8 de jan. de 2025

Setor Música Litúrgica da CNBB lança álbum para a quaresma em Aparecida com as edições CNBB

 


Está disponível nas plataformas de streaming o álbum “A misericórdia no caminho para a Páscoa”. A iniciativa continua uma tradição da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, por meio do Setor Música Litúrgica, de divulgar músicas específicas para a Quaresma, ampliando o repertório já publicado e divulgado desde o Hinário Litúrgico da CNBB.

Entre as novidades do álbum, que também é uma parceria com as Edições CNBB, há cantos de entrada conforme as antífonas do missal, e cantos de comunhão conformes os Evangelhos específicos do Ano C. Há ainda gravações das três fórmulas do Ato Penitencial, conforme a nova tradução do Missal Romano.

O assessor do Setor Música Litúrgica, padre Jair Costa, destaca que a motivação para a criação do álbum se deu a partir da ampliação do repertório, principalmente em relação aos cantos específicos de comunhão.

Ele revela que no novo álbum constam melodias novas para o canto do Ato Penitencial, na primeira fórmula (“eu confesso…”); na segunda fórmula (“tende compaixão de nós…”); e que na terceira fórmula há um dos textos específicos para a Quaresma. “Estas melodias estão de acordo com a nova tradução do Missal”, enfatiza.

E aponta, ainda, que os cantos de comunhão fazem eco dos Evangelhos que, nos domingos, falarão da misericórdia: a figueira sem frutos, o filho pródigo, a mulher perdoada.

“Este álbum, trazendo nos cantos de comunhão o eco da Palavra proclamada, liga de maneira estreita o canto a cada domingo. Isso exigirá dos grupos de animação um cuidado maior ao preparar os cantos com a comunidade que vai participar, conduzindo-a a cantar pelo menos os refrões, para que o evangelho saboreado na mesa da palavra seja ouvido também no refrão do canto, ao se aproximar da mesa da comunhão”, diz padre Jair.

Ouça o álbum 

A misericórdia no caminho da Páscoa – Cantos para o Tempo da Quaresma – Ano C – Álbum de Edições CNBB, Bruno Boss | Spotify

Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário