27 de abr. de 2012

Selo comemora processo de canonização de Frei Damião

O processo de beatificação e canonização de Frei Damião, no Vaticano, em Roma, deverá ficar pronto dentro de dois anos. A previsão foi dada pelo frei Jociel Gomes, religioso que está responsável pela causa no Brasil. O NETV 2° Edição mostrou que, nesta quinta-feira (26), em uma sessão da Câmara de Vereadores do Recife, foi lançado um selo em homenagem ao missionário.


Nascido na Itália, Frei Damião dedicou à vida às missões religiosas. Foram 66 anos de santas missões, percorrendo as cidades do Nordeste, ouvindo confissões, fazendo sermões. Ele tinha graves problemas respiratórios, foi internado várias vezes e, em 31 de maio de 1997, aos 98 anos, morreu. O corpo foi velado na Basílica da Penha, no Recife.

Durante três dias, uma multidão fez fila pra se despedir. Houve missa solene no Estádio do Arruda. Depois, em clima de muita emoção, aconteceu o sepultamento na Capela de Nossa Senhora das Graças, ao lado do Convento de São Félix, no Pina, onde Frei Damião viveu os últimos anos.

O Convento recebe gente de todo o Nordeste, todos os dias. Independentemente de missa ou data comemorativa, as pessoas vêm orar, fazer promessas, agradecer. A dona de casa Helena Diniz veio de Nova Floresta, na Paraíba, visitar o lugar. Ela acompanhou várias missões de Frei Damião e conhece várias histórias de fé.

“Teve uma senhora, que tinha uma menina aleijada. Ela não andava, era paralítica mesmo. A mãe já tinha perdido a esperança que ela ia volta a andar, mas tinha fé que frei Damião ia curar a filha. As pernas dela eram encolhidas, aí [Frei Damião] sentou ela no chão e disse que ela não se preocupasse, pois ia voltar a andar. Ele passou a mão no joelho dela e até hoje ela anda”, contou Helena.

Canonização
Mas, uma coisa é a fé do povo, outra coisa é o entendimento da igreja. Não bastam relatos de milagres nem a fama de santidade. É preciso a causa de beatificação e canonização ser aprovada no Vaticano. A de Frei Damião foi oficialmente aberta em 31 de janeiro de 2003. Ele já é considerado servo de Deus. Depois, vêm as outras etapas: venerável, beato e, por último, santo.
A fase diocesana do processo inclui documentos e depoimentos sobre a vida e as virtudes do religioso. Três mil páginas já foram reunidas em uma espécie de dossiê, que vai ser levado pelo frei Jociel Gomes para Roma, em junho.

“Tudo que nós tínhamos de fazer aqui, na Arquidiocese, já estamos concluído. E, em Roma, já me deram uma grande alegria ao dizer que, em torno de dois anos, a Santa Sé nos dará uma resposta. É a minha esperança e a do povo nordestino. Sempre digo que, no coração do povo do Nordeste, frei Damião já tem um altar, mas isso precisa ser reconhecido oficialmente pela Santa Igreja”, explicou.

Selo
Nesta quinta (26), foi lançado, na Câmara Municipal do Recife, um selo comemorativo ao processo de beatificação e canonização de Frei Damião. A tiragem foi de 2.412 unidades, uma edição especial. “É uma homenagem que nós faremos para a fé do povo nordestino e brasileiro”, comentou o vereador Aerto Luna (PRP), autor da proposta do selo comemorativo.

Com a presença de vários religiosos, houve uma sessão solene, antecipando as homenagens pelos 15 anos de morte daquele que foi considerado o missionário do Nordeste. “Essa homenagem é mais um instrumento que vai reforçar esse processo de canonização de Frei Damião e mostrar para a população recifense, sobretudo para a comunidade católica jovem, a importância que teve o Frei na condução da evangelização da palavra de Deus, não só na Arquidiocese, mas no Nordeste inteiro”, lembrou o vereador Josenildo Sinésio (PT), autor da proposta da sessão solene.

Fonte: G1 Pernambuco
Foto: Blog Rádio Jorna

Núncio Apostólico preside Celebração de encerramento da 50ª AG


A Celebração Eucarística de encerramento da 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu todo o episcopado brasileiro em torno do Altar Central do Santuário Nacional, nesta quinta-feira (26).
A celebração foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.
No início da celebração, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner leu a Carta de recomendação o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.
O Cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis deu as boas vindas ao Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello ressaltando que a celebração em Ação de Graças pelo encerramento da Assembleia Geral reveste-se também de um significado especial.
“Quero desejar a dom Giovanni D’Aniello que a sua missão seja fecunda, pois já começa sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil”, afirmou dom Damasceno.
Em sua homilia, o Núncio Apostólico, dom Giovanni D’Aniello afirmou que é uma grande alegria iniciar sua missão sob a proteção da Padroeira do Brasil.
“É uma grande alegria iniciar a minha missão neste santuário mariano, sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida. Agradeço Dom Damasceno pelo convite de presidir esta celebração e a toda acolhida do episcopado brasileiro”, afirmou o Núncio.
Dom Giovanni D’Aniello ressaltou que o Papa Bento XVI o encarregou de transmitir a todos os Bispos do Brasil sua mensagem de saudação afetuosa e sua oração diária.
"O que nos une aqui é o dom da fé. Fé que nasce do encontro, segundo a narração da primeira leitura que ouvimos nesta celebração”, afirmou.
Dom Giovanni D’Aniello acrescentou que neste momento em que inicia sua missão como Núncio Apostólico no Brasil, representante do Santo Padre, se une também a todos como irmão na fraternidade e na fé.
O Núncio afirmou que a Palavra de Deus proclamada torna-se pão que alimenta toda pessoa.
“A Palavra tornou-se vida que alimenta a todos nós. De fato, quem se alimenta desse pão vivo que é Jesus, apropria-se do Pai que leva a eternidade e a nossa participação nessa eucaristia nos coloca em comunhão com Ele”, acrescentou.
Encerramento sua reflexão, Dom Giovanni D’Aniello reforçou aos bispos que inicia sua caminhada como Núncio Apostólico junto de toda a Igreja no Brasil com grande alegria.
“Queridos irmãos do episcopado, clero brasileiro e fiéis, junto de todos quero comemorar a profunda união que deve ter entre nós e confiar minha caminhada a Nossa Senhora Aparecida, rainha e Padroeira do Brasil, para ela me ajude nessa missão e interceda junto ao Pai”, afirmou Dom Giovanni D’Aniello.
Ao final da celebração, Dom Damasceno agradeceu o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Darci Nicioli e aos Missionários Redentoristas pelo acolhimento durante a 50ª Assembleia Geral da CNBB.
“Quero também estender meu agradecimento a todos que colaboraram pela realização da Assembleia e se dedicaram nesses dias para a sua realização”, concluiu Dom Damasceno.

Fonte:CNBB


Frei Damião Silva, na Festa dos 50 anos de Nossa Senhora do Bom Conselho – Ponte dos Carvalhos



Teve inicio no último dia 21, as comemorações a Nossa Senhora do Bom Conselho e vai até o próximo dia 29, domingo. Com o Tema: Mãe do Bom Conselho 50 anos nos levando a Jesus”.

A comunicada de Ponte dos Carvalhos – Vicariato Cabo, recebeu ontem, 26 em mais uma noite dos festejos,  Fr. Damião Silva, que a pós a concelebração eucarística, realizou show e louvor, no pátio da Matriz. Grande número de fiés lotaram a Matriz e o pátio, para agradecer e louvar a Virgem Maria.

Durante a homilia, o Frei  Damião falou da alegria em está junto com a comunidade local, celebrando os 50 anos de fé e disse que: “é reunidos nos pés de Nossa Senhora, que vamos entender a vontade de Deus em nossa vida” e acrescentou, fazendo referência a 50ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  que todos somos convocados a está em estado permanente de missão. Ao final da Solene Concelebração, o Pároco, Pe. Alberto Milanez, agredeceu a todos pela participação na festa e convidou todos a participarem do grande show.



Ir. Josevânia Alves

26 de abr. de 2012

Show de Rogério Pablo no Teatro Barreto Junior, Cabo

Será no próximo sábado, 28 às 19h30. O evento contará com a participação de Binho Lins, Robson Nascimento, Wenia Trindade, Leo Lucas e Pádua Jr, da Banda Dialética.
Ingressos a venda, com: Adriana, Angélica, Tassia e no dia, no local do show.

24 de abr. de 2012

Abrigo São Francisco - Cabo, comemora 107 anos de Maria José


Próximo domingo, 29 de abril, o Abrigo São Francisco de Assis, comemora 107 anos de Vovó Maria José e para festejar essa grande dádiva, às 15h acontece a confraternização com a Banda "Forró Da Kaza" e todos os amigos de nossa entidade! Você é nosso convidado. Paticipe!

Senac abre inscrições para curso técnico de rádio e televisão


O Senac está oferecendo uma oportunidade para quem gosta e pretende trabalhar com rádio e televisão. Até a próxima segunda-feira, 30, estão abertas as inscrições para um curso técnico voltado para a área. Para quem tiver interesse é preciso apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, ficha 19 e pagar uma taxa de R$ 30.

O teste de seleção para o curso será realizado no dia 3 de maio, no Centro de Formação Profissional do Senac, Santo Amaro, das 8h às 12h. Na seleção serão cobrados dos candidatos conhecimentos em Windows, prova escrita de conhecimentos gerais, redação e uma entrevista.

Para maiores informações os interessados podem ligar para 0800.811.688 ou 3413.6728.

FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR

Encontro Arquidiocesano da Infância Missionária será em maio


Crianças e adolescentes que coordenam grupos da Infância Missionária na Arquidiocese de Olinda e Recife, têm um encontro marcado para o dia 5 de maio. Esses importantes agentes pastorais se reunirão no Centro Pastoral Arquidiocesano Dom Vital, na Várzea, a partir das 8h. O encontro terá como tema “Os compromissos missionários da Infância e Adolescência Missionária”. Para participar, os interessados deverão fazer a inscrição na hora e pagar uma taxa de R$ 2.

De acordo com a integrante da coordenação da Comissão de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial, a irmã Dircilene o encontro será um dia inteiro de estudo e reflexão para os coordenadores. “Eles poderão falar um pouco de suas experiências e juntos pensar estratégias para vencer os desafios”, disse. Na programação, estão previstas ainda, dinâmicas e brincadeiras para os participantes.

A coordenação do encontro ressalta que é necessário que cada criança ou adolescente leve seus lanches.

Serviço
Encontro Arquidiocesano para os coordenadores da Infância Missionária
Tema: “Os compromissos missionários da Infância e Adolescência Missionária”
Local: Centro Pastoral Dom Vital (Antiga Cúria) – Várzea
Horário: 8h às 16h
Inscrição: R$2

FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR

Vicariato Olinda terá Escola de Formação Missionária a partir de maio

“Uma Igreja em estado permanente de missão”, buscando atender cada vez mais a essa necessidade da Arquidiocese de Olinda e Recife, membros da Comissão de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial vão implantar no próximo mês, a Escola de Formação Missionária do Vicariato Olinda. As atividades, começam no sábado, dia 5 de maio, no salão da Paróquia de São Francisco de Assis, na Vila Torres Galvão, em Paulista, das 8h às 15h. A inscrição deve ser feita na hora e gratuitamente.

Integrante da coordenação da Comissão de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial, a irmã Dircilene explicou que a escola de formação tem como principal objetivo, estimular a criação dos Conselhos Missionários Paroquiais (Comipa). “Serão palestras e estudos em grupos com fóco nas Comipas. Nossa idéia é tirar todas as dúvidas e sensibilizar, principalmente os leigos para essa realidade missionária a qual somos chamados”, disse.

O público-alvo da escola de formação missionária, também inclui diáconos, padres e religiosos. “Seria importante que os sacerdotes que exercem a função de administradores paroquiais participassem, pois assim teríamos mais êxito na implantação das Comipas”, declarou a irmã Dircilene.

Ao todo a coordenação espera receber cerca de 100 pessoas. Outros encontros já estão previstos para os meses de agosto, setembro e novembro. Cada encontro será uma escola, portanto é preciso que o participante compareça a apenas uma reunião. O projeto que já funciona no Vicariato Vitória, poderá se estender a todas as outras regiões episcopais.

Para maiores esclarecimentos, os interessados podem ligar para a irmã Dircilene 3011-6403 e 9669-3643. Ou para Carmelita, nos telefones 3439-2079 / 8750-8571 / 96670730.

Serviço
Escola de Formação Missionária do Vicariato Olinda
Local: Salão da Paróquia de São Francisco de Assis – Vila Torres Galvão, Paulista
Data: 05/05/2012
Horário: 8h às 15h

FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR


Comissão para a Juventude monta stand na 50ª AG para tirar dúvidas sobre a JMJ RIO2013


A Jornada Mundial da Juventude é considerada um dos maiores eventos católicos do mundo e reúne milhares de jovens de todas as partes do mundo em um encontro com o papa Bento XVI.
Para auxiliar os bispos do Brasil em suas dúvidas sobre o evento, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude montou um stand na 50ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida (SP).
De acordo com padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, o espaço é destinado a auxiliar os bispos nas dificuldades e dúvidas sobre a JMJ em suas dioceses e paróquias.
“Colocamos um stand aqui na Assembleia da CNBB com o objetivo de ajudar os bispos que tenham alguma dúvida sobre este grande evento e também sobre a Semana Missionária, que antecede a JMJ”, afirmou padre Carlos Sávio.
Para realizar este trabalho de atendimento aos Prelados, membros do Comitê Organizador Local do Rio de Janeiro e da Comissão Episcopal para a Juventude estão de plantão para responder as perguntas dos bispos.
“Vários bispos já passaram pelo stand e procuramos sempre ajudá-los em suas dificuldades e fazer com que as suas dioceses sintam-se cada vez mais entusiasmadas com a Jornada Mundial da Juventude”, acrescentou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.
A Jornada Mundial da Juventude será realizada de 23 a 28 de julho no Rio de Janeiro (RJ).

Fonte: CNBB

18 de abr. de 2012

PARA REFLETIR

O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, por que é a fonte de todos os vícios.
Santo Agostinho


O supérfluo dos ricos é propriedade dos pobres.
Santo Agostinho
 
 
Ninguém faz bem o que faz contra a vontade, mesmo que seja bom o que faz.
Santo Agostinho

Missas, novenas e atrações culturais vão marcar a Festa de São José Operário no Cabo

“Unidos a São José, somos operários de Cristo”. Este é o tema da Festa de São José Operário do Cabo de Santo Agostinho, que este ano acontece entre os dias 22 de abril e 1º de maio. Para marcar essa importante data, a Paróquia de São José Operário montou uma programação especial, que vai contar com a celebração de missas em todos os dias da festa, novenas, atrações culturais, entre outras atividades. As comemorações vão acontecer na igreja matriz, situada na Vila Social, próxima ao centro do Cabo.

Toda a comunidade está envolvida para fazer dessa festa um momento de homenagens e agradecimentos ao padroeiro. “Este ano nós realizamos quatro reuniões com representantes das capelas que pertencem à paróquia, comunidades, animadores e integrantes das diversas pastorais para fazermos uma festa simples e bonita e também para confirmar que São José Operário é o padroeiro de toda a Paróquia e não só da Vila Social (onde fica a igreja matriz)”, ressaltou o padre Severino Lourenço, administrador paroquial.

Sobre o tema deste ano, ele destacou que, unidos ao padroeiro, toda a igreja pode trabalhar mais e melhor. “Desde que cheguei aqui estamos trabalhando para que nós, paroquianos de São José, estejamos unidos. Por isso o modelo é São José, porque foi ele quem esteve unido à Maria e a Jesus e nunca deixou de cumprir os planos de Deus em sua vida”, explicou. “Acreditando nisso, nos tornamos operários de Cristo, ou seja, trabalhando para a construção de um mundo melhor, mais unido, pois fazemos parte do plano de Deus”, acrescentou o padre. Além das missas e novenas, a festa contará com a apresentação de atrações culturais, como os ministérios de música Katholical e Nossa Senhora de Lourdes, ministérios da própria paróquia, a banda Príncipe da Fé, o Pastoril de Suape, o cantor Zeca Pastory, entre outros.

Ao todo, serão 10 dias de festa. A abertura será realizada no dia 22, às 18h30, com uma procissão saindo da Rua João Farias Evangelista, nº 57, na Vila Social, até à igreja matriz, para a celebração da santa missa. Em seguida, haverá uma apresentação musical. O encerramento da festa vai acontecer no dia 1º de maio e as atividades começam logo às 5h, com uma alvorada festiva. Às 6h, será celebrada uma missa seguida de um café da manhã comunitário. Às 10h, haverá outra missa e o sorteio da bandeira de São José. Já às 12h, será realizado um almoço, oferecido pela Ordem Franciscana Secular. Às 17h, uma procissão com a imagem do padroeiro percorrerá as principais ruas da Vila Social, seguida de missa, entrega da bandeira para o ano de 2013 e apresentações culturais.


História – Descendente de Davi, São José era carpinteiro na Galileia e comprometido com Maria. Ele é tido pela igreja como “Patrono da Igreja Universal” (título proclamado pelo Papa Pio IX, em 1870), não só por ter assumido Jesus como seu filho, mas por ser considerado um homem justo. Tornando-se pai de Jesus, José deu a ele uma família e um nome; até porque, segundo a tradição judaica, era o pai que deveria ensinar tudo a seu filho. A Igreja Católica festeja São José Operário no dia 1º de maio, mesma data do Dia do Trabalhador, quando são celebradas as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Em 1886 houve uma grande manifestação de operários na cidade americana de Chicago. Quase 100 anos depois, o Papa Pio XII fixou o dia 1º de maio para São José Operário, o trabalhador. Isto ocorreu em 1955, dando um “ar cristão” à festa que já existia. “No caso de nossa Paróquia, foi em 15 de maio de 1964 que Dom Helder Câmara, então arcebispo de Olinda e Recife, criou a Paróquia de São José Operário no Cabo para dar importância à festa do trabalhador que já era realizada na Destilaria”, explicou o padre Severino. Outras informações sobre a festa podem ser obtidas através do telefone 3521-0681.

Fonte: Pascom São José Operário

CNBB cria plataforma para cadastrar catequistas de todo o país

Os catequistas de todo o país agora ficarão reunidos em um só lugar. Isto graças a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que desenvolveu uma plataforma virtual para cadastrá-los. A ficha para cadastro está disponível no seguinte endereço: http://www.cnbb.org.br/intranet/catequistas/.

Segundo a assessora da Comissão, Cecília Rover, a ideia para a plataforma surgiu da necessidade de um banco de dados da catequese que possa contribuir na dinamização do trabalho de evangelização. De acordo com ela, as informações do cadastro de catequistas serão processadas e permitirão a elaboração dos diferentes projetos de evangelização de modo mais proveitoso, pois partirão de uma realidade concreta de cada região.
Fonte: Gaudium Press

Missa de abertura da 50a AG da CNBB

A celebração da Eucaristia, realizada na manhã desta quarta-feira, 18 de abril, no Santuário Nacional de Aparecida (SP) marca o início da 50a. Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, a celebração conta com a participação dos 335 bispos que participam do encontro jubilar da Conferência.

O evangelho proclamado pelo Pe. Ernane Pinheiro, durante a celebração litúrgica de abertura da 50a. Assembleia da CNBB, trata do motivo da paixão, morte e ressurreição de Cristo: o amor infinito de Deus, ilustrado no episódio do encontro de Jesus com Nicodemos. O Cardeal Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP), pediu que todos dirijam as preces a Deus para que o Espírito conduza a assembleia geral dos bispos. Saudou o aniversário de 85 anos do Papa Bento XVI e lembrou também da celebração do 7o. Ano do seu pontificado que será celebrado no dia 24 de abril.

Dom Damasceno realçou as comemorações especiais lembrados nesse evento: 60 anos da CNBB, no próximo dia 14 de outubro; jubileu do início dos trabalhos do Concílio Vaticano II; 20 anos da promulgação do catecismo da Igreja Católica. O Cradeal lembrou ainda o “Ano da Fé”e o Sínodo dos Bispos que terão início no próximo mês de outubro.

O Tempo Litúrgico da Páscoa é o pano de fundo da realização da 50a. Assembleia, lembrou o arcebispo, e o tema geral “A Palavra de Deus na vida e missão da Igreja” vai nortear os trabalhos e a reflexão. “É pela fé que se participa da vida de Jesus”, disse dom Damasceno.,“e é o amor de Deus deve fortalecer o compromisso de todos com a objetivo de evangelizar, a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção prefe-rencial pelos pobres, para que todos tenham vida (cf. Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.”, concluiu.


Fonte: CNBB

CNBB prepara seminário sobre bioética

De 13 a 15 de julho, em Brasília, as Comissões para Vida e Família e para a Juventude, da CNBB, vão promover o Seminário de Juventude e Bioética. O objetivo é aprofundar os conhecimentos sobre temáticas como aborto, anencefalia, células tronco embrionárias e eutanásia.

Já estão confirmadas as presenças de Dom Fernando Chomali, da Pontifícia Universidade Católica do Chile; Frei Antônio Moser e Dra. Lenise Garcia, membros da Comissão de Bioética da CNBB, entre outros convidados.

As questões relacionadas à bioética tem ganhado cada vez mais relevância no Brasil. Recentemente houve a liberação, pelo Supremo Tribunal Federal, do aborto em casos de anencefalia e do uso de células-tronco embrionárias, além da geração por reprodução assistida de uma criança para ser doadora para a irmã. Além disso, uma comissão de juristas nomeada pelo Senado Federal decidiu propor o aumento de casos em que o aborto não será punido, incluindo a incapacidade psicológica da mãe. Diante de tantos desafios, fazem-se cada vez mais atuais as palavras do Papa Bento XVI:

“Convido-vos a seguir com particular atenção os problemas difíceis e complexos da bioética. As novas tecnologias biomédicas interessam não somente a alguns médicos e pesquisadores especializados, mas são divulgadas através dos modernos meios de comunicação social, provocando esperanças e interrogações em setores sempre mais vastos da sociedade”.

Seguindo esse chamamento, as duas comissões da CNBB começam a preparação do Seminário de Juventude e Bioética. O evento é mais um passo de preparação para a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. Mais informações sobre a programação – e a abertura das inscrições – serão dadas no site dos Jovens Conectados.

Fonte: Jovens Conectados

Jornada Mundial da Juventude

Tem muita gente pensando e trabalhando para que a Semana Missionária - dias que antecedem a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013 - desperte no coração da juventude e de toda a Igreja no Brasil a realidade que inspirou o Documento de Aparecida: somos “Discípulos Missionários”.
Nesta semana, os assessores das Comissões Episcopais Pastorais: da Juventude, Ecumenismo, Ministérios Ordenados, Caridade Justiça e Paz, Educação e Cultura, representantes dos Salesianos, Regnum Christi e das Pontifícias Obras Missionárias, se reuniram para debater e planejar as atividades que serão propostas para as dioceses, em todo o país, vivenciarem com os jovens brasileiros e peregrinos estrangeiros, nesta Semana Missionária.
A finalidade desta programação é revelar a identidade eclesial da juventude, redescobrir seu valor e sua força evangelizadora, tão essencial para a Vida e Missão da Igreja, os frutos que se esperam são concretos e duradouros dentro desta dimensão. O foco da programação é atingir a todos: brasileiros e estrangeiros, para que se envolvam em atividades missionárias, culturais, ação social, tudo à Luz do tema da JMJ Rio 2013 “Ide e fazei discípulos todos os povos”.
A corrida é contra o tempo para finalizar a programação, a fim de que este material chegue às Dioceses do Brasil e seja uma base, uma direção para tudo que será realizado nestes dias da Semana Missionária, obviamente dentro da realidade de casa Igreja particular.
Que o clima da Jornada Mundial da Juventude invada o coração de todos nós, não apenas da juventude, a fim de que desde o dia 17 de julho, quando começa a Semana Missionária até o dia 28 de julho no encerramento da JMJ Rio 2013 tenhamos um país verdadeiramente Discípulo Missionário de Cristo Jesus.


Fonte: CNBB

12 de abr. de 2012

Recife ganha dois novos Vicariatos Episcopais

A Arquidiocese de Olinda e Recife deu mais um passo para a concretização do projeto de dinamizar a ação pastoral. Na noite desta quarta-feira, 11, foram criados os Vicariatos Recife Norte 2 e Recife Sul 2 e na ocasião, o arcebispo metropolitano deu posse aos respectivos vigários episcopais, padre Miguel Batista Morais Neto, SCJ, e padre Paulo Sérgio Vieira Leite.

A Concelebração da Ereção Canônica foi realizada na Igreja Madre de Deus e contou com a participação de dezenas de sacerdotes e também de fiéis das paróquias que compõem as regiões episcopais. No início da celebração, o vice-chanceler da Cúria, padre Moisés Ferreira, leu o Decreto de Criação dos Vicariatos e um documento com a nova configuração territorial dos Vicariatos Recife Norte 1 e Recife Sul 1, dos quais os recém-criados foram desmembrados.

Em sua homilia, dom Fernando destacou a necessidade da união e o apoio do clero e dos fiéis para que o trabalho dê frutos. “Possamos todos ser responsáveis pelo sucesso desse empreendimento. Não será fácil. Há grandes desafios a serem vencidos. É preciso que os padres, diáconos e todos o povo de Deus colabore com os vigários episcopais”, ressaltou.

Em seguida, os padres Miguel e Sérgio renovaram os votos de fidelidade e obediência a Igreja e após a leitura das Provisões Canônicas foram declarados vigários episcopais pelo arcebispo. Sendo acolhidos com uma calorosa salva de palmas.


“Eu agradeço essa missão a Deus e peço a Ele fidelidade. Espero corresponder aos anseios da Arquidiocese, que pede uma Igreja em estado permanente de missão”, disse o vigário episcopal do Vicariato Recife Norte 2.
“Peço a compreensão e colaboração dos presbíteros e fiéis leigos, pois, da minha parte, proponho empenhar-me para agir com paciência, humildade e sabedoria paraque seja possível a construção de um vicariato em sintonia com o projeto missionário da Igreja”, afirmou o padre Sérgio Pereira.

Após a celebração, os novos vigários episcopais receberam os cumprimentos dos fiéis, amigos e familiares.

O Vicariato Recife Norte 2, será formado por 16 paróquias pertencentes aos setores Morros e Oeste. Já o Vicariato Recife Sul 2, será composto por 14 paróquias.
FONTE:  Assessoria de Comunicação AOR

10 de abr. de 2012

Novos Vigários Episcopais tomam posse nesta quarta-feira

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, dará posse aos novos vigários episcopais nesta quarta-feira, 11. A cerimônia acontecerá durante uma missa celebrada na Igreja da Madre de Deus, bairro do Recife, às 19h30. Na ocasião, os padres Miguel Batista de Morais Neto e Sérgio Vieira Leite se tornarão os responsáveis pelos Vicariatos Episcopais Recife Norte 2 e Recife Sul 2, respectivamente.

Por conta da quantidade de paróquias que havia nos vicariatos Recife Norte e Recife Sul, dom Saburido resolveu dividi-los para dinamizar a evangelização nestes setores. O Vicariato Recife Norte 2, será formado por 16 paróquias pertencentes aos setores Morros e Oeste. Já o Vicariato Recife Sul 2, será composto por 14 paróquias. Assim a Arquidiocese de Olinda e Recife segue dando continuidade ao seu projeto de descentralização para melhor atender aos fiéis religiosos e, principalmente leigos.

O padre Miguel acredita que a criação das regiões episcopais é uma forma de estar mais perto dos fiéis e dos trabalhos desenvolvidos por cada paróquia. “Essa forma de divisão deve facilitar cada vez mais a dinamização da ação pastoral com uma presença mais efetiva junto ao povo”, afirmou.

De acordo com o padre Sérgio, é necessário que os sacerdotes e fiéis estejam unidos para o planejamento e a execução das atividades no vicariato. “Sabemos das dificuldades e desafios e acredito que esse trabalho não deve ser feito só, mas em conjunto. Juntos vamos construir o rosto dessa Igreja que procura ser missionária”, ressaltou.

Os vigários episcopais formam junto com os vigários gerais e com o arcebispo, um governo colegiado. Esse modelo de dividir o território arquidiocesano em microrregiões é uma recomendação do Código de Direito Canônico e um desejo antigo de dom Saburido.“Desde que era auxiliar dom Fernando já queria implantar esse modelo, visto que o território da Arquidiocese é muito grande. São 19 municípios mais Fernando de Noronha e dividi-los só ajudará o nosso trabalho pastoral”, afirmou o arcebispo.

Paróquias que formam o Vicariato Recife Norte 2

Nossa Senhora das Dores – Apipucos;
Santa Isabel – Alto Santa Isabel (Casa Amarela);
Santa Maria – Macaxeira;
Nossa Senhora de Fátima – Mangabeira;
Nossa Senhora da Conceição – Morro da Conceição;
Nossa Senhora de Lourdes – Nova Descoberta;
São Sebastião – Vasco da Gama;
São Pio X – Camaragibe;
Sagrado Coração de Jesus – Fábrica – Camaragibe;
Nossa Senhora das Graças – Engenho do Meio;
Nossa Senhora da Conceição – Iputinga;
Nossa Senhora do Rosário – Várzea;
São Lourenço Mártir – São Lourenço da Mata;
Nossa Senhora da Luz – Matriz da Luz – São Lourenço da Mata;
Santo Antônio – Tiúma – São Lourenço da Mata.

Paróquias que formam o Vicariato Recife Sul 2

Nossa Senhora da Boa Viagem – Boa Viagem;
Nossa Senhora de Fátima – Boa Viagem;
Nossa Senhora do Rosário – Boa Viagem;
Coração Imaculado de Maria – Brasília Teimosa;
Nossa Senhora do Carmo – Cajueiro Seco;
Nossa Senhora das Candeias – Candeias;
Nossa Senhora da Piedade – Piedade;
Santo Antônio – Prazeres – Jaboatão dos Guararapes;
Nossa Senhora do Rosário – Pina;
Nossa Senhora de Fátima – Ibura – Jaboatão dos Guararapes;
Nossa Senhora da Conceição Aparecida – IPSEP;
Cristo Redentor – Jordão Alto – Recife;
Nossa Senhora do Rosário – Muribeca – Jaboatão dos Guararapes;
Nossa Senhora do Rosário – Novo Guararapes – Prazeres –Jaboatão dos Guararapes;

Instalação do Vicariatos Recife Norte 2 e Sul 2 e posse dos respectivos vigários episcopais
Local: Igreja Madre de Deus
Rua da Madre de Deus, s/n – Recife Antigo
Dia: 11 de abril de 2012
Horário: 19h30

FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR

Palácio dos Manguinhos abrigará exposição de arte sacra

Pela primeira vez o Palácio dos Manguinhos, nas Graças, abrirá suas portas para uma exposição de artes plásticas. A sede administrativa da Igreja Católica de Olinda e Recife, colocará a disposição do público 60 peças de arte sacra. Entre telas e esculturas, os artistas Newton Alves e Timóteo, pretendem mostrar para os visitantes a riqueza da iconografia, com réplicas de peças dos séculos 17 e 18. A exposição itinerante “A Imaginária e sua Iconografia”, ficará disponível para visitação do dia 11 ao dia 24 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 13h; e sábados e domingos das 8h às 18h. A entrada será gratuita.

O trabalho conjunto dos dois artistas começou em 2009. Naquele ano as peças foram expostas no Mosteiro de São Bento, em Olinda, e cerca de 5 mil pessoas puderam apreciar as obras de arte. No ano seguinte, a exposição foi para o Centro Cultural de São Francisco, em João Pessoa, na Paraíba. Agora ela volta para Pernambuco, e em parceria com a arquidiocese estará na capital. “Queremos que pessoas de todas idades e classes sociais conheçam a beleza da iconografia e entenda como a arte foi fundamental no processo de construção da religiosidade do nosso povo”, afirma Timóteo.

A abertura da exposição será nesta terça-feira dia 10, às 19h, para convidados, dentre eles o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Para o religioso esta será uma oportunidade rara de contemplar a inspiração do divino nas artes plásticas. “A arte é um dom de Deus, e muitos homens e mulheres usam deste dom para levar a beleza do céu a outras pessoas”, disse.

No próximo ano, a Europa vai receber a exposição. Graças ao apoio da The Maria Nobrega Foundation os artistas estão fechando datas para levar as obras para a Itália e a Romênia.


Serviço
Exposição "A Imaginária e sua Iconografia"
End.: Av. Rui Barbosa, 409 - Graças - Recife
De segunda a sexta das 8h às 13h
Sábados e domingos das 8h às 18h

FONTE: AOR

Arquidiocese realiza vigília em prol da vida e da dignidade humana

Em consonância com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Arquidiocese de Olinda e Recife por meio da Comissão de Pastoral para a Vida e a Família, realizará esta noite, uma vigília de oração pela vida. Religiosos e leigos se reunirão, às 20h, na capela do Colégio Virgem Poderosa, no bairro de Parnamirim. O ato tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a descriminalização do aborto de anencéfalos – casos em que o feto tem má formação no cérebro. O assunto será julgado amanhã, 11, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em agosto de 2008, por ocasião do primeiro julgamento do caso, a CNBB publicou uma nota que explicita a sua posição. “A vida deve ser acolhida como dom e compromisso, mesmo que seu percurso natural seja, presumivelmente, breve. (…) Todos têm direito à vida. Nenhuma legislação jamais poderá tornar lícito um ato que é intrinsecamente ilícito. Portanto, diante da ética que proíbe a eliminação de um ser humano inocente, não se pode aceitar exceções. Os fetos anencefálicos não são descartáveis. O aborto de feto com anencefalia é uma pena de morte decretada contra um ser humano frágil e indefeso. A Igreja, seguindo a lei natural e fiel aos ensinamentos de Jesus Cristo, que veio “para que todos tenham vida e vida em abundância”, insistentemente, pede, que a vida seja respeitada e que se promovam políticas públicas voltadas para a eficaz prevenção dos males relativos à anencefalia e se dê o devido apoio às famílias que convivem com esta realidade”.

Para o arcebispo, dom Fernando Saburido, a arquidiocese de Olinda e Recife não poderia ficar de fora deste debate que é tão urgente. “Somos uma Igreja missionária e como tal temos o dever de defender a vida, assim como sempre fez nosso maior exemplo, Jesus Cristo. Fazemos isso já a cinco anos com a Caminhada Sim a Vida que a cada edição reúne milhares de pessoas de diferentes classes sociais e credos na luta pela garantia da dignidade da vida humana”, afirmou.

Tuitaço
As manifestações contrárias a descriminalização do aborto de fetos anencefálicos também acontecerão na internet. Está marcado para às 18h, um ‘tuitaço’com a hashtag #afavordavida.

fonte: aor

Vigília de Oração pela Vida



A Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Comissão Arquidiocesana para a Vida e a Família, promove nesta terça-feira, 10, às 20h Vigília de Oração pela Vida contra a descriminalização do aborto de anencéfalos – casos em que o feto tem má formação no cérebro.

A vigília será na Capela do Colégio Virgem Poderosa, localizado na Rua Leonardo Bezerra Cavalcanti 116 - Jaqueira - Recife, PE

Participem e divulguem!!!!
fonte: aor

9 de abr. de 2012

Fiéis lotam as ruas do Cabo de Santo Agostinho e celebram a Vitória de Cristo sobre a morte


As Paróquias de Santo Antônio e São José Operário, promoveram ontem, domingo de Páscoa (08/04/12),a “XIV Caminhada Com Cristo Ressuscitado”. Com o objetivo de celebrar a maior festa cristã e difundir a Boa Nova do Senhor, há 14 anos o Monsenhor Josivaldo José Bezerra, pároco da Paróquia de Santo Antônio e Vigário Episcopal da região Cabo, realiza o evento que todos os anos arrasta multidões pelas ruas da cidade e culmina com uma grande Concelebração Eucarística. Esse ano, com uma grande novidade, a Paróquia de São José Operário, também se uniu para juntos celebrar o grande dia em que o Senhor venceu a morte e ressurgiu vitorioso.

Foram mais de 06h de intensa emoção e alegria. A concentração aconteceu, em frente da Capela de Cristo Rei, na Cohab, animação e acolhida ficou por conta do Ministério “Arcanjos de Cristo Rei”, às 16:20min, o Monsenhor Josivaldo juntamente com os padre: Dom Mauro Cruz, OSB e Vigário Paroquial de Santo Antônio, Pe. Rivadávio (Vigário Paroquial de São José), Padres Severino (Pároco de São José), o Diácono Genival Cunha e os Seminaristas: Romualdo e Valdenor, fez a abertura do evento. O Vigário Episcopal falou que dois motivos levaram a mudança do percurso da Caminhada: a unidade entre as duas Paróquias e os perigos com os fios de alta tensão para quem estava nos trios elétricos no antigo percurso, logo em seguida agradeceu a presença de todos e o apoio dos padres e lembrou a todos o motivo da grande festa: a ressurreição de Cristo e com a oração do Pai-Nosso, deu início ao referido evento, que contou com a animação durante o percurso dos Ministérios de Música das duas Paróquias (Santo Antônio e São José Operário). Crianças, adolescentes, jovens, adultos e grande números de idosos seguiram a Caminhada, fiéis de várias paróquias do Vicariato e de muitas cidades vizinhas da Região metropolitana vieram prestigiar e declaravam emocionadas que já é uma tradição de todos os anos virem a cidade para o evento. Durante o percurso aconteceram duas paradas para uma breve reflexão e logo em seguida a multidão seguiam cantando e louvando o Cristo ressuscitado.

  Ao chegar ao pátio do Caic, o Ministério Nossa Senhora de Lourdes, recebeu a multidão que se concentraram para a Concelebração Eucarística, na homilia feita por Pe. Severino Aquino, o sacerdote lembrou mais uma vez ao povo que, celebrar a Páscoa de Jesus, é celebrar a vitória e que assim como os discípulos que foram anunciar a Boa Nova, também nós hoje, somos convidados a anunciar Jesus Cristo, principalmente com o testemunho de vida, que as pessoas sintam algo diferente em nós, que se traduz em “conversão”, afirmou o sacerdote.

Ao final da Concelebração, um dos coordenadores da Caminhada, João Eugênio fez os agradecimentos emocionado e finalizou agradecendo de forma muito especial ao Monsenhor Josivaldo, por há 14 anos atrás ter tido a coragem de juntos com eles iniciar esse grande evento que já se tornou tradição na cidade. Também esteve presente e falou aos fiéis, em especial ao juventude, o Pe. Gimesson (Presidente da Comissão arquidiocesana para a juventude).

Após a Santa Missa, a multidão assistiu a apresentação da Banda Católica, “Príncipe da Fé” e logo em seguida o show tão esperado do cantor Diego Fernandes, que veio pela primeira vez ao Cabo e levantou a multidão que emocionadas gritavam: A Igreja é viva a Igreja jovem!

Ir. Josevânia Alves

8 de abr. de 2012

Vigília Pascal

 Vigília de Páscoa, também chamado de Vigília Pascal ou a Grande Vigília, é a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, por ser a primeira celebração oficial da Ressurreição de Jesus. Historicamente, é durante essa celebração que as pessoas (especialmente adultos) são batizados e adultos catecúmenos são recebidos em plena comunhão com a Igreja. É realizada nas horas de escuridão entre pôr-do-sol no Sábado Santo e o amanhecer da Páscoa. É marcada pela primeira entoação desde o início da Quaresma do Glória e do Aleluia, uma característica litúrgica do Tempo Pascal.
Na Paróquia de Sto. Antônio - Cabo, a Solenidade teve início as 20h do sábado santo (07\04\12), foi presidida pelo Mons. Josivaldo José Bezerra e contou com a participação de centenas de fiéis.
 Durante a homilia, o Monsenhor explicou para os fiéis o sentido da referida Vigília e fazendo referência ao Doutor Angélico, São Tomáz de Aquino, disse que Jesus desceu aos infernos por 04 motivivos, a saber:
01. Para suportar todas as penas do pecado;
02. Para ir o Senhor, em socorro dos amigos;
03. Para dar vitória perfeita sobre o satanás;
04. Para libertar os santos que lá estavam.
Ir. Josevânia Alves
Comunicadora