A Concelebração da Ereção Canônica foi realizada na Igreja Madre de Deus e contou com a participação de dezenas de sacerdotes e também de fiéis das paróquias que compõem as regiões episcopais. No início da celebração, o vice-chanceler da Cúria, padre Moisés Ferreira, leu o Decreto de Criação dos Vicariatos e um documento com a nova configuração territorial dos Vicariatos Recife Norte 1 e Recife Sul 1, dos quais os recém-criados foram desmembrados.
Em sua homilia, dom Fernando destacou a necessidade da união e o apoio do clero e dos fiéis para que o trabalho dê frutos. “Possamos todos ser responsáveis pelo sucesso desse empreendimento. Não será fácil. Há grandes desafios a serem vencidos. É preciso que os padres, diáconos e todos o povo de Deus colabore com os vigários episcopais”, ressaltou.
Em seguida, os padres Miguel e Sérgio renovaram os votos de fidelidade e obediência a Igreja e após a leitura das Provisões Canônicas foram declarados vigários episcopais pelo arcebispo. Sendo acolhidos com uma calorosa salva de palmas.
“Eu agradeço essa missão a Deus e peço a Ele fidelidade. Espero corresponder aos anseios da Arquidiocese, que pede uma Igreja em estado permanente de missão”, disse o vigário episcopal do Vicariato Recife Norte 2.
“Peço a compreensão e colaboração dos presbíteros e fiéis leigos, pois, da minha parte, proponho empenhar-me para agir com paciência, humildade e sabedoria paraque seja possível a construção de um vicariato em sintonia com o projeto missionário da Igreja”, afirmou o padre Sérgio Pereira.
Após a celebração, os novos vigários episcopais receberam os cumprimentos dos fiéis, amigos e familiares.
O Vicariato Recife Norte 2, será formado por 16 paróquias pertencentes aos setores Morros e Oeste. Já o Vicariato Recife Sul 2, será composto por 14 paróquias.
FONTE: Assessoria de Comunicação AOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário