29 de jan. de 2014


Missionários, visitam comunidade de Pirapama neste domingo

Já dizia o profeta da paz, Dom Hélder Câmara: “Missão é partir, mas não devorar quilômetros...” é nesse espírito de ir ao encontro do povo, que no próximo domingo, 02, cerca de 35 missionários visitam a comunidade de Pirapama, no Cabo. Na programação consta, logo às 08h, o grupo se encontra na Matriz de Sto. Antônio, no Centro da cidade e seguem para  Pirapama, onde visitam as famílias e às 11h, encerra a visita com a Celebração Eucarística na Capela de Nossa Senhora de Lourdes, presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Rogério José. A animação ficará por conta do Ministério de Nossa Senhora de Lourdes. O evento é aberto a todos os paroquianos que desejarem participar e conhecer mais de perto, o serviço missionário.

Ir. Josevânia Alves

Papa Francisco reconhece virtudes heróicas de religiosa brasileira


irma_serafina2
O Papa Francisco autorizou ao Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, Cardeal Angelo Amato, o reconhecimento das virtudes heroicas da religiosa brasileira, a Serva de Deus Serafina.
A Serva de Deus Serafina, na época Noemy Cinque, era irmã professa da Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo. Nascida em Urucurituba (AM), em 31 de janeiro de 1913, ela morreu, em Manaus (AM), em 21 de outubro de 1988.
Esta é a lista de nomes que o Santo Padre autorizou a para a Causa dos Santos a promulgar os decretos que reconhecem:
- o martírio do Servo de Deus Pietro Asúa Mendía, sacerdote diocesano nascido, em Valmaseda, na Espanha, em 30 de agosto de 1890 e morto por ódio à fé em Liendo, Espanha, em 29 de agosto de 1936.
- as virtudes heróicas do Servo de Deus Giuseppe Girelli, sacerdote diocesano nascido, em Dossobuono, na Itália, em 10 de janeiro de 1886 e morto, em Negrar, Itália, em 1° de maio de 1978.
- as virtudes heróicas do Servo de Deus Zaccaria di Santa Teresa (Zaccaria Salteráin Vizcarra), sacerdote da Ordem dos Carmelitas Descalços nascido, em Abadiano, na Espanha, em 5 de novembro de 1887 e falecido, em Vellore, na Índia, em 23 de maio de 1957.
- as virtudes heróicas da Serva de Deus Marcella Mallet, fundadora das Irmãs da Caridade de Québec, nascida em Côte des-Neiges, no Canadá, em 26 de março de 1805, e falecida em Québec, Canadá, em 9 de abril de 1871.
- as virtudes heróicas da Serva de Deus Maria Benedetta Arias, fundadora das Irmãs Servas de Jesus no Sacramento, nascida em La Carlota di Rio Cuarto, Argentina, em 3 de abril de 1822 e falecida, em Buenos Aires, Argentina, em 25 de setembro de 1894.
- as virtudes heróicas da Serva de Deus Margarida do Sagrado Coração de Jesus (no século Virginia De Brincat), fundadora das Irmãs Franciscanas do Coração de Jesus, nascida em Kercem, Ilha de Gozo, Malta, em 28 de novembro de 1862, e falecida em Victoria, Ilha de Gozo, Malta, em 22 de janeiro de 1952.
- as virtudes heróicas da Serva de Deus Serafina (Noemy Cinque), religiosa brasileira da Congregação das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, nascida em Urucurituba (AM), em 31 de janeiro de 1913 e morta em Manaus (AM), em 21 de outubro de 1988.
- as virtudes heróicas da Serva de Deus Elisabetta Sanna, viúva, professa da Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco, do Sodalício da União do Apostolado Católico fundado por São Vicente Pallotti, nascida em Codrongianos, Itália, em 23 de abril de 1788 e falecida, em Roma, em 17 de fevereiro de 1857.
Fonte: ACI Digital

Camisas para o Show da Esperança estão à venda em shoppings do Recife


cartaz-show-pe-reginaldoAté o próximo dia 15 de fevereiro, os interessados em contribuir com a construção da primeira Fazenda da Esperança da Arquidiocese de Olinda e Recife poderão adquirir a camisa do Show da Esperança, em mais dois pontos de vendas. Um quiosque foi montado no primeiro andar do Shopping Boa Vista, no centro da Capital. Um outro será inaugurado nesta terça-feira, 28, no  RioMar Shopping, no bairro do Pina, a partir das 11h30. O evento contará com a presença do arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido.
Nos novos pontos, católicos ou não que queiram vestir a causa do combate às drogas encontrarão camisas de todos os tamanhos (P, M, G e XG) ao preço de R$20. Tudo que for arrecadado será revetido para a construção da Fazenda da Esperança, que deverá começar já em março. Além dos quiosques, as vendas continuam acontecendo nas 115 paróquias da arquidiocese, e também, na Casa da Juventude Padre Antônio Henrique, nas Graças.
Show – No dia 15 de fevereiro, um mar de esperança tomará conta das areias do Polo Pina. Milhares de pessoas sensíveis à causa participarão dos shows e da Missa. O evento terá início às 15h com atrações locais. Entre eles padre João Carlos, frei Damião Silva, DJ Angelus, Cristina Amaral e Nando Cordel. Em seguida, Dom Fernando Saburido presidirá a Concelebração Eucarística. Encerrando o 1º Evangelizar é preciso Recife – Show da Esperança, o padre Reginaldo Manzotti cantará seus maiores sucessos.
Doações – As pessoas podem contribuir ainda durante a coleta realizada na Celebração Eucarística do dia 15 de fevereiro, no Polo Pina. Outra opção é através de depósito bancário na conta da Fazenda.
Banco do BrasilAgência: 3108-9Conta Corrente: 32892-8
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Diocese de Palmares promoveu Dia da Consciência Cristã


palmares
Com a proposta de evangelizar os turistas que visitam o Estado no período de férias, a Diocese de Palmares organizou, na cidade de Tamandaré, o Dia da Consciência Cristã. A região atrai todos os anos milhares de visitantes que vão às praias, principalmente no mês de janeiro. O evento, realizado no dia 25, também foi momento de agradecer pelo ano que passou e pelas atividades de 2014.
De acordo com o bispo de Palmares e presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, dom Genival Saraiva,  “o evento é uma oportunidade importante para aproveitar a alegria do povo que ocupa a cidade na temporada de veraneio e, com a linguagem musical, tocá-las pela fé”.
Uma missa celebrada por dom Genival deu início às atividades. Na sequência, diversos artistas da música católica se apresentaram voluntariamente em show que recebeu uma multidão na Arena Tamandaré Fest. Para o responsável da organização, padre Arlindo Matos, “a Igreja precisa oferecer aos turistas a oportunidade de encontrar-se com Cristo, mesmo nos momentos de férias, em que muitas vezes, as pessoas, sobretudo, os jovens “esquecem” os valores cristãos”.
A iniciativa do Dia da Consciência Cristã é do pároco de Tamandaré, padre Arlindo Laurindo Júnior, que vem buscando desenvolver ações de evangelização na cidade voltadas também aos turistas. “Neste dia, toda a comunidade mostra que não devemos esquecer de Deus, nem mesmo no período de férias”, explica o padre.
A renda obtida com o evento será destinada à construção do seminário Sagrado Coração de Jesus, em Palmares.
Com informações da CNBB NE2
Fonte: AOR

13 de jan. de 2014

Fiéis festejam São Sebastião, no Cabo



Um dos santos mais amados e invocado no mundo inteiro, protetor da humanidade, contra a fome, a peste e a guerra, São Sebastião, será festejado pelo povo cabense, entre os dias 17 à 26, com o tema: “São Sebastião, um testemunho de fé que nos arrasta para Deus”.  A programação tem início na próxima sexta-feira, 17, com a Procissão da Bandeira, às 19h, saindo a Capela de São Miguel Arcanjo, na Sapucaia, onde os devotos seguirão para a Matriz de Santo Antônio, no Centro do Cabo e participam da Celebração Eucarística de Abertura da Festa. Durante todas as noites, vários sacerdotes, presidem a Santa Missa em hora do Glorioso Co-padroeiro e no dia 26, a programação tem início logo às 05h, com alvorada festiva, às 10h a Missa Solene, presidida por Monsenhor Josivaldo Bezerra, Vigário Episcopal do Vicariato Cabo e às 16h, os fiéis participam da grandiosa Procissão com a Imagem do querido Mártir, percorrendo as principais ruas do Centro e retornando a Matriz, onde acontece o encerramento dos festejos a São Sebastião, com a Celebração Eucarística.

Conheça mais sobre São Sebastião:

         Era oficial da guarda pretoriana do imperador Diocleciano. Denunciado como cristão, foi condenado pelo imperador a ser atravessado por flechas. Milagrosamente curado das flechadas, reapresentou-se com coragem diante do tirano e increpou-o por sua impiedade. Foi então surrado até à morte, no circo de Roma. 
São Sebastião nasceu em Narbônia, na Gália, atual França, mas foi criado por sua mãe em Milão, na Itália, de acordo com os registros de Santo Ambrósio. Pertencente a uma família cristã, foi batizado ainda pequenino. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e protetor ativo dos cristãos.
Ele fazia tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho Tibúrcio foram convertidos por ele. Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, por estar contrariando o seu dever de oficial da lei romana. Teve então, que comparecer ante ao imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento.
 O imperador da época era o sanguinário Diocleciano, que lhe dispensara admiração e confiara nele, esperando vê-lo em destacada posição no seu exército, numa brilhante carreira e por isso considerou-se traído. Levado à sua presença, Sebastião não negou sua fé. O imperador lhe deu ainda uma chance para que escolhesse entre sua fé em Cristo e o seu posto no exército romano. Ele não vacilou, manteve-se fiel a Cristo. A sentença foi imediata: deveria ser amarrado a uma árvore e executado a flechadas. 
Após a ordem ser executada, Sebastião foi dado como morto e ali mesmo abandonado, pela mesma guarda pretoriana que antes chefiara. Entretanto, quando uma senhora cristã foi até o local à noite, pretendendo dar-lhe um túmulo digno encontrou-o vivo! Levou-o para casa e tratou de suas feridas até vê-lo curado.
Depois, ele mesmo se apresentou àquele imperador anunciando o poder de Nosso Senhor Jesus Cristo e censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo e irado com tamanha ousadia, o sanguinário Diocleciano o entregou à guarda pretoriana após condená-lo, desta vez, ao martírio no Circo. Sebastião foi executado então com pauladas e boladas de chumbo, sendo açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288.
Os algozes cumpriram a ordem e, para evitar a sua veneração, foi jogado numa fossa, de onde a piedosa cristã Santa Luciana o tirou, para sepultá-lo junto de São Pedro e São Paulo. Posteriormente, em 680, as relíquias foram transportadas solenemente para a Basílica de São Paulo Fora dos Muros, construída pelo imperador Constantino. Naquele tempo em Roma a peste vitimava muitas pessoas, mas a terrível epidemia desapareceu na hora daquela transladação. Em outras ocasiões foi constatado o mesmo fato; em 1575 em Milão, e em 1599 em Lisboa, ambas ficando livres da peste pela intercessão do glorioso mártir São Sebastião
No Brasil, diz a tradição, que no dia da festa do padroeiro, em 1565, ocorreu a batalha final que expulsou os franceses que ocupavam a cidade do Rio de Janeiro, quando São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os invasores franceses calvinistas.
Ele é o protetor da Humanidade, contra a fome, a peste e a guerra e da cidade maravilhosa de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Paróquia de Santo Antônio - Cabo
Festa de São Sebastião – Co-padroeiro
Rua Vigário João Batista, nº 08
Fone/Fax: (81) 3521-9933
Fonte pesquisada: www.derradeirasgracas.com

Ir. Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo

12 de jan. de 2014

Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, celebra Santo Amaro




Para comemorar as festividades de Santo Amaro, a comunidade dedicada ao Santo Abade, iniciou neste sábado, 11, o tríduo de seu Padroeiro. Vivenciando o tema central: “Assim como Santo Amaro, iluminados pela luz do Evangelho, vamos ao encontro do irmão”, os fiéis refletiram a profundidade dos exemplos deixados por tão grande Santo. A tradicional festa teve inicio com a Procissão da Bandeira, seguida pela Celebração da Palavra, presidida pela superiora das Irmãs Franciscanas do Imaculado Coração de Maria, Ir. Josevânia Alves, que concluindo a Partilha da Palavra, falou sobre o que mostram os registros do Santo homenageado: “Discípulo e seguidor de São Bento, Santo Amaro era um homem virtuoso, modelo de obediência, humildade e caridade. Peçamos a intercessão de Santo Amaro para que busquemos sempre na oração e na Palavra de Deus o alimento necessário para caminharmos como verdadeiros missionários de Jesus Cristo”. Declarou.
A festa de Santo Amaro segue até o próximo dia 15. E nesta segunda-feira, a Comunidade recebe como noiteiros a Renovação Carismática Católica.
Alcione Silva - Pascom

Chegando a Festa de São Sebastião, Co-padroeiro da Paróquia de Santo Antônio, no Cabo.



Paróquia de Santo Antônio, festeja Santo Amaro



Com o tema: “Assim como Santo Amaro, iluminados pela luz do Evangelho, vamos ao encontro do irmão”. A comunidade de Santo Amaro, no Centro do Cabo, celebra de 11 à 15 seu querido padroeiro. A festa tem início neste sábado, 11, às 18h30, com a Procissão da Bandeira, saído da residência de Cícera, na Rua São João, Nº 16, em direção da Capela, onde os devotos, participam da Santa Missa. No dia 13, os noiteiros serão a Renovação Carismática do Cabo, no dia 14, é noite as comunidades e dia 15, acontece o encerramento da festa, com a Celebração Eucarística presidida por Monsenhor Josivaldo Bezerra.

Breve histórico de Santo Amaro:

Festejado a 15 de Janeiro, Santo Amaro - também chamado de Mauro - nasceu em Roma no século VI. De origem patrícia, era filho do senador romano Eutichio.
Com apenas doze anos de idade sai de Roma para o Monte Cassino, trazido por seus pais que, o entregam aos cuidados de São Bento, fundador da Ordem Beneditina, para que ali termine a sua formação. Verificando-lhe elevadas qualidades, corresponde de tal modo às expectativas do seu mestre, que se torna o seu homem de confiança e em pouco espaço de tempo, vai sendo encarado pelos outros religiosos como um exemplo a seguir. São Bento em reconhecimento dessas virtudes, escolhe-o para trabalhar na escola de jovens, anexa ao mosteiro de Monte Cassino.
São Gregório exaltou-o por se ter distinguido no amor, na oração e no silêncio, e que, a exemplo de São Pedro, foi recompensado pela sua obediência andando sobre as águas. Conta-se que certa vez um colega seu, de nome Plácido, estava a afogar-se longe de todos, no açude de Subiaco. São Bento teve a visão do perigo e pediu a Amaro que fosse salvar o irmão religioso: “Irmão Amaro, vai depressa procurar Plácido, que está prestes a afogar-se”. Obediente, Amaro pediu a São Bento que o abençoasse e, sem hesitar e com a graça de Deus, correu e andou sobre as águas sem se afundar, agarrou Plácido pelos cabelos e trouxe-o para a margem não se apercebendo sequer, Amaro, de ter saído de terra firme. Quando Amaro deu conta do que sucedera atribuiu os méritos ao seu mestre, São Bento. Teve portanto mais fé do que São Pedro que, por duvidar, se afundou nas águas do mar de Tiberíades.
Reconhecido o valor de Amaro, que cumpria tão bem o ideal da Ordem (dos beneditinos), o Patriarca dos monges incumbiu-o de importante missão: difundir na Gália (França) a Regra de São Bento, o que ele executou nos primeiros vinte anos do século VII.
Com alguma naturalidade, foi sendo encarado como o herdeiro espiritual de São Bento e seu eventual sucessor. Segundo uma tradição, foi mesmo Amaro quem ficou a substituir São Bento quando este foi viver para o Monte Cassino. A ele é atribuída a abertura da Ordem beneditina em França e a fundação do mosteiro de Granfeuil (Saint-Maur-sur-Loire).
Suas principais virtudes: casto, humilde, caridoso e obediente à Regra da Ordem. Ainda em vida, Amaro teve fama de santidade. Faleceu em 584.
É invocado na cura de certas doenças; gripe, reumatismo, rouquidão, dor de cabeça e paralisia. É padroeiro dos transportadores.
A sua imagem representa-o com algumas variantes: habitualmente vestido com hábito e capuz tendo um livro na mão (o livro da Regra de São Bento ou, se quisermos, os Estatutos da Ordem) e uma pequena balança (para pesar a comida dos religiosos), balança esta que lhe terá sido entregue por São Bento ao partir para França.
Noutras imagens é representado com báculo abacial, semelhante ao que os Bispos e o Papa ainda hoje usam quando estão a presidir a algum ato religioso.
Ainda por vezes, é representado com uma muleta que alude ao seu patrocínio em favor dos que sofrem de males dos ossos ou de gota.
No seu escudo encontramos gravadas umas flores de liz que recordam que foi ele que introduziu a Ordem beneditina em França.
FONTE:SANTOAMARO2009.BLOGSPOT.COM
Ir. Josevânia Alves

Dom Orani está entre os novos cardeais nomeados pelo Papa


Arquivo/Arquidiocese do RJ
Dom Orani Tempesta, novo cardeal
O arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, é um dos novos cardeais que serão criados em consistório no próximo dia 22 de fevereiro. O próprio Papa Francisco fez o anúncio após o Angelus neste domingo, 12.

Momentos antes do anúncio e de rezar a oração mariana, o Santo Padre refletia sobre o caminho de fé e caridade  traçado pelo Batismo. Ele destacou a necessidade de um suplemento de partilha fraterna, de amor e caridade nos tempos de hoje. 

“Peçamos à Virgem Santa para nos apoiar com a sua intercessão no nosso empenho de seguir Cristo no caminho da fé e da caridade, o caminho traçado pelo nosso Batismo”, concluiu. 

Mais cedo, na Capela Sistina, o Pontífice havia celebrado a Santa Missa na festa do Batismo do Senhor, celebrada pela Igreja hoje. Em uma breve homilia, Francisco destacou a necessidade dos pais serem transmissores de fé para seus filhos. Segundo ele, essa (a fé) é a herança mais bela que se pode deixar para uma criança.

Todos os detalhes sobre o Angelus deste domingo você confere no especial papa.cancaonova.com

Fonte: Canção Nova

Francisco destacou necessidade de um “suplemento” de caridade e amor fraterno


Papa destaca caminho de fé e caridade traçado pelo BatismoNo Angelus deste domingo, 12, Papa Francisco pediu a intercessão de Maria para que cada um possa seguir o caminho da fé e da caridade, um percurso traçado pelo Batismo. Trata-se de se deixar invadir pelo amor de Deus para ver “céus abertos”, uma invocação muito presente no tempo do Advento.
“Se os céus permanecem fechados, o nosso horizonte nesta vida terrena é escuro, sem esperança. Em vez disso, celebrando o Natal, a fé mais uma vez nos deu a certeza de que os céus se rasgaram com a vinda de Jesus”, disse.
A partir do Evangelho do dia, Francisco afirmou que, com o nascimento de Jesus, os céus se abrem e Deus dá em Cristo a garantia de um amor indestrutível. E como o Verbo se fez carne, é possível ver os céus abertos. Cada um dos homens pode fazer isso se se deixar invadir pelo amor de Deus, que é doado pela primeira vez no Batismo.
O Papa lembrou ainda que, quando Jesus recebeu o Batismo, Deus fez ouvir a sua voz, que reconhecia Cristo como o Seu Filho, enviado para partilhar a condição humana. Isso porque partilhar é o verdadeiro modo de amar.
“Não parece que no nosso tempo nos seja necessário um suplemento de partilha fraterna e de amor? Não parece que todos temos necessidade de um suplemento de caridade?”, questionou o Papa, dizendo que não se trata de uma ajuda sem envolvimento, mas de uma caridade que partilha, que cuida do sofrimento do irmão.
“Peçamos à Virgem Santa para nos apoiar com a sua intercessão no nosso empenho de seguir Cristo no caminho da fé e da caridade, o caminho traçado pelo nosso Batismo”, concluiu.
Fonte: Canção Nova

Pocket Show e Missa marcam contagem regressiva para Show da Esperança


1525612_576804152396593_232356627_nSemear a esperança. Este é o objetivo da Arquidiocese de Olinda e Recife que será concretizado com a construção da primeira unidade da Fazenda da Esperança, no bairro de Muribequinha, em Jaboatão dos Guararapes. Para marcar a contagem regressiva para o primeiro grande evento em prol do centro de recuperação de dependentes químicos, será realizado na próxima quarta-feira, 15, um Pocket Show e Missa.
Há um mês do Show da Esperança, a arquidiocese reunirá atrações locais na Basílica Nossa Senhora do Carmo, bairro de Santo Antônio, no centro do Recife. O encontro é aberto ao público e terá início às 9h. Estão confirmadas as presenças do padre João Carlos e da cantora Cristina Amaral. Logo após a apresentação, arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, celebrará Missa em Ação de Graças.
Show – No dia 15 de fevereiro, um mar de esperança tomará conta das areias do Polo Pina. Milhares de pessoas sensíveis à causa participarão dos shows e da Missa. O evento terá início às 15h com atrações locais. Entre eles padre João Carlos, frei Damião Silva, DJ Angelus, Cristina Amaral e Nando Cordel. Em seguida, Dom Fernando presidirá a Concelebração Eucarística. Encerrando o 1ª Evangelizar é preciso Recife – Show da Esperança, o padre Reginaldo Manzotti cantará seus maiores sucessos.
Camisas - A captação de recursos para dar início ao projeto será feita através da venda das camisas promocionais do show. Na quarta-feira, 15, na basílica haverá um stand onde será comercializado o produto. Além do local, os interessados podem procurar as paróquias ou a Casa da Juventude Padre Antônio Henrique, nas Graças, Zona Norte do Recife, para fazer a compra. As camisas custam R$ 20.
Doações – As pessoas podem contribuir ainda durante a coleta realizada na Celebração Eucarística do dia 15 de fevereiro, no Polo Pina. Outra opção é através de depósito bancário na conta da Fazenda.
Banco do BrasilAgência: 3108-9Conta Corrente: 32892-8

Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Arquidiocese sediará congressos juvenis este mês


Em 1979, nascia na periferia do Recife um dos mais importantes movimentos juvenis da Igreja, a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP). Tendo a fé em Cristo e a necessidade de contribuir com a transformação da sociedade como bandeiras, rapidamente a PJMP ganhou as dioceses do Brasil. Exatamente, 35 anos depois o movimento volta ao berço onde tudo começou para realizar o seu 4º Congresso Nacional.
O evento começa no próximo dia 14, no Colégio Liceu de Artes e Ofícios, na Boa Vista, e segue até o dia 19. Sob o tema “PJMP: Terra fértil, canto Forte” e tendo como lema “Sem arriscar não vivemos a esperança” o congresso espera reunir cerca de três mil jovens de todo o Brasil.
A programação extensa terá missas, mesas-redondas, vigília, shows e 30 oficinas dispostas em três eixos – “Fundamentos do caminho”, “Bandeiras de luta” e “Artes da gente”. No sábado, 18, os participantes realizarão uma romaria de sete quilômetros até a Igreja Catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Lá os jovens visitarão os túmulos do arcebispo emérito, dom Helder Câmara, do seu auxiliar dom Lamartine Soares e do padre Antônio Henrique.
Juventude Rural
De um lado os desafios dos grandes centros urbanos em debate, do outro a dura realidade dos jovens camponeses também estará em discussão. Simultaneamente ao congresso da PJMP, acontecerá o 3º Congresso Nacional da Juventude Camponesa promovido pela Pastoral da Juventude Rural (PJR). Os participantes se encontrarão no Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro.
Sob o tem “Terra, pão e dignidade”, a juventude camponesa de todo o País participará de uma programação com celebrações, seminários e momentos de louvor. A PJR também estará na romaria até a Igreja Catedral – Sé de Olinda junto com a PJMP. O evento marcará os 30 anos de atuação da PJR no Brasil.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR