29 de set. de 2012


Rio de Janeiro recebe Festival Halleluya em preparação a JMJ



Uma grande festa de arte, cultura, promoção humana, diversão e oração para a juventude. Assim será o Festival Halleluya-Rio, que acontece de 29 a 30 de setembro, a partir das 13h, na Quinta da Boa Vista. O evento integra a agenda de eventos preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A entrada é franca.
Em sua segunda edição no Rio de Janeiro, o Festival, que é organizado pela Comunidade Católica Shalom em conjunto com a Arquidiocese do Rio, quer ser um grande sinal de paz para a Cidade Maravilhosa.
Na programação haverá shows musicais, apresentações artísticas de dança e teatro, workshops e cursos. Traz como novidade este ano a realização do Festival de Dança Halleluya e um show especial de encerramento, com o tema da JMJ Rio2013 (Ide e fazei discípulos em todas as nações), no qual participarão artistas que se apresentaram nos dois dias do evento.
A promoção humana e social também será uma marca do festival. Em parceria com a Ação de Amor do Cristo Redentor, serão oferecidos à comunidade diversos serviços voltados para cuidados gerais de saúde, estímulo a bons hábitos; atividade física; riscos do tabagismo, álcool e drogas; nutrição; saúde bucal; teste vocacional e cadastro de emprego, dentre outros.
Como atividade religiosa, serão celebradas missas nos dois dias do evento.
O Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, presidirá a missa do domingo, dia 30, às 15h. Haverá no local ainda um espaço denominado "Tenda da Misericórdia", reservado para adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões, aconselhamentos e orações.
Atrações musicais e culturais
Estão confirmadas as presenças dos cantores católicos Dunga, Padre Omar, Marcio Pacheco, Suely Façanha, Bruno Camurati, Olívia Ferreira, Cosme e Davidson Silva, e das bandas Anjos de Resgate, Sambandorando, Missionário Shalom e Alto Louvor. Destaque para o musical "Canto das Írias", que será apresentado na noite de sábado, dia 29 de setembro.
Serão realizadas, também, apresentações do ballet de Santa Teresa e do espetáculo "Canto das Írias", além do grupo finalista do Festival de Dança Halleluya.
Workshops
Serão realizados quatro workshops sobre as artes na Igreja, todos no domingo, dia 30.
São Eles: música e liturgia (com integrantes da banda Missionário Shalom); técnica vocal (com a cantora Olívia Ferreira); espiritualidade do ministro de música (com a cantora Suely Façanha), e unção e uso dos carismas na arte (com o cantor Davidson Silva).
Cursos
A programação do Halleluya também trará formações com temas atuais. Serão quatro cursos e uma mesa redonda. Os cursos serão: "Coragem de ser Católico - Ousadia e alegria na vivência da fé católica hoje", "Tudo e mais um pouco sobre a JMJ", "10 motivos para defender a vida" e "Curado para o amor". A mesa redonda terá como tema a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. O objetivo é conhecer a JMJ, tirar dúvidas, trocar experiências e se apaixonar por este grande encontro.
Sobre o Halleluya
O Halleluya é o maior festival de artes integradas do Brasil. Nasceu em 1997, na cidade de Fortaleza, onde este ano bateu recorde de público: recebeu 1,17 milhão de pessoas. O evento coroou as atividades de comemoração dos 30 anos de existência da Comunidade Católica Shalom.
Atualmente o Halleluya é também realizado em diversas capitais do Brasil e em alguns países: Israel, França, Inglaterra, Itália.

Fonte: CNBB

28 de set. de 2012

.Na Hoje 27 de setembro  tivemos o inicio da Festa de Santa Terezinha na Comunidade da Matinha.Na abertura tivemos Celebração da Palavra com o Diácono Nilton Francisco dos Santos e os Noiteiros foram as comunidades. 

Tema : " A Espiritualidade de Santa Terezinha é unida ao amor ela nos convida a aventurar-nos na busca desse amor".abertura tivemos Celebração da Palavra com o Diácono Nilton Francisco dos Santos e os Noiteiros foram 
AA     

Desde muito cedo Teresa Martin iniciou sua devoção ao Menino Jesus. Aos seis anos e meio,  começa a se preparar para a primeira comunhão, sendo catequizada por sua irmã Paulina. Graças a esta catequese, o amor ao Menino Jesus vai aumentando em seu coração.  Ao falar deste período, nossa santa afirma que "amava-o muito" (A 31v). Não é, pois, de se estranhar que à época de seu primeiro chamado à vida carmelitana, tenha aceitado com entusiasmo a proposta de Madre Gonzaga de se chamar "Teresa do Menino Jesus" quando ingressasse no Carmelo. Após prepará-la para a primeira comunhão, Paulina, já Irmã Inês de Jesus no Carmelo de Lisieux, convida a menina a considerar sua alma como um jardim de delícias no qual é preciso cultivar as flores de virtudes que Jesus virá colher em sua primeira visita.  

No ano de 1887 se oferece ao Menino Jesus para ser seu brinquedo (A 64r), desejando abandonar-se sem reservas à sua misericórdia. Isto ocorre por ocasião da célebre audiência com o papa Leão XIII. Teresa esperava que o papa autorizasse sua entrada imediata no Carmelo, apesar da pouca idade. Enorme decepção! Recebe palavras ternas e não a resposta desejada. Por isso não fica perturbada. Não havia se oferecido para ser a "bolinha" de Jesus e não dissera que ele poderia fazer o que quisesse com ela?
Santa TerezinhaA partir do dia 9 de abril de 1888, data de seu ingresso no Carmelo de Lisieux, Teresa pode, finalmente, realizar seu sonho de menina: assina suas cartas durante todo o postulantado como "Teresa do Menino Jesus" (Ct 46-79). No dia 10 de janeiro de 1889, dia em que recebe o hábito, assinará pela primeira vez "Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face", que será seu nome definitivo de Carmelita (Ct 80). Quando entra na clausura, a primeira coisa que lhe chama a atenção é o sorriso de seu "Menino cor de rosa" (A 72v), que a acolhe. Ela se encarregará de colocar-lhe flores desde a Natividade de Maria: "era a Virgenzinha recém-nascida que apresentava sua florzinha ao Menino Jesus". (A 77r).
Teresa dedica muitas poesias, recreações piedosas e orações ao Menino Jesus, ao mistério do Natal e aos primeiros anos da infância de Cristo. No dia 21 de janeiro de 1894 cria e oferece à Madre Inês, em sua primeira festa como priora, uma pintura a óleo do Menino Jesus, a que intitula como "O sonho do Menino Jesus". Este quadro mostra o Menino Jesus de olhos abaixados, brincando com as flores que lhe são oferecidas. Ao fundo aparece sob a claridade da lua a Sagrada Face debaixo da cruz e cerca dos instrumentos da paixão. Em uma carta enviada no mesmo dia (Ct 156), Teresa comenta seu quadro: longe de temer os sofrimentos futuros, o Menino Jesus conserva um olhar sereno e até sorri, pois sabe que sua esposa (Irmã Inês) permanecerá sempre ao seu lado para amá-lo e consolá-lo. Quanto aos olhos baixos, estes mostram sua atitude quanto à própria Teresa: "Ele está quase sempre dormindo". Neste último detalhe já vislumbramos uma prefiguração da grande prova de fé que irá acompanhá-la em seus últimos dias.
Nos finais de 1894, a jovem carmelita descobre sua "Pequena Via". A infância espiritual do cristão, feita de confiança e abandono, deverá se moldar na própria infância de Jesus, em seu caráter  de Filho, tão particularmente representado nos traços de sua infância. No dia 7 de junho de 1897, Teresa se deixa fotografar, tendo nas mãos as estampas do Menino Jesus e da Sagrada Face. Sobre a imagem do Menino Jesus, conhecido como "de Messina", Teresa copia o versículo de Pr 9,4: "Quem for pequenino, venha a mim".

            
ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE.
PARÓQUIA SE SANTO ANTÔNIO        
CABO DE SANTO AGOSTINHO-PE



Fonte: Santuário de Santa Terezinha (google)


Aaalgktimunidadehfghti

Papa convida à reflexão sobre perene evangelização

 

Jéssica Marçal
Da Redação



 
O Papa Bento XVI enviou uma mensagem por ocasião Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, inicada nesta quinta-feira, 27
O Papa Bento XVI enviou uma mensagem para a Assembleia Plenária do Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), realizada de 27 a 30 de setembro em St. Gallen, na Suíça. A mensagem, assinada pelo secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone, enfatiza a reflexão acerca da tarefa perene da evangelização e da atual urgência de renovação.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem do Papa ao Conselho das Conferências Episcopais da Europa - 29/09/2012


O Cardeal lembrou que a experiência de São Galo ensina que a mensagem cristã é semeada e está enraizada onde foi vivida autenticamente e eloquentemente por uma comunidade. Desta forma, seu anúncio é sustentado pelo testemunho de caridade fraterna e animado pela oração comum.

“A memória de São Galo e de sua obra, às vésperas do Sínodo sobre Nova Evangelização, será de estímulo à Plenária desse Conselho para assistir com fé e esperança – com o olhar fixo para Cristo Senhor – à grande “messe” que são os povos da Europa, na esteira do Concílio Vaticano II e dos ensinamentos dos Sumos Pontífices que nele atuaram”.

As discussões da Assembleia giram em torno do tema “Os desafios de nosso tempo: aspectos sociais e espirituais". A reunião termina neste domingo, 30.


FONTE: CANÇÃO NOVA

Seminário Juventude e Missão será transmitido ao vivo pela internet

 

Kelen Galvan
Da Redação

 
Seminário Nacional Juventude e Missão acontece de 28 a 30 de setembro em Brasília
Começa na tarde desta sexta-feira, 28, em Brasília, o Seminário Nacional Juventude e Missão, promovido pelas Comissões Episcopais Pastorais para a Juventude e para a Dimensão Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

Cerca de 300 participantes irão refletir sobre o tema "A alegria de ser jovem, discípulo missionário de Cristo". A proposta do evento é proporcionar às lideranças jovens das dioceses envolvidas em atividades missionárias e do Setor da Juventude um impulso na missão permanente da Igreja - evangelizar.

"As inscrições que incluem hospedagem estão encerrradas, mas se a pessoa tiver um local para se hospedar poderá ainda se inscrever", explica a secretária da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Gracielle Reis, também membro da Equipe Nacional de Comunicação "Jovens Conectados".

O evento poderá também ser acompanhado ao vivo pelo site http://jovensconectados.tv

Esse é o terceiro seminário promovido este ano. O primeiro aconteceu no mês de maio, com enfoque na comunicação, o segundo, em julho, sobre bioética, e agora, o terceiro, sobre missão. "Os encontros são preparatórios para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013", ressalta Gracielle.


Confira a programação:

Sexta-feira - 28/09

- Credenciamento: Das 16h às 18h
- 18h – Jantar
- 19h30 - Abertura Oficial – Composição da Mesa
- 20h - 1ª Palestra - Objetivo geral – Ir. Nery
• 21h - Vídeo – Ir. Dirce
• 21h10 - Leitura orante da Bíblia – Pitter, da Comunidade Canção Nova
• 21h50 - Avisos e Encerramento

Sábado - 29/09

- 08h – Animação – Juventude Missionária de Brasília
- 08h15 – Oração da Manhã – Coordenação Nacional de Jovens
- 08h30 - Mesa de debate – Paulo Mansan
- 09h30 - Intervalo
- 10h - Video e Debate – Maciel Cover
- 11h - Missa no Santuário Dom Bosco
- 12h - Almoço
- 14h30 - Animação - Juventude Missionária de Brasília
- 14h45 - Os campos de missão na Igreja - Pe Estevão
- 15h30 - Testemunhos de 3 expressões Missionárias: O Bom Pastor / O Semeador / O Pescador
- 16h15 - Intervalo
• 16h45 - Grupos de partilha orientados
• 17h45 - Grupos de Reflexão orientados
• 18h15 - Fechamento – Dom Eduardo Pinheiro
• 18h35 - Oração do terço – Terço Missionário
• 19h - Jantar
• 20h - Vigília Pré-JMJ na Catedral de Brasília

Domingo - 30/09

- 08h - Animação - Juventude Missionária de Brasília
- 08h15 - Oração da Manhã - Coordenação Nacional de Jovens
- 08h30 - Partilha dos Grupos de 100
- 09h - Síntese do Seminário – Ir. Nery
- 09h30 - Vídeo – Pe. Sávio
- 09h40 - Flash Mob. - Jovens Conectados
- 10h30 - Retorno ao auditório
- 10h45 - JMJ e Semana Missionária – Pe. Sávio
- 11h45 - Avisos
- 12h - Missa final e envio - Dom Eduardo Pinheiro
- 13h - Almoço e despedida


FONTE: CANÇÃO NOVA

"Evangelização sem cultura é um absurdo"


 

Cardeal Ravasi é entrevistado na Polônia

Mariusz Frukacz
"A evangelização sem cultura, sem as obras de arte, especialmente em uma sociedade como a de hoje, da tecnologia e da televisão, é um absurdo".
As palavras são do cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho da Cultura, em entrevista à Agência Católica de Informações na Polônia (KAI).
A entrevista foi feita por ocasião do doutorado honoris causa que o cardeal recebeu na tarde de hoje na Universidade Católica de Lublin, onde, até 30 de setembro, acontece o IV Congresso da Cultura Cristã sobre o tema "À procura de um homem num homem: raízes cristãs da esperança".
Foi justamente neste assunto que Ravasi se concentrou na entrevista: a importância da esperança cristã, a vitalidade do cristianismo na cultura contemporânea e a busca de uma linguagem adequada para a fé contemporânea.
“Infelizmente, a Europa moderna não tem o senso do futuro”, declarou ele. “Está muito fechada em si mesma, cansada, sem ideais, sem tensão. É por isso que o cristianismo tem que se tornar, mais uma vez, o princípio da esperança”. De acordo com o cardeal, “a Europa não deve se basear somente na economia e no consumo, mas tentar redescobrir a esperança cristã que inspirou a sua gênese”.
Para isto, existem hoje "novas estradas e novas linguagens", disse o presidente do Pontifício Conselho para a Cultura. No entanto, acrescentou, "há novas ferramentas, em especial a internet, que deveriam ser usadas neste sentido, mas sem substituir os métodos ‘clássicos’: a pregação, a catequese, o discurso teológico".
(Trad.ZENIT)
FONTE: ZENIT

Desenvolvimento e progresso da Nova Evangelização


 

Bento XVI confia intenções de oração para o mês de outubto


As intenções de oração proposta a cada mês pelo Santo Padre são sempre duas: uma geral e uma missionária.
As intenções confiadas ao Apostolado da Oração para o mês de outubro, que começa na segunda-feira, são as seguintes:
"Pelo desenvolvimento e o progresso da Nova Evangelização nos países de antiga tradição cristã", diz a geral.
A intenção missionária: "Para que a celebração do Dia Mundial das Missões seja uma oportunidade para um renovado compromisso com a evangelização."
(Trad.MEM)
FONTE: ZENIT

"A tua fé te salvou"

 

Carta pastoral para o Ano da Fé escrita por Dom Yang Xiang Tai Bispo da Diocese de Han Dan, China

"A tua fé te salvou" é o título da carta pastoral para o Ano da Fé escrita por Dom Yang Xiang Tai, Bispo da Diocese de Han Dan, na província de Hebei, enviada à Agência Fides.
Segundo o bispo idoso, o Ano da Fé querido pelo Papa Bento XVI, que se abrirá em 11 de outubro, nos convida a reconhecer o chamado que recebemos; a refletir sobre a nossa vida de fé; a nos comprometer com a grande missão que nos foi confiada. Assim, a oração, a adoração, a devoção mariana são os três pontos essenciais para viver bem um ano de intensa espiritualidade da fé.
Dom Yang Xiang Tai se dirige sobretudo às famílias, sacerdotes e religiosas. Na parte dedicada ao Ano da Fé na família, ilustra três temas: o papel dos pais, o matrimônio cristão, e os filhos dom de Deus. Apresentando o "Ano da Fé aos sacerdotes, religiosos e religiosas", sublinha aos sacerdotes que eles são "segundo Cristo" e têm um papel importante para o Ano da Fé: devem sempre obedecer a Cristo, comprometidos com a formação de si mesmos e na formação dos fiéis, para estarem prontos para anunciar o Evangelho. Às religiosas recomenda a imitação de três "mulheres de fé": a Virgem Maria, Santa Teresa de Lisieux e a Beata Madre Teresa de Calcutá.
"É o momento solene para toda a Igreja proclamar a mesma fé com fidelidade", disse Dom Yang, que invoca ao Senhor "para que nos ajude a ser sempre fiéis à fé em Cristo, para glorificar a Deus junto com a Igreja Universal superando toda dificuldade".
(Agência Fides)
fonte: ZENIT

Hip Hop quebra a rotina da Cúria Metropolitana

 

As batidas do Hip Hop agitaran a Cúria Metropolitana, na manhã desta quinta-feira, 27 de setembro. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, recebeu jovens que através de projetos sociais que envolvem música, dança e grafite procuram transformar as vidas de outros tantos jovens.

Em audiência, Dom Fernando ouviu a síntese de projetos articulados pelo presidente do PTB Jovem, Júnior de Castro; produtor cultural, Pablo Romero; e pelos empresários Alexandre Campello e Frederico Bezerra. Participaram também três jovens, que através do trabalho social desenvolvido pelo grupo, deixaram as ruas. Entre as propostas está a criação de um Pólo de Hip Hop Católico para trabalhar nas paróquias a inclusão social e o resgate da juventude das drogas, violência e marginalização. A ideia é oferecer oficinas de grafite, break e hip hop nas paróquias da arquidiocese.

Outro sonho é mais específico para a área rural do município de Olinda, Região Metropolitana do Recife. Com o apoio da Igreja, o grupo pretende implantar um projeto maior de inclusão social, educação, arte, cultura e fé.

O arcebispo ficou feliz com o encontro e propôs parceria também no trabalho com a Pastoral dos Moradores de Rua. A arquidiocese quer criar um espaço para acolher o povo de rua, que teriam também acesso às oficinas oferecidas pelo grupo.

Dom Fernando quebrou a rotina da Cúria convidando todos os funcionários para assistir a apresentação dos jovens. Ao som do Hip Hop, eles fizeram uma apresentação de dança de rua na Casa da Juventude Padre Antônio Henrique. Todos ficaram impressionados com a demonstração da cultura de rua. Os jovens foram convidados para participar da 6ª Caminhada Sim à Vida no próximo dia 21 de outubro, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Eles dançaram ao longo do percurso. Ao final do encontro, o arcebispo presenteou os jovens com o YouCat, o Catecismo Jovem.
Da Assessoria de Comunicação AOR

Arquidiocese é presenteada com uma réplica do Cristo Redentor

 

A Arquidiocese de Olinda e Recife receberá no próximo domingo, dia 30, uma réplica do Cristo Redentor. A imagem será acolhida pelo arcebispo dom Antônio Fernando Saburido, às 9h, na Igreja do Santíssimo Salvador – Catedral de Olinda, no Alto da Sé. A “Exposição Cristo Redentor Para Todos” faz parte das comemorações dos 80 anos do monumento construído sobre o Corcovado, na Cidade Maravilhosa. Uma iniciativa da Arquidiocese de São Sebastião (RJ), Governo e Prefeitura do Rio de Janeiro.


Depois de acolhida, haverá a celebração da missa e a imagem ficará exposta para os fiéis. Em breve, ela será conduzida para o terreno, onde será erguido o futuro Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.

Algumas cidades já foram presenteadas com a réplica do Cristo Redentor de 3 metros de altura e 1,5 de largura. A primeira foi o Vaticano, na Itália. Porém, foram também contempladas Toronto, no Canadá; e Paris, na França. No Brasil, Belo Horizonte, Curitiba, Aracaju, Brasília, Fortaleza dentre outras localidades também receberam a imagem.

JMJ – A exposição também terá o objetivo de divulgar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada de 23 a 28 de julho de 2013, com a presença do Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro. Os jovens da arquidiocese levarão a réplica da Cruz Missionária, símbolo da JMJ.
Da Assessoria de Comunicação AOR

27 de set. de 2012

Líbano: cristãos e muçulmanos se reúnem para analisar visita do Papa


A visita de Bento XVI ao Líbano é o início de uma nova temporada na complexa situação libanesa. É o que confirma o encontro dos líderes cristãos e muçulmanos realizado nos dias passados na sede do Patriarcado Maronita em Bkerké.

Na agenda do encontro, convocado a pedido do Grão Mufti (sunita) Mohammad Rashid Qabbani, os ataques contra o Islã e os efeitos positivos da viagem do Papa ao País dos Cedros.

No comunicado final do encontro, divulgado pela Agência Fides, os líderes religiosos expressaram satisfação pela visita, "que consagrou o Líbano como um país seguro e aberto a diferentes culturas e religiões". Os líderes cristãos e muçulmanos convieram atuar juntos para difundir o texto do discurso do Papa aos libaneses e transmiti-lo também aos Chefes religiosos dos países vizinhos.

As palavras do Papa são indicadas no comunicado do encontro como um ponto de partida nacional: não obstante a fragilidade dos equilíbrios internos e os temores de uma possível contaminação por parte do conflito sírio, Bento XVI recordou a todos que "o Líbano é antes de tudo um espaço de interação e de diálogo" e não uma "cena de discórdia". Sinal de que o Sucessor de Pedro "continua a considerar o Líbano como portador de uma mensagem histórica e de civilidade para o mundo inteiro, sobretudo naquilo que diz respeito ao diálogo entre as civilizações e as religiões".

As dificuldades da vida quotidiana sofridas por todos os libaneses não ficaram de fora dos colóquios de Bkerké. Os líderes religiosos examinaram os muitos fenômenos que são consequência da preocupante crise socioeconômica nacional e regional: o aumento da dívida pública e do custo de vida, a perda do poder de compra, o empobrecimento da classe média e o aumento de práticas criminosas como a extorsão e os sequestros.

Aos líderes políticos foi pedido que abandonem os sectarismos para contribuir juntos a instaurar "um clima de tranquilidade e de confiança". Na abertura do evento, o Patriarca maronita Béchara Boutros Raï usou palavras alarmantes sobre a situação social e econômica do país, definindo-a "insustentável".

Lions assina convênio com a JMJ Rio2013




O Instituto Jornada Mundial da Juventude assinou convênio com o Lions Clube do Rio de Janeiro nesta terça-feira, 18 de setembro. A parceria consiste em colocar os participantes da associação como voluntários do evento que vai reunir os jovens no mundo inteiro com o Papa Bento XVI, em julho do próximo ano, na cidade maravilhosa.

Além da governadora do Lions no Rio, Selma Aragão e demais representantes da instituição, assinaram o convênio, pelo Instituto, o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local, Dom Orani João Tempesta, e os bispos auxiliares e vice-presidentes do COL, Dom Antonio Augusto Dias Duarte e Dom Paulo Cezar Costa.

O coordenador geral da JMJ Rio2013, monsenhor Joel Amado, explicou que a iniciativa partir do Lions e representa um ato de "construir um evento a várias mãos".

Selma Aragão, disse que a intenção é "participar ativamente" da JMJ Rio2013. "Queremos despertar a oportunidade de construir pessoas", afirmou. "Queremos investir no crescimento do mundo. Vamos participar em todas as formas de servir: acolhimento, hospedagem, pontos de informações, na programação".

No Rio, o Lions conta hoje com cerca de 1.300 voluntários.A participação deles na JMJ Rio2013, diz Selma Aragão, ainda será definida a partir de um planejamento estratégico que a associação está elaborando.

A assinatura aconteceu durante a reunião com os vigários forâneos da Arquidiocese do Rio, quando foram apresentados também os primeiros voluntários internacionais do Comitê Organizador Local.

Fonte: Rio2013

Motive a sua juventude para o DNJ 2012



Carta aos padres do Pe. Pedro Targino - Referencial para a Juventude na Arquidiocese da Paraíba

Caríssimos irmãos no Sacerdócio: vocês são os principais responsáveis pela evangelização da juventude paroquial, pois é preciso animar os nossos jovens não somente para irem ao Rio de Janeiro em 2013, mas também para viverem esta grande experiência que tantos jovens de outros países já fizeram, já viveram a Jornada Mundial da Juventude no seu País. Nós, aqui no Brasil, desde que o Rio foi confirmado como sede da próxima JMJ, começamos a somar esforços para preparar o nosso País, no intuito de receber este grande evento da nossa Igreja, em julho de 2013. Já realizamos diversos eventos e atividades voltadas à Juventude, e não queremos parar, pois como o Sínodo nos fala: “temos um longo caminho a percorrer”, nossas juventudes devem ter consciência da JMJ e a dinâmica paroquial deve oferecer isso.

No entanto, venho, por meio desta, convidar os jovens da vossa Paróquia para participarem do DNJ (Dia Nacional da Juventude) que sempre acontece no 4º Domingo de outubro. Mas em vista do possível 2º turno das eleições na Capital, o Setor de Juventude da Arquidiocese achou por bem antecipar para o 3º Domingo: dia 21 de outubro.

O DNJ começará com um Ato pela Vida na Praia do Cabo Branco, às 8h, culminando com um Abaixo-assinado em Prol da Vida e contra o Extermínio dos Jovens, seguindo de um grande torneio de Futebol de Areia, Vôlei de Praia e Corrida na Areia. Montaremos tendas em diversos locais da Praia para orientação sobre a JMJ. Haverá ainda lanchonete, espaço para leitura e sala para meditação. Será um grande dia!

Como sua Paróquia pode participar?

Desde já, você, Padre responsável pela sua juventude, já pode motivar seus jovens. Tudo começa aí. Será um dia diferente para eles. Cada Paróquia deve organizar seu time de Futebol de Areia e de Vôlei de Praia, bem como sua equipe para representar sua Paróquia na Corrida de Areia. Vai ser muito legal. É preciso envolver a todos, sem contar que concluiremos as atividades, às 16h, com o Pedala Cristo (Concentração no Parque Solon de Lucena e término no Busto de Tamandaré com a Missa e em seguida um Grande Show - atração ainda a confirmar).

O DNJ este ano tem como tema: “Juventude e Vida”.
Lema: “Que vida vale a pena ser vivida”.

Portanto: anime sua juventude para não ficar de fora deste grande Dia porque certamente será um momento de evangelização diferente, já vislumbrando a Semana Missionária que vivenciaremos antes da JMJ. Com o DNJ, a nossa vitória está garantida, afinal, em quem colocamos a nossa fé? É hora de suar a camisa e ir à Praia com nossos jovens.

Fonte: Pascom da Arquidiocese da Paraíba

Bispos aprovam novo cronograma de preparação da CF



Os membros do Conselho Episcopal de Pastoral, Consep, reunidos na tarde desta quarta-feira, 26 de setembro, discutiram o processo de elaboração dos subsídios da Campanha da Fraternidade (CF), realizada pela CNBB anualmente, no período da quaresma.

O assessor da CF, padre Luiz Carlos Dias, apresentou uma proposta de cronograma. Com duração de 1 ano e meio, a proposta deverá promover uma melhor colaboração dos Regionais, assessores e pastorais e organismos afins com o tema de cada edição. Desta forma, todos os subsídios já poderão ser apresentados no mês de julho do ano anterior da Campanha.

A proposta foi aprovada pelos bispos. Em relação à escolha do hino e do cartaz, serão realizados dois concursos simultâneos, com a colaboração de comissões julgadoras específicas, mas com a decisão final do Consep. Pelo novo cronograma, os interessados em participar destes concursos receberão mais subsídios para poder a elaboração das propostas de música e cartaz.

Fonte: CNBB

Arquidiocese de Natal celebra festa dos Mártires


Os Bem-aventurados Mártires Padre Ambrósio Francisco Ferro, Padre André de Soveral, Mateus Moreira e mais 27 leigos são festejados, na Arquidiocese de Natal, nestes dias. Há festa nas Paróquias do Beato André de Soveral, em Emaús; Beato Ambrósio Ferro, no bairro do Planalto, em Natal; e na do Beato Mateus Moreira, em Cidade Verde, Parnamirim.

Outra Paróquia que também está em festa é do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, situado na Avenida Miguel Castro, no bairro de Nazaré, em Natal. Lá, os festejos tiveram início dia 24 de setembro. Diariamente, às 17 horas, há atendimento de confissão e, às 19h30, celebração de novena. No dia 3, de zero hora às 6 da manhã, haverá vigília de oração; às 9h30, missa solene, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha; e, às 14 horas, peregrinação para o Monumento dos Mártires, em Uruaçu.

Na Comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, os festejos também começaram dia 24 de setembro. Todas as noites, às 19 horas, há adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida de missa. No dia 3, quarta-feira, a programação terá início às 7 horas da manhã, com missa, no Monumento dos Mártires. Às 14 horas, haverá apresentação do Auto dos Mártires. Às 15 horas, show com Padre Antônio Maria. Ele é compositor e cantor de dezenas músicas religiosas. É conhecido pela devoção a Nossa Senhora.
No Monumento dos Mártires, a programação será encerrada às 17 horas, com missa, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada por padres da Arquidiocese de Natal.

A Igreja Católica celebra a memória dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu, no dia 3 de outubro. Esta data é feriado no Estado do Rio Grande do Norte.
FONTE: CNBB

Diocese de Guarabira promove II JDJ


A II JDJ – Jornada Diocesana da Juventude 2012, da Diocese de Guarabira, no próximo dia 28 de outubro, no Colégio Estadual de Guarabira, já vive sua preparação com reuniões do Setor Diocesano da Juventude, Pastorais e Movimentos das Paróquias de Guarabira e Semana Missionária em cada Paróquia. Para o dia 28, está sendo planejada uma extensa e animada programação para a juventude em geral e a comemoração do aniversário do Terço dos Homens da Catedral.

Informações:
Lema do II JDJ: “Qual vida vale a pena ser vivida!”
Tema: “Juventude e Vida”. Toda a juventude está convidada a participar.

Fonte: Pascom da Diocese de Guarabira

Paróquia de Santo Antônio - Cabo, realiza Celebração Eucarística para os enfermos e idosos








 
A Pastoral da Saúde da Paróquia de Santo Antônio – Cabo, realizou nesta quinta 27, dia de São Vicente de Paulo, a Celebração Eucarística, presidida por Monsenhor Josivaldo Bezerra, com a participação de grande número de enfermos e idosos, assistidos pela pastoral.
 Ir. Josevânia Alves – Pascom Cabo

25 de set. de 2012

Show de Flavinho, amanhã em Ipojuca


 

A Paróquia de São Miguel Arcanjo – Ipojuca – PE, celebra até o próximo domingo 29, a festa de seu padroeiro, São Miguel Arcanjo. Entre as atrações que a comunidade organizou para festejar tão querido Arcanjo, está o grande Show do cantor Flavinho.

O Show é gratuito e acontece amanhã 26, no Pátio do Convento, às 20h (Após a Celebração Eucarística).

Informações:

3551- 1154

Sobre o Cantor:

Com um perfil musical voltado a músicas de reflexão e de adoração, ele procura compor e cantar músicas que levem o público a ter um encontro pessoal com Jesus e a serem Batizados no Espírito Santo. A eficácia de sua evangelização musical é, segundo ele, dom inteiramente de Deus, pois nunca estudou violão e canto. Foi formado, instruído e capacitado por Deus.

Carreira:

No ano de 1996, gravava seu primeiro CD, com a Banda Canção Nova, o álbum “Deus existe”. Já nesse CD se evidenciava seu dom para composições.

Em 2001, lançou seu primeiro trabalho solo, intitulado “Alegra- te”, fruto já de sua vivência na Comunidade e de uma espiritualidade marcada na época pela Cruz de Cristo.

“Deixe-se amar” – esse é o título dado ao terceiro CD da carreira de Flavinho; um CD Duplo, lançado em 2005. O CD ao vivo foi gravado na cidade de Feira de Santana, Bahia.

Em 2006 lança o Cd Dejate Amar “em Espanhol”, marco de um novo tempo em seu Ministério.

Para evangelizar o público hispano (referente a língua espanhola), o missionário se empenhou para aprender o espanhol, partindo assim para missões em toda América Latina ( El Salvador, Paraguai, Colombia , Bolivia, Chile, República Dominicana, México ), bem como na Europa e Asia onde a presença do povo latino também é muito grande ( Londres, Nova York , Japão, Portugal, Espanha )

Teve participações em vários CDs de outros ministros de música da Canção Nova, e também em CDs de outros cantores de expressão do meio católico.

E em dezembro, no evento Hosana Brasil, lançará seu próximo álbum: “Comigo Estás“.

Fonte: blog.cancaonova.com

 
Por: Ir. Josevânia Alves – Pascom Cabo

Comunidade de São Miguel da Paróquia de Santo Antônio - Cabo, festeja padroeiro


 Com o tema: “São Miguel Arcanjo protetor e guardião da Igreja de Cristo”, a Comunidade da Sapucaia – Paróquia de Santo Antônio – Cabo, celebra entre os dias 26...
a 29 de setembro, a festa de seu padroeiro. Tendo por base a Palavra de Deus relatada através do Apóstolo João que diz: “Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o dragão. O dragão e seus anjos travaram combate, mas não prevaleceram. E já não houve mais lugar no céu para eles (Apocalipse, 12, 7-8)”.
Confira a Programação:

Quarta-feira 26 – Abertura da festa. Celebração da Palavra
Celebrante: Diác. Nilton Francisco.
Noiteiros: Comunidades

Quinta-feira 27 – Celebração Eucarística
Celebrante: Pe. Rivadávio de Barros
Noiteiros: Grupo de oração Padre Pio

Sexta-feira 28 – Celebração da Palavra
Celebrante: Diác. Genival Cunha
Noiteiros: Terço dos Homens

Sábado 29 – Dia da grande festa. Celebração Eucarística Presidida pelo Mons. Josivaldo Bezerra

Oração a São Miguel Arcanjo

“São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da Milícia Celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém!”

Alcione Nair – Pascom Cabo

24 de set. de 2012

Para refletir!

 
 
De Deus nós sabemos que existe, que é causa de todos os seres e que é infinitamente superior a tudo. Isto é a conclusão e o ponto culminante do nosso saber nesta vida terrena.
Tomás de Aquino

fonte:pensador.uol.com.br

Exposição traz pela primeira vez ao Brasil obras de arte sacra do Vaticano



Transporta-se para o universo da arte cristã, percorrendo quase dois mil anos de história. Esta é a proposta da exposição Esplendores do Vaticano: Uma Jornada Através da Fé e da Arte que estreou neste fim de semana na capital paulista. A Oca do Parque do Ibirapuera recebe, até o dia 23 de dezembro, mais de 200 peças de arte sacra e objetos históricos, muitos dos quais nunca deixaram o Vaticano. Para a curadoria, mais do que contar a história da fé católica, a mostra evidencia as influências da obra cristã na arte ocidental.

O monsenhor Roberto Zagnoli, curador da exposição, ressalta que a exposição permite um diálogo entre povos e culturas. “A arte é o melhor instrumento para essa troca. Não é só uma exposição de arte cristã, mas, sim, uma exposição que tenta trazer de novo a mensagem cristã, que é de comunhão”, declarou. Ele destaca que muitos dos objetos trazidos pelo projeto nunca sequer foram expostos na Europa. “Mesmo quem visita o Museu do Vaticano, não acessa todas as peças que trouxemos para cá”.

O padre Juarez de Castro, representante da arquidiocese de São Paulo, visitou a mostra e destacou a oportunidade que os brasileiros terão de conhecer obras inéditas do Vaticano. “O que existe de arte ocidental passa pela igreja, mas essa arte ultrapassa uma confissão religiosa. Ao entrar em contato com essa exposição, entramos em contato não só com a história da igreja, mas com história da humanidade”, disse.

A exposição é composta por 11 galerias. A primeira delas destaca a origem das expressões da arte cristã, que estavam ligadas aos atos de devoção a São Pedro, como por exemplo, as velas votivas. Nessa área, o visitante pode ver também uma representação de como o túmulo do Santo foi encontrado em 160 depois de Cristo (d.C.), inclusive com um fragmento arquitetônico da parede da sepultura, encontrado em 1941.

Na sala seguinte, explora-se o tema da Idade Média e o período bizantino, quando Roma cresceu como cidade cristã. Um dos destaques da galeria, é um relicário em ouro e prata com ossos que, durante séculos, acreditou-se serem de São Pedro, São Paulo, São José, Sant'Ana, dentre outros Santos. A terceira galeria é dedicada ao início Renascimento. Nessa área, destaca-se a obra Deposição no Sepulcro, de Giorgio Vasari.

O pintor Michelangelo, um dos autores das pinturas na Capela Sistina, ganhou uma galeria própria na exposição, na qual está exposta uma reprodução da obra Pietá. Uma das áreas que abordam a trajetória do pintor trazem a reprodução de andaimes utilizados para a pintura da capela, inclusive com reprodução de trechos da obra.

As demais salas da exposição mostram ainda objetos ritualísticos do catolicismo e o papel dos missionários da Igreja. Objetos que retratam a trajetória do papado também têm destaque na mostra. O papa João Paulo II ganhou uma sala própria, ela traz um molde em bronze da mão do papa, que poderá ser tocada pelos visitantes.

Fonte: CNBB

Vicariato Cabo, promove encontrão de formação para Catequistas











 

Com o tema: “Catequista comprometido com a missão”, no último domingo 23, a Comissão para animação Bíblico-Catequética do Vicariato Cabo, promoveu o primeiro encontrão de formação para catequistas da referida região episcopal. O evento aconteceu, na Capela de São Sebastião – Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação – Escada.

Cerca de 80 catequistas participaram da Formação, que teve como palestrante o Candidato a Diácono Permanente, Josenaldo Lopes, coordenador de pastoral da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – IPSEP.

Este encontro foi pensado no intuito de trabalhar a formação dos catequistas, a fim de aperfeiçoar a missão de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo”. Afirmou. “Se queremos ser felizes, devemos obediência ao Pai. Os frutos dessa obediência, é a alegria da grande colheita. O mesmo se dar com o convite que Jesus nos faz, de sermos filhos da Luz e rastros de Deus na vida dos irmãos”. Completou.

O evento teve início as 8h, encerrando as 16h, com a Celebração Eucarística presidida por Pe. Valdir Bezerra, Pároco de Nossa Senhora da Apresentação - Escada. “Que nunca falte em vocês, o ardor missionário. O nosso grande desafio, é pregar o que vivemos e viver o que pregamos” Declarou o sacerdote.



 

Alcione Nair – Pascom Cabo

23 de set. de 2012

Comunidade de Mercês, encerra festejos a sua padroeira

 








A Comunidade de Mercês – Paróquia de Sto. Antônio – Cabo, encerrou solenemente as festividades em honra a sua Padroeira, Nossa Senhora das Mercês.

Grande número de fiéis participaram do enceramento.

Durante a homilia, o Diácono Genival Cunha, lembrou que todos devem servir a Deus e aos irmãos, em todos os momentos da vida, a exemplo da Mãe de Deus.








Ir. Josevânia Alves – Pascom - Cabo