A cidade de Natal (RN) acolheu nos dias 14 a 17 de fevereiro o Encontro Nacional de Coordenadores de Pastorais e Movimentos que trabalham com juventude. O evento, organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, discutiu as diretrizes da Igreja em relação à juventude, dando seguimento aos encontros que já aconteceram em anos anteriores, em Mariápolis (SP) e Natal.
Durante o Encontro, o presidente da Comissão para a Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, enfatizou a importância do encontro levando em consideração que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento que será breve, mas que deixará muitas marcas, principalmente na organização juvenil da Igreja.
Dom Eduardo afirmou que a juventude mora no coração da Igreja e uma das provas disso são os documentos elaborados. “Bispo nenhum mudará a realidade se o povo não quiser, não é só o documento que incentiva, mas, também o trabalho na base”, disse.
Os participantes do encontro realizaram estudo da carta Porta Fidei e o pronunciamento do papa Bento XVI sobre o Ano da Fé no contexto de crise de fé da atualidade. Houve também o lançamento da CF-2013 na catedral de Natal, que contou com a participação dos jovens. No sábado, 16, após a celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha, quando ocorreu o lançamento do Documento 103 da CNBB, “Pastoral Juvenil no Brasil – Identidade e Horizontes”. Dom Eduardo apresentou o conteúdo do novo documento, que, segundo ele deve ser “suporte e facilitador do Documento 85”.
Thiesco Crisóstomo, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ), apresentou a proposta da coordenação nacional, seus objetivos e missão e estratégias de revitalização da pastoral juvenil no Cone Sul e Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário