Em consonância com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese de Olinda e Recife por meio da Comissão de Pastoral para a Vida e a Família, realizará esta noite, uma vigília de oração pela vida. Religiosos e leigos se reunirão, às 20h, na capela do Colégio Virgem Poderosa, no bairro de Parnamirim. O ato tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos – casos em que o feto tem má formação no cérebro. O assunto será julgado amanhã, 11, no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em agosto de 2008, por ocasião do primeiro julgamento do caso, a CNBB publicou uma nota que explicita a sua posição. “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. (…) Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções. Os fetos anencefálicos não são descartáveis. O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância”, insistentemente, pede, que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.
Para o arcebispo, dom Fernando Saburido, a arquidiocese de Olinda e Recife não poderia ficar de fora deste debate que é tão urgente. “Somos uma Igreja missionária e como tal temos o dever de defender a vida, assim como sempre fez nosso maior exemplo, Jesus Cristo. Fazemos isso já a cinco anos com a Caminhada Sim a Vida que a cada edição reúne milhares de pessoas de diferentes classes sociais e credos na luta pela garantia da dignidade da vida humana”, afirmou.
Tuitaço
As manifestações contrárias a descriminalização do aborto de fetos anencefálicos também acontecerão na internet. Está marcado para às 18h, um ‘tuitaço’com a hashtag #afavordavida.
fonte: aor
Nenhum comentário:
Postar um comentário