29 de nov. de 2019

Missa de Envio da Festa de São Sebastião será sábado, 30

Imagem de São Sebastião - Igreja Matriz de Santo Antônio - Cabo
No próximo sábado (30) ás 19h devotos e paroquianos de Santo Antônio e das paróquias do Cabo, estarão na Igreja Matriz de Santo Antônio – centro da cidade para participar da Missa de Envio da festa do querido co-padroeiro do Cabo, o querido Mártir São Sebastião.
A imagem de São Sebastião chegou ao Cabo, há aproximadamente 200 anos de Portugal, a partir daí, começaram os louvores e novenas glorificando ao Senhor pelas graças recebidas. A devoção do povo cabense se intensificou quando uma grande peste se deu sobre a cidade, invocaram São Sebastião e, em pouco tempo, cessou a terrível flagelação. Prometeram continuar a devoção com festas ao Glorioso Mártir, em todos os anos, nos 10 dias de festa na cidade, os devotos se vestem de vermelho em homenagem ao querido santo que testemunhou com seu sangue a sua fé. A festa acontecerá de 16 a 26 de janeiro de 2020 e reflete o tema, “São Sebastião, alimentado pela Eucaristia, testemunhou o Mistério da Fé”.

Serviços:
Missa de Envio da Festa de São Sebastião, Co-padroeiro do Cabo
Data: 30 de novembro de 2019
Local: Igreja Matriz de Santo Antonio – Centro do Cabo
Contatos/ (81) 3521-9933
Ir. Josevânia Alves

Conselho Missionário do Vicariato Cabo se reúne no próximo sábado, 30

2ª Escola Missionária de 2019



Como já exorta o Papa Francisco, “A missão é uma paixão por Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, uma paixão pelas pessoas“ Com o desejo de intensificar sempre mais a paixão pela missão no empenho de tornar sempre mais Jesus conhecido e amado no mundo inteiro, nas ações em nossas comunidades, pastorais, grupos e movimentos, nos próximo sábado (30) o Conselho Missionário do Vicariato Cabo (COMIVI) se reunirá ás 9h no centro social Armínio Guilherme no centro do Cabo, com os coordenadores dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs), assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) e da Juventude Missionária (JM) das paróquias do vicariato Cabo. O objetivo do encontro será fazer a programação das atividades de formação e animação da missão para 2020.
Serviços:
Reunião do COMIVI – Vicariato Cabo
Data: 30\11\2019
Local: Centro Social Armínio Guilherme – Centro do Cabo
Horário: 9h às 11h
Mais informações: 9.9627-8537

Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho encerra festejos a Nossa Senhora das Graças



Capela Nossa Senhora das Graças - Caçari
A comunidade Nossa Senhora das Graças no Caçari, celebra hoje com muita gratidão e devoção a festa de sua querida padroeira com o tema, “Nossa Senhora das Graças, Mãe de ternura e Misericórdia”. A Procissão sairá às 18h30 da capela a ela dedicada no Caçari e percorrerá alguns ruas do bairro e retornando para a Missa Solene presidida por padre Rogério Silva, pároco.
Nossa Senhora das Graças
Desde o início da Igreja, Maria sempre foi vista como “portadora das graças”. Porém, o título “Nossa Senhor das Graças” surgiu num determinado tempo da história e num local específico. Estamos falando das 17 horas e 30 minutos do dia 27 de novembro de 1830, na Rua Du Bac, 140, em Paris, França. Neste local e data especificados, Catarina Labouré, então noviça da Congregação de São Vicente de Paulo, foi até à capela impelida para rezar. Estando em oração, teve uma visão da Virgem Maria, que se revelou a ela como Nossa Senhora das Graças.

A aparição
E tal revelação não aconteceu somente por palavras. Nossa Senhora deu a Catarina Labouré uma visão reveladora. Vejamos o relato da própria Catarina que, depois, se tornou santa: "...uma Senhora de mediana estatura, de rosto muito belo e formoso... Estava de pé, com um vestido de seda, cor de branco-aurora. Cobria-lhe a cabeça um véu azul, que descia até os pés... As mãos estenderam-se para a terra, enchendo-se de anéis cobertos de pedras preciosas. A Santíssima Virgem disse-me: ‘Eis o símbolo das Graças que derramo sobre todas as pessoas que mas pedem ...’ Formou-se então, em volta de Nossa Senhora, um quadro oval, em que se liam, em letras de ouro, estas palavras: ‘Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a Vós’. Depois disso o quadro que eu via virou-se, e eu vi no seu reverso: a letra M, tendo uma cruz na parte de cima, com um traço na base. Por baixo: os Sagrados Corações de Jesus e de Maria. O de Jesus, cercado por uma coroa de espinhos e a arder em chamas, e o de Maria também em chamas e atravessado por uma espada, cercado de doze estrelas. Ao mesmo tempo, ouvi distintamente a voz da Senhora, a dizer-me: ‘Manda, manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxeram, com devoção, hão de receber muitas graças”.

Enquanto contemplava esta cena maravilhosa, Maria sobre o globo terrestre e raios saindo de suas mãos em direção à terra, Catarina ouviu uma voz a lhe dizer: "Este globo que vês representa o mundo inteiro e especialmente a França, e cada pessoa em particular. Os raios são o símbolo das Graças que derramo sobre as pessoas que Me as pedem. Os raios mais espessos correspondem às graças que as pessoas se recordam de pedir. Os raios mais finos correspondem às graças que as pessoas não se lembram de pedir.“

Compreendemos que o título Nossa Senhora das Graças está intimamente ligado à revelação da Medalha Milagrosa. Porém, as graças distribuídas por Nossa Senhora não dependem do uso da Medalha e sim de pedir a ela com fé e devoção. Tanto que, em outra aparição, Nossa Senhora se queixou a Santa Catarina Labouré dizendo: “Tenho muitas graças para distribuir... Mas as pessoas não me pedem...”

Depois de um tempo, Catarina Labouré conseguiu que a medalha fosse cunhada, tal qual a Virgem Maria tinha lhe pedido. Logo, esta medalha se tornou um fenômeno inimaginável. A promessa da Virgem Maria se cumpria admiravelmente em todos os que usavam a Medalha com devoção. Graças a ela, uma terrível epidemia da peste negra foi debelada na França. Milhares de pessoas já tinham morrido quando a Medalha Milagrosa começou a ser usada. Então, os doentes que a recebiam com fé começaram a ser curados milagrosamente, pois a peste não tinha cura.
Então, a Medalha Milagrosa passou de milhares para milhões de cunhagens. Espalhou-se rapidamente pela Europa livrando milhões de pessoas da peste. Depois, espalhou-se por todo o mundo. E as graças continuam acontecendo até hoje. A medalha Milagrosa é a mais cunhada de todos os tempos. O número de medalhas, porém, não se compara ao número de graças derramadas pelas mãos cheias de amor da Virgem Maria, Nossa Senhora das Graças.

25 de nov. de 2019

Encontro de Formação para assessores da Juventude Missionária anima vicariato Vitória

Participantes do Encontro de Assessores da JM -Vicariato Vitória 


Fomentar a consciência missionária no coração da Juventude, será uma das metas da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 2020 contemplada do novo Plano Arquidiocesano de Pastoral. Este impulso já teve início este ano com a realização de duas etapas de formação para a Juventude Missionária (JM) no Vicariato Cabo, que atualmente conta com 6 grupos implantados, dando continuidade ao processo formativo neste sábado (23\11) deu-se início as etapas de formação no vicariato Vitória. O encontro foi assessorado pelo articulador da JM arquidiocesana, Alecssandro Vasconcelos que abordou o tema, “Juventude Missionária” ( onde presentou a Obra de Propagação da Fé, perfil, metodologia e missão da JM sem com uma maior ênfase para a necessidade urgente da Ad Gentes. O encontro aconteceu na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, em Bonança de 8h às 16h com momentos de espiritualidade, palestra, reflexão, estudos em grupos e partilhas. Participaram do evento, jovens de 09 paróquias, sacerdotes, representantes dos Conselhos Missionários Paroquiais (COMIPAs) e assessores  da Infância e Adolescência Missionária (IAM).
Estudos em grupos
Para o articulador da JM arquidiocesano, Alecssandro, o encontro representa um grande marco para a vida missionária no referido vicariato, “nesse momento especial, em que vivenciamos o Ano Extraordinário Missionário com o tema: Batizados e Enviados, somos impelidos a olhar e acompanhar com carinho especial a juventude e a missão. Queremos articular e organizar ainda mais os jovens em nossas paróquias e dilatar os grupos de JM para que os jovens conheçam qual sua identidade e carisma e também como é a sua metodologia. O Vicariato Vitória abriu esta caminhada para que pudéssemos realizar a primeira formação, onde proporcionamos aos jovens uma reflexão sobre o carisma da Obra de Propagação da Fé, reforçando a necessidade de se criar vínculos de amizade entre os jovens.  A Juventude Missionária é um estilo de vida, que deseja viver uma espiritualidade samaritana e também o jeito de ser de Jesus de Nazaré.” Concluiu. O próximo encontro de formação, será dia 07 de dezembro em Dois Leões, na Capela Nossa Senhora de Fátima de 7h30 às 15h.
Ir. Josevânia Alves com informações de Alecssando Vasconcelos




19 de nov. de 2019

Linhas Gerais para a Ação Missionária na Arquidiocese de Olinda e Recife



Nos dias 15 e 16 de novembro de 2019, a arquidiocese de Olinda e Recife realizou a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral para atualização do Plano Arquidiocesano de Pastoral em suas comissões. A Comissão de Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial (ou COMIDI) a partir das reflexões das ações já realizadas e buscando intensificar a necessidade de despertar sempre mais em todos a consciência batismal do compromisso missionário, teve como linha gerais para sua ação em todo território arquidiocesano nos próximos 03 anos em comunhão com o Documento de Parecida, o documento 100, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Programa Missionário Nacional, por uma Igreja em estado permanente de missão, não medindo esforços para animar, promover e articular para que o anúncio da Pessoa de Jesus Cristo, “caminho, verdade e vida”, seja razão de ser uma Igreja em saída. A consciência missionária, que deve ser transversalmente assumida por todas as dimensões pastorais, sendo o COMIDI responsável para organizar e realizar a animação, formação, e cooperação missionária em todos os níveis pastoral arquidiocesana na sinodalidade.  
Informações: COMIDI AOR

9 de nov. de 2019

Devotos festejam São Benedito no Bairro São Francisco - Cabo

Altar da Capela São Benedito 
Devotos de São Benedito festejam o querido padroeiro de 16 a 20 de novembro com o tema, “a exemplo de São Benedito, partilhemos o pão em todas as mesas”. A festa acontecerá na capela a ele dedicada no Bairro São Francisco (próximo a praça do bairro). No dia 16\11, abertura da festa com a Procissão da Bandeira saindo às 18h30 da residência de Josefa Ana e Maria Ana na Rua 37 Nº 09 - Bairro São Francisco em direção a Capela para a Missa de abertura da festa. Todas as noites haverá Missa às 19h. No domingo (17\11) a Missa será às 11h e às 12h almoço partilhado e no dia 20\11 às 18h30 sairá a procissão com a imagem de São Benedito percorrendo as principais ruas da comunidade em encerrando as 19h30 com a Missa Solene.
Imagem de São Benedito 


Conheça mais sobre São Benedito:

Cultuado  inicialmente no Brasil pelos escravos negros, por causa da cor de sua pele e de sua origem – era filho de africanos e negro -, passou a ser amado por toda a população como exemplo da humildade e da pobreza. Esse fato também lhe valeu o apelido que tinha em vida, “o Mouro”. Tal adjetivo, em italiano, é usado para todas as pessoas de pele escura e não apenas para os procedentes do Oriente. Já entre nós ele é chamado de São Benedito, o Negro, ou apenas “o santo Negro”.
Há tanta identificação com a cristandade brasileira que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Benedito Manasseri nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, em Messina, na ilha da Sicília, Itália. Era filho de africanos escravos vendidos na ilha. O seu pai, Cristóforo, herdou o nome do seu patrão, e tinha se casado com sua mãe, Diana Lancari. O casamento foi um sacramento cristão, pois eram católicos fervorosos. Considerados pela família à qual pertenciam, quando o primogênito Benedito nasceu foram alforriados junto com a criança, que recebeu o sobrenome dos Manasseri, seus padrinhos de batismo.
Cresceu pastoreando rebanhos nas montanhas da ilha e, desde pequeno, demonstrava tanto apego a Deus e à religião que os amigos, brincando, profetizavam: “Nosso santo mouro”. Aos vinte e um anos de idade, ingressou entre os eremitas da Irmandade de São Francisco de Assis, fundada por Jerônimo Lanza sob a Regra franciscana, em Palermo, capital da Sicília. E tornou-se um religioso exemplar, primando pelo espírito de oração, pela humildade, pela obediência e pela alegria numa vida de extrema penitência.
Na Irmandade, exercia a função de simples cozinheiro, era apenas um irmão leigo e analfabeto, mas a sabedoria e o discernimento que demonstrava fizeram com que os superiores o nomeassem mestre de noviços e, mais tarde, foi eleito o superior daquele convento. Mas quando o fundador faleceu, em 1562, o papa Paulo IV extinguiu a Irmandade, ordenando que todos os integrantes se juntassem à verdadeira Ordem de São Francisco de Assis, pois não queria os eremitas pulverizados em irmandades sob o mesmo nome.
Todos obedeceram, até Benedito, que sem pestanejar escolheu o Convento de Santa Maria de Jesus, também em Palermo, onde viveu o restante de sua vida. Ali exerceu, igualmente, as funções mais humildes, como faxineiro e depois cozinheiro, ganhando fama de santidade pelos milagres que se sucediam por intercessão de suas orações.
Eram muitos príncipes, nobres, sacerdotes, teólogos e leigos, enfim, ricos e pobres, todos se dirigiam a ele em busca de conselhos e de orientação espiritual segura. Também foi eleito superior e, quando seu período na direção da comunidade terminou, voltou a reassumir, com alegria, a sua simples função de cozinheiro. E foi na cozinha do convento que ele morreu, no dia 4 de abril de 1589, como um simples frade franciscano, em total desapego às coisas terrenas e à sua própria pessoa, apenas um irmão leigo gozando de grande fama de santidade, que o envolve até os nossos dias.
Foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII. Seu culto se espalhou pelos quatro cantos do planeta. Em 1652, já era o santo padroeiro de Palermo, mais tarde foi aclamado santo padroeiro de toda a população afro-americana, mas especialmente dos cozinheiros e profissionais da nutrição. E mais: na igreja do Convento de Santa Maria de Jesus, na capital siciliana, venera-se uma relíquia de valor incalculável: o corpo do “Santo Mouro”, profetizado na infância e ainda milagrosamente intacto. Assim foi toda a vida terrena de são Benedito, repleta de virtudes e especiais dons celestiais provindos do Espírito Santo.
Fonte: https://franciscanos.org.br/vidacrista/santo-do-dia/

Paróquia de Cristo Rei no Cabo festeja padroeiro

Adicionar legenda
Muita alegria e gratidão já invade o coração dos paroquianos de Cristo Rei, na Cohab - Cabo, em preparação para a tão esperada festa de seu querido padroeiro. A festa este ano reflete o tema, "O meu Reino não é deste mundo" Jo. 18, 36 e acontecerá de 15 a 24 de novembro na Igreja Matriz que fica localizada na Rua 55 nº 800 na Cohab. Dentre as novidades deste ano, a festa contará com a 1ª procissão da imagem oficial de Cristo Rei, acolhida na paróquia no dia 25 de agosto de 2019 com a Missa de lançamento da festa. A imagem saiu em carreata da paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz - Pontezinha para a Igreja Matriz de Cristo Rei. Na programação da festa, logo no dia 15\11 às 5h30 haverá alvorada festiva seguida de oração e café da manhã partilhado. Ás 18h30 Procissão da Bandeira saindo da residência da Sra. Kátia e seu filho Paulo César, situada na Rua José Luiz de Barros Lima, bloco Nº 115 casa C,  Cohab em direção a Igreja matriz onde haverá a Missa de abertura da festa. Todas as noites a Santa Missa ás 19h e logo após no pátio da matriz, os fiéis terão momento cultura para se confraternizarem em família. No domingo (17) às 9h no pátio da matriz haverá a concentração para a tradicional carreata e benção de todos os motoristas. No dia da grande festa, 24\11, às 6h alvorada festiva , 7h Batismo, 10h Missa Solene, 16h Santa Missa e logo após a 1ª procissão com a imagem de Cristo Rei, percorrendo as principais ruas da Cohab encerrando a festa de 2019 com atração cultural.
imagem de Cristo Rei - Cohab

A paróquia de Cristo Rei, fundada em 24 de novembro de 2013 recebeu seu 1º pároco, Pe. Osvaldo Lopes, no dia 02 de setembro de 2019, o padre Osvaldo já exercia seu ministério sacerdotal em Cristo Rei, desde a sua elevação a paróquia.

Expediente Paroquial:

De terça à sexta:
8h às 12h e de 14h30 às 19h
Sábado:
8h às 12h e de 14h às 17h
Domingo:
7h às 10h




Missas:
Domingo: 7h e 19h
Terça, quinta e sexta às 18h30
Quarta 19h30
Padre  Osvaldo Lopes, pároco proclamando o Evangelho


Atendimento do Pároco:
Terça e quinta 15h às 18h
Quartas 19h30
Contato: (81) 98317- 0758 \ 3524-4744
 https://www.facebook.com/paroquiaCristoReiCaboPE
Por, Ir. Josevânia Alves - Pascom Vicariato Cabo


7 de nov. de 2019

Vicariato Cabo debate “Redes Sociais”

Fernando Ribeiro, falando ao vicariato Cabo



Na amanhã desta quinta-feira (07) o vicariato Cabo se reuniu para partilhar a caminhada das comissões de pastorais e no segundo momento do encontro recebeu Fernando Riberio, fotógrafo e criador do ig @siganossasenhora que soma em sua rede social, 143 mil seguidores. Fernando falou ao clero e demais participantes, sobre "Redes Sociais" e sua importância na evangelização, com dicas de produção de cards para divulgação dos eventos das paróquias, editor de imagens, produção de vídeos entre outras dicas importantes e práticas para a evangelização nas paróquias. Mons. Josivaldo Bezerra acolheu o mais novo diácono permanente, André Souza da paróquia São José Operário, também as edições Paulinas apresentaram aos participantes o recém lançado texto-base do XVIII Congresso Eucarístico Nacional que também será disponibilizado sua venda nas paróquias para que todos possam ter acesso e refletir sobre o Sacramento da Eucarística em suas comunidades, grupos, movimentos e pastorais. A próxima reunião será dia 12\12.
Diácono permanente, André Souza

Pascom Vicariato Cabo

3 de nov. de 2019

Homens vocacionados para amar a igreja doméstica, é tema do 8º Encontrão do Terço dos Homens do Vicariato Cabo




O tradicional “Encontrão do Terço dos Homens” do vicariato Cabo acontecerá no próximo dia 10 de novembro de 8h30 às 15h na paróquia de São José da Boa Esperança em Amaraji – PE e reunirá participantes das paróquias do vicariato e também grupos de outros vicariatos que já confirmaram a participação. O evento este ano celebra a 8ª edição e refletirá o tema, “Homens vocacionados para amar a igreja doméstica”. Na programação os participantes terão, às 8h30 a concentração na Capela Nossa Senhora da Conceição onde todos seguirão em caminhada com a imagem de Mãe Rainha até a Igreja Matriz, onde haverá a recitação do Terço, palestra, louvor, momentos de reflexão e a Santa Missa encerrará o evento. Segundo o vice coordenador arquidiocesano do Terço dos Homens, Alexandre Santos, o evento surgiu para fortalecer a espiritualidade e a missão do movimento no vicariato, “nosso encontrão do vicariato Cabo, teve início em 2012, com o apoio  monsenhor Josivaldo Bezerra, vigário episcopal do vicariato Cabo, pois os homens estavam muito dispersos nas paróquias, e precisavam amadurecer a consciência de uma pastoral de conjunto, por isso o encontrão surgiu como forma de juntos partilhamos a missão como uma grande família que somos e a cada ano vejo o envolvimento e a grandeza da fé dos homens do Terço na esperança de buscar sempre crescer no compromisso do engajamento nas pastorais e comunidades das paróquias a que cada um pertence, como fruto já vemos a fortaleza em família, com a mudança dos homens que cada vez mais estão crescendo na espiritualidade e procurando se engajar em suas paróquias, hoje vemos os homens nas pastorais de liturgia, da acolhimento, ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, e em outras missões.  O mais importante para a nossa missão é, fortalecer a nossa família para que juntos participemos a Igreja de Deus, e busquemos a cada caminhada, a cada encontro amadurecer a nossa fé, pois o homem quando reza, reza com a força do amor e com sua devoção a nossa Mãe Rainha Três Vezes Admirável.” Declarou Alexandre Santos que no dia 09 de outubro passado, tomou posse como vice coordenador arquidiocesano do Movimento, a celebração de posse aconteceu no Santuário de Mãe Rainha em Ouro Preto, Olinda em Missa presidida por padre Severino Aquino, vigário paroquial de Nossa Senhora da Apresentação em Escada com a participação do padre Argemiro, assessor regional do Terço dos Homens no regional Ne2, e do reitor do Santuário, Padre Carlos Alberto. Também recebeu posse, Sérgio Bosco, como coordenador arquidiocesano e José Amaro, como secretário arquidiocesano do Terço dos Homens.  No vicariato Cabo, a coordenação atual é composta por, Rafael Rodrigues e Sandro.

Serviços:
8º Encontrão do Terço dos Homens do Vicariato Cabo
Dia: 10\11\19
Local: Igreja Matriz de São José da Boa Esperança – Amaraji – PE
Horário: 8h30 às 15h
Mais informações: (81) 98519-7025
(Pascom Vicariato Cabo com informações de Alexandre Santos, vice coordenador arquidiocesano – THMR)