14 de set. de 2015

1ª Semana Missionária do Vicariato Cabo contou com mais de 300 missionários





Muita alegria, interação, festa e oração, foram sentimentos que ficaram gravados no coração ardoroso dos participantes da 1ª Semana Missionária do Vicariato Cabo, entre eles, crianças, jovens, adultos e idosos que uniram forças e foram a cidade de Primavera anunciar Jesus Cristo. O evento organizado pelo presidente da comissão para a animação missionária e cooperação intereclesial do vicariato Cabo, Pe. Rogério Silva, juntemanete com Pe. Alberto Falcão, pároco de Primavera e do comivi, teve início no ultimo dia 01 e encerrou-se ontem, (domingo, 06). Na programação, aconteceram encontros com Infância e Adolescência Missionária e as crianças, também da Juventude Missionária com os jovens, encontros com todos os leigos sobre o compromisso de discípulos missionários, visita aos enfermos com os sacerdotes, Pe. Alberto Falção e Pe. Rogério Silva, e no sábado, 05, por volta das 14h uma mutidão de missionários vindos das paróquias do vicariato, lotaram o pátio da convento das Irmãs Ursulinas, em Primavera, onde se hospedaram até o domingo para viver os ultimo dias da missão.  O pároco, Pe. Alberto Falcão, acolheu os visitantes, “desde já agradeço a todos que vieram de suas paróquia, doando o seu tempo precioso para contribuir na missão da Igreja aqui na Paróquia de Santo Antônio – Primavera, nós só temos que agradecer a todo as paróquias que vieram.
Desde o dia 01 estamos vivendo um momento de graça e com a presença de vocês será ainda mais um grande testemunho. A resposta sempre é a Nosso Senhor que vocêss dão.
Agradeço ao Pe Rogério por ter escolhido a nossa paróquia, para realizar a 1ª experiência missionária a nível de vicariato.”
Encerrou o sacerdote. Após uma momento fraterno de animação missionária todos seguiram para a gruta de Nossa Senhora de Lourdes para a oração do santo terço, em seguida, ciranda missionária e após o jantar, todos participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento, com o Pe. Rogério Silva, que exortou a todos a pedir ao Senhor, a coragem de anuncia-Lo sem temor aos povos. Também na Igreja Matriz, os jovens tiveram um encontro para refletirem sobre a missão jovem, com a Juventude Missionária da Paróquia de Sto. Antônio – Cabo, encerrando também com um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. No domingo, 06, o grande dia da saída missionária, o dia amanheceu feliz ao som dos toques e cantos da juventude que acordou os missionários com cantos da missão, após o café, todos rezaram as Laudes com  Pe. Rogério Silva, que também motivou a todos para reavivarem no coração o ardor missionário, "quando nos fechamos e não saímos em missão nós nos omitimos a graça de Deus. Tudo o que somos hoje, somos graças aos missionários que nos transmitiram os ensinamento de Jesus e o futuro depende de cada um de nós. Fecha-se a missão é fecha-se ao Espírito Santo, nós temos que entender a missão como uma urgente que abrange a todos, não podemos ficar parados, pois a missão é uma urgência. Deus vai nos cobrar se fomos fiéis ou não a missão, vamos sair em missao, nós não escolhemos casas, a missão é além fronteiras..." Afirmou Pe. Rogério Silva. Os irãos Luiz Marques e Marcos Marques, da Comunidade de Maracujá, há aproximadamente 20km do centro de Primavera, falaram da alegria em receber os missionáriso e com eles sair para evangelizar, "eu acho de grande importância essa semana junto com o Comipa, é uma porta para anunciar a Boa Nova do Reino de Deus as família.” Às 8h, cerca de 400 missionáriso seguiram a grande caminhada, saindo do convento onde estavam hospedados até o centro da cidade, cantando a missão, se diviram em grupos de 4 pessoas e visitaram a cidade, encerrando na delegacia, onde convidaram os comissários a rezarem juntos pela paz, e ao final, os mesmo declararam, "num mundo cheio de violência, drogas e mortes, ver essa juventude se reunindo para falar de Deus, é algo espetacular.”
A missão foi encerrada oficialmente com a Concelebração Eucarística, presidida pelo vigário Episcopal do Vicariato Cabo, Mons. Josivaldo Bezerra, e com a participação de vários sacerdotes da região espiscopal, mons. Josivaldo lembrou, “estarmos nesta sintonia com a arquidiocese "em estado permanente de missão”. Eu estou muito feliz pela presença de meus irmãos sacerdote, quero parabenizar ao Pe. Rogério, que assumiu a comissão para a ação missionária em nosso Vicariato e hoje estamos encerrando a 1ª semana missionária com a participação de quase todas as paróquias de nossa região episcopal. Missão é isso, deixar tudo e parti, levar a Palavra de Deus aos povos." Declarou Mons. Josivaldo. Durante a homilia com Frei Carlos, Pároco de São Miguel, em Ipojuca, o mesmo lembrou,  “esta celebração tem um simbolismo muito grande, estamos encerrando a semana missionaria, estas palavras : não tenhas medo, levanta-te, anda... refletem bem o momento que estamos vivendo, em que o papa nos convoca para sermos uma igreja em saída. Permanecemos cegos e mudos neste mundo quando não comunicamos o amor de Deus aos aos povos.” Encerrou o religioso.

Ir. Josevânia Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário