segunda-feira, 11 de fevereiro, em que Bento XVI anunciou ao mundo a sua renúncia ao papado. Depois de um momento inicial de consternação, o colégio dos cardeais parece ter recuperado o controle da situação: as congregações gerais se desenvolveram em clima de serenidade e testemunharam pronunciamentos vivazes e francos.
Os candidatos mais prováveis ao papado, ou seja, os que contam com significativo consenso já no primeiro escrutínio, estão agora bem identificados. Ninguém sabe, porém, quanto pode demorar até o anúncio do próximo pontífice. Mesmo assim, as votações para o início do conclave, os acordos que parecem ter sido alcançados entre os grupos continentais, as declarações serenas de alguns cardeais e a necessidade de voltar para as dioceses a tempo de celebrar a Semana Santa indicam que quatro ou cinco votações possivelmente sejam suficientes para termos o novo papa.
Ao longo dos últimos 150 anos, a eleição de cada novo pontífice foi feita em prazos curtos, desde um mínimo de dois dias até um máximo de cinco. Os mais rápidos a ser eleitos foram Leão XIII (1878) e Pio XII (1939), com apenas dois dias de conclave e três votações. Pio XI (1922), por sua vez, tornou-se papa depois de cinco dias de conclave e 14 escrutínios.
Esta é a cronologia da eleição dos papas dos últimos 150 anos:
Pio IX (Giovanni Maria Mastai Ferretti) foi eleito em 1846, depois de apenas quatro votações. Os eleitores eram cinquenta.
Leão XIII (Vincenzo Gioacchino Pecci) foi eleito em 1878 com somente dois dias de conclave e três escrutínios.
São Pio X (Giuseppe Melchiorre Sarto) foi eleito em 1903, depois de sete votações.
Bento XV (Giacomo della Chiesa) foi eleito em 1914 após dez votações.
Pio XI (Achille Ratti), em 1922, foi eleito após cinco dias de conclave e catorze escrutínios. Foi o conclave mais longo dos últimos 150 anos.
Pio XII (Eugenio Pacelli) foi eleito em 1939 depois de apenas dois dias e três votações.
João XXIII (Angelo Giuseppe Roncalli) foi eleito em 1958 após onze votações.
Paulo VI (Giovannni Battista Montini) foi eleito em 1963 depois de seis votações. Na ocasião, os cardeais eleitores eram oitenta.
João Paulo I (Albino Luciani) foi eleito em agosto de 1978, depois de quatro escrutínios. Os eleitores eram 111.
O beato João Paulo II (Karol Wojtyla), eleito em outubro de 1978, tornou-se papa depois de oito votações.
Por fim, Bento XVI (Joseph Ratzinger) foi eleito em 2005 depois de quatro votações. Os eleitores eram 115.
fonte: Zenit

11 de mar. de 2013

Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, celebra 15 anos de Ordenação Presbiteral do Monsenhor Josivaldo Bezerra


Será na próxima quarta-feira, 20, na Matriz de Santo Antônio, Centro do Cabo, as 19h30. Paroquianos e amigos do Monsenhor Josivaldo, participam da Celebração Eucarística em ação de graças pelos 15 anos de Ordenação sacerdotal e 02 anos assumindo a missão de Vigário Episcopal da Região Cabo.


Venha participar também, desse dia especial para a Paróquia de Sto. Antônio e para o Vicariato Cabo.

Ir. Josevania Alves – Pascom Vicariato Cabo

Acesse cobertura especial sobre a Sé vacante e o Conclave

 


O especial papa.cancaonova.com reúne todas as informações sobre o período de Sé vacante e os preparativos dos cardeais para o Conclave, no Vaticano, que irá eleger o 266º sucessor de Pedro.

Clique na imagem para acessar o especial

Equipes do 8º Muticom se reúnem para dar encaminhamentos do evento

 

muticomCoordenadores das cinco equipes organizadoras do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) se reuniram, na manhã desta quinta-feira, 7, em Natal, para avaliar as atividades já realizadas, e planejar os próximos encaminhamentos para o evento. O Muticom vai ser realizado no período de 27 de outubro a 01 de novembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na capital potiguar.

A reunião foi mediada pelo coordenador geral do evento, padre Edilson Nobre. Junto com os demais coordenadores foi planejado o roteiro de atividades para o encontro geral de organização do Muticom, que vai acontecer no próximo dia 23 de março, em Natal (RN). Neste dia estarão presentes o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Barbosa; da assessora nacional da Comissão, Irmã Élide Fogolari; e da presidente da Signis Brasil, Irmã Helena Corazza.

Segundo as equipes, o andamento das atividades está dentro do planejado, com enfoque na abertura das inscrições, neste mês de março, e a intensificação da divulgação do evento, bem como, das parcerias.

O 8º Muticom é uma realização da CNBB, Arquidiocese de Natal, Signis Brasil, em parceria com as unidades acadêmicas da UFRN: Superintendência de Comunicação (Comunica), Departamento de Comunicação (DECOM), Centro Acadêmico Berilo Wanderley (CABW) e Mestrado em Estudos da Mídia (PPGem).

fonte: AOR

Escola Arquidiocesana de Fé e Política abre inscrições para nova turma

 

Nova ImagemA Escola Arquidiocesana de Fé e Política Padre Antônio Henrique está com inscrições abertas para o primeiro módulo do curso. As aulas serão realizadas nos sábados e domingos, no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, no bairro da Várzea, Zona Oeste do Recife. O curso acontece entre os meses de abril e novembro de 2013) e terá carga horária de 80 horas.
As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na secretaria da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que fica localizada na Cúria Metropolitana, bairro das Graças, Recife. A matrícula custa R$ 20,00 e o valor de cada módulo é também R$ 20,00. Nas taxas, estão inclusos os materiais, almoços e lanches.
Escola - Criada por iniciativa da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, a escola é um espaço de formação cristão e política à luz da ética e da Doutrina Social da Igreja (DSI). O objetivo é formar agentes de pastorais e lideranças alimentando a mística cristã e a espiritualidade. Além de fomentar o profetismo na perspectiva da evangelização e da transformação social, a escola busca discutir e incentivar a participação em espaços nas áreas das Políticas Públicas e de Controle Social. O público alvo é agentes de pastorais e militantes cristãos.
As temáticas discutidas no primeiro módulo serão: Conceitos de Fé e Políticas e Bíblia e Política: Unidade ou Paradoxo. As aulas acontecerão nos dias 13 e 14 de abril, das 8h às 16h.
Mais informações com Madalena ou Vivian pelo telefone (81) 3271-4270 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (81) 3271-4270 end_of_the_skype_highlighting (segunda a sexta-feira, das 8h às 13h).
Calendário Escola de Fé e Política
fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

7 de mar. de 2013

15ª Caminhada com Cristo Ressuscitado


Venha participar conosco da 15ª Caminhada com Cristo Ressuscitado

 

 

Será no Domingo de Páscoa e as Paróquias de Santo Antônio e São José Operário, no Cabo, já estão com tudo pronto, para no próximo dia 31 de março, ir as ruas da cidade, celebrar junto com você,  a Ressurreição de Cristo.

 

Este ano, a animação de todo o percurso, ficará por conta dos ministérios de Músicas de Sto. Antônio e de São José. Ao final da caminhada, os fiéis participam da Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, OSB e logo em seguida haverá momento de louvor com a Banda Católica, Tribos de Jacó.

As camisas para a caminhada, já estão à venda, nas secretarias das referidas paróquias, ao preço de R$ 17,00. Compre já, antes que acabe!.

 

Informações:

Fone: (81) 3521 – 9933

Ir. Josevania Alves – Pascom Vicariato Cabo

Adoração ao Santíssimo Sacramento


Participe da Adoração ao Santíssimo Sacramento, hoje em nossa Paróquia

 

Tem início as 14h e vai até às 21h, a Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Matriz de Sto. Antônio, Centro do Cabo. Rezando pelo Conclave na escolha do novo Papa.

Venha, participar conosco!

Ir. Josevania Alves – Pascom Santo Antônio

Comissão Arquidiocesana promove Assembleia das Pastorais Sociais nos dias 9 e 10 de março

 

Logo Caridade, Justiça e PazA Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz promove nos dias 9 e 10 de março a 3ª Assembleia das Pastorais Sociais. O evento debaterá as “Pastorais Sociais: suas dimensões e desafios” e será realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, Zona Oeste do Recife.
O público-alvo são os agentes das várias pastorais, movimentos e serviços que integram a comissão, além de representantes dos Vicariatos Episcopais. No primeiro dia, o coordenador de pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife, padre Josenildo Tavares fará exposição das perspectivas da arquidiocese para o trabalho das Pastorais Sociais. Na noite do sábado, haverá ainda noite cultural onde os participantes poderão se confraternizar.
No domingo, será feita uma avaliação das atividades desenvolvidas no ano passado e o planejamento para 2013. Hamilton Costa apresentará as dimensões e desafios das Pastorais Sociais. O arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, presidirá a Missa de Encerramento às 11h30.
O encontro contará com hospedagem para os participantes. A coordenação do evento solicita que as pessoas levem toalhas de banho. Para confirmar a presença e obter maiores informações, os interessados devem ligar para o telefone (81) 3271-4270 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (81) 3271-4270 end_of_the_skype_highlighting e falar com Madalena ou Vivian (segunda a sexta-feira, das 8h às 13h).
Da Assessoria de Comunicação AOR