7 de set. de 2012

Núncio D'Aniello: "Igreja no Brasil em unidade com o Papa"



O núncio apostólico no Brasil, Dom Giovanni d'Aniello, visitou na manhã desta terça, 4, a sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM) em Brasília. Na ocasião, o diretor nacional da organização, Padre Camilo Pauletti, juntamente com a equipe de secretários nacionais das Obras, apresentou as instalações da casa, a equipe de funcionários, os materiais que são publicados e enviados para todos os regionais, e o trabalho desenvolvido pelas POM para a dimensão missionária no Brasil e no mundo.

Esta é a primeira vez que o núncio, nomeado no último mês de fevereiro pelo Papa Bento XVI, visita a sede das POM no Brasil: “Vi que há muita organização e gente com boa vontade de desenvolver o trabalho missionário, o que é importante, pois em qualquer país a Igreja deve sensibilizar o povo e os agentes para com a dimensão missionária que integra a natureza eclesial e social” - disse.

Com relação à dimensão missionária, Dom Giovanni caracterizou como um serviço indispensável que deve ser desenvolvido com o objetivo de levar o amor de Deus à humanidade através da Palavra de Deus: “Eu já trabalhei em vários países verdadeiramente missionários em continentes como África e Ásia, e encontrei neles disponibilidade para fazer com que a Igreja continue esta missão que o Senhor confiou. Devemos nos preocupar em anunciar a Palavra em todo o mundo e em qualquer lugar, sobretudo à disposição do povo, por meio de um carisma que seja eclesial, de serviço e amor ao próximo”.

Igreja no Brasil

Dom Giovanni foi arcebispo de Pesto, núncio apostólico na Tailândia e no Camboja e delegado apostólico no Laos e em Mianmar, cargos que ocupava há dois anos. No Brasil há seis meses, ele já reconhece os desafios do novo trabalho e elogia o modelo da Igreja em nosso país: “Todos os países têm desafios, mas vejo que no Brasil temos facilidade de trabalhar juntos. Quando entramos em comunhão com os bispos, com o Papa, não encontramos desafios que não possam ser superados. Aqui no Brasil encontrei essa proximidade, unidade e amor para com o Santo Padre e também a vontade de mostrar aos outros a unidade que existe na Igreja, porque somos todos filhos e filhas de Deus”.

Para o diretor das POM, Padre Camilo Pauletti, a visita demonstra a proximidade da Santa Sé com as Pontifícias Obras Missionárias no Brasil, relação importante porque, segundo ele, deve ser cultivada pelo bem das missões no Brasil e além-fronteiras: “As Pontifícias estão ligadas de forma próxima à Nunciatura, porque o núncio é o embaixador do Vaticano no Brasil e as POM são ligadas à Congregação Para a Evangelização dos Povos da Santa Sé. Para trabalhar juntos a dimensão missionária com eficiência é importante mantermos essa proximidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário