29 de nov. de 2013

Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia, participam de retiro espiritual



Neste 1º domingo do advento (01), os ministros extraordinários da Sagrada Eucarística da Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, participam do retiro espiritual. O encontro, será em Primavera, o dia todo e contará com a assessoria do Diácono Genival Cunha, presidente da Comissão da Juventude do Vicariato Cabo.

Ir. Josevânia Alves.

Diácono Rogério José, será Ordenado Sacerdote em dezembro



 No próximo dia 17 de dezembro, às 19h30 na Catedral da Sé, em Olinda, serão ordenados para a Igreja de Deus 4 novos sacerdotes: Givanildo Bezerra, Davi Gonçalves, Luiz Gustavo e Rogério José, que atualmente exerce o Ministério Diaconal em nossa Paróquia de Santo Antônio.
O Diácono Rogério José da Silva, é natural de São Joaquim do Monte – PE, e desde 2004 reside em Recife, onde cursou seus estudos, primeiro no Seminário Menor de Nossa Senhora das Dores, em Apipucos, em 2006 foi para o Seminário  de Olinda, onde cursou filosofia e teologia. Em 2010, recebeu o Ministério de Leitorato, em 2011, o Ministério de Acolitato. Em 2013 , realizou seu Estágio Pastoral, em São Loureço da Mata, Nossa Senhora do Ó – Ipojuca e atualmente está em Santo Antônio, no Cabo. Foi Ordenado Diácono, em 27 de setembro deste ano, e no próximo dia 17 de dezembro, será Ordenado Presbítero, por meio da Imposição das mãos e da oração consecratória de Dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife.
A primeira Missa do Pe. Rogério José, será na Matriz de São Joaquim, em sua terra natal, São Joaquim do Monte - PE, às 19h, e na Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, será dia 22 de dezembro, às 07h da manhã na Matriz de Santo Antônio, Centro do Cabo.

Ir. Josevânia Alves 

Paróquia de Santo Antônio, Festeja Nossa Senhora da Conceição

  
De 30 de novembro à 08 de dezembro, a Comunidade da Charneca, no Cabo, celebra os festejos em honra de sua Excelsa Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Este ano celebrando 30 anos de fundação da Capela, como o tema: "Fé e História de uma Comunidade que Louva a Maria". Serão 09 noites de homenagens em honra da Mãe de Deus. A abertura acontece amanhã, (30), às 18h, com a Procissão da Bandeira, saindo da residência da Sra. Jaci Marcionila, localizada à rua 26 nº 15, na Charneca. Todas ás noites haverá Celebração Eucarística, sempre às 19h e no encerramento da Festa, dia 08 de Dezembro, as comemorações tem início a partir dás 07h com o Oficio Divino da Imaculada Conceição e Queima de Fogos, às 09h, adoração ao Santíssimo Sacramento, às 16h, Caminhada dos 30 Anos, saindo da Praça Nova em direção da Capela, onde acontecerá a Santa Missa de encerramento da Festa.
A Imaculada Conceição é, o dogma católico da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.   
A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de Fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV.
A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia (por exemplo, Maria sendo cumprimentada pelo Anjo Gabriel como "cheia de graça"), bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão. Uma vez que Jesus tornou-se encarnado no ventre da Virgem Maria, era necessário que ela estivesse completamente livre de pecado para poder gerar seu Filho.
Acesse o blog da Capela e tenha mais informações:  www.senhoradaconceicao.blogspot.com.br
Ir. Josevânia Alves, com informações da Comunidade da Charneca.

Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org

Campanha para a Evangelização 2013 da CNBB lança site

Filme de 1 minuto de duração explica a Campanha. Frases de impacto compõemas artes bem coloridas do site
O site da Campanha para a Evangelização 2013 (CE), promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)foi desenvolvido por uma das maiores e mais premiadas agências do Brasil, a DM9DDB. O que demonstra a atenção da Igreja local com a comunicação no continente digital.
Na página inicial é possível assistir a um filme de 1 minuto de duração que explica a Campanha. Frases de impacto compõe mas artes bem coloridas do site: “Venha dividir um pouco do que é só seu para multiplicar o que podemos fazer por todos”. A famosa expressão “Keep Calm” também faz parte da ação de comunicação: “Keep calm e bote fé”.
Na explicação sobre a Campanha, lê-se no site: Temos urgência em alcançar estes objetivos. É o que expressa o slogan: Evangeli. Já*, que nos convida a integrar efetivamente nessa campanha. "AI DE MIM SE NÃO EVANGELIZAR" (I Cor. 9,16)
A Campanha realizada anualmente com o objetivo de despertar nos fiéis o compromisso evangelizador e a responsabilidade pela sustentação das atividades pastorais da Igreja no Brasil, teve início no domingo (24) se estende até o 3º domingo do Advento, 15 de dezembro, quando será realizada a Coleta Nacional nas paróquias e comunidades do Brasil.
O resultado da coleta será integralmente direcionado para os trabalhos de evangelização nos vários níveis: diocesano (45% do total arrecadado), regional (20%) e nacional (35%).

O endereço do site é: http://www.evangelija.com
Fonte: ZENIT

Presépio deste ano na Praça de São Pedro é napolitano


Doada pelo cardeal Sepe, a obra em estilo do Settecento traz pastores criados por um artista da célebre rua San Gregorio Armeno
É napolitano o presépio a ser montado este ano na Praça de São Pedro. Presente do cardeal Crescenzio Sepe, a obra terá o estilo artístico da Nápoles do século XVIII. O responsável será Antonio Di Tuoro, que há anos cuida dos presépios da diocese de Nápoles.
Os pastores, por sua vez, foram criados por Antonio Canton, artista de San Gregorio Armeno, a rua conhecida internacionalmente por suas barracas de figuras e elementos tradicionais para presépios.
Canton é o criador de um presépio de cerca de 4 metros, todo construído com material reciclado, feito de acordo com a tradição doSettecento napolitano. Exposta na Igreja de San Domenico Maggiore, a obra recebeu a bênção do cardeal Sepe.
Destaque especial merece a legenda da obra: "1223-2013: Em 1223, São Francisco cria o primeiro presépio; em 2013, Francisco é o primeiro papa que recebe em Roma o presépio napolitano".

Fonte: ZENIT

Presidente da Comissão para a Comunicação é o novo diretor executivo da Rádio Olinda AM


IMG_2023
Um novo tempo se inicia na Rádio Olinda. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, deu posse na manhã desta sexta-feira, 29, ao novo diretor executivo da emissora, padre Luciano Brito. O sacerdote assume o comando após a saída do então diretor, Aderval Barros. A Missa de Posse foi celebrada na Capela Nossa Senhora da Conceição, em Olinda.
Dom Fernando ressaltou a importância de ter um padre à frente de um veículo de comunicação voltado para a evangelização. “Os últimos papas têm reforçado a necessidade levar o Evangelho a todos através dos diversos meios de comunicação social. Dentro desse pedido dos Santos Padres e reconhecendo o valor social e cristão da emissora, nomeamos o padre Luciano”, afirmou o arcebispo.
IMG_2094Aderval Barros, destacou a nova fase que começa no veículo. “Vocês não têm ideia do valor da Rádio Olinda na minha vida. Saio pensando na instituição. A rádio precisa ser renovada. Precisa de uma pessoa com mais energia, com uma nova filosofia para que ela continue firme na sua missão de evangelizar, formar e prestar serviço. Por mais que eu fale, jamais eu vou poder expressar meu sentimento de gratidão a todos dessa rádio”, disse. O ex-diretor se colocou à disposição para ajudar o sacerdote na missão de administrar a emissora: “O padre Luciano é um homem de Deus e uma figura encantadora. Ele é abençoado por Deus e vai dar tudo o que essa rádio precisa de agora em diante. O senhor pode contar comigo para o que for preciso.”
Padre Luciano é também presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Comunicação Social e assume este novo desafio. O novo diretor agradeceu a confiança e apoio de todos. “Agradeço a Dom Fernando pela confiança depositada em mim e em Aderval. Estamos aqui para somar e servir.  Aos meus irmãos da Rádio Olinda, nossa missão é evangelizar, anunciar às pessoas a grandeza do amor de Cristo seja nessa dimensão bonita e sempre alegre da rádio unindo esporte, notícias e a nossa programação religiosa. Levar Cristo a cada um”, ressaltou.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Pastoral da Sobriedade promoverá curso para novos agentes


Cartaz Curso Formação 2Há uma década, a Pastoral da Sobriedade da Arquidiocese de Olinda e Recife vem resgatando vidas. Com um trabalho intenso, em diversas paróquias, esse grupo de leigos já conseguiu retirar centenas de pessoas da dependência química com a ajuda do amor e da palavra de Deus. Para dar continuidade a esse trabalho e levar a libertação a mais vítimas do álcool e outras drogas, a pastoral realiza neste mês a terceira edição do Curso de Formação e Capacitação de Novos Agentes.
O evento será realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Para participar os interessados devem reservar a vaga enviando um e-mail para cursoagente2013.aor@gmail.com. A participação deve ser confirmada na abertura do curso com o pagamento de uma taxa de R$ 50.
“Teremos alojamentos para quem vier de outras dioceses. Já estão confirmadas Caruaru, Pesqueira, Palmares, Afogados da Ingazeira e Garanhuns”, afirmou a coordenadora arquidiocesana da Pastoral da Sobriedade, Lúcia Josué.
O Curso de Formação e Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade tem 20 horas de conteúdo. As palestras tratam desde a implantação dos grupos até a questão da espiritualidade específica para trabalhar com os membros. A coordenadora da pastoral no Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte), Maria da Guia, será a responsável por conduzir esse trabalho.
Atualmente, a arquidiocese dispõe de 40 agentes da Pastoral da Sobriedade que atuam em sete grupos de autoajuda. “Nem todos os nossos agentes estão ativos. É por isso que se faz necessário e urgente a formação de novos”, declarou Lúcia Josué.
Outras informações poderão ser encontradas na fanpage da Pastoral da Sobriedade.
Serviço
III Curso de Formação e Capacitação de Novos Agentes da Pastoral da Sobriedade
Data: 29/11 a 1º/12
Local: Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital – Av. Afonso Olindense, 1764, Várzea.
Inscrição: cursoagente2013.aor@gmail.com
Investimento: R$ 50
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

18 de nov. de 2013

Encontro da Pascom do Vicariato Cabo, reflete sobre a “Mística do Comunicador”




Com o objetivo de refletir sobre a importância da “Mística do Comunicador”, para ser sempre mais testemunhas de Cristo pela evangelização nas mídias sociais, na manhã deste domingo (17), representantes da Pascom (Pastoral da Comunicação), das Paróquias que formam a Região Episcopal do Cabo, participara do Retiro Espiritual, assessorado pelo Diácono Genival Cunha, Presidente da Comissão para a Juventude, do Vicariato Cabo, que lembrou aos participantes o compromisso com a Palavra de Deus, de serem testemunhas de Cristo em todos os ambientes que se encontrarem. Os agentes, refletiram em grupos, sobre a importância de formar sempre mais, redes de comunicação que tornem a mensagem e a pessoa de Jesus, cada dia mais presente na vida do povo. Ao final, os comunicadores agradeceram a grande contribuição que o Diac. Genival Cunha, deu para que o encontro tivesse seu objetivo alcançado.

Ir. Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo

Paróquia de Nossa Senhora do Ó


Renovação Carismática Católica da Paróquia de Santo Antônio, Celebra Aniversário



Uma noite de ação de graças a Deus, é como se pode traduzir a Celebração Eucarística, na ultima segunda-feira (11), na Capela de Nossa Senhora do Livramento, no Centro do Cabo, presidida pelo Vigário Episcopal da Região Cabo, Monsenhor Josivaldo Bezerra, que celebrou junto com os paroquianos e amigos, 19 anos de fundação do Grupo de Oração “Cristo Reina” da Renovação Carismática Católica de Santo Antônio. Monsenhor Josivaldo, acolheu os fiéis falando de sua alegria: “Hoje nós nos alegramos com o Grupo da RCC, é um momento muito especial para todos nós.” Completou Monsenhor. Também participou da Celebração, o Diácono José Rogério, que durante a homilia, destacou a contribuição da RCC, para a Igreja, na forma de dialogar com o ser humano, fundamentada na 3ª Pessoa da Santíssima Trindade, no amor profundo a Mãe de Deus, no amor a Santíssima Eucaristia e a Igreja de Cristo. Lembrou o compromisso dos cristãos na missão de ir aos povos, sendo verdadeiras testemunhas de Cristo na comunidade, procurando sempre perdoar e amar o próximo.
Durante os 19 anos do Grupo de Oração, centenas de pessoas foram tocadas e integraram a RCC, servindo nos pastorais, grupos e comunidades da Paróquia. Para a coordenadora, Teresa Motta: “Celebrar o aniversário do “Cristo Reina”, é motivo de agradecer profundamente a Deus, por todas as maravilhas que fez ao longo dos 19 anos de evangelização, na cidade do Cabo.” O Grupo de Oração, se encontra todas as segundas-feiras, às 19h na Capela de Nossa Senhora do Livramento, próximo a Matriz de Santo Antônio, no Centro do Cabo e é aberto a todos os que desejarem participar.
Ir. Josevânia Alves – Pascom Santo Antônio 


Participe da Festa da Padroeira de Escada


Vicariato Cabo se encontra e debate sobre Comunicação e Juventude





Na manhã desta quinta-feira (14), sacerdotes, Diáconos, religiosos e lideranças leigas, se encontraram com o Vigário Episcopal Monsenhor Josivaldo Bezerra, no Centro Social Armínio Guilherme, no Centro do Cabo e trataram de assuntos diversos referentes as realidades das paróquias da Região Cabo, entre elas a Comissão da Comunicação e da Juventude, abordando a atuação a nível paroquial e de vicariato.  Ir. Josevânia Alves, representante da Comissão de Comunicação no Vicariato, falou de sua experiência no 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação em Natal, que aconteceu de 27 de outubro à 01 de Novembro, e também do Curso de Comunicação para os Bispos da Igreja no Brasil, que aconteceu na Colônia Salesiana, de 04 à 08 de novembro, falou da importância dos meios e processos para uma autêntica comunicação, deixando claro aos participantes que a comunicação digital é uma extensão da comunicação física e que  a sociedade atual estar apenas no alvorecer da convergência midiática, mas isso já está criando uma nova cultura, um novo modo de ser, de perceber, de se relacionar e de sonhar. Falou também do Calendário da Pascom para 2014, onde a cada bimestre a Comissão, oferecerá uma manhã de Oficina para todos os agentes da Pascom, no Centro Social Armínio Guilherme, e que no próximo domingo (17), haverá uma manhã de espiritualidade para todos os comunicadores das paróquias da Região Episcopal. Também o Diácono Genival Cunha, presidente da Comissão para a Juventude do Vicariato, falou das ricas experiências dos jovens, apresentando em slide, um breve registros dos eventos realizado pela juventude, este ano nas paróquias do Vicariato, falou também da necessidade de criar um documentos de regimento unificado para o Encontro de Jovens com Cristo, EJC, a ser implantado em todas as paroquias da região episcopal e partilhou brevemente a experiência do DNJ (Dia Mundial da Juventude), que aconteceu no ultimo dia 20 de outubro com a participação de cerca de 300 jovens de todas as paróquias da região do Cabo e em seguida, entregou a cada Pároco os resultados das partilhas dos jovens, suas expectativas e projetos para 2014.
Monsenhor Josivaldo, apresentou o Pe. Osvaldo Lopes, e falou da criação da nova paróquia de Cristo Reina na Cohab – Cabo, onde no dia 24 de novembro será eregida canonicamente por Dom Fernando Saburido, arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, e que na ocasião, o Pe. Osvaldo Lopes, será empossado Administrador paroquial. Também deu as boas vindas ao Diácono Givanildo Bezerra, recém chegado a Paróquia de Nossa Senhora do Ó e que será Ordenado Sacerdote, juntamente com o Diácono Rogério José, Davi Gonçalves e Luiz Gustavo, no dia 17 de dezembro, às 19h30 na Sé de Olinda. Apresentou os novos representantes da Comissão para a Vida e Família no Vicariato, o Casal: Dr. Paulo e Dra. Paula, da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, em Escada, o casal falou da alegria de ter implantado semana passada a Pastoral Familiar na Paróquia de Nossa Senhora Rainha da Paz, em Pontezinha. Monsenhor agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância de investir no setor da missão e da comunicação paroquial, fazendo com que, as paróquias estejam sempre em estado permanente de missão.

Ir. Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo

Programação da Festa de Cristo Rei, na Cohab - Cabo


5 de nov. de 2013

Arquidiocese define novas regras e valores para a cessão de uso dos túmulos em Santo Amaro


A partir de segunda-feira, dia 11, as solicitações dos serviços de sepultamento e renovação da cessão de uso dos túmulos do Cemitério de Santo Amaro serão realizadas na sede da Cúria Metropolitana, bairro das Graças. A decisão foi divulgada nesta terça-feira, 5, pela comissão arquidiocesana responsável pela intervenção em 34 irmandades que possuem mais de dois mil jazigos no cemitério. Os valores também foram padronizados, ficando R$ 200 para sepultamentos, e R$ 100 em caso de renovação.
O escritório da comissão para a emissão das autorizações de cessão de uso dos túmulos funcionará de domingo a domingo, das 7h às 17h. “Será de acordo com o expediente do Cemitério de Santo Amaro. As taxas serão cobradas por meio de boletos bancários. Na próxima segunda-feira já estará funcionando a conta que receberá essas quantias”, afirmou o presidente da comissão arquidiocesana responsável pela intervenção, padre Miguel Batista.
As novas taxas só serão válidas enquanto durar o processo de intervenção, atualmente estimado em 90 dias. “As irmandades cobravam em média R$ 300 por sepultamento e R$ 200 pela renovação, diante desses valores definimos os novos que poderão ser mantidos pelas associações depois que for concluído o nosso trabalho, isso dependerá das irmandades”, explicou padre Miguel.
Prazo
Termina na próxima sexta-feira, 8, o prazo dado pela comissão arquidiocesana responsável pela intervenção nas 34 irmandades para a entrega de toda a documentação dos grupos. O padre Miguel Batista e os outros quatro integrantes esperam receber até lá, os estatutos, atas de reuniões, números do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e demais informações das associações. “Em caso de atraso seremos obrigados a notificá-los extrajudicialmente”, adiantou o presidente.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Arquidiocese abre inscrições para o I Seminário de bens culturais da Igreja



cartaz-seminario-culturalEstão abertas as inscrições para o primeiro Seminário Arquidiocesano de bens culturais da Igreja, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro. Os interessados podem pegar o folder com a ficha de inscrição na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo, ou na sede da Cúria Metropolitana, nas Graças. O seminário será promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura com o apoio da Livraria Jaqueira.
São apenas 200 vagas e as inscrições seguirão até o dia 20 de novembro. O investimento é de R$ 100 para profissionais e de R$ 50 para estudantes. A taxa dá direito a dois almoços e dois coffee breaks, ônibus e acesso aos locais para as visitas técnicas. A ficha deve ser preenchida e enviada juntamente com o comprovante de pagamento para capcultura@aor-pe.org.br ou bensculturaisdaigreja@gmail.com.
O seminário que será realizado no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) terá como público-alvo, além de religiosos, irmandades e confrarias arquidiocesanas, ordens seculares, secretários paroquiais, arquitetos, museólogos, historiadores e demais profissionais de áreas afins, bem como estudantes.
A programação do primeiro Seminário Arquidiocesano de bens culturais da Igreja terá não só palestras ministradas por profissionais reconhecidos na área em todo o Brasil, mas também visitas técnicas a locais de preservação em Olinda e Recife. O objetivo do evento é a partilha de experiências e parcerias entre a Igreja e outras instituições que se dedicam à defesa e conservação dos bens culturais.
Outras informações
PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO
Praça de Jardim São Paulo, 45 – JARDIM SÃO PAULO
Tel.: 3455.8767
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Bispos debatem a evangelização na era digital durante curso em Jaboatão


curso de comunicação para bispos - abertura (2)“A comunicação como eixo transversal de toda a evangelização”. Teve início na noite desta segunda-feira, 4, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, o Curso de Comunicação para os bispos na Igreja do Brasil. O evento foi aberto com a conferência “Comunicação e evangelização na era digital” ministrada pelo presidente do Pontifício Conselho para a Comunicação Social, o arcebispoDom Claudio Maria Celli.
O cardeal apresentou dados estatísticos em relação às Redes Sociais e relatou o sucesso do News.va, instrumento de comunicação a serviço do ministério papal oferecido pelo Pontifício Conselho para as Comunicações. De acordo com Dom Celli, o site tem cerca de 90 mil visitantes diários e conta com a participação através de comentários deixados pelos internautas. O serviço está disponível em cinco idiomas e a ideia é ampliar o serviço também para o mundo islâmico. A convergência de mídias e a audácia foram alguns dos pontos destacados.
A importância da interação com outras culturas foi ressaltada. “Vivemos numa sociedade muito cultural e religiosa e é preciso manter um diálogo profundo e respeitoso com o outro, pois ele também pode enriquecer o meu caminho”, afirmou Dom Celli. O presidente citou o papa Francisco como exemplo de uma comunicação audaciosa e eficaz. “O papa captou profundamente esse conceito. Ele comunica de forma simples e direta. Através dos seus gestos, ele dá esperança a muita gente”, observou.
A era digital pede mudanças na forma do discurso e a participação da Igreja nesse ambiente: “Como eu sou chamado a fazer com que a Igreja dialogue com essa nova tecnologia e cultura digital? Como posso fazer o outro conhecer a pessoa de Jesus se a Igreja não está presente nesse ambiente? O modo de comunicar faz a diferença. A espontaneidade e a interatividade são as formas mais eficazes do discurso”, destacou o arcebispo.
A abertura do curso contou com a participação do presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Dom Raymundo Damasceno, o presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação, Dom Dimas Lara Barbosa, o padre jesuíta e conferencista, Antonio Spadaro e do anfitrião e arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Além da presença dos religiosos, a secretária executiva do Departamento de Comunicação do Conselho Episcopal Latino Americano (Celam), Susana Nuin e autoridades civis do Estado prestigiaram o encontro.
O Curso de Comunicação para os bispos na Igreja do Brasil segue até a próxima sexta-feira, 8. Durante toda a semana, haverá painéis temáticos e práticas laboratoriais.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Documentário sobre o aborto tem pré-estreia marcada no Recife


cartaz-blood-moneyEstá marcada para o próximo dia 13, no Recife, a pré-estreia do documentário “Blood Money – Aborto Legalizado”, uma produção norte-americana independente, assinada pelo diretor David Kyle. Na ocasião, Kyle falará de sua primeira incursão no cinema com esse documentário polêmico, que está se tornando um cult pelo realismo e crueza com que trata o tema e pelas denúncias que faz. O filme de 1 hora e 15 minutos entra em cartaz nos cinemas a partir do dia 15.
Segundo Luís Eduardo Girão, diretor da Estação Luz Filmes, que adquiriu os direitos de distribuição no Brasil, o filme “Blood Money – Aborto Legalizado”, pretende atrair o público brasileiro, pois disseca o tema, revelando a experiência prática em um país onde o aborto é legalizado há 40 anos. ”Apesar de mais de 70% da população brasileira serem contra a legalização do aborto, de acordo com os principais institutos de pesquisa do país, o tema gera polêmica, causa grande interesse e esclarece o assunto sob vários aspectos.
Por isso esperamos que provoque repercussão, levando ao amadurecimento deste necessário debate no Brasil, onde ainda teimamos em tratar o aborto com hipocrisia”, diz Girão. O documentário de Kyle trata do funcionamento legal desta indústria nos Estados Unidos, mostrando “de que forma as estruturas médicas disputam e tratam sua clientela, os métodos aplicados pelas clínicas para realização do aborto e o destino do lixo hospitalar, entre outros temas, de forma muito realista”, conta Girão.
O filme também faz denúncias como a prática da eugenia e do controle da natalidade por meio do aborto e trata aspectos científicos e psicológicos relacionados ao tema, como o momento exato em que o feto é considerado um ser humano e se há ou não sequelas para a mulher submetida a este procedimento.
“Blood Money – Aborto Legalizado” traz, ainda, depoimentos de médicos e outros profissionais da área, de pacientes, cientistas e da ativista de movimentos negros dos EUA, Alveda C. King, sobrinha do pacifista Martin Luther King, que também apresenta o documentário. Doutora Alveda é envolvida em discussões sobre o mecanismo de controle racial nos EUA – o maior número de abortos é realizado nas comunidades negras.
Segundo o diretor da Estação Luz Filmes, o amplo esclarecimento que o documentário oferece foi o que motivou sua produtora a assinar contrato com Kyle para adquirir os direitos de distribuição no Brasil. “É a primeira vez que o cinema trata o assunto desta forma, tirando-o da invisibilidade em um momento em que a mídia brasileira começa a discutir o assunto com coragem e com a importância que merece. Acreditamos que vá atrair diversos segmentos sociais e pessoas sensíveis a essa questão, sejam elas contra ou a favor da legalização do aborto no Brasil”.
Fonte:  AOR

Papa envia documento às paróquias para preparar Sínodo da Família

O Papa Francisco enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” do próximo Sínodo dos Bispos com 35 questões sobre “Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”, informou no sábado, 2, o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Morujão, à Agência Ecclesia. 


União de pessoas do mesmo sexo, educação dos filhos no contexto de situações matrimoniais irregulares, matrimônio segundo a lei natural e pastoral para enfrentar algumas situações matrimoniais difíceis são alguns dos temas do questionário enviado às conferências episcopais.

De acordo com padre Morujão, o documento, com “uma dezena de páginas” foi enviado ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, Dom Manuel Clemente, com o pedido de o fazer chegar “especialmente às paróquias” de cada diocese.

“Trata‑se de fazer uma reflexão sobre a realidade das famílias atuais, com vista a melhorar a pastoral que as deve servir e ajudar: 'Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização". Para ajudar a reflexão, o Secretariado Geral do Sínodo organizou um questionário, com cerca de 35 perguntas, divididas em 9 apartados”, referiu o padre Manuel Morujão.

O tema "os desafios pastorais da família no contexto da evangelização" vai estar em debate na terceira assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, entre os dias 5 e 19 de outubro de 2014.

“Difusão da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja, a propósito da família”, “Pastoral da Família no contexto da evangelização”, “Abertura dos esposos à vida”, “Relação entre a família e a pessoa” e “Outros desafios e propostas” são os restantes temas para os quais se solicitam os pareceres das comunidades “das bases”.

“Como é fácil de ver, todos os temas são abordados e é pedida a reflexão das bases, com realismo e coragem”, disse o secretário da Conferência Episcopal.
Fonte: Canção Nova

Hino da CF 2014 está disponível em CD nas livrarias católicas


CapaCDCF2014O CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 e os cantos para a Quaresma já estão disponíveis nas livrarias católicas de todo país. O hino foi escolhido a partir do concurso e teve a aprovação final dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para a Litúrgia da CNBB, padre José Carlos Sala, o hino “é indicado especialmente para ser cantado nos momentos de encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão”. A canção traz uma reflexão sobre o tema da CF do próximo ano: “Fraternidade e tráfico humano”.

Desde 2006, o CD apresenta o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a liturgia de cada ano. “O álbum está enriquecido com diversas músicas para as celebrações da Quaresma do ano A, que contemplam a espiritualidade e a sacramentalidade própria deste tempo litúrgico”, explica padre Sala.
“Com este subsídio, as equipes de canto e música poderão escolher o melhor meio para utilizar estas canções, e assim ajudar os fiéis na assimilação dos cantos para melhor celebrar a quaresma”, completa o assessor.
Fonte: CNBB

Diocese de Crato (CE) sediará Nordestão de Liturgia


nordestao2014Prosseguem, até o 10 de dezembro, as inscrições para o Nordestão de Liturgia que ocorrerá na diocese de Crato (CE), de 14 a 24 de janeiro de 2014. O evento tem o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, sendo destinado a agentes de pastoral litúrgica, leigos, religiosos, padres, diáconos e seminaristas.
O Nordestão será realizado em formato de curso de especialização e extensão em liturgia, com o objetivo de oferecer aos participantes conteúdo teológico-litúrgico com base nas práticas celebrativas à luz do Concílio Vaticano II. As aulas serão aplicadas em três módulos: extensão, especialização e complementação. Os participantes podem escolher, na inscrição, as etapas que desejam cursar.
De acordo com a organização do curso, serão privilegiados os estudos da mistagogia a partir do rito celebrado e a participação na construção do conhecimento em mutirão. O bispo de Crato e referencial para a Liturgia do Nordeste I, dom Fernando Panico, coordena o Nordestão com uma equipe formada por padres e assessores.

No site do evento estão disponíveis a ficha de inscrição e os valores referentes a cada módulo do curso: www.nordestaodeliturgia/nordestao
Fonte: CNBB

1 de nov. de 2013

Reze pelas intenções do Papa neste mês de novembro


Arquivo news.va
Em novembro, Francisco pede orações pelos sacerdotes em dificuldades e pela missão continental
Nas intenções de oração para o mês de novembro, o Papa Francisco reza pelos sacerdotes em dificuldades e pela missão continental na América Latina.

O Santo Padre roga, em sua intenção geral, "para que os sacerdotes em dificuldades encontrem conforto no seu sofrimento, sustento nas suas dúvidas e confirmação na sua fidelidade".

E como intenção missionária, Francisco pede orações para "para que a Missão Continental tenha como fruto o envio de missionários da América Latina para outras Igrejas".

Todos os meses, o Pontífice confia seus pedidos ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.


           Fonte: Canção Nova
 
 
 

"A esperança não decepciona nunca porque Jesus não decepciona nunca" - Papa Francisco durante a Missa no Cemitério de Verano




RealAudioMP3 

Hoje, dia 1 de Novembro, Solenidade de Todos os Santos, o Papa Francisco presidiu às 16,00 horas de Roma, à Santa Missa na Entrada do Cimitério monumental do Verano, na capital italiana, Roma com a participação di milhares de fiéis e pregrinos vindos de diversas partes do mundo para assitir à essa celebração litúrgica. Juntamente com o Papa Francisco, concelebraram o Cardeal vigário da Diocese de Roma, Agostinho Vallini, o arcebispo Filippo Iannone, vice gerente da Diocese de Roma, os bispos auxiliares e o pároco de S. Lourenço Fora de Muros, P. Armando Ambrosi.
Na sua homilia o Papa Francisco recordou que hoje dia 1 de Novembro, festa de todos os santos e vigília da celebração dos defuntos, é necessário que os cristãos pensem sériamente no valor da esperança cristã. Onde estão os nossos antepassados? Onde está Jesus Cristo crucificado, morto e ressuscitado? Éis as principais perguntas relativas à esperança cristã para este dia, disse o Papa. Hoje, acrescentou o Papa, é um dia de esperança; os nossos irmãos e as nossas irmãs que nos precederam nesta vida, encontram-se hoje na presença do Senhor pela graça de Jesus Cristo. A esperança, conluiu o Papa, não decepciona nunca porque Jesus nunca decepciona a ninguém. E é por isso que todos nós somos hoje chamados a purificar a nossa visão de esperança em Cristo Jesus: todos caminhamos rumo ao “declínio” da nossa vida terrena: como o aguardamos? Com a esperança ou com o desespero e tristeza? A esperança não decepciona nunca porque Jesus não decepciona nunca insistiu o Papa Francisco.
No fim da celebração, houve um momento de oração pelos defuntos com a bênção dos túmulos.

Fonte: Rádio Vaticano

Os Santos não são super-homens, nem nasceram perfeitos – disse o Papa no Angelus nesta Festa de Todos os Santos

 





RealAudioMP3 

Os Santos não são super-homens, nem nasceram perfeitos – disse o Papa no Angelus nesta Festa de Todos os Santos

Um dia de sol em Roma para um dia de Festa de Todos os Santos. Na Praça de São Pedro, milhares de fieis acompanharam o Papa Francisco na oração do Angelus:

“A Festa de Todos os Santos que hoje celebramos, recorda-nos que o desafio da nossa existência não é a morte, é o Paraíso!”
Na sua mensagem no Angelus deste dia o Papa Francisco afirmou que os Santos, que são os amigos de Deus, na sua existência terrena viveram em comunhão profunda com Deus, tanto que se tornaram parecidos com Ele. No rosto dos irmãos mais pequenos e desprezados viram o rosto de Deus – continuou o Santo Padre – e agora podem contempla-lo face a face na sua beleza gloriosa.

“Os Santos não são super-homens, nem nasceram perfeitos. São pessoas que antes de atingir a gloria do céu viveram uma vida normal, com alegrias e dores, canseiras e esperanças. Mas, quando conheceram o amor de Deus, seguiram-no com todo o coração, sem condições nem hipocrisias; consumaram a sua vida ao serviço dos outros, suportaram sofrimentos e adversidades sem odiar e respondendo ao mal com o bem, difundindo alegria e paz. Os santos são homens e mulheres que têm a alegria no coração e transmitem-na aos outros.”

O Papa Francisco considerou que ser santos não é um privilégio de poucos mas uma vocação para todos. Todos somos chamados sermos santos – disse o Santo Padre – que apontou as Bem-Aventuranças como o caminho para a santidade. Assim , afirmou que o “Reino dos Céus é para todos aqueles que têm coração simples e humilde, não julgam os outros, sabem sofrer com quem sofre e alegrar-se com quem se alegra, não são violentos mas misericordiosos e tentam ser artifices de reconciliação e de paz.”

O Papa Francisco terminou a sua mensagem declarando que os Santos através do seu testemunho dizem-nos para confiarmos no Senhor, a não termos medo de andarmos contra a corrente e demonstram-nos com a sua vida que quem permanece fiel a Deus e à sua Palavra experimenta o conforto do Seu amor.

Recordando a Comemoração dos Fieis Defuntos do dia amanhã o Santo Padre propôs uma oração de sufrágio por todos os que nos precederam na fé e confiou a oração à intercessão de Maria, Rainha de Todos os Santos.
No final da oração o Santo Padre saudou os participantes na “Corrida dos Santos” organizada pela Fundação “Dom Bosco no Mundo” que decorreu durante esta manhã em Roma. Referiu-se ainda à sua visita ao Cemitério do Verano onde celebrará Missa e rezará por todos os que nos precederem na fé e também fará uma oração especial por todos os que morrem de fome e sede no mundo, nomeadamente, aqueles morrrem em busca de uma vida melhor. (RS)
Fonte: Rádio Vaticano

A solidariedade do Papa às crianças de Salvador



Salvador e São Paulo são as cidades que o Presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia, visitará no Brasil na próxima semana.

O primeiro evento público será na segunda-feira, dia 4 de novembro, com o Arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger. Nesta ocasião, Dom Paglia entregará uma contribuição econômica para o Centro de acolhimento para crianças em dificuldade “Nova Semente”.

Sobre este gesto, que se insere numa tradição iniciada pelo Card. Lopez Trujillo (emérito do Pontifício Conselho para a Família) de apoiar projetos em prol de famílias e crianças em situação de risco, o Programa Brasileiro entrevistou Dom Paglia:

É um modo muito concreto para sublinhar novamente a necessidade de familiaridade, de família que essas crianças têm. Não basta uma simples ajuda material, mas se deve recriar para elas um ambiente familiar, porque somente no calor de uma família se pode resolver na raiz aquele anseio de vida, de vitalidade, de afeto que cada um tem. Nesse sentido, é um pequeno gesto que através do Pontifício Conselho, e portanto do Papa, nós fazemos a essas crianças.

De Salvador, o Presidente do Pontifício Conselho para a Família irá a São Paulo, onde, entre outros eventos, encontrará os agentes da Pastoral familiar da Arquidiocese, guiada pelo Card. Odilo Pedro Scherer.

Na terça-feira, às 20h, Dom Paglia falará sobre “Família, sujeito de uma nova evangelização do amor”.

A visita se encerra na sexta-feira, 8 de novembro.

Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano

Arquidiocese sediará Curso de comunicação para os bispos da Igreja no Brasil

 

9152curso-cnbb_-_comunicacao
O Nordeste sediará pela primeira vez o Curso de Comunicação para os bispos da Igreja no Brasil e será a Arquidiocese de Olinda e Recife a anfitriã desse evento. Entre os dias 4 e 8 de novembro, cerca de 60 epíscopos participarão de palestras, debates e oficinas práticas de comunicação. O encontro acontecerá na Colônia Salesiana, em Jaboatão dos Guararapes e contará com a presença do cardeal prefeito do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, no Vaticano, Dom Claudio Maria Celli. A abertura será às 16h, na ocasião, o cardeal será recebido por Dom Fernando Saburido e autoridades civis do Estado.
O curso terá como tema “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”. O objetivo é oferecer aos bispos espaços de reflexão e debate sobre a comunicação, a natureza de suas práticas e os desafios da evangelização da Igreja no Brasil no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias. Dentre os participantes, estará presente o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida do Norte (SP), o cardeal Dom Raymundo Damasceno.
Para uma maior eficiência do curso serão unidas as teorias e práticas da comunicação. Pela manhã, serão exibidos painéis que favoreçam a reflexão e o diálogo voltados para a revisão das teorias comunicacionais na era digital. Já na parte da tarde, os bispos participarão de laboratórios onde terão a oportunidade de conhecer e manipular técnicas e linguagens da televisão, oratória, mídia training, produção de jornal impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais.
“Serão dias extremamente ricos. Onde, nós como pastores, poderemos nos atualizar sobre as diversas plataformas de comunicação, especialmente, as que estão presentes na mídia digital”, afirmou o arcebispo de Olinda e Recife, que também participará do curso. “A Igreja está atenta às mudanças do tempo e não pretende ficar de fora da evolução. Nossa arquidiocese tem a comunicação como um dos pilares do seu projeto de renovação pastoral”, acrescentou Dom Saburido.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Vitória sediará 9ª Mutirão Brasileiro de Comunicação em 2015



No encerramento do 8º Muticom, realizado no período de 28 a 31 de outubro em Natal (RN), foi anunciada a sede do próximo Mutirão que será em Vitória (ES), no período de 15 a 19 de julho de 2015, sendo proposto o tema “A ética na comunicação”.  De acordo com o bispo auxiliar de Vitória (ES), na 9º edição, o tema da ética na comunicação, pretende gerar um bom debate com os participantes”, explica.

A solenidade de encerramento do 8º Muticom contou com homenagens às rádios rurais do estado do Rio Grande do Norte, uma iniciativa da Signis Brasil. O show com a cantora paraibana Elba Ramalho concluiu as atividades do evento.  

Avaliação do 8º Muticom
Possibilitar a troca de experiências entre os agentes da comunicação foi um dos objetivos do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que aconteceu de 28 a 31 de outubro, em Natal (RN). Para a assessora da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, da CNBB, o evento proporcionou o debate necessário sobre comunicação e cidadania. “Tivemos a participação de pesquisadores que incentivaram uma discussão acerca da comunicação nos tempos atuais. Esse conhecimento, vamos levar e aplicar em nossas dioceses e paróquias”, disse.

De acordo com o coordenador geral do Mutirão, padre Edilson Nobre, o sentimento é de gratidão. “Queremos agradecer, principalmente, àqueles que trabalharam para a concretização deste momento. Tudo que pudemos experimentar nesses dias foi fruto de muito trabalho”.

Pela primeira vez, o Muticom foi promovido em parceria com uma universidade pública. Para o coordenador acadêmico do 8º Muticom e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Juciano Lacerda, a colaboração entre as instituições gerou bons resultados. “A realização deste evento trouxe a possibilidade de intercâmbio da comunicação feita nas comunidades e academia, gerando troca de experiências”, apontou.
Fonte: CNBB

Hino da CF 2014 está disponível em CD nas livrarias católicas


O CD com o Hino da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014 e os cantos para a Quaresma já estão disponíveis nas livrarias católicas de todo país. O hino foi escolhido a partir do concurso e teve a aprovação final dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral. 

De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para a Litúrgia da CNBB, padre José Carlos Sala, o hino “é indicado especialmente para ser cantado nos momentos de encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão”. A canção traz uma reflexão sobre o tema da CF do próximo ano: “Fraternidade e tráfico humano”.
 
Desde 2006, o CD apresenta o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a liturgia de cada ano. “O álbum está enriquecido com diversas músicas para as celebrações da Quaresma do ano A, que contemplam a espiritualidade e a sacramentalidade própria deste tempo litúrgico”, explica padre Sala.  

“Com este subsídio, as equipes de canto e música poderão escolher o melhor meio para utilizar estas canções, e assim ajudar os fiéis na assimilação dos cantos para melhor celebrar a quaresma”, completa o assessor. 
Fonte: Blog da CNBB