GAUDIUM PRESS
O bispo da Diocese de Tubarão, em Santa Catarina, dom João Francisco Salm, foi nomeado como o novo referencial dos diáconos, e agora passará a assessorar de forma direta a Comissão Nacional dos Diáconos.
Membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, dom João também exerce a função de presidente do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Com o lema “Ide para a vinha”, ingressou no Pré-Seminário de Antônio Carlos em 1965, com apenas 12 anos. Lá, completou seus estudos primários.
Entre 1967 a 1972 deu continuidade em seus estudos no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, em Brusque, Santa Catarina. Depois, de 1973 a 1975 fez parte da primeira turma do curso superior de Estudos Sociais, cursando disciplinas de Filosofia, na recém-criada Fundação Educacional de Brusque.
Mais tarde, em 1979, cursou a faculdade de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina em Florianópolis. E no final daquele ano, foi ordenado diácono em Camboriú, e em seguida, presbítero, em 30 de junho do mesmo ano, no Santuário de Azambuja, em Brusque.
Entre seus principais trabalhos pastorais estão como professor e orientador dos alunos no Seminário Menor Metropolitano, diretor do Museu Dom Joaquim, reitor do Seminário de Teologia e coordenador arquidiocesano da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Florianópolis e membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Florianópolis.
Em 29 de março de 2011, na época em que a sede estava vacante, foi escolhido pelo Colégio de Consultores como o administrador arquidiocesano da Arquidiocese de Florianópolis, até a chegada do novo arcebispo, dom Wilson Tadeu Jönck.
Em novembro do mesmo ano, o arcebispo o nomeou ecônomo da mitra arquidiocesana.
No dia 26 de setembro de 2012 foi nomeado pelo então papa Bento XVI como bispo da Diocese de Tubarão.
Fonte: AOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário