26 de out. de 2012

Dom Fernando recebe Prêmio João Canuto de Direitos Humanos no Rio de Janeiro

 

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, foi homenageado nesta quinta-feira, 25, com o Prêmio João Canuto de Direitos Humanos. A solenidade de premiação foi realizada no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento está na 9ª edição e concede a condecoração a pessoas e entidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos.

Clique aqui e confira a matéria exibida no Bom Dia, PE desta sexta-feira sobre o Prêmio

Dom Fernando foi homenageado pelo engajamento junto à Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara responsável pela investigação do desaparecimento de inúmeros brasileiros durante o Regime Militar. O arcebispo já esteve reunido por diversas vezes com os membros da comissão e disponibilizou o acervo documental da Arquidiocese de Olinda e Recife para que seja utilizado como fonte no inquérito que averígua o assassinato do padre Antônio Henrique. O sacerdote era assessor da juventude durante o pastoreio de Dom Helder. Ele foi torturado e morto no bairro da Várzea Zona Oeste do Recife.

Premiados - Neste ano foram premiados: Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife – PE; Felício de Araújo Pontes Jr, Procurador da República – PA; Gil Quilombola, educador e defensor dos Direitos Humanos – MA; Laisa Santos Sampaio, professora e ambientalista – PA; Lucia Murat, cineasta – RJ; Marcia Miranda, teóloga e defensora dos Direitos Humanos – RJ; Maria Alice Nascimento Souza, Diretora Geral da Polícia Rodoviária Federal; ONG Apitaço, fundadora Rejane Maria Pereira da Silva – PE. Nesta 9ª edição do Prêmio João Canuto também será divulgada a criação do Premio de Jornalismo instituído pela Coetrae/MT – Comissão Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Mato Grosso, Pedro Casaldáliga.

João Canuto - O prêmio resgata a história de um dirigente sindical do Pará que foi perseguido e assassinado porque lutava pela reforma agrária.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário