29 de mai. de 2013

Programação para a Solenidade de Corpus Christi na Paroquia de Santo Antônio, no Cabo


Mons. Josivaldo Bezerra, no encerramento do Cerco de Jericó 2012

Celebrar a Eucaristia é fazer memória da ação do Senhor na Ceia e de sua morte, é tornar presente seu sacrifício redentor, é a celebração da partilha na Comunidade e é a celebração do futuro, de sua vinda gloriosa. Nesta quinta-feira, dia em que a Igreja celebra no mundo inteiro o dia dedicado ao Corpo e Sangue de Cristo, a Paróquia de Sto. Antônio, organizou uma programação especial para todos os fiéis. Confira e participe:

·      14 às 19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Matriz. Confissão durante toda tarde.
·      19h – Missa Solene do Corpo e Sangue de Cristo. Após a Missa Procissão com o Santíssimo Sacramento até a Capela de Santo Amaro.
·      19h – Missa nas comunidades de Charneca e Pirapama.


Ir. Josevânia Alves – Pascom Santo Antônio

Cabo de Santo Agostinho, Festeja Padroeiro

Imagem de Santo Antônio da Paróquia do Cabo - PE

A Paróquia de Santo Antônio, (sede do Vicariato Cabo), situada a Rua Vigário João Batista, 8, Centro do Cabo, festeja de 01 à 13 de junho, seu excelso Padroeiro.  Neste ano em que a Igreja celebra o Ano da Fé e em julho, a Jornada Mundial da Juventude, nada mais propício do que refletir sobre a vida de um dos maiores e mais amado santo e Doutor da Igreja, venerado pelos cristãos no mundo inteiro, por seus exemplos e inúmeros milagres alcançados por quantos o invocam como protetor de suas causas, também chamado de “Martelo dos Hereges”. Vivendo esse tempo novo, em que a Igreja convida a todos a reacender no coração de todos os batizados, o ardor missionário da missão continental, nada mais oportuno na escolha do tema: “Jovem, como Santo Antônio, anuncia a fé com a tua vida”!
A programação consta de: Celebração Eucarística em todas as noites, sempre às 19h30, com vários sacerdotes da região metropolitana, com a participação do Vigário Episcopal da Região Cabo e Pároco, Mons. Josivaldo Bezerra, do Vigário Paroquial, Pe. Nilton Francisco e do Diác. Permanente, Genival Cunha.
A Festa tem início, neste sábado, 01, com a Procissão da Bandeira saindo às 18h da Capela de Nossa Senhora do Livramento, no Centro do Cabo e percorrendo as principais ruas da comunidade, encerrando na Matriz, onde os fiéis participam da Celebração Eucarística, iniciando então as festividades.
Na quinta-feira, 13, dia em que a Igreja Celebra Santo Antônio, a programação consta de: Alvorada Festiva às 5h. Solene Celebração Eucarística às 10h presidida pelo arcebispo de arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. A procissão com a imagem do padroeiro sairá às 17h e percorrerá ruas do Centro da cidade, encerrando com a Missa, em frente da Igreja Matriz, às 18h.
 Todas as noites, serão animadas pelos ministérios de músicas de: Nossa Senhora de Lourdes, Santo Antônio e de São José Operário e logo após a Missa, os fiéis participam de atividades culturais, organizadas pelo Conselho Pastoral Paroquial.
Ir. Josevânia Alves - Pascom Santo Antônio
Informações:
Paróquia de Sto. Antônio - Cabo
Fone: 3521-9933
Confira a programação e participe!




28 de mai. de 2013

Confira a agenda paroquial de Santo Antônio - Cabo

29/05 – Quarta-feira

·      06h – Missa Abrigo São Francisco.
·      19h – Missa na Matriz Mês Mariano. Noiteiros: Prefeitura Municipal e suas Secretarias.
·      19h – Reunião da Pastoral da Liturgia – Centro Social Armínio Guilherme.

30/05 – Quinta-feira

·      14 às 19h – Adoração ao Santíssimo Sacramento pelo dia de Corpus Christi – Matriz. Confissão durante toda tarde.
·      19h – Missa Solene do Corpo e Sangue de Cristo. Após a missa procissão com o Santíssimo Sacramento até a Capela de Santo Amaro.
·      19h – Missa nas comunidades de Charneca e Pirapama.

31/05 – Sexta-feira

·      06h – Missa na Capela do Abrigo São Francisco.
·      19h – Encerramento do mês Mariano - matriz. Participação de todas as comunidades. Coroação de Nossa Senhora e Bênção dos motoristas.

01/06 – Sábado

·      19h – Início da festa do Padroeiro do nosso município o glorioso Santo Antônio. Procissão com a Bandeira saindo da Capela do Livramento. Após, missa na Matriz. Noiteiros: Comunidade do Livramento.


Católicos de PE se organizam para a Semana Missionária da JMJ


preparação semana missionáriaJovens pernambucanos se reuniram no último sábado (25) no Recife. Semana Missionária antecede a Jornada Mundial da Juventude, no Rio.
Jovens católicos pernambucanos estão se preparando para, em julho deste ano, participar da Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro com a presença do Papa Francisco. Uma semana antes do evento, será realizada em todo o Brasil a Semana Missionária, momento para acolher visitantes e exercer lições de cidadania. Neste sábado (25), houve uma reunião de diferentes paróquias da Arquidiocese de Olinda e do Recife, no bairro da Boa Vista, centro do Recife, para a discussão de algumas ações dos dois eventos.
A semana missionária receberá cerca de 200 estrangeiros que também participarão da jornada mundial. Eles serão recebidos pelos jovens pernambucanos, que afirmam estar preparados para uma boa acolhida. “É momento de missão e de ajudar alguém. Vai ser uma semana intensa de oração e de viver os pilares da Semana Missionária”, disse Arline Lins, que faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.
O seminarista Elvis Caio explica que os três pilares da semana são a espiritualidade, a ação missionária e a cultural. “A espiritualidade tem a ver com a oração, com o que esses jovens vão rezar. O segundo ponto é a ação missionária: como eles vão chegar nas casas, visitar as pessoas. E a terceira é a cultural, resgatar a cultura de Pernambuco, mostrar a esses jovens, tanto os peregrinos como os locais o que nós temos de melhor na nossa cultura “, explicou.
As paróquias estão se mobilizando para levar ao Rio o maior número possível de jovens do estado. “Já estamos contabilizando mais de mil pessoas. Boa parte vai de transporte aéreo, alguns vão de ônibus, muitos estão se mobilizando com campanhas, vendendo produtos da jornada, conseguindo ajuda de parentes, amigos da comunidade, fazendo assim um grande mutirão para participar da Jornada Mundial da Juventude”, finalizou o coordenador da Comissão Jornada Mundial, padre Gimesson Silva.

Fonte: G1/ Pernambuco

Arquidiocese se unirá ao papa em adoração ao Santíssimo Sacramento no domingo


Nova Imagem (3)
Em celebração pelo Ano da Fé, o papa Francisco convocou toda a Igreja para adoração ao Santíssimo Sacramento no próximo domingo, 02 de junho. O Pontífice rezará durante uma hora na Basílica de São Pedro a partir das 17h horário local (12h no horário de Brasília).
O comunicado solicita que o mesmo seja feito em todas as catedrais e igrejas do mundo. A adoração a Jesus Sacramentado deve ocorrer em sincronia com o Santo Padre em Roma.
Acesse o site oficial do ANO DA FÉ
http://www.annusfidei.va
Os bispos receberam carta da Cúria Romana convidando-os a promoverem o evento em suas Igrejas Locais. A iniciativa é organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização. A data foi escolhida por conta da celebração da Solenidade de Corpus Christi em favor de alguns países onde a primeira quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, quando se celebra no calendário litúrgico a Solenidade, não é feriado.
No Brasil, onde Corpus Christi celebra-se no dia 30 de maio, as celebrações devem ocorrer normalmente pelas dioceses do país no feriado, realizando-se a hora de adoração no domingo como deseja o Santo Padre.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, enviou carta aos padres da arquidiocese recomendando que o momento de oração seja feito também nas paróquias. “Peço que em todas as igrejas matrizes, no próximo dia 02 de junho, das 12 às 13 horas, seja promovida uma hora de adoração eucarística, com a participação do povo de Deus, que terá, como nós, a maior alegria de estar com o Senhor e pedir-lhe pelo Papa Francisco e toda a Igreja”, solicitou.
Clique no link e acesse a Carta enviada por Dom Fernando Saburido aos padres
CARTA – Adoração Eucarística (02.06.13
Dom Fernando presidirá a adoração na Capela Nossa Senhora da Conceição, na Rádio Olinda, localizada no bairro Santa Teresa.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR com Portal Ecclesia

Artigo de Dom Luciano Mendes de Almeida serão publicados em livro


livrodomlucianoNesta terça-feira, 28 de maio, a arquidiocese de Mariana e Paulinas Editora farão o lançamento do livro "Dizer o Testemunho". A obra reúne artigos escritos por dom Luciano Pedro Mendes de Almeida e é resultado de um projeto de pesquisa realizado pela Faculdade Arquidiocesana de Mariana, criada há 10 anos por dom Luciano.
O lançamento ocorre em comemoração ao 10º aniversário da Faculdade Arquidiocesana de Mariana e ao 25º aniversário de posse de dom Luciano como arcebispo de Mariana. O evento será realizado no Espaço Cultural Dom Oscar de Oliveira, na Faculdade Arquidiocesana de Mariana, a partir das 20h. Mais informações: (31) 3558-1439 e secretaria@famariana.edu.br .

fonte: CNBB

Estudo 104 é enviado às Dioceses do Brasil


image002O estudo 104 “Comunidades de comunidade: uma nova paróquia” foi publicado pelas Edições CNBB, após a aprovação do texto durante a 51ª Assembleia Geral Bispos, deste ano, com o objetivo de servir de subsídio para reflexão e aprofundamento da vida paroquial. O texto aponta caminhos para ajudar as paróquias a serem verdadeiras "casas de comunhão e da vivência da Palavra"; como pede o Documento de Aparecida (DA), por “uma Igreja samaritana em estado permanente de missão”.
Na apresentação do estudo, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, destaca que "como Paulo envia com os irmãos que com ele convivem uma carta às igrejas que estão na Galícia, assim os bispos do Brasil enviam esse texto às igrejas particulares no Brasil. Dom Leonardo diz que o estudo é para ser lido e refletido, "mas também para receber as contribuições necessárias no desejo de sermos uma Igreja que testemunha Aquele que realizou a vontade do Pai" (cf. Gl 1,1-5)
Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus e presidente da Comissão para o Tema Central da 51ª AG da CNBB explica que o estudo é um convite a toda a Igreja no Brasil para repensar sua prática. "Com muita esperança, a comissão de redação permanece na expectativa de receber as contribuições, como resultado do trabalho das igrejas particulares". 
Contribuições
 Os Regionais e Dioceses devem enviar as contribuições até 15 de outubro de 2013. Assim, o texto será enriquecido e submetido a apreciação dos bispos na próxima Assembleia Geral, de 30 a 09 de maio de 2014, para ser publicado como um documento. No site da CNBB foi criada uma sessão dedicada ao tema "Comunidades de comunidade: uma nova paróquia", onde é possível encontrar artigos dos bispos, contribuições dos Regionais e Dioceses, além de indicações de leitura e metodologia de trabalho. Está disponível, também, a versão para download do estudo 104 e o e-mail para o envio das contribuições. Acesse o link: Nova paróquia
fonte: CNB
B

24 de mai. de 2013

Amanhã, na Cabo FM, 101,1. Programa Anunciando à Verdade, com a Pascom Santo Antônio, de 08h às 10h


Primeiro Arraiá da Paróquia de Santo Antônio, acontece neste sábado




A paróquia de Santo Antônio, promove amanhã, dia 25, o Arraiá antecipado, em prol da Festa de Santo Antônio, que acontece de 01 à 13 de junho. O evento acontecerá no Centro Social Armínio Guilherme (ao lado da Matriz, no Centro do Cabo), a partir das 20h. A entrada custa R$ 10,00, o ingresso pode ser adquirido na Secretaria Paroquial, os participantes concorrerão ao sorteio de 03 balaios juninos.
Haverá no local, barracas com vendas de comidas típicas.
Informações:
Secretaria Paroquial
Fone: 3521-9933

 Pascom Santo Antônio - Cabo

Primeira Escola Missionária do Vicariato Cabo, acontece neste domingo


Missionários das paróquias que formam a Região Episcopal do Cabo, participam da primeira Escola de Formação Missionária. O evento acontece no Abrigo São Francisco, situado no Bairro São Francisco, Cabo, neste domingo, 26, às 8h. As palestras serão ministradas pelo Seminarista Wellington Luiz e Alcione Silva, que refletirão os seguintes temas: Animação Missionária da Igreja no Brasil e Maria nos Evangelhos.


Pascom Vicariato Cabo

CNBB promove coleta nacional em prol da JMJ Rio2013 no próximo final de semana


ColetaNacionalJMJRio2013
Nos dias 25 e 26 de maio, a coleta de todas as missas e celebrações realizadas nas comunidades católicas de todo o país terá uma destinação especial. Por decisão da última Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, será realizada uma coleta especial para ajudar nos custos da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
A seguir, leia a íntegra da carta enviada pela Presidência da CNBB ao episcopado brasileiro:
Brasília, 03 de maio de 2013
P – C. Nº 0228/13
COLETA PARA A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE
25 e 26 de maio de 2013
“Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (cf. Mt 28,19)
Caros irmãos no Episcopado,
Graça e Paz!
A 51ª Assembleia Geral da nossa Conferência Episcopal, em Aparecida – SP, de 10 a 19 de abril de 2013 contemplou, com especial atenção, o tema da Jornada Mundial da Juventude que acontecerá nos dias 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e de milhares de Jovens do Brasil e de todo o mundo.
O Papa Bento XVI, na missa de encerramento da JMJ em Madri 2011, confiou-nos o cuidado da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, para serem levados pelos jovens às nossas igrejas particulares como um grande convite à conversão. São muito edificantes os testemunhos advindos de todos os lugares que acolheram essa peregrinação. O próximo acontecimento será a Semana Missionária que antecede imediatamente a Jornada.
Para ajudar a fazer frente às despesas das Dioceses, Prelazias, da CNBB e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, aprovamos, no dia 17 de abril de 2013 (cf. Ata nº 07), uma coleta nacional, a realizar-se em todas as missas e celebrações nos dias 25 e 26 de maio, Solenidade da Santíssima Trindade. O valor arrecadado será assim distribuído: 50% para a Arquidiocese do Rio de Janeiro; 30% para as Dioceses e Prelazias; 10% para o encontro Mundial dos Jovens Universitários que acontecerá em Belo Horizonte - MG e 10% para a nossa Conferência para cobrir os gastos com a Peregrinação da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora.
Para enviar a doação:
Depósito identificado na Caixa Econômica Federal Ag: 2220
OP: 03 – CONTA CORRENTE: 200-0
As Dioceses e Prelazias que desejarem fazer envelopes e distribuí-los ao povo, podem entrar no site da CNBB (www.cnbb.org.br) e baixar o arquivo com a arte do envelope. Estão disponíveis também duas artes de “Banners” para serem colocados em lugar visível nas paróquias.
Deus lhes pague, caros irmãos, pela imprescindível colaboração.
Com afeto e gratidão,
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida – SP
Presidente da CNBB

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília – DF
Secretário Geral da CNBB

Governo chinês responde ao Papa Francisco: "a China protege a liberdade religiosa



Govchines24052013A China "protege a liberdade religiosa" e a Igreja Católica do país "desfruta de um desenvolvimento saudável", assinalou nesta quinta-feira, 23 de maio, o Governo comunista em resposta à que disse o Papa Francisco na Audiência da última quarta-feira, para que os fiéis do gigante asiático possam viver “de maneira coerente sua fé”.
 “A China sempre foi sincera no seu desejo em melhorar as relações com o Vaticano e fez esforços positivos neste sentido”, assinalou numa coletiva de imprensa o Porta-voz do Ministério dos Assuntos Exteriores chinês, Hong Lei.
Hong assegurou que o Governo chinês “apoia o papel desempenhado por figuras religiosas e por fiéis na promoção do desenvolvimento econômico e social”, porém insistiu que “a tradição na Igreja Católica do país asiático é gerir seus assuntos de forma independente”.
O Vaticano é o único Estado europeu que reconhece Taiwan como País. Uma das condições para o restabelecimento de relações é a ruptura de relações diplomáticas com Taipei. “Esperamos que o Vaticano crie condições favoráveis para a melhoria nas relações diplomáticas”, conclui o Porta-voz.
Na Audiência Geral desta quarta-feira, 22 de maio, o Papa Francisco lançou um apelo em favor dos católicos chineses “para que possam anunciar com humildade e alegria a Cristo e servir a seu país e a seus compatriotas de maneira coerente com a fé que professam”. “Convido a todos os católicos do mundo – disse o Santo Padre – a unirem-se em oração com os irmãos e irmãs que estão na China”.
A troca de declarações entre China e Vaticano é a primeira desde que Papa Francisco e o Presidente chinês Xi Jinping, assumiram suas funções em meados de março. Na China existem entre 8 e 12 milhões de católicos, divididos entre os pertencentes à Igreja Patriótica (‘oficial’) – controlada pelo governo – e a clandestina, em comunhão com Roma e perseguida pelo regime comunista chinês em algumas ocasiões.
Nos últimos anos houve progressos nas relações - quando foram nomeados Bispos com a aprovação do Vaticano -, mas também de tensões, quando a Igreja Patriótica nomeou bispos sem o conhecimento da Santa Sé.
O governo chinês e a Santa Sé romperam relações diplomáticas em 1951, depois que o Papa Pio XII excomungou dois Bispos designados pelo governo chinês, que por sua vez expulsou o Núncio Apostólico, que estabeleceu-se em Taiwan
Fonte: CNB
B

21 de mai. de 2013

Primeiro Arraiá Solidário, da Paróquia de Santo Antônio



A paróquia de Santo Antônio, festeja seu padroeiro de 01 à 13 de junho.
Para a realização de uma das maiores festas tradicionais da cidade, o Conselho Pastoral Paroquial, promove uma noite de forró pé-de-serra. O evento acontece, no próximo dia, 25, no Centro Social Armínio Guilherme, a parti das 20h. A entrada custa R$ 10,00. Haverá no local, barracas com comidas típicas de São João.
Informações:
Secretaria Paroquial
Fone: 3521-9933
Ir. Josevânia Alves – Pascom Sto. Antônio

Cristãos e budistas: "paz interior, paz entre os povos"



Quarta reunião entre cristãos e budistas realizada na Pontifícia Universidade Urbaniana

"Paz interior, paz entre os povos" foi o tema da quarta reunião entre cristãos e budistas realizada na Pontifícia Universidade Urbaniana, por iniciativa do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, em parceria com o Gabinete para o Diálogo Ecumênico e Inter-Religioso da Conferência Episcopal Italiano (CEI).
Os participantes, da Itália, do Japão, da República da China (Taiwan), do Vietnã, da Coreia do Sul, da Tailândia, de Mianmar, do Sri Lanka e da Índia, reafirmaram a necessidade da responsabilidade mútua dos seguidores das diferentes tradições religiosas para manter e restaurar a paz e contribuir para a amizade e solidariedade entre os indivíduos e entre os povos.
"No processo cristão e budista”, diz o comunicado publicado nesta manhã, “a liberdade interior, a pureza do coração, a compaixão e a doação de si mesmo são condições essenciais para a paz interior individual e social. Apesar das diferenças, o ensino ético do budismo e do cristianismo, no respeito pela vida, é a busca de um bem comum, baseado na bondade e na compaixão. Os participantes afirmaram que o diálogo entre budistas e cristãos deve ser fortalecido para se poderem enfrentar desafios como a ameaça à vida humana, a pobreza, a fome, as doenças endêmicas, a violência, a guerra, entre outras mazelas que diminuem a santidade da vida humana e envenenam a paz na sociedade".
A noticia foi publicada pelo Serviço de Informação do Vaticano (VIS).
Fonte: Zenit

Creio no Espírito Santo - Reflexão do Cardeal Odilo Scherer


Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo


Arquidiocese de SP
'Não fosse a ação do Espírito de Deus a animar e conduzir a Igreja, esta não teria subsistido ao longo dos séculos', afirma Dom Odilo
A solenidade de Pentecostes, no Ano Fé, leva-nos a recordar aquilo que professa a fé da Igreja: “creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, que procede do Pai e do Filho e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado”.

O Espírito Santo é a 3ª pessoa da Trindade Santa, um só Deus com o Pai e o Filho. Também conhecido como Espírito de Cristo e de Deus, ele é Deus agindo em nós e no mundo, companhia e consolo dos que creem, sabedoria e luz divina a nos guiar, força de Deus a nós comunicada para a perseverança na fé e no bem, íntimo conselheiro a nos indicar o caminho do bem, amparo e defensor nas dificuldades e tribulações da vida.

Não fosse a ação do Espírito de Deus a animar e conduzir a Igreja, esta não teria subsistido ao longo dos séculos. Crer no Espírito Santo, é ter a certeza de que não andamos sozinhos, sem rumo e esperança no mundo, mas contamos com o divino amigo a nos guiar. O Espírito Santo é também a “alma da Igreja”, que lhe dá vida e dinamismo, assiste e conduz para que ela realize com fruto a obra do Evangelho.

“Ele, que falou pelos profetas”, continua a falar pela voz da Igreja, dando vigor e fecundidade à sua pregação e segurança aos seus ensinamentos de fé; ele a assiste em suas decisões e não a deixa enganar-se quando ela fala aos homens sobre as coisas de Deus, a salvação e a vida dos homens.

É o Espírito Santo que conduz no bem a vida e a ação da Igreja e de cada filho de Deus, fazendo-a crescer e frutificar. Por isso, em todas as nossas iniciativas eclesiais e pessoais, invocamos a luz e a graça santificadora do Espírito Santo. A Igreja o faz quando está diante de decisões ou atos importantes como a eleição de um papa, ou a ordenação de um bispo.

O Espírito também nos foi dado no Batismo como “Espírito da filiação”; por ele somos filhos de Deus e reconhecemos a Deus como Pai e a Jesus Cristo como nosso Irmão e Salvador. Mediante o Espírito Santo, podemos dirigir-nos a Deus com a confiança de filhos; ele também nos capacita a viver de maneira digna da nossa condição de filhos de Deus. “Quem não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo” (Rm 8,9).

Nesta solenidade de Pentecostes, com toda a Igreja renovemos nossa fé no Espírito Santo. E lhe sejamos atentos e dóceis, seguindo seus conselhos e inspirações. A Ele confiemos nosso Papa, os bispos e sacerdotes, nossos governantes e autoridades, os pais e educadores e todas as pessoas que têm especial responsabilidade sobre os outros. A ele confiemos nossos jovens para que, repletos dos dons do Espírito, renovem e vivifiquem constantemente a Igreja e o mundo.

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
fonte: Canção Nova

CELAM promove encontro de comunicação



ComCELAM20052013
Teve nesta segunda-feira, 20 de maio, o encontro promovido pelo CELAM para os bispos e assessores da comunicação das conferências Latino Americanas e se estende até dia 22, em Bogotá, na Colômbia. Participam os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clóvis Andrade de Melo e Ir. Elide Fogolari.
O evento tem por objetivo articular e animar a comunicação nos países latino americanos mediante reflexão, partilha das experiências da comunicação baseada sobre a comunhão entre as várias regiões do continente, além de projetar ações concretas para os próximos dois anos. Estão presentes bispos e assessores do Paraguai, Colômbia, Peru, Uruguai, Honduras, Nicarágua, Panamá, Guatemala, México, Argentina, Venezuela, Republica Dominicana, Chile e Brasil. Durante a apresentação dos trabalhos, percebeu-se um grande esforço, dedicação e compreensão para que a comunicação permeie toda a ação pastoral da Igreja.
O bispo referencial para a comunicação da Conferencia Episcopal da Argentina, dom Eduardo Garcia, falando sobre a vida do Papa Francisco disse que não se inventam atitudes na vida, elas precisam ser habituais e vivenciais. Exemplificou dizendo que o gesto do Papa logo após sua eleição e primeiro discurso na Praça São Pedro – ao pedir ao povo que o abençoasse – era habitual quando era Cardeal na Argentina, após os encontros que realizava com povo. Quanto à pobreza era um homem despojado, não guardava para si o que ganhava, doava tudo. Era um homem austero, simples e muito atencioso, sobretudo, para com os mais necessitados e pobres.
Fonte: CNBB

Louvor de Pentecostes, reúne grande número de fiéis




No ultimo sábado (18), dia que antecede o domingo de Pentecostes (dia no qual a Igreja Celebra solenemente a descida do Espírito Santo sobre os discípulos reunidos no cenáculo e o nascimento da Igreja), a Paróquia de Santo Antônio realizou o primeiro louvor de Pentecostes. O grandioso evento aconteceu em um clube, na comunidade de Nossa Senhora de Lourdes – Pirapama e reuniu centenas de fiéis que lotaram a casa cantando e louvando a Deus ao som do DJ Roony Moura, Ministério de Música Nossa Senhora de Lourdes e a Banda Tribos de Jacó.

Além de arrecadar alimentos, que serão doados as famílias assistidas pela Pastoral Social da Paróquia, o evento teve como objetivo reacender a chama da fé do grande número dos fiéis que ao fim do louvor se prostraram em adoração diante de Jesus presente no Sacramento Eucarístico. Em sua primeira edição, o Louvor de Pentecostes foi idealizado pelo Vigário Paroquial Padre Nilton Francisco, o Ministério Nossa Senhora de Lourdes, juntamente com o Administrador Paroquial e Vigário Episcopal do Vicariato Cabo, Monsenhor Josivaldo Bezerra.
Alcione Silva – Pascom Santo Antônio - Cabo

19 de mai. de 2013

Missionários realizam manhã de visita a comunidade de Sant’Ana, no Cabo




A Comunidade de Sant’Ana, em Novo Horizonte, recebeu a visita de 18 missionários. Ás 8hs o grupo se reuniu no salão da Capela, que está ainda em construção, e junto com o Seminarista Wellington Luiz, que acompanha a equipe missionária, rezaram o ofício das Comunidades, e lembrou a todos que neste domingo em que a Igreja celebra o dia de Pentecostes, nada mais propício de realizar a missão naquela comunidade.

 Após a visita as famílias, todos participaram da Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Nilton Francisco, que durante a homilia lembrou que é missão de todos, levar a Boa Nova de Jesus aos povos.
Ao final da Celebração, alguns missionários partilharam suas experiências nas visitas e em seguida o Sem. Wellington, agradeceu a comunidade pelo acolhimento e lembrou a formação para os missionários de todo o Vicariato Cabo, que acontece no próximo domingo, 26 na Capela do Abrigo São Francisco, no Cabo e também a próxima visita missionária, na comunidade da Charnequinha no dia 16 de junho.

Ir. Josevânia Alves – Pascom Santo Antônio - Cabo


17 de mai. de 2013

Conselho Pastoral, promove café da manhã, em prol da Capela de São Benedito

Fonte: marcionutricionista.blogspot.


Todos os domingos, após a Celebração Eucarística das 7h da manhã, na Matriz de Sto. Antônio, o Conselho Pastoral Paroquial, promove um Café da Manhã, servido no Centro Social, com entrada ao preço de apenas 4 reais, em prol do término da construção da Capela de São Benedito, no Bairro São Francisco.
Ir. Josevânia Alves – Pascom Santo Antônio

Comunidade de Sant’Ana, em Novo Horizonte, recebe missionários



Nas palavras de Aparecida, a Igreja é chamada a repensar profundamente e a relançar com fidelidade e audácia sua missão nas novas circunstâncias latino-americanas e mundiais. (...) Trata-se de confirmar, renovar e revitalizar a novidade do Evangelho arraigada em nossa história, a partir de um encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que desperte discípulos missionários. Em unidade com a Igreja discípula missionária, espalhada pelo mundo inteiro, atenta ao convite de Jesus em anunciar a Sua Boa Nova aos povos, neste domingo, 17, cerca de 35 missionários da paróquia de Sto. Antônio, no Cabo, visitam a Comunidade de Novo Horizonte.
 O roteiro inclui: às 8h, momento de oração, visita as famílias e Celebração Eucarística às 11hs.
Ir. Josevânia Alves -  Pascom Sto. Antônio

Neste sábado acontece, 1º Louvor de Pentecostes no Cabo de Santo Agostinho





Com o objetivo de celebrar Pentecostes e reunir a juventude e todo o povo de Deus, em uma noite de louvor, com a participação da Banda Tribos de Jacó, Dj Roony Moura e do Ministério de Música Nossa Senhora de Lourdes, no próximo dia 18 de maio, no Clube de Pirapama, às 18h, acontece o primeiro Louvor de Pentecostes da Paróquia de Santo Antônio.
Entrada: 1 kg de alimento, que será destinado as famílias assistidas pela Pastoral Social da Paróquia.
Os alimentos poderão ser trocados pela senha antecipada, na Secretaria Paroquial ou com o representante de cada Comunidade. Haverá ônibus para levar os participantes, saindo as 18h ao lado da Prefeitura, próximo a Matriz de Sto. Antônio.
Ir. Josevania Alves

Primeiro Arraiá Solidário, da Paróquia de Santo Antônio





A paróquia de Santo Antônio, festeja seu padroeiro de 01 à 13 de junho.
Para a realização de uma das maiores festas tradicionais da cidade, o Conselho Pastoral Paroquial, promove uma noite de forró pé-de-serra. O evento acontece, no próximo dia, 25, no Centro Social Armínio Guilherme, a parti das 20h. A entrada custa R$ 10,00. Haverá no local, barracas com comidas típicas de São João.
Informações:
Secretaria Paroquial
Fone: 3521-9933
Ir. Josevânia Alves – Pascom Sto. Antônio

Pe. Adriano das Chagas, celebra 10 anos de Ordenação Sacerdotal



Na noite da ultima quarta-feira, 15, Familiares, amigos, religiosos, sacerdotes e o Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, participaram da Celebração Eucarística em ação de graças pelos 10 anos de Ordenação Sacerdotal do Pároco de Nossa Senhora do Rosário, em Boa Viagem.
A Celebração, aconteceu na primeira Paróquia do sacerdote, a Matriz de Nossa Senhora Rainha da Paz, em Afogados, Recife.
Durante os agradecimentos, o aniversariante declarou: “Agradeço a Deus, pelo dom da Vida. Ele não só me chamou a vocação sacerdotal, mas a ser pastor para guiar seu rebanho. Meu muito obrigado a Igreja que me fez sacerdote”!
Ir. Josevânia Alves - Pascom Santo Antônio

Arquidiocese reunirá milhares de fiéis para celebrar Pentecoste



cartaz-pentecostes-2013-novoA Festa de Pentecostes, que a Igreja Católica celebra no próximo domingo, 19, encerra o Tempo Pascal. Para marcar a data, a Arquidiocese de Olinda e Recife realizará um grande evento no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, Centro da Capital. Shows de nomes consagrados da música religiosa, momentos de oração e a celebração da Eucaristia estão na programação que começa às 14h. Por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, o tema deste ano será “Ide e fazei discípulos entre todas as nações!” (Evangelho de São Mateus, capítulo 28 e versículo 19).
O objetivo do evento é levar os fiéis a reviverem, o episódio narrado no capítulo 2 do livro dos Atos dos Apóstolos, em que os discípulos de Jesus estão presos dentro de uma casa com medo dos judeus, mas depois da aparição do Cristo eles recebem o Espírito Santo e cheios de coragem começam evangelizar pela região. “É um momento importante para a história da Igreja, pois foi a partir daí que se formaram as primeiras comunidades cristãs e a vivência prática do cristianismo”, explica dom Fernando Saburido.
Como Pentecostes encerra um período festivo de 50 dias a tarde promete ser de muita animação. O louvor ficará por conta do padre João Carlos, do frei Damião Silva, do missionário Hamilton e Banda Boa Nova, e do cantor Zé Vicente. “É um dia para celebrar a força que nos é dada pelo próprio Cristo para enfrentar as dificuldades do dia a dia, caminhando ao lado dos nossos irmãos”, afirma o coordenador de Pastoral da arquidiocese, padre Josenildo Tavares.
Dom Fernando Saburido convida para a celebração de Pentecostes
A tarde termina com a celebração da Santa Missa. A partir das 17h, dom Fernando Saburido presidirá a Celebração Eucarística para os milhares de fiéis que são aguardados pela organização do evento. A Festa de Pentecostes tem o apoio da Prefeitura do Recife, do Comitê de Ação de Graças, da Editora Vozes e do Grupo Raimundo da Fonte.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Jornada Arquidiocesana da Juventude e Pentecostes ocorrem neste domingo



Bote Fé RecifeOs jovens da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) terão uma manhã de espiritualidade, formação, louvor e convivência no próximo domingo (19.5), no Santuário de Fátima (antigo Colégio Nóbrega), a partir das 9h. A Jornada Arquidiocesana da Juventude (JAJ) terá como tema «Ide e fazei discípulos entre as nações!» (cf. Mt 28,19), que é o mesmo da Jornada Mundial da Juventude. Após o evento, todos sairão em caminhada para o Pátio do Carmo, para a celebração de Pentecostes.
A Jornada Arquidiocesana contará com a presença dos padres Antônio Gomes, Fábio José e Gimesson Silva. A programação terá animação, pregação, adoração e caminhada. “A Igreja tem confiança em vós e vos está profundamente grata pela alegria e o dinamismo que trazeis: usai os vossos talentos generosamente ao serviço do anúncio do Evangelho”, escreveu o Papa Emérito Bento XVI na sua mensagem aos jovens.
O encontro também terá como objetivo preparar os jovens para a Semana Missionária na AOR e para a JMJ Rio 2013. Contamos com a presença de todos os grupos e expressões juvenis da AOR.

Jornada Arquidiocesana da Juventude 2013
Local: Santuário de Fátima (antigo Colégio Nóbrega, em frente à Universidade Católica)
Dia: 19 de maio de 2013 (domingo)
Horário: 9h às 13h30Entrada grátis
Fonte: Assessoria de Comunicação
Comissão para a Juventude

Nota da CNBB sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo



CNBBNa quinta-feira, 16 de maio, na coletiva de imprensa que apresentou o balanço da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (CONESP), foi divulgado uma nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo, diante da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a “habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo”. De acordo com a entidade, “o matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural”.
Nota sobre uniões estáveis de pessoas do mesmo sexo
Nós, bispos do Conselho Episcopal Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília-DF, nos dias 14, 15 e 16 de maio de 2013, dirigimo-nos a todos os fiéis e pessoas de boa vontade para reafirmar o princípio da instituição familiar. Desejamos também recordar nossa rejeição à grave discriminação contra pessoas devido à sua orientação sexual, manifestando-lhes nosso profundo respeito.
Diante da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que dispõe sobre a “habilitação, celebração de casamento civil, ou de conversão de união estável em casamento, entre pessoas de mesmo sexo” (n. 175/2013), recordamos que “a diferença sexual é originária e não mero produto de uma opção cultural. O matrimônio natural entre o homem e a mulher bem como a família monogâmica constituem um princípio fundamental do Direito Natural” (Nota da CNBB, 11 de maio de 2011). A família, assim constituída, é o âmbito adequado para a plena realização humana e o desenvolvimento das diversas gerações, constituindo-se o maior bem das pessoas.
Ao dar reconhecimento legal às uniões estáveis como casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em nosso país, a Resolução interpreta a decisão do Supremo Tribunal Federal de 2011 (cf. ADI 4277; ADPF 132). Certos direitos são garantidos às pessoas comprometidas por tais uniões, como já é previsto no caso da união civil. As uniões de pessoas do mesmo sexo, no entanto, não podem ser simplesmente equiparadas ao casamento ou à família, que se fundamentam no consentimento matrimonial, na complementaridade e na reciprocidade entre um homem e uma mulher, abertos à procriação e à educação dos filhos.
Com essa Resolução, o exercício de controle administrativo do CNJ sobre o Poder Judiciário gera uma confusão de competências, pois orienta a alteração do ordenamento jurídico, o que não diz respeito ao Poder Judiciário, mas sim ao conjunto da sociedade brasileira, representada democraticamente pelo Congresso Nacional, a quem compete propor e votar leis.
Unimo-nos a todos que legítima e democraticamente se manifestam contrários a tal Resolução. Encorajamos os fiéis e todas as pessoas de boa vontade, no respeito às diferenças, a aprofundar e transmitir, no seio da família e na escola, os valores perenes vinculados à instituição familiar, para o bem de toda a sociedade.
Que Deus ilumine e oriente a todos em sua vocação humana e cristã!
Brasília-DF, 16 de maio de 2013
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís do Maranhão
Presidente da CNBB em exercício
Dom Sergio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa
Vice-Presidente da CNBB em exercício
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Divulgada programação da festa de Frei Damião



frei damião de bozzanoEstá chegando a 15ª festa de Frei Damião! As comemorações começam do dia 23 até 26 e 31 de maio, no Convento de São Félix de Cantalice, no bairro do Pina. Mas já no dia 19 de maio (domingo), às 19h, no Teatro Guararapes, haverá um show da cantora Joanna para ajudar na arrecadação de fundos para os festejos. Os ingressos já estão sendo vendidos e podem ser adquiridos no próprio convento, no teatro ou nas lojas Paulinas e custam R$ 60 e R$ 30 (meia-entrada).
Também vão participar do tributo a Frei Damião, os cantores Dudu do Arcodeon, Irahb Caldeira, Nádia Maia, Danilo Pernambucano, Josildo Sá, Camarão e Benil. Todos voluntariamente.
Durante os dias de festa, os romeiros e fiéis participarão de várias atividades religiosas como missas, vigílias e bênçãos. A expectativa é que durante os cinco dias de evento, cerca de 100 mil visitem a festa.

Confira a programação:
23/05 (Quinta-feira)
19h – Missa de Abertura
 24/05 (Sexta-feira)
Missa às 6h e às 11h/Bênsão de São Félix
17h – Missa presidida por Dom Severino Batista de França
 25/05 (Sábado)Missas às 6h e às 11h
16h – Ofício de Nossa Senhora
17h – Missa
19h – Louvor com Padre João Carlos (PB)
 26/05 (Domingo)4h – Abertura
6h, 8h, 10h, 14h e 17h – Missa
 
31/05 (Sexta-feira)6h, 9h, 11h e 17h – Missa
Bênção de São Félix
Atendimento às confissões
Coroação de Nossa Senhora
Encerramento da festa
Fonte: Diario de Pernambuco