Em telegrama enviado ao Cardeal Primaz do México, Dom Norberto Rivera Carrera, Bento XVI manifestou na manhã deste sábado, 2, sua solidariedade e proximidade às famílias dos falecidos na explosão do Centro Administrativo da Companhia Petrolífera Estatal, ocorrido sexta-feira na Cidade do México.
Até o momento não se sabe a causa da explosão, e autoridades mexicanas disseram que vão recorrer a peritos internacionais para investigá-la. O edifício atingido é parte de um complexo da Pemex - estatal e a maior empresa do país - e adjacente à torre principal.
O Papa “reza pelo eterno descanso dos mortos, transmite seu consolo aos familiares e deseja rápida recuperação dos feridos neste lamentável episódio” – cita o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, que assina o telegrama em nome do Pontífice.
Até o momento foram confirmadas 33 pessoas mortas e 121 feridas. De acordo com um paramédico militar no local, o número de mortos pode subir.
“Nesta circunstância, o Papa invoca o doce nome de Nossa Senhora de Guadalupe e concede de coração a confortadora Bênção Apostólica, em sinal de esperança em Cristo ressuscitado” – prossegue a mensagem pontifícia.
A explosão foi a pior no país desde 19 de novembro de 1984, quando um acidente em um centro de armazenamento e distribuição também da Pemex nos arredores da Cidade do México deixou mais de 500 mortos e quase mil feridos.
A Conferência Episcopal Mexicana também expressou solidariedade com as vítimas da explosão:
“Elevamos súplicas ao criador para que os feridos se recuperem rapidamente; para que aos mortos seja concedida a vida eterna; e para que a as famílias afetadas obtenham a força necessária nestes momentos de dor”.
A mensagem é assinada pelo Arcebispo de Guadalajara, Card. Jose Francisco Robles Ortega e pelo bispo auxiliar de Puebla, Dom Eugenio Lira Rugarcia, Presidente e Secretário-geral da CEM.
Fonte: Rádio Vaticano
Nenhum comentário:
Postar um comentário