14 de nov. de 2012

Fetape e Arquidiocese se reúnem em busca de ações emergenciais e estruturadoras

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco – FETAPE, preocupada com os efeitos da estiagem na vida das famílias agricultoras de todas as regiões do estado, realiza, esta semana, um conjunto de articulações, objetivando a implementação de algumas medidas emergenciais e estruturadoras, complementares as que vêm sendo desenvolvidas pelos Governos. Junto aos deputados federais e senadores pernambucanos, a organização vai solicitar a inclusão de emendas parlamentares para a construção de poços artesianos, cisternas e barragens subterrâneas. Já durante um diálogo com a Igreja Católica, será sugerida uma campanha conjunta de arrecadação de água mineral, para distribuição às populações vitimadas pela seca.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, ressalta que o sofrimento causado pela falta d´água nas comunidades rurais, para o consumo humano e animal, vem acarretando enormes prejuízos para as famílias e para a economia do estado. “Caso não sejam tomadas medidas que alcancem essa população, o êxodo rural será inevitável. É preciso considerar que, segundo dados do próprio Ministério do Desenvolvimento Agrário,70% dos alimentos consumidos vêm da agricultura familiar, ou seja, a segurança e soberania alimentar da nossa gente depende desse segmento. Nesse sentido, faz-se necessária a execução de ações estruturantes que garantam a permanência dessas famílias nas regiões afetadas pela estiagem”, pontua.

Barros diz, ainda, que as famílias não estão passando fome, por enquanto, mas que a sede, mais uma vez, atormenta o homem e a mulher do campo. “Queremos fazer uma campanha emergencial para sensibilizar a sociedade a doar água mineral, e, para isso, vamos buscar uma parceria com a Igreja”. A conversa com o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, acontecerá nesta quarta-feira (14), às 11h, no Palácio dos Manguinhos.

Ele conta que, para os deputados federais e senadores pernambucanos, está sendo encaminhado um ofício, solicitando a inserção de emendas parlamentares que possam garantir reservatórios que contribuam para o acesso das famílias a uma água de qualidade.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário