13 de jan. de 2013

França: Encerramento do Ano jubilar dedicado a Pauline Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra para a Propagação da Fé


 
Encerra-se esta quarta-feira, 9 de janeiro, o Ano jubilar dedicado a Pauline Jaricot (1799-1862), convocado nos 150 anos de sua morte e nos 50 anos do decreto sobre suas virtudes heroicas.

As celebrações ocorreram em Lyon, na França, onde Jaricot viveu e está sepultada. Declarada "venerável" pelo Papa João XXIII em 25 de fevereiro de 1963, dedicou a sua vida à missão, à oração e ao serviço aos pobres; fundou a Pontifícia Obra de Propagação da Fé (3 de maio de 1822) e o movimento do Terço vivo (1826). Com a convocação deste Jubileu, a finalidade da Conferência Episcopal Francesa era redescobrir a figura desta mulher, na realidade pouco conhecida, mas que com sua fé, criatividade e santidade criou a Cooperação Missionária dos tempos modernos.

Nascida em Lyon, na França, em 1799, num período de rápidas transformações políticas e culturais, ela foi uma adepta das missões estrangeiras e, ao mesmo tempo, uma operadora de justiça numa sociedade em que os direitos dos operários, especialmente os das mulheres, eram oprimidos.

O programa de encerramento do Ano jubilar previa, na tarde de quarta, a visita à casa de Pauline Jaricot, a reza do terço e a adoração na igreja de Saint Nizier, onde Pauline Jaricot está sepultada. Na mesma igreja, às 17h, o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, proferiu uma conferência intitulada "Pauline Jaricot e a Nova Evangelização".

Às 18h30, o Enviado especial do Santo Padre Bento XVI, Card. Paul Poupard, presidiu a Missa na igreja de S. João Batista. Concelebraram com o Cardeal o postulador da causa de beatificação de Pauline Jaricot, Mons. Francois Duthel. Na celebração, estava presente também Pe. Timoteo Lehane Barrett, SVD, Secretário-geral da Pontifícia Obra de Propagação da Fé, como representante dos Secretariados gerais das Pontifícias Obras Missionárias.

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário