29 de out. de 2012

Paróquia São Miguel em Ipojuca foi visitada pelo Arcebispo de Olinda e Recife neste final de semana


Teve início na noite desta sexta-feira, 26, a penúltima Visita Pastoral de 2012. A paróquia que por um final de semana será a sede da Arquidiocese de Olinda e Recife é a de São Miguel, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Participam da visita o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vigários gerais e episcopais. Além dos presidentes das Comissões Arquidiocesana de Pastoral.

O segundo dia da Visita Pastoral à Paróquia de São Miguel, em Ipojuca, começou cedo. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido e sua comitiva se reuniram às 7h30, na igreja para a Oração das Laudes. Fieis também participaram do momento de agradecimento e entrega do dia a Deus. Após a oração o grupo participou de um café da manhã comunitário.

Fortalecida física e espiritualmente a comitiva arquidiocesana seguiu para à feira da cidade. Entre os corredores movimentados o arcebispo ia conversando com feirantes e clientes. A presença da Igreja em um lugar agitado de comércio era visto com espanto e alegria pelos transeuntes.


A celebração do Sacramento do Crisma para dezenas de jovens encerrou o segundo e intenso dia de Visita Pastoral à Paróquia de São Miguel, em Ipojuca. A solenidade aconteceu na Capela de Santo Antônio, no Distrito de Camela, depois de um sábado (27) inteiro de encontros e reuniões. Oportunidade única para as ovelhas, mas sobretudo para o pastor que pôde conhecer melhor o trabalho de uma porção importante da Igreja Particular de Olinda e Recife.

Durante a tarde do sábado reuniões com as comissões de Educação, Catequese, Liturgia, Juventude e Familiar tiveram como objetivo apresentar as dificuldades, partilhar as experiências e buscar soluções para o trabalho pastoral desenvolvido pelos grupos. Os encontros suscitaram nos agentes a necessidade de dinamizar ainda mais os trabalhos de evangelização.
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

Papa destaca desafios e esperanças dos migrantes


Bento XVI destaca responsabilidades da Igreja em relação aos migrantes
A Santa Sé divulgou nesta segunda-feira, 29, a mensagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial do Migrante e Refugiado, que será celebrada no dia 13 de janeiro do próximo ano.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa


Na mensagem, o Santo Padre destaca o impressionante fenômeno dos fluxos migratórios que envolvem uma grande quantidade de pessoas e levanta problemáticas sociais, econômicas, políticas, culturais e religiosas, além dos desafios que a questão coloca à comunidade nacional e internacional.

"[Isso porque] todo o migrante é uma pessoa humana e, enquanto tal, possui direitos fundamentais inalienáveis que hão-de ser respeitados por todos em qualquer situação".

A Igreja caminha juntamente com toda a humanidade, afirmou Bento XVI, ao destacar que em sua Encíclica Caritas in Veritate, havia ressaltado que "'a Igreja inteira, em todo o seu ser e agir, quando anuncia, celebra e atua na caridade, tende a promover o desenvolvimento integral do homem" (n. 11), referindo-se também aos milhões de homens e mulheres que, por diversas razões, vivem a experiência da emigração.

O tema da Jornada Mundial do Migrante e Refugiado, escolhido por Bento XVI, será "Migrações: peregrinação de fé e de esperança", um binômio que, segundo o Papa, é indivisível no coração de muitos migrantes.

Ao mesmo tempo que existe o desejo de uma vida melhor, existe, em muitos corações, a confiança de que Deus não abandona as sua criaturas, destacou o Santo Padre. "Por isso, fé e esperança enchem muitas vezes a bagagem daqueles que emigram, cientes de que, com elas, 'podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceito, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho'" (Enc. Spe salvi, 1).

No vasto campo das migrações, a Igreja Católica se envolve em várias dimensões, seja com ações concretas de socorro diante de realidades de pobreza e sofrimento, em que muitos se encontram inseridos, ou mesmo no acolhimento e inserção integral do migrantes no novo contexto sóciocultural.

"A Igreja e as diversas realidades que nela se inspiram são chamadas a evitar o risco do mero assistencialismo na sua relação com os migrantes e refugiados, procurando favorecer a autêntica integração numa sociedade onde todos sejam membros ativos e responsáveis pelo bem-estar do outro, prestando generosamente as suas contribuições originais, com pleno direito de cidadania e participação nos mesmos direitos e deveres", destacou Bento XVI.

Tudo sem descuidar da dimensão religiosa, que constitui o dever mais importante e específico da Igreja, pela própria missão que lhe foi confiada por Cristo, explicou o Papa. Essa comunhão espiritual caminha lado a lado com a promoção humana, que abre os caminhos a "'uma autêntica e renovada conversão ao Senhor, único Salvador do mundo' (Carta ap. Porta fidei, 6). É sempre um dom precioso tudo aquilo que a Igreja proporciona visando conduzir ao encontro de Cristo, que abre para uma esperança sólida e credível".

O Santo Padre destacou também a questão da imigração ilegal, principalmente nos casos em que estão relacionadas ao tráfico e exploração de pessoas. "Tais delitos hão-de ser decididamente condenados e punidos, ao mesmo tempo que uma gestão regulamentada dos fluxos migratórios – que não se reduza ao encerramento hermético das fronteiras, ao agravamento das sanções contra os ilegais e à adoção de medidas que desencorajem novos ingressos – poderia pelo menos limitar o perigo de muitos migrantes acabarem vítimas dos referidos tráficos".

Por fim, o Papa fez votos de que a Jornada Mundial ajude a renovar a confiança e a esperança no Senhor. "Não percais ocasião de encontrá-Lo e reconhecer o seu rosto nos gestos de bondade que recebeis ao longo da vossa peregrinação de migrantes. Alegrai-vos porque o Senhor está ao vosso lado e, com Ele, podereis superar obstáculos e dificuldades, valorizando os testemunhos de abertura e acolhimento que muitos vos oferecem".
fonte: canção nova

Sínodo: Um compromisso de renovação espiritual na Igreja

Rádio Vaticano

 
"Toda a Igreja foi representada e envolvida nesse compromisso, que não deixará de dar frutos, com a graça de Deus", disse o Papa
Milhares de fiéis e peregrinos participaram do Angelus deste domingo, na Praça São Pedro, conduzido pelo Papa, após a missa de encerramento do Sínodo dos Bispos.

"Com a Santa Missa celebrada esta manhã na Basílica de São Pedro, concluiu-se a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos. Durante três semanas, refletimos sobre a realidade da nova evangelização para transmissão da fé crista: toda a Igreja foi representada e envolvida nesse compromisso, que não deixará de dar frutos, com a graça de Deus" – frisou o Santo Padre em sua alocução.
.: Todas as notícias sobre o Sínodo dos Bispos

O Pontífice ressaltou que o Sínodo é sempre um momento forte de comunhão eclesial. "Quero junto com todos vocês agradecer a Deus, que mais uma vez nos fez experimentar a beleza de ser Igreja e sê-lo hoje, neste mundo assim como é, no meio desta humanidade com suas fadigas e suas esperanças. Muito significativa foi a coincidência desta Assembleia sinodal com o 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, e depois com o início do Ano da Fé. Repensar ao Beato João XXIII, ao Servo de Deus Paulo VI, e na temporada conciliar, foi muito favorável, porque nos ajudou a reconhecer que a nova evangelização não é uma nossa invenção, mas um dinamismo que se desenvolveu na Igreja especialmente a partir da década de 50 do século passado, quando se tornou evidente que também os países de antiga tradição cristã tornaram-se território de missão" – sublinhou Bento XVI.

O Papa disse que durante o Sínodo emergiu a necessidade de um renovado anúncio do Evangelho nas sociedades secularizadas, na certeza de que Jesus Cristo é a novidade verdadeira que responde aos anseios de ser humano de todos os tempos, e sua mensagem pede para ser transmitida de maneira adequada nos vários contextos sociais e culturais.

Bento XVI sublinhou que ouviu e anotou algumas reflexões e propostas e agora, com a ajuda da Secretaria do Sínodo e seus colaboradores, irá elaborar uma síntese orgânica e indicações coerentes que serão oferecidas à Igreja.

"Podemos dizer que neste Sínodo foi reforçado o compromisso por uma renovação espiritual da Igreja, a fim de renovar espiritualmente o mundo secularizado. Esta renovação virá da redescoberta de Jesus Cristo, de sua verdade e graça, de sua face, tão humana e divina, em que resplandece o mistério transcendente de Deus" – destacou o Pontífice.

"Confiemos à Virgem Maria, Estrela da nova evangelização, os frutos dos trabalhos da Assembleia sinodal. Que ela nos ensine e nos ajude a levar Cristo a todos, com coragem e alegria" – concluiu o Santo Padre. (MJ
fonte: cançao nova

26 de out. de 2012

Paróquia São Miguel em Ipojuca será visitada pelo arcebispo neste final de semana


Tem início na noite desta sexta-feira, 26, a penúltima Visita Pastoral de 2012. A paróquia que por um final de semana será a sede da Arquidiocese de Olinda e Recife é a de São Miguel, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. Participam da visita o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vigários gerais e episcopais. Além dos presidentes das Comissões Arquidiocesana de Pastoral.

O arcebispo e a comitiva serão recebidos nesta sexta-feira, 26, na entrada da cidade e seguiram em caminhada até a Capela Santa Clara, onde haverá Missa com bênção à ao templo e à capela do Santíssimo Sacramento.

A programação conta com Celebrações Eucarísticas, Orações, reuniões com representantes das comissões de Educação, Catequese, Liturgia, Juventude e Familiar e conversa pessoal dos paroquianos com o arcebispo. Dom Fernando também visitará a feira da cidade, alguns bairros, comunidades e o Engenho Gaipió.

Programação

Sexta-feira – 26/10

18h30 – Acolhida a Dom Fernando Saburido na entrada da cidade
19h30 – Celebração Eucarística (Bênção da igreja e da capela do Santíssimo Sacramento)

Sábado – 27/10

7h – Oração da Manhã (Laudes)
7h30 – Café da manhã comunitário
8h30 às 9h30 – Visita à feira
9h40 às 11h30 – Encontro com o Conselho Pastoral Paroquial
10h – Encontro com o Conselho Econômico
14h – Reunião das Comissões: Educação, Catequistas, Liturgia, Juventude, Familiar / Visita aos bairros
17h – Visita à Comunidade de Camela
19h30 – Celebração da Santa Missa e Sacramento do Crisma

Domingo – 28/10

6h – Santa Missa
8h – Santa Missa
9h- Visita ao Engenho Gaipió
15h – Encontro com a juventude
16h às 16h30 – Conversa com paroquianos
17h – Santa Missa no Pátio do Convento
fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Bispo que ajudou escrever mensagem do Sínodo dá detalhes do texto

 

 
A Igreja na América Latina é convidada pelo Sínodo a se colocar em estado permanente de missão, formando discípulos missionários
Um dos redatores da mensagem final do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Brasília (DF), fez um breve resumo do texto, divulgado nesta sexta-feira, 26, em italiano. Em entrevista à nossa correspondente em Roma, Danusa Rego, o arcebispo destacou o pedido especial do Sínodo feito à América Latina.

Dom Sérgio explicou que a mensagem têm especial importância para o Sínodo e para a Igreja, pois costuma ser referência até a publicação da Exortação Apostólica, que será elaborada pelo próprio Papa. Segundo o arcebispo, a mensagem quer ser uma palavra que os padres sinodais dirigem à Igreja, sem ter a pretensão de ser um resumo do Sínodo. Este resumo estará nas chamadas proposições, que estão sendo elaboradas e, em breve, serão aprovadas.

O padre sinodal disse que a mensagem tem, primeiramente, um espírito de gratidão e de esperança.

"É uma mensagem de agradecimento a todos os que se dedicam de maneira tão generosa à evangelização em nossa Igreja, os que estão abraçando a causa da nova evangelização, e ao mesmo tempo, uma palavra de esperança, que vem de Deus, sabendo que o primeiro agente da evangelização é sempre o Espírito Santo. Por isso, nossa esperança de uma evangelização nova, que produza corações novos, pessoas novas, vida nova, famílias novas, sociedade nova, isto é, essa novidade radical do Evangelho acontecendo concretamente na vida das pessoas, na vida da sociedade hoje", reforçou.

Em um segundo momento, destaca o arcebispo, a própria mensagem quer ser um estímulo para assumir o mandato missionário de Jesus de ir e fazer discípulos. "Nós reconhecemos o que tem sido feito, agradecemos, louvamos a Deus por isso, mas sentimos que temos um longo caminho a percorrer, por isso, estamos aqui, buscando iluminar esse caminho com a Palavra de Deus, com as orientações da Igreja, com o Magistério, e agora nós precisamos, é claro que com renovado ardor, abraçar a evangelização".

Três aspectos da mensagem
Dom Sérgio resume a mensagem em três grandes pontos: a ênfase no encontro com Jesus Cristo, a missão da Igreja e a novidade de ter uma palavra específica para cada continente.

Sobre o primeiro aspecto, o bispo destacou a necessidade de se evangelizar levando as pessoas a um verdadeiro encontro com Jesus, nas suas várias formas.

"O texto que está iluminando a mensagem é o da samaritana, que vai buscar água no poço e encontra em Jesus a água viva que vem saciar sua sede. Essa experiência do encontro com Jesus feito com a samaritana, está hoje na base do anúncio do Evangelho. Nós precisamos evangelizar a partir dessa experiência do encontro com Jesus e levar as pessoas a experiência do encontro com Cristo, nas suas várias expressões, na oração, na escuta da Palavra, na Eucaristia, na vida da comunidade, no amor fraterno, no serviço da caridade, tudo isso, na verdade como expressão do encontro com Cristo", explicou.

Outro ponto é a própria vida da Igreja que assume a evangelização. "Embora a responsabilidade seja também de cada um de nós, ela é tarefa eclesial", destaca Dom Sérgio. "Não se evangeliza sozinho, cada um por si. Nós evangelizamos em comunhão, assumindo a vida em comunidade. Esse é um aspecto muito necessário hoje. Nós vivemos em uma sociedade muito individualista e não podemos reproduzir esse esquema dentro da Igreja, sobretudo, quando se trata desse trabalho evangelizador, nós precisamos lançar juntos as redes, confiando na presença de Jesus Ressuscitado, em unidade".

Por fim, um aspecto novo dessa mensagem, em relação às anteriores, é uma palavra específica para cada continente. "Nas mensagem anteriores havia apenas uma palavra em geral para toda a Igreja, nesta mensagem, ocupa lugar especial no final, uma palavra dirigida a cada um dos continentes, para que a unidade da Igreja se expresse também valorizando a realidade própria de cada região, isto é, é a Igreja que vive da comunhão trinitária, a unidade nessa diversidade imensa, nessa riqueza e pluralidade imensa de dons de Deus".

Em relação à América Latina, Dom Sérgio conta que há um reconhecimento dos valores que tem sido vividos nesta parte do continente, especialmente o valor da religiosidade popular, o serviço da caridade e o diálogo com as culturas, e também quanto aos desafio da pobreza, da violência e do pluralismo religioso. O arcebispo disse que o Sínodo reforça o apelo da Conferência de Aparecida. "A Igreja na América Latina é convidada pelo Sínodo a viver aquilo que é a grande proposta de Aparecida: se colocar em estado permanente de missão, formando discípulos missionários".

Dom Sérgio afirmou ter esperança de que essa mensagem possa produzir muitos frutos em toda a Igreja, de maneira especial, no Brasil.
fonte: canção nova

JMJ Rio2013: “uma preparação que é feita a várias mãos”

 

A comitiva responsável pelas viagens internacionais do Santo Padre, o papa Bento XVI, liderada por Alberto Gasbarri, encontra-se no Brasil para debater questões referentes à organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

A comitiva também é formada por Stefannia Izzo e Paolo Corvini, que se juntaram ao grupo nesta quinta-feira, dia 25 de outubro. Durante o dia, eles visitaram espaços da possível presença do Papa, no Rio de Janeiro, durante a Jornada, que acontecerá de 23 a 28 de julho do próximo ano.

A Jornada é uma preparação que é feita a várias mãos. Há uma preparação, que é feita pela Igreja do Rio de Janeiro, a arquidiocese do Rio. Há uma preparação que é feita pelos governos, federal, estadual e municipal, e também pelos grupos da Santa Sé. O grupo que hoje visita o Rio de Janeiro é o grupo que cuida diretamente das viagens do Santo Padre.

“Foram apresentadas várias propostas e eles estão avaliando todas elas. Não só em termos de tempo, mas também em termos de espaço. O que é cada uma das propostas apresentadas, o que isso significa. Ao final da visita, que se encerra no próximo sábado, será emitido então um primeiro laudo, em que eles dão uma impressão do que foi a visita, do que é possível realizar e do que é impossível realizar. Depois vem um documento de Roma, com a programação definitiva, que é ligada à visita do Santo Padre”, explicou o coordenador geral da JMJ Rio 2013, monsenhor Joel Portella Amado.

Com relação ao local para o encerramento do evento, que envolve vigília e missa, Guaratiba é uma possibilidade apresentada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Mas, ainda não há confirmação oficial. Estão sendo estudadas outras possibilidades. A comitiva também visitou, na última quarta-feira, dia 24, o Centro de Operações da Prefeitura, e demonstrou satisfação em conhecer a capacidade técnica e operacional, que, acreditam, favorece a mobilidade na Cidade Maravilhosa.

“Essa Comissão levará todas as propostas ao Santo Padre, para que ele defina como será sua presença aqui. É um belo momento e eu creio que a JMJ Rio2013 está dando passos importantíssimos, com todas essas definições, ao mesmo tempo em que sabemos e contamos com a boa vontade das autoridades, que são as pessoas que nos recebem muito bem e com grande preocupação de fazer o melhor possível para o Brasil e para o Rio de Janeiro”, afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro e presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio 2013, dom Orani João Tempesta.

“O encontro está sendo muito bom, e me parece que o responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, está satisfeito com os diversos lugares que temos visitado. Mas é claro que têm muitas outras coisas que ainda precisam ser definidas e, por enquanto, esse é o objetivo do trabalho”, destacou o núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello.
Fonte: CNBB

Dom Fernando recebe Prêmio João Canuto de Direitos Humanos no Rio de Janeiro

 

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, foi homenageado nesta quinta-feira, 25, com o Prêmio João Canuto de Direitos Humanos. A solenidade de premiação foi realizada no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento está na 9ª edição e concede a condecoração a pessoas e entidades que se destacaram na luta pelos direitos humanos.

Clique aqui e confira a matéria exibida no Bom Dia, PE desta sexta-feira sobre o Prêmio

Dom Fernando foi homenageado pelo engajamento junto à Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara responsável pela investigação do desaparecimento de inúmeros brasileiros durante o Regime Militar. O arcebispo já esteve reunido por diversas vezes com os membros da comissão e disponibilizou o acervo documental da Arquidiocese de Olinda e Recife para que seja utilizado como fonte no inquérito que averígua o assassinato do padre Antônio Henrique. O sacerdote era assessor da juventude durante o pastoreio de Dom Helder. Ele foi torturado e morto no bairro da Várzea Zona Oeste do Recife.

Premiados - Neste ano foram premiados: Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife – PE; Felício de Araújo Pontes Jr, Procurador da República – PA; Gil Quilombola, educador e defensor dos Direitos Humanos – MA; Laisa Santos Sampaio, professora e ambientalista – PA; Lucia Murat, cineasta – RJ; Marcia Miranda, teóloga e defensora dos Direitos Humanos – RJ; Maria Alice Nascimento Souza, Diretora Geral da Polícia Rodoviária Federal; ONG Apitaço, fundadora Rejane Maria Pereira da Silva – PE. Nesta 9ª edição do Prêmio João Canuto também será divulgada a criação do Premio de Jornalismo instituído pela Coetrae/MT – Comissão Estadual pela Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Mato Grosso, Pedro Casaldáliga.

João Canuto - O prêmio resgata a história de um dirigente sindical do Pará que foi perseguido e assassinado porque lutava pela reforma agrária.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

24 de out. de 2012

Papa anuncia consistório para criação de seis novos cardeais

 

Boletim da Santa Sé
(Tradução: Jéssica Marçal-equipe CN Notícias)



Arquivo
Durante consistório realizado em fevereiro deste ano, o Papa Bento XVI criou 22 novos Cardeais
Após a audiência geral desta quarta-feira, 24, o Papa Bento XVI anunciou para o próximo dia 24 de novembro um Consistório no qual será realizada a nomeação de seis novos Cardeais. Veja abaixo as palavras proferidas pelo Santo Padre na ocasião:

"E agora, com grande alegria, anuncio que no próximo dia 24 de novembro farei um Consistório no qual nomearei seis novos Membros do Colégio Cardinalício.

Os Cardeais têm a tarefa de ajudar o Sucessor de Pedro no desenvolvimento do seu Ministério de confirmar os irmãos na fé e de ser princípio e fundamento da unidade e da comunhão da Igreja.

Eis os nomes dos novos Purpurados:

1- Dom James Michael Harvey, Prefeito da Casa Pontifícia, que tenho em mente nomear Arcipreste da Basílica Papal de São Paulo Fora dos Muros;

2- Sua Beatitude Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas (Líbano);

3- Sua Beatitudine Baselios Cleemis Thottunkal, Arcebispo Maior de Trivandrum dos siro-Malancareses (Índia);

4- Dom John Olorunfemi Onaiyekan, arcebispo de Abuja (Nigéria);

5- Dom Rubéns Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá (Colômbia);

6- Dom Luis Antonio Tagle, Arcebispo de Manila (Filipinas).

Os novos Cardeais – como vocês perceberam – desenvolvem o seu ministério a serviço da Santa Sé ou como Padres e Pastores de Igrejas particulares em várias partes do mundo.

Convido todos a rezar pelos novos eleitos, pedindo a materna intercessão da Virgem Maria, para que saibam sempre amar com coragem e dedicação Cristo e a sua Igreja".

Bento XVI
fonte: canção nova

Próximo dia 31 será o lançamento oficial do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação


O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) será lançado oficialmente no próximo dia 31 de outubro. O lançamento acontece no auditório do Laboratório de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), campus Natal. Pela manhã, uma programação será desenvolvida.

Haverá ainda uma palestra sobre o tema central do Muticom, que é "Comunicação e participação cidadã: meios e processos", ministrada pelo padre Ermanno Allegri, da Agência de Notícias Adital, de Fortaleza (CE). Durante as atividades, será apresentada a programação completa para os cinco dias do Muticom. Neste mesmo dia, a Rádio Rural de Natal (AM 1090), levará ao ar, das 14h às 15h, um programa especial sobre o Muticom, que também vai ser veiculado em cadeia com outras emissoras de rádio, espalhadas por vários estados do Brasil.

O 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação será realizado no período de 27 de outubro a 1º de novembro de 2013, na UFRN, em Natal (RN). O evento é uma organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, arquidiocese de Natal, dentre outras instituições, além de ser um projeto de extensão da UFRN.

Histórico

O Mutirão Brasileiro de Comunicação surgiu em continuidade aos Congressos Brasileiros de Comunicação Social, promovidos pela União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC), que tiveram início entre os anos de 1970 e final da década de 1990. Ao todo, já foram realizados sete mutirões, e, em Natal (RN), o evento chega a sua 8ª edição.

A proposta do Muticom é reunir comunicadores, profissionais, pesquisadores, professores, agentes de pastoral, bem como, comunicadores populares, para debaterem e refletirem, conjuntamente, sobre a democratização e as políticas de comunicação social existentes na atualidade, através de temas variados.

Cada Mutirão trabalha com um tema motivador, por meio de Palestras e de Painéis que desdobram o tema central, buscando refletir e aprofundar aspectos teóricos e práticos da comunicação. Além disso, o evento conta com a realização de Grupos de Trabalho (GT’S), que promovem a troca de experiências no âmbito da comunicação. Através desta programação, os Mutirões propõem um espaço de construção coletiva, que pretende inovar as práticas e sinalizar o pensamento da comunicação no ambiente social.

Padre Ermanno Allegri

O padre Ermanno Allegri é italiano, naturalizado brasileiro. Há 34 anos vive no país, onde foi coordenador nacional da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Atualmente, é diretor executivo da Agência de Informação Frei Tito para América Latina (Adital), que tem sede em Fortaleza (CE). A Adital é uma agência de notícias que, segundo o diretor, nasceu para levar a agenda social latino-americana e caribenha à mídia internacional. O endereço da Agência, na internet, é www.adital.com.br.

Fonte: Equipe 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação

Comitiva do Vaticano e COL analisam novos locais da JMJ



Comitiva do Vaticano chega ao Rio de Janeiro, nesta quarta-feira, para visitar os locais da JMJ Rio2013. O responsável pelas viagens do Santo Padre, Alberto Gasbarri, analisará distâncias e uma nova proposta para local de encerramento da jornada, mudando o local anterior que era a Base Aérea de Santa Cruz.

Acreditamos que esta mudança será melhor para a Jornada e seus peregrinos. A nova localização continuará sendo na Zona Oeste na cidade. O secretário executivo da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Portella, garante que estão sendo verificadas as alternativas. "Com alegria e esperança, continuamos a construção da JMJ", diz.

Inscrições

Sob a responsabilidade do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013, o Festival da Juventude está com inscrições abertas até o dia 15 de dezembro para apresentações culturais do Brasil e do mundo. O evento é uma oportunidade de encontrar Deus por meio da arte, dentro da programação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013).

No site da JMJ estão disponíveis três formulários para música, artes cênicas e exposição. Os grupos interessados em se apresentar podem preencher o formulário correspondente. Essas apresentações poderão acontecer em um dos palcos da JMJ, espalhados por toda a cidade do Rio de Janeiro, em auditórios, teatros e museus.

Na seleção, serão contemplados, como critérios principais, a coerência com o Magistério da Igreja, a qualidade técnica e a adequação ao espírito jovem da JMJ. Para apresentações musicais serão aceitas as cristãs, em qualquer ritmo. As bandas, grupos e exposições irão se apresentar em diversos teatros da cidade e em palcos distribuídos pelos bairros. Os participantes dos grupos que forem aprovados para participar do Festival da Juventude não precisam ser peregrinos.

O Festival promove um intercâmbio cultural por meio da evangelização dos jovens nesta grande festa de fé, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho do próximo ano. Segundo a Secretária Executiva do Setor de Atos Culturais do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013, Paloma Lladó, o Festival da Juventude é uma forma de encontrar Deus nas apresentações artísticas.

"Uma alma contente é uma alma que canta. Queremos mostrar a alegria de ser povo de Deus por meio da música, teatro, dança e exposições", disse.

Inscrições no site www.rio2013.com/pt/festival-da-juventude. Mais informações através do e-mail: festival@rio2013.com .

Fonte: CNBB

Dom Delson celebra missa de encerramento do Viver em Cristo


A 20ª edição do Viver em Cristo foi encerrada no início da noite deste domingo, 21, com a Santa Missa celebrada pelo bispo de Campina Grande, Dom Manoel Delson, que foi bastante aplaudido pelo público presente ao ginásio do Clube Campestre, concelebrada pelos padres Márcio Henrique e Carlinhos. O bispo, que participou pela primeira vez do Viver em Cristo, o evento que é o mais antigo promovido pela Comunidade de São Pio X, falou da alegria de estar presente ao que ele chamou de mais uma “bonita ação do Espírito Santo, uma oportunidade de plantar a mensagem de Cristo nos participantes”.

Sobre o tema do Viver em Cristo deste ano, “Com a boca proclamo a minha fé” (Rm 10, 10), estar diretamente relacionado ao Ano da Fé, proclamado pelo Papa Bento XVI e aberto em Campina Grande no último dia 12, no Parque do Povo, pelo próprio Dom Delson, o bispo diocesano disse que a fé é essencial para a humanidade, representa a abertura do ser humano para Deus e o evento contribui para que ela seja refletida de forma mais profunda.

Durante a celebração, Dom Delson falou mais uma vez sobre a grande alegria que sentia por participar do Viver em Cristo e parabenizou a Comunidade de São Pio X, através do fundador, Antônio Lucena, que estava presente, pela realização do evento que reuniu milhares de pessoas e que plantou a palavra de Deus. Antes da bênção final dada por Dom Delson, o coordenador geral, Gustavo Lucena, também agradeceu pela sua presença e todos que colaboraram para o evento.

A programação da tarde começou com a animação de Teto Elétrico,antecedendo a segunda pregação do dia, também com Evandro Nunes, da Renovação Carismática Católica de Santo Amaro-SP, sobre “Com a boca,proclamo a minha fé” (Rm 10,10), tema do Viver em Cristo deste ano. Na pregação, Evandro ressaltou o poder da fé, que tudo pode conquistar.

“Proclame a sua fé e a sua vida nunca mais será a mesma”, disse o pregador, acrescentando que quem proclama a fé, enxerga Deus até diante de uma doença. Depois da pregação do missionário, teve início a celebração da Santa Missa.

Fonte: Comunidade São Pio X

Lembrando o Sim à Vida 2012!


Jovens de nossa Paróquia no Sim á Vida!
Uma multidão de fiéis, se reuniram na Praia de Boa Viagem, no último domingo 20, para dizer: “SIM À VIDA”, vida que anda tão desprotegida e ameaçada por uma sociedade obsecada pelo: ter, o prazer e o poder, sem se preocupar com a dor do outro.

Com já dizia o poeta Gonzaguinha: É a vida, é bonita,  é bonita...”. Nós que, pela graça de Deus, conhecemos o Seu amor em nós, precisamos fazer acender a cada dia, no coração humano a defesa da vida e nossa também.

Ir. Josevânia Alves - Vicariato Cabo

23 de out. de 2012

Reflita!

Garanhuns - PE
Muitas vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas. Perdoe-as assim mesmo! Se você é gentil, podem acusá-lo de egoísta, interesseiro. Seja gentil assim mesmo! Se você é um vencedor terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros. Vença assim mesmo! Se você é bondoso e franco poderão enganá-lo. Seja bondoso e franco assim mesmo! O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para a outra. Construa assim mesmo! Se você tem paz e é feliz, poderão sentir inveja. Seja feliz assim mesmo! O bem que você faz hoje, poderão esquecê-lo amanhã. Faça o bem assim mesmo! Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante. Dê o melhor de você assim mesmo! Veja você que, no final das contas é entre você e Deus. Nunca foi entre você e os outros!
 
Madre Teresa de Calcutá

Criada no Vaticano Escola Interdisciplinar sobre a Vida Consagrada


Gaudium Press



Arquivo Canção Nova
Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica
"Escola Interdisciplinar para a formação ao Magistério Eclesial e à Normativa canônica sobre a Vida consagrada na Igreja" é o nome da nova estrutura que nasce na Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

O novo "Studium" substituirá a Escola Prática que existe há 60 anos para dar um renovado percurso interdisciplinar formativo dirigido a pessoas consagradas e leigos. Será estudada uma visão identitária integrada-eclesial da vocação à vida consagrada. A metodologia interdisciplinar aplicada para a escola é a pesquisa e a reflexão da Traditio da Igreja em diálogo com a cultura contemporânea.

O primeiro encontro da nova Escola será nesta quarta-feira, 24, próximo com o discurso introdutório do prefeito da Congregação, o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz.

A Escola deverá conferir Diploma de "Perito em Magistério Eclesial e Normativa canônica da Vida Consagrada". Para conseguir o diploma, além de prestar provas das disciplinas da seção interdisciplinar e da frequência nos seminários da seção prática, os inscritos deverão elaborar uma tese em matéria didática ou prática.

O programa de estudos 2012 / 2013 inicia com a renovação da reflexão sobre a identidade da vida consagrada a 50 anos do Concílio e no contexto das culturas contemporâneas em resposta ao apelo de Bento XVI, lançado durante a Jornada Mundial da vida consagrada de 2 de fevereiro de 2012, quando convidou os consagrados a "verificar e revitalizar" a sua presença e forma de apostolados dentro do povo de Deus.

A escola tem uma estrutura bienal, articulada em duas seções complementares: Interdisciplinar e Prática. As aulas acontecerão na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma em ritmos semanais, toda quarta-feira, das 15h15 às 18h30, enquanto a seção prática na primeira e na terceira terça-feira do mês. Para as inscrições se deve dirigir à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Pelo "desejo de todos os consagrados de "ouvir cum Petro, cum ecclesia"" o Estudo será dedicado ao Santo Padre Bento XVI. A concessão do título foi comunicada pelo Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, que formulou "votos de bem para uma sempre generosa e profícua atividade a serviço da missão da Vida Consagrada na Igreja e no mundo", divulgou o comunicado da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

"A dedicação a Bento XVI do Studium, se insere em um contexto de maior atenção ao ensinamento dos Papas e à abertura à universalidade da Igreja. Depois do Concílio surge a exigência de aprofundar cada vez mais, não somente os aspectos estritamente jurídicos, mas também temas teológicos que diziam respeito aos problemas da vida consagrada, à luz dos documentos pontifícios, conciliares e do dicastério", explica o "L'Osservatore Romano" de hoje.

O projeto realizado pela Irmã Nicla Spezzati e Padre Sebastiano Paciolla, subsecretários do dicastério, coordenados pelo prefeito, o Cardeal João Braz de Aviz e pelo Secretário, o Arcebispo Joseph W. Tobin.
fonte: canção nova

Os Padres sinodais discutiram qual será a palavra para a Igreja e o mundo

 

Reta final da assembleia: rumo às proposições e à mensagem final

 O Sínodo sobre a nova evangelização para a transmissão da fé entrou na sua reta final.
Esta manhã, às 9h, os padres sinodais se reuniram na Sala do Sínodo, na décima nona congregação geral, na qual se apresentou a lista única, em versão provisória, das proposições que serão entregues ao Papa Bento XVI, uma vez que se conclua a assembleia. Em seguida, os Padres sinodais se reuniram à 11h30 por grupos linguísticos, nos círculos menores, para preparar as emendas destas proposições.
Os Círculos menores se reuniram também esta tarde para continuar o trabalho. Ontem, segunda-feira, o relator geral do Sínodo, seu secretário e os relatores dos Círculos menores estiveram elaborando, à portas fechadas, a lista das proposições finais.
No sábado pela manhã, na décima nona congregação geral, foi apresentado o rascunho da Mensagem Final ao Povo de Deus. Os padres sinodais discutiram e deliberaram sobre as linhas mestras do mesmo.
Apresentado o esquema provisório na décima nona sessão, no sábado 20 de outubro, a mensagem será aprovada no próximo 26 de outubro. O cardeal Giuseppe Betori, presidente da Comissão para a Mensagem, leu o esquema da mensagem dirigida a todo o mundo.
Ocorreu também a primeira votação do XIII Conselho ordinário da Secretaria Geral do Sínodo, integrado por quinze membros, dos que doze são eleitos pelo sínodo (três para cada um dos continentes Europa, África, América; e três por Ásia-Oceania.
fonte: zenit

Seminário Maior inicia Tríduo dedicado a Nossa Senhora da Graça

 

O Seminário Maior Nossa Senhora da Graça, em Olinda, promove Tríduo da padroeira a partir da próxima segunda-feira, 22, até a quinta-feira, 25. O tema a ser refletido é “Pelo Sim de Maria, veio-nos a graça”. Todos os dias haverá Celebração Eucarística tendo como presidentes o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido; os vigários gerais, monsenhores José Albérico de Almeida e Lino Rodrigues; e o vigário episcopal do Vicariato Olinda, padre Alessandro Corazza.

A festa será aberta às 19h com a Procissão do andor com a imagem da padroeira saindo da capela do seminário em direção à Igreja Catedral, Sé de Olinda. Na catedral, será celebrada Missa Solene e Dom Fernando irá conferir os Ministérios do Leitorato e Acolitato a quatro seminaristas.



Nos dias seguintes, a Celebração Eucarística terá início às 19h30, na Capela Nossa Senhora da Graça, no seminário. Já na quinta-feira, 25, haverá programação também pela manhã. A Alvorada Festiva com repique de sinos e queima de fogo começará às 6h. O diácono Marcelo Marques Júnior presidirá as Laudes Solenes a partir das 7h. A Missa de encerramento das festividades será às 19h30.



Mudança - Festa de Nossa Senhora da Graça e a Instituição dos Ministérios de Leitor e Acólito foram adiados para o período de 22 a 25 de outubro por nesta semana (está ocorrendo um evento acadêmico na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o que implicaria na ausência da maioria dos seminaristas na festa.
fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Arcebispo detalha projeto e convoca a sociedade para construir a primeira Fazenda da Esperança

 


Com o objetivo de entregar a primeira Fazenda da Esperança da Arquidiocese de Olinda e Recife no segundo semestre do ano que vem, dom Fernando Saburido apresentou, nesta terça-feira (23), o projeto arquitetônico a empresários, gestores públicos e à imprensa. Estimado em R$ 1,8 milhão, o complexo será formado por três casas, uma capela, um refeitório e um grande espaço de convivência social. A ideia é que a fazenda acolha inicialmente cerca de 40 rapazes, mas que durante o funcionamento novos espaços sejam erguidos.

O empreendimento de pouco mais de 1,4 mil metros quadrados será construído em um terreno de 30 hectares localizado em Muribequinha, Zona Rural de Jaboatão dos Guararapes. As casas terão capacidade para acolher 14 pessoas cada, e serão constituídas de quatro quartos, todos com banheiros, uma sala de jantar, sala de estar com espaço para reuniões diárias de todos, banheiro social, cozinha e área de serviço.


O refeitório para cerca de 150 pessoas, será utilizado para receber diariamente todos os recuperandos da Fazenda no horário do almoço, bem como seus familiares e visitantes mensalmente, e nas diversas comemorações ao longo do ano. Na cozinha central serão feitas as refeições principais, liberando os recuperandos para os diversos trabalhos na Fazenda. A capela, também destinada aos familiares e visitantes, terá celebração diária, no final de cada dia. Além disso, haverá a área de convívio externa, em forma de praça central, possibilitando momentos de descontração e lazer ao ar livre.



De acordo com a arquiteta Lília Campelo, o projeto prevê a interação do jovem com a natureza sem que ele se sinta preso. Além disso, a estrutura disponibiliza espaços de convivência fraterna. “A arquitetura da construção segue a filosofia da Fazenda da Esperança, que é de restabelecer o vínculo com a família, com a casa, enfim com o que é belo”, explicou.

Clique aqui e conheça o Projeto Arquitetônico da Fazenda da Esperança Jaboatão

O universitário Carlos Eduardo Vasconcelos, 20, é um dos milhares de jovens que tiveram suas vidas reestruturadas com o trabalho da Fazenda da Esperança. Em 2008, depois de várias tentativas de recuperação, ele entrou no projeto para se livrar do vício da maconha e dos remédios controlados. Foram 12 meses de tratamento à base de trabalho e muito amor. “É uma realidade muito difícil na Fazenda, porque a proposta não é só largar as drogas é mudar de vida. Eu não acreditava em Deus, tinha problemas com a minha família, lá aprendi a ser homem”, contou.

De vida nova, Carlos Eduardo exibe o orgulho de ser um jovem que leva uma vida “normal”. “Recuperei meus estudos, minha família, minha namorada. Todo final de semana pratico surfe e motocross sou uma nova pessoa graças à Fazenda da Esperança”, disse.

O arcebispo espera contar com o apoio de toda sociedade através de doações para construir a Fazenda da Esperança e poder ter mais depoimentos como o de Carlos Eduardo. “Sabemos que as drogas é um mal que vem destruindo muitas famílias. É preciso que a gente se una para combater esse problema grave. Para isso, contamos com a sensibilidade de todos nessa missão”, declarou dom Fernando Saburido.

Para ajudar na construção da Fazenda da Esperança qualquer pessoa pode fazer uma doação à conta:
Banco do Brasil
Agência: 3108-9
Conta Corrente: 32892-8



fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Pernambuco grita “Sim à Vida”

 


O domingo, 21 de outubro – Dia Nacional de Valorização da Família – amanheceu cinza no Recife, mas foi por pouco tempo. A cor triste durou até a chegada dos “profetas da vida”. Logo cedo eles começaram a tomar a Avenida Boa Viagem, Zona Sul da cidade. O cartão postal da capital pernambucana se rendeu ao colorido da sexta edição da Caminhada Sim à Vida, que este ano ganhou uma dimensão ainda maior com a participação de todas as dioceses da Província Eclesiástica de Olinda e Recife.

Homens e mulheres, religiosos e leigos de todas as idades juntos por um único objetivo: acordar a sociedade para o ato, urgente, de amor em defesa do direito inalienável à vida, em especial a do ser humano. Nas faixas, nas bandeiras e até mesmo no corpo mensagens e gestos de profetas, que levaram para o mundo o desejo de Cristo: “Que todos tenham vida, e vida em abundância”.


Das 9h às 13h a via foi tomada pela alegria. Acompanhando sete trios elétricos, os participantes alternavam momentos de louvor com instantes de profunda oração. Sobre os veículos cantores como o frei Damião Silva, o missionário da Canção Nova, Dunga; Cristina Amaral, padre João Carlos, Batista Lima e muitos outros conduziam a multidão, formada por pastorais, movimentos, grupos de oração, comunidades católicas. Além da importante presença de irmãos de outras denominações religiosas. Os que insistiram em aproveitar o domingo na praia saíram da areia e acompanharam do calçadão a festa da vida. Nos edifícios, também, acenos e sorrisos saudavam a caminhada.

Para o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que caminhou ao lado dos cerca de 180 mil participantes, uma alegria poder realizar novamente a Caminhada Sim à Vida. “A cada edição o evento só cresce. E não é apenas o número de participantes, mas o reflexo da propagação da mensagem de amor que estamos proclamando. Todo ano aumenta a consciência de combatermos como verdadeiros cristãos a cultura de morte”, comemorou.

Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens na página da Arquidiocese de Olinda e Recife no Facebook



A participação das demais dioceses da província acompanhadas dos seus respectivos bispos deixava ainda mais clara a unidade da Igreja. “Somos inúmeras paróquias, diversas dioceses, entretanto uma só Igreja que luta pela vida em qualquer circunstância”, declarou o bispo da Diocese de Palmares e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2, dom Genival Saraiva.

No fim do percurso, nada de sentimento de dever cumprido. Na verdade, ficou a cada um presente a incumbência de levar a mensagem do Sim à Vida a todos os lugares. E em 2013, o compromisso de retornar e celebrar a sétima edição do evento.
fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

19 de out. de 2012

Comunidade de Mãe Rainha, encerra festejos a Padroeira

Famílias que rebem a Mãe Rainha
 Foram 05 dia, de orações, adoração ao Santíssimo Sacramento, Celebrações e muita animação de todos os fiéis das Comunidades da Paróquia de Santo Antônio – Cabo e das 300 famílias que recebem  a Mãe Rainha.

Na noite de ontem, 18 de outubro, a Capela de Mãe três vezes admirável lotou para render louvores a Mãe de Deus, com a Celebração Eucarística, presidida por Monsenhor Josivaldo Bezerra, Vigário Episcopal da Região Cabo.

Durante a homilia, realizada pelo Diácono Nilton Francisco, o mesmo lembrou a todos da devoção a Maria e de sua intercessão junto ao Seu Filho. Lembrou que ela é admirável, por sua obediência ao Pai, cuidado e intimidade com o Filho e Esposa de Espírito Santo.

Logo em seguida, os fiéis renovaram a Aliança. Ao final da Celebração, o Monsenhor Josivaldo Bezerra, comunicou a todos, que a parti daquela data, todo dia 18 de cada mês, os devotos(as) de Mãe Rainha, terão a Santa Missa.

Origem:

Schönstatt é uma região da cidade de Vallendar, próximo de Coblença, Alemanha. É o centro e origem mundial do Movimento. Diariamente, peregrinos do mundo inteiro vão ao Santuário Original, considerado um lugar mariano de peregrinação.

As pessoas buscam em Schoenstatt orientação e renovação de forças para viver a sua fé Católica na vida diária; e "espalhar pelo o mundo o amor de Jesus". Schoenstatt originou-se com a Aliança de Amor que o Padre Kentenich (1885 - 1968), fundador do movimento, selou pela primeira vez no dia 18 de Outubro de 1914 com a Virgem Maria. O Padre Kentenich passou vários anos no campo de Concentração de Dachau e seu amor pela Igreja foi duramente provado em tempos de pouca compreensão hierárquica às novas correntes espirituais e vitais. Faleceu no dia 15 de Setembro, na Igreja da Adoração sobre o Monte Schoenstatt, em 1968. Por meio da Campanha da Mãe Peregrina unem-se atualmente a Schoenstatt milhões de pessoas em mais de 90 países e presentes nos 5 continentes.

O Movimento, fundado pelo Padre Kentenich, tem como objetivo a renovação religiosa e moral do mundo, por meio da educação de homens novos, por isso, colabora principalmente para as pessoas a conseguirem uma auto-educação a fim de melhorarem as suas vidas e a formarem-se como pessoas fortes, livres e responsáveis.

O centro de espiritualidade do Movimento é o santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no qual Maria está presente como a grande educadora, com a missão de gerar novamente Cristo no coração de muitas pessoas. Ali ela oferece especialmente a graça do abrigo espiritual, da transformação interior e da frutuosidade no apostolado.

Sua organização abrange todos os estados de vida e todas as idades. Organizado em colunas: sacerdotes, famílias, mulheres e homens. Com graus diferentes de pertença ao Movimento, desde os Institutos Seculares com o contrato jurídico e a vivência dos Conselhos Evangélicos, até os peregrinos que temporariamente visitam o Santuário. São mais de 25 ramificações, formados por pequenos grupos, enlaçados pela Aliança de Amor.

Schoenstatt encontra também vitalidade nos jovens que, dadas as complexidades e as diferenças psicológicas entre os rapazes e as moças, se reúnem em dois ramos distintos: Juventude Feminina e Juventude Masculina de Schoenstatt
Adalgiza Santos, coordenadora do Movimento da Mãe Rainha na Paróquia

Fonte pesquisada: wikipedia.org

Ir. Josevânia Alves - Vicariato Cabo

18 de out. de 2012

Arquidiocese de Olinda e Recife reúne multidão para dizer ‘Sim à Vida’

 

“Um grito profético em defesa da vida”. Assim, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, descreve a Caminhada Sim à Vida. Realizada há seis anos na Orla de Boa Viagem (com concentração em frente ao Castelinho e seguindo até o 2º Jardim), a manifestação tem como objetivo denunciar as práticas que ameaçam a vida desde a sua concepção até o seu fim natural. O evento será no próximo domingo, 21, e é realizado pela arquidiocese, por meio da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Vida e a Família. Em 2011, cerca de 150 mil pessoas encheram a avenida de alegria e esperança.

A caminhada sempre reuniu padres, religiosos e membros das 109 paróquias do território arquidiocesano. Além de contar com o apoio e participação de pessoas de outras religiões, mas que igualmente consideram a vida um dom supremo dado por Deus. Este ano, o “Sim à Vida” terá um caráter estadual. Bispos e delegações das nove dioceses que compõem a Província Eclesiástica de Olinda e Recife (Nazaré, Petrolina, Caruaru, Garanhuns, Floresta, Palmares, Afogados da Ingazeira, Pesqueira e Salgueiro) já confirmaram presença.

Em abril deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou não ser crime o aborto de fetos que se desenvolvem sem cérebro ou parte dele. Em nota a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, lamentou a decisão: “Legalizar o aborto de fetos com anencefalia, erroneamente diagnosticados como mortos cerebrais, é descartar um ser humano frágil e indefeso. A ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não aceita exceções.”

Segundo estimativas, com base em registros do Sistema Único de Saúde (SUS) de internações hospitalares causadas por abortos, ocorrem cerca de 1,5 milhões de abortos a cada ano. ‘É como se fosse eliminada totalmente a população de Porto Alegre, ou do Recife, ou de Campinas e Niterói juntas.’

O aborto é uma das inúmeras ameaças à vida, que preocupam Dom Fernando Saburido. “Diariamente, vemos ou somos informados de práticas contrárias à vida plena. Entre elas: o uso de drogas, extermínio de jovens, índios e negros. Não podemos cruzar os braços. Temos que agir e impedir que tais crimes se tornem banais e rotineiros”, enfatizou o arcebispo.

Outro caso preocupante é o número de jovens usuários de drogas. O Instituto Nacional de Pesquisa de Políticas Públicas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) realizou pesquisa e revelou que ‘o Brasil é o maior mercado mundial do crack e o segundo maior de cocaína’. O levantamento divulgado no mês de setembro indica ainda que país é responsável por 20% do consumo mundial do crack.



Confira o convite de Dom Fernando Saburido para a Caminhada Sim à Vida



O presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Vida e a Família, frei Dennys Pimentel, coordena as ações da caminhada. O religioso acredita que só Deus pode determinar o início e o fim da vida. “Deus colocou em nossas mãos a tarefa de cuidar da criação e não de decidir quem deve morrer ou o que deve ser extinto”, disse.

Comemoração - A presidenta Dilma Rousseff sancionou no dia 16 de maio de 2012 a Lei Nº 12.647, que institui o Dia Nacional de Valorização da Família a ser comemorado, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional. O Sim à Vida será um grande evento da Arquidiocese de Olinda e Recife celebrativo e em prol da vida e da família.


6ª Caminhada Arquidiocesana Sim à Vida
Local: Avenida Boa Viagem (em frente ao Castelinho)
Dia: 21 de outubro de 2012
Horário: 8h (Concentração)
9h (Saída)
Da Assessoria de Comunicação AOR

Mapa da Juventude segundo o IBGE

 

Você sabia?

No início de julho deste ano, a CNBB lançou a Campanha da Fraternidade 2013, cujo tema será “Fraternidade e Juventude”. Os dados fornecidos ao IBGE também podem aperfeiçoar bastante a compreensão que temos sobre quem são e como vivem os jovens do Brasil. Basta acessar o site do IBGE e, no menu horizontal “População”, clicar sobre “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios” (PNAD). Depois, selecione a edição de 2007. Naquele ano, a PNAD gerou estatísticas suplementares sobre a educação dos jovens no Brasil. E essa é apenas uma das fontes informação sobre jovens disseminadas pelo IBGE . O cidadão tem ainda à sua disposição o estudo “População Jovem”, que também se encontra no menu “População”. Não deixe de conferir!
IBGE: para saber, você precisa atender.



Fonte: IBGE

Começa 47ª Assembleia Pastoral Regional NE2

 

Teve início na noite desta quarta-feira, 17 de setembro de 2012, no auditório do Convento de Santo Antônio, em Ipuarana, no município de Lagoa Seca, na Paraíba, a 47ª Assembleia Pastoral Regional NE2, com o tema: “Evangelização da Juventude”. A celebração de abertura, organizada pela Equipe de Liturgia da CNBB NE2, acolheu participantes em clima de fraternidade; foi presida pelo Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol.

Em seguida, no plenário, o bispo da Diocese de Campina Grande-PB, disse: “já estamos em clima de Jornada Mundial da Juventude”. Posteriormente, o presidente do Regional Nordeste 2 e bispo de Palmares, Dom Genival Saraiva França, realizou o seguinte discurso de abertura:

Regional Nordeste 2 em Assembleia Pastoral

Iniciamos nossa Assembleia Pastoral em oração. Não poderia ser diferente, em se tratando de uma Assembleia de pessoas que, em sua vida e no seu trabalho de Evangelização, creem no amor de Deus Pai, no serviço de Jesus Salvador e na ação do Espírito Santificador. O Papa Bento XVI, na Carta Apostólica Porta Fidei, escreve: “Professar a fé na Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – equivale a crer num só Deus que é Amor (cf. 1 Jo 4, 8): o Pai, que na plenitude dos tempos enviou seu Filho para a nossa salvação; Jesus Cristo, que redimiu o mundo no mistério da sua morte e ressurreição; o Espírito Santo, que guia a Igreja através dos séculos enquanto aguarda o regresso glorioso do Senhor.” Esta 47ª Assembleia Pastoral Regional, que se dedica à “Evangelização da Juventude”, encontra na Trindade as inspirações e as luzes de que necessita para que, como os Apóstolos, possa cumprir o mandato que recebeu: “Ide, fazei discípulos meus todos os povos”. (Mt 28,19)

Esta Assembleia Pastoral, necessariamente, tem o rosto da Igreja na sua catolicidade, consequentemente, espelha sua face nacional e, obviamente, contempla sua fisionomia regional. Por sermos Igreja Católica, ela está sendo vivida em comunhão com a 13ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que se realiza em Roma, no período de 07 a 28 de Outubro, sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Nossa Assembleia começa e será vivida com a linguagem do “Ano da Fé”, aberto pelo Papa Bento XVI no dia 11 de outubro, que disse: “Se a Igreja hoje propõe um novo Ano da fé e a nova evangelização, não é para prestar honras a uma efeméride, mas porque é necessário, ainda mais do que há 50 anos! E a resposta que se deve dar a esta necessidade é a mesma desejada pelos Papas e Padres conciliares e que está contida nos seus documentos. Até mesmo a iniciativa de criar um Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização – ao qual agradeço o empenho especial para o Ano da fé – enquadra-se nessa perspectiva.” Estamos em comunhão eclesial, na comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, que se prolongará até 2015. Neste contexto, se insere a comemoração dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica, como ensina Bento XVI: “É precisamente nesta linha que o Ano da Fé deverá exprimir um esforço generalizado em prol da redescoberta e do estudo dos conteúdos fundamentais da fé, que têm no Catecismo da Igreja Católica a sua síntese sistemática e orgânica”.

Vamos viver esta Assembleia Pastoral Regional em plena sintonia com as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, particularmente, em relação à “Evangelização da Juventude”. Embora a Jornada da Juventude seja Mundial, não há como não a vermos como especialmente nossa, porque está sendo vivenciada de uma maneira muito forte, com a presença dos seus símbolos – a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora – em nossas Dioceses e nas várias formas de nossa participação rumo à JMJ Rio2013. São visíveis as ações da CNBB para que a JMJ seja bem vivida nas Dioceses, ao longo do ano e durante a Semana Missionária, são visíveis os esforços da Arquidiocese do Rio de Janeiro para que ela aconteça da melhor forma, no período de 23 a 28 de julho de 2013.

A fisionomia de nosso Regional esta identificada nesta Assembleia Pastoral: bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas, como membros representativos da nossa vida pastoral, nos termos do Artigo 40 do Regulamento do Conselho Episcopal, e do Secretariado Regional Nordeste 2. Em razão do tema e da JMJ, por decisão do Conselho Episcopal Pastoral, fazem-se presentes jovens e sacerdotes acompanhantes da Pastoral das Juventudes de todas as nossas Dioceses. Estamos vivendo esta 47ª Assembleia Pastoral com modificações no Conselho Episcopal Regional Nordeste 2, desde a última Assembleia: transferência de Dom Adriano Ciocca Vasino para a Prelazia de São Felix do Araguaia – MT, a quem agradecemos por seu zeloso trabalho missionário entre nós; transferência de Dom Jaime Vieira Rocha, como Arcebispo de Natal, transferência de Dom José Luiz Ferreira Salles, de sua condição de Bispo Auxiliar de Fortaleza para Bispo Diocesano de Pesqueira; transferência de Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz para a Diocese de Campina Grande, nomeação de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, do Clero de Garanhuns, para Bispo Auxiliar de Fortaleza. Em razão da vacância canônica, em suas respectivas Dioceses, exercem o ofício de Administrador Diocesano o Pe. José Ronaldo, em Patos, Pe. Felix Tenero, em Floresta, e o Pe. Ivanoff da Costa Pereira, em Caicó. Esta Assembleia Regional saúda, com alegria, estes irmãos Bispos e Administradores Diocesanos por esse generoso serviço à sua Igreja Particular e ao nosso Regional. As Dioceses de Palmeira dos Índios e Palmares participam desta Assembleia em clima de Ação de Graças, pela celebração de seu Jubileu de Ouro, respectivamente, no dia 19 de agosto e 23 de setembro, enquanto a Diocese de Penedo, desde o dia 11 de outubro, vive a alegria da reabertura de sua Catedral, após seis de trabalho de restauração.

Dada a sua significação evangelizadora, nossa Assembleia Regional quer unir-se a dois eventos, no próximo dia 21. O Dia Nacional de Valorização da Família, instituído pela Lei nº 12.647, que será comemorado, anualmente, no dia 21 de outubro, em todo o território nacional. A CNBB sugere que as Dioceses “possam aproveitar este dia em favor da evangelização da família brasileira, promovendo atividades e eventos que sinalizem nossa adesão católica. Este dia pode tornar-se um precioso recurso para promover a Família como espaço privilegiado e insubstituível para que um homem e uma mulher possam, através do matrimônio, gerar e educar seus filhos. (cf. Carta às Família,10) no exercício da família cidadã.” Por sua vez, a Arquidiocese de Olinda e Recife promove, nesse dia, em Recife, a 6ª Caminhada “Eu digo Sim à Vida”, com a participação das demais Dioceses de Pernambuco. Nosso Regional vai aprimorando sua identidade pastoral, por mais uma iniciativa, a edição da Novena de Natal 2012, elaborada, pela primeira vez, por uma Equipe Regional que realizou seu trabalho com muita dedicação. Que o Natal seja vivido em nossas Dioceses com essa linguagem da comunhão pastoral.

Por seu trabalho na fase preparatória, esta Assembleia agradece à Coordenação da Assembleia Pastoral Regional, composta por Dom Manuel Delson Pedreira da Cruz, (Presidência do NE2) Dom Egidio Bisol, (Comissão Regional de Pastoral – Liturgia) Dom Bernardino Marchió (Comissão Regional de Pastoral – Juventude), Dom José Luiz Ferreira Salles (Comissão Regional de Pastoral – Caridade, Justiça e Paz), Dom Magnus Lopes (Comissão Regional de Pastoral – Ação Missionária e Cooperação Intereclesial), Pe. Felix Tenero (Província Eclesiástica de Olinda e Recife), Pe. Geraldo Magela Christovam (Província Eclesiástica da Paraíba), Pe Flávio Augusto Forte Melo (Província Eclesiástica de Natal) e Pe. Nivaldo Barbosa Soares (Província Eclesiástica de Maceió). Em razão do tema – “Evangelização da Juventude” – e da preparação para a JMJ tem uma participação especial na preparação e na condução desta Assembleia a Comissão Regional composta por Dom Bernardino Marchió, Pe. José Tadeu Rocha, Pe. Gimenson Eduardo da Silva, SCJ, Pe. Augusto Lívio Nogueira de Morais, Pe. Izidorio Batista de Alencar, Danielly de Barros Barbosa, Luiz Adriano, Carlos Alberto, Josenildo Vicente da Silva, Marcelo Pereira Vieira, Laércio Vieira, Carlos Henrique Correia de Araújo Andrade e Luis Carlos de Almeida Ventura. Esta Comissão e esta Assembleia Pastoral contam com a Assessoria do Pe. Everaldo Fernandes da Silva, do Mons. Virgílio Bezerra de Almeida e do Sociólogo Paulo Mansan que, conforme o cronograma das atividades já programado, de hoje até sábado, nos situam perante os cenários e desafios que compõem o universo da juventude evangelizada e a ser evangelizada. Nosso Regional espera colher os frutos deste dedicado trabalho, para que a “Evangelização da Juventude” suscite muitos discípulos missionários, muitas discípulas missionárias entre os jovens de nossas Dioceses. Protejam-nos os Patronos e Intercessores da JMJ 203 – Nossa Senhora da Conceição Aparecida, São Sebastião, Santo Antônio de Santana Galvão, Santa Teresa de Lisieux e o Beato João Paulo II.

Diante de um quadro de seca prolongada em muitos Municípios de Dioceses de nosso Regional e de outros Regionais, esta Assembleia Regional Pastoral quer manifestar sua solidariedade com sua população sofrida, sabendo, inclusive, que isso vem se manifestando através de gestos concretos, em nossas Dioceses. Mas, igualmente, apela para os Poderes Públicos no sentido de adotarem políticas públicas que respondam, substancialmente, a esse antigo e atual problema da seca no Nordeste que, como outras vezes, está afetando, visivelmente, a vida das pessoas, com a perda da produção agrícola e dos rebanhos.

A Presidência do Regional Nordeste 2 acolhe a todos, fraternalmente, desejando-lhes proveitosa participação na 47ª Assembleia Pastoral Regional.
Dom Genival Saraiva de França
Bispo de Palmares
Presidente do Regional Nordeste 2



Fonte: Assessoria de imprensa CNBB NE2

Lançado CD com o Hino da CF 2013

 

Já está disponível nas livrarias católicas do Brasil o CD com o Hino da Campanha da Fraternidade de 2013 e os cantos para a quaresma do ano C. Desde 2006, por decisão dos bispos do Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP), o CD traz o hino da Campanha da Fraternidade e o repertório quaresmal correspondente a cada ano.

A Campanha da Fraternidade 2013, que tem por tema “Fraternidade e Juventude”, e lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8) , teve seu hino escolhido a partir de concurso aberto para todos que desejassem participar. A canção foi composta para servir durante encontros, debates, seminários, palestras e estudos sobre a temática em questão. O CD contém outras faixas inéditas para as celebrações da quaresma do ano C, além de músicas para o trabalho de evangelização com a juventude.

O assessor de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bipos do Brasil (CNBB), padre José Carlos Sala afirma que, de acordo com suas potencialidades, “as equipes de canto e música escolherão o melhor meio para apropriar-se desse rico repertório quaresmal que aparece no CD e no Hinário Litúrgico da CNBB e ajudar os fiéis na assimilação dos cantos próprios deste tempo”.

“Que o hino da Campanha da Fraternidade e os cantos próprios para o trabalho de evangelização com os jovens ajudem no processo de reflexão da realidade da juventude no Brasil e sejam sinal de alegria e comunhão eclesial”, disse o assessor.
Fonte: CNBB

Participação dos bispos brasileiros no Sínodo

 

Prosseguem no Vaticano os trabalhos do Sínodo dos Bispos com o tema “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. O encontro, que começou no dia 7 de outubro, só termina no próximo dia 28. Do Brasil, participam os delegados da CNBB: cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (SP); dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG); dom Sergio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF); dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB; e dom Benedito Beni dos Santos, bispo de Lorena (SP), nomeado pelo Papa.

Os trabalhos do Sínodo começaram com a escolha dos nomes para compor a comissão que vai redigir a mensagem final. O presidente, Cardeal Giuseppe Betori, arcebispo de Florência (Itália), e o vice-presidente, dom Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila (Filipinas) foram nomeados pelo papa Bento XVI. Os outros dez membros eleitos pelos sinodais foram conhecidos na sessão sinodal do dia 12 de outubro, e entre eles está dom Sérgio da Rocha.

Alguns dos delegados brasileiros já realizaram alguma intervenção no Sínodo. No dia 10, o arcebispo de Brasília recordou aos padres sinodais que os catequistas ocupam um lugar especialmente importante no dever de transmitir a fé e educar à vida cristã. Segundo dom Sérgio, necessitamos desenvolver com maior esforço a iniciação cristã como autêntico processo evangelizador. Segundo o resumo das intervenções publicado no site da Santa Sé, dom Sérgio recordou o Instrumentum laboris, ao dizer que à luz do Magistério pós-Conciliar, é importante “configurar para o catequista um ministério estável e instituído dentro da Igreja”.

No dia 13, dois brasileiros realizaram intervenções na aula sinodal. O cardeal Odilo Scherer destacou que a nova evangelização necessita de novos evangelizadores, muito mais que de novos métodos e recursos técnicos. E caracterizou estes evangelizadores como pessoas de profunda experiência de fé, alimentada na comunhão com Deus.

Na mesma sessão, o secretário geral da CNBB fez referência aos sujeitos da transformação da fé. Dom Leonardo recordou que a nova evangelização deveria considerar os jovens como “novos agentes”. De acordo com o bispo, os jovens devem ser preparados na catequese, mediante a participação na vida da comunidade de fé e as experiências missionárias, para poderem atuar na comunidade e na sociedade, especialmente no mundo da instrução, os meios de comunicação, internet, a arte e outros.

No dia 16, foi a vez de dom Geraldo Lyrio, que afirmou que a Nova Evangelização deve levar as pessoas à experiência profunda do encontro com Jesus Cristo vivo. O arcebispo recordou que a Sagrada Liturgia é um dos lugares privilegiados para este encontro. Com base nos documentos conciliares, afirmou que a liturgia é fonte e lugar de evangelização, pois nela Deus fala a seu povo e Cristo anuncia seu Evangelho. Concluiu sua predica afirmando que a nova evangelização depende da capacidade de fazer da liturgia a fonte da vida espiritual.
Fonte: CNBB (Colaborou na tradução: Marcus Túlio – Arquidiocese de Vitória/ES

Dom Odilo envia mensagem pelo Dia Mundial das Missões

 

No domingo, 21, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões. O arcebispo metropolitano, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, que está em Roma para a 13º Assembleia Ordinária Geral do Sínodo dos Bispos, enviou uma mensagem para a ocasião.

.: Leia íntegra da mensagem

Na mensagem o arcebispo falou do tema do sínodo, “Nova evangelização para a transmissão da fé”, e da importância da coleta no dia das missões. “Aqui em Roma, a Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre “a nova evangelização para a transmissão da fé cristã” está refletindo sobre como renovar a vida e a missão da Igreja. De muitos modos vai sendo lembrado que a missão da Igreja também envolve cada batizado; por isso, um novo impulso missionário da Igreja conta com a participação ativa e generosa de cada membro da Igreja.”

“Neste Domingo das Missões, rezemos todos com fé pelos missionários/as que foram enviados para ‘áreas de missão’, onde a Igreja ainda está iniciando sua ação e façamos nossa oferta generosa em favor desses missionários nas coletas das celebrações.
Fonte: Canção Nova com com Arquidiocese de São Paulo

15 de out. de 2012

Dois milhões de fiéis se reunem em Belém para o Círio de Nazaré


CNBB



Praça lotada e devotos emocionados: assim se pode definir o clima da missa do 220º Círio de Nazaré, presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, representante do papa Bento XVI, e concelebrada pelo arcebispo de Belém (PA), dom Alberto Taveira, na Praça Frei Caetano Brandão, em frente a Catedral Metropolitana da Sé.

Mais de 50 mil pessoas participaram da missa celebrada às cinco horas da manhã. Quase duas horas depois, teve início a principal procissão que reuniu aproximadamente 2 milhões de fiéis.
Para o Núncio Apostólico, o momento foi um experiência única na sua vida. “Foi difícil dormir depois da Trasladação e ficar na espera para viver de novo essa experiência no domingo”, afirmou.
O Círio teve início na sexta-feira, com a primeira das onze romarias que compõem a quadra Nazarena. As homenagens continuam nas duas próximas semanas.
O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do mundo. Realizado em Belém do Pará, há mais de dois séculos, congrega pessoas de todo o país numa caminhada de fé pelas ruas da capital paraense.
Fonte: canção nova