30 de nov. de 2012

Campanha em prol das vítimas da seca no Estado é intensificada

 

Com o objetivo de ampliar a campanha de solidariedade às vítimas da seca que atinge mais de 100 municípios de Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Pernambuco (Fetape) se reuniram na manhã desta quinta-feira, 29, na Cúria Metropolitana, nas Graças, Zona Norte do Recife. Agora, a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas) também passa a integrar o grupo que coordena as atividades. A arrecadação de água mineral nas 109 paróquias da arquidiocese continua até o dia 15 de dezembro quando será lançada a próxima etapa do projeto.
O arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, a partir de experiências com campanhas anteriores, acredita que este projeto atingirá a meta. “Espero que as pessoas se sensibilizem e os gestos de solidariedade se repitam porque, de fato, a situação é grave e, como Igreja, não podemos ficar indiferentes”, ressaltou. Segundo os vigários episcopais presentes no encontro, as paróquias estão recebendo boa quantidade de donativos.
Mais um posto de arrecadação passará a funcionar a partir desta sexta, 30 de novembro até o próximo domingo, 2 de dezembro, no Centro de Convenções, em Olinda, durante o Salão Estadual Euclides do Nascimento, em comemoração aos 50 anos da Fetape. O material recolhido pelas paróquias também será encaminhado para o local. O arcebispo dará a bênção de envio e os caminhões com a carga seguirão paras as cidades de Caruaru, Águas Belas, Pesqueira e Sertânia.
A Cáritas e os Sindicatos dos Agricultores destes municípios definirão quais as comunidades estão sendo mais afetadas pela seca para que possam receber as doações. A iniciativa privada também está contribuindo com a campanha. Uma empresa de água doou 27 mil litros de água, ou seja, um caminhão tanque, que também será enviado, com os demais donativos, para uma das cidades neste fim de semana.
A segunda grande coleta será feita no dia 15 de dezembro no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife. Novamente, as pessoas poderão contribuir com doações. As paróquias também levarão toda a água arrecadada para o local e às 16h, Dom Fernando, fará um ato celebrativo para que todo o material seja encaminhado para as famílias vítimas da seca no Agreste e Sertão do Estado.
Lançamento - Na ocasião, será lançada a segunda etapa da campanha, que será a criação de um Fundo Social. A Cáritas Regional irá disponibilizar uma conta bancária para que possam ser feitas contribuições em dinheiro. De acordo com o secretário do organismo, padre Jandeilson Rodrigues, a partir daí, serão feitas ações estruturais. “É importante que não façamos ações isoladas. A ideia é tentar, com esta iniciativa, dar continuidade ao projeto. Este ato da Igreja pode desencadear outras ações locais”. A Cáritas desenvolve obras hídricas e atividades educacionais e produtivas. Mostrando que é possível a convivência com o semiárido.
O terceiro passo a ser dado pelas entidades será a produção de um documento cobrando do governo ações concretas estruturais.
Postos de Arrecadação de Água Mineral


*Todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Olinda e Recife


*Salão Estadual Euclides do Nascimento
Local: Centro de Convenções de Pernambuco (Pavilhões G e H)
Avenida Governador Agamenon Magalhães – Salgadinho, Olinda
(entrada pela Estrada de Belém)
Dias: 30 de novembro e 1 de dezembro (das 9h às 21h) e 2 de dezembro (até às 10h)



Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário