29 de abr. de 2013

Vigário Episcopal da Região Cabo, celebra noite dedicada a São José


 


A paróquia de São José Operário, celebra desde o dia 22 e vai ate o próximo dia 01 de maio, o seu excelso Padroeiro, São José.
Neste domingo, 28, em mais uma noite de louvor e gratidão a Deus por tão grande Patrono, os fiéis lotaram a Matriz na Vila Social Contra Mucambo e participaram da Celebração Eucarística presidida pelo Monsenhor Josivaldo Bezerra, que juntamente com os Padres: Severino Lourenço e Jair Honório e o Diac. Genival Cunha, agradeceu a acolhida fraterna e lembrou o exemplo de São José, como modelo a ser seguido por todos: “Sua obediência, sua fidelidade a Deus, seu amor a Maria, nos ensina que precisamos ser como ele, cultivar o silêncio, como ato de amor e prudência em nossa vida comunitária”. Afirmou Monsenhor.
Ao final de Celebração, os jovens realizaram uma emocionante apresentação, abordando a vida do Santo Padroeiro. Monsenhor Josivaldo, lembrou a todos que é preciso acolher sempre mais os jovens e os incentivar na vida espiritual e pastoral, lembrando que são eles o futuro da Igreja, e convidou todos a entoarem o hino, “Nova Geração”, de Pe. Zezinho. Logo após a Benção final, os fiéis participaram de um momento de louvor, em frente a Matriz, com a Banda “Arcanjos de Cristo Rei”.
Ir. Josevania Alves

Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, celebra 51ª festa em honra de sua Padroeira


Adicionar legenda



Foram oito dias de intensas homenagens a Mãe do Bom Conselho, com Celebração Eucarística em todas as noites, refletindo o tema:  “Maria, modelo de Fé para o mundo”.
A Matriz de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, no Cabo, se tornou pequena neste domingo, 28, para acolher o grandioso número de devotos de Nossa Senhora, invocada com o título do “Bom Conselho”, com Solene Celebração Eucarística, presidida as 10h, pelo Vigário Episcopal da Região Cabo, Monsenhor Josivaldo Bezerra, que juntamente com o Pároco, Pe. Alberto Milanez e sacerdotes das paróquias do Vicariato, participaram junto com os fiéis do encerramento da grande festa.
Ir. Josevania Alves

Paroquianos de Santo Antônio, participam da Ordenação Presbiteral de Pe. Rogério Veríssimo


Na ultima sexta-feira, 26, fiéis da Paróquia de Santo Antônio, no Cabo de Santo Agostinho, juntamente com o Vigário Paroquial, Pe. Nilton Francisco, foram a cidade de Itapetim, em Afogados da Ingazeira, o motivo de tão longa viagem, era participar da ordenação sacerdotal de Pe. Rogerio Veríssimo, que ainda como seminarista, desenvolveu trabalhos pastorais na referida paróquia, entre eles, a criação do COMIDE (Conselho Missionário Paroquial) e equipe missionária, que desde 2007, atua nas comunidades.
A Ordenação aconteceu na cidade natal de Pe. Rogerio, Itapetin, na Matriz de São Pedro, com a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, a Celebração teve início às 18h e contou com a participação de 40 sacerdotes, religiosos(as), seminaristas, leigos e amigos do neo-sacerdote, vindos das dioceses de Nazaré da Mata, Olinda e Recife e da Natal, além dos familiares que estava presentes a cerimonia.
Ao final da Celebração, Pe. Rogério, agradeceu emocionado a todos, pela presença amiga e fez um agradecimentos especial ao Vigário Episcopal da Região Cabo, o Monsenhor Josivaldo, por todo apoio que recebeu, quando realizou seu estágio pastoral na Paroquia de Santo Antônio, Cabo, durante quatro anos de ricas experiências, destacando a equipe missionária, que também estava presente na Ordenação e prestou uma homenagem expressa por um banner, ao canto da música: “Na palma da minha mão, eu tenho ardo missionário...”
Alcione Silva – Pascom Santo Antônio 

26 de abr. de 2013

Sábado é dia do Programa Anunciando à Verdade!


Amanhã, no Programa Anunciando à Verdade, na Cabo FM 101,1, as 8h, a participação do Vigário Paroquial de São José Operário, no Cabo, Pe. Jair Honório.

Missionários participam neste domingo, de formação



A equipe missionária da Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, participam no próximo domingo, 28, de uma manhã de estudo sobre o Documento “Ad Gentes”, que trata sobre a atividade missionária da Igreja. O encontro acontece na Capela do Abrigo São Francisco, no Bairro São Francisco, às 09h e é aberto a todos.
Ir. Josevânia Alves

Paróquia de Santo Antônio promove café da manhã


O Conselho Pastoral da Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, convida você a participar do café da manhã, que acontece no primeiro domingo de maio,05, após a Celebração Eucarística de 7h.
 O valor é apenas R$ 3,00 e você colabora com a construção da Capela de São Benedito no Bairro São Francisco, que será inaugurada em outubro deste ano.
Ir. Josevânia Alves

Cultura: integrantes se reúnem com o objetivo de constituir Comissão de Bens Culturais da Igreja


397857_640330765993106_738258923_n
A Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura se reuniu nesta sexta-feira, 26, na sede da Coordenação das Pastorais, na Graças, Recife, com representantes de órgãos ligados à cultura e da Igreja. Entre os objetivos do encontro, estavam constituir a Comissão de Bens Culturais da Igreja e refletir sobre o importante papel do grupo na Pastoral da Cultura. As reuniões serão periódicas e a próxima está agendada para o dia 24 de maio.
Entre as instituições presentes estiveram Santa Casa de Misericórdia do Recife, Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Museu do Estado, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Faculdade Damas, Arquivo Público de Pernambuco, Globo Nordeste, congregações religiosas e seminaristas. Os membros da comissão estão sendo definidos e contactados.
Rio Capibaribe JORNAL 058O religioso destacou ainda que a prioridade do grupo é promover na Arquidiocese de Olinda e Recife o interesse pela preservação de seus bens culturais. Entre as ações em pauta estão reorganizar o Arquivo e Biblioteca Arquidiocesana, identificar, inventariar e catalogar o patrimônio cultural da arquidiocese, realizar seminários e colóquios e promover uma exposição de Arte Sacra. De acordo com o presidente, frei Rinaldo Pereira, a Igreja tem um rico acervo cultural e precisa ser catalogado e deve levar as pessoas ao encontro com o divino. “A missão da comissão é evangelizar no mundo da cultura buscando intensificar o diálogo com diversas expressões culturais, tanto popular quanto do campo geral das artes, da vida acadêmica e do meio intelectual, resgatando e valorizando também as ricas tradições culturais católicas”, afirmou.
Durante o encontro, foi proposto o estudo do Documento “Necessidade e urgência da inventariação e catalogação do patrimônio cultural da Igreja” entregue aos participantes.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Comissão promove, neste domingo, 1º Encontro de Preparação para a Semana Missionária

 

16046_348271128605656_961593457_n

Falta menos de 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro. Porém, uma semana antes do evento, algumas arquidioceses brasileiras receberão jovens estrangeiros na Semana Missionária. Para melhor preparar os anfitriões, a Arquidiocese de Olinda e Recife realiza neste domingo (28) o I Encontro de Preparação para a Semana Missionária JMJ Rio 2013. O evento que deve reunir dezenas de jovens, acontecerá no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, a partir das 8h.
O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidirá a missa de abertura. O encontro tem como objetivo partilhar o projeto da Semana Missionária JMJ Rio 2013 de nossa arquidiocese, apresentar a Comissão Organizadora, detalhar a programação específica e oferecer uma primeira formação para as lideranças juvenis.
Programação
7h: Chegada dos voluntários e das equipes de serviço
8h: Credenciamento e animação
9h: Missa de Abertura com Dom Fernando Saburido, OSB
10h30: Acolhida no Auditório
10h45: Apresentação do Encontro
11h: Temática: As Jornadas Mundiais da Juventude
11h30: Vídeo Institucional e Hino da JMJ Rio 2013
11h45: Temática: A JMJ Rio 2013
12h30: Intervalo para o almoço
13h45: Animação
14h: Temática: Caravanas e Voluntários JMJ Rio 2013
14h30: Temática: Semana Missionária JMJ Rio 2013
15h: Animação
15h15: Temática: A Semana Missionária na AOR
16h: Oração de Encerramento
FONTE: Da Assessoria de Comunicação AOR

“Agenda será adaptada e seguirá a sensibilidade de Papa Francisco”, diz Gasbarri

 

jmj24.04O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, chegou ao Rio de Janeiro, na terça-feira, às 5h30. A vinda ao Brasil cumpre uma agenda que visa definir o programa do Santo Padre durante a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro.
Gasbarri participou de reunião a portas fechadas com o arcebispo do Rio e presidente do Comitê Organizador Local da JMJ Rio2013 (COL), dom Orani João Tempesta, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni d’Aniello, representantes dos governos federal, estadual e municipal, no Palácio São Joaquim.
Em seguida, às 10h30, a reunião foi ampliada com a participação de diretores do COL e outros representantes de órgãos federal, estadual e municipal, no auditório da arquidiocese.
Gasbarri agradeceu os esforços de todas as esferas de governo e dos voluntários. Disse que está acompanhando o trabalho para a realização da JMJ Rio2013. “Já tínhamos um programa, fechado entre outubro e novembro do ano passado, mas houve uma mudança em um pequeno detalhe. Mudou o Papa”, afirmou.
“Tínhamos uma túnica sob medida para o Papa e, agora, precisamos fazer outra. Agora, vamos atualizar o programa do Papa Francisco de acordo com sua sensibilidade”, disse.
Antes de ir ao Rio, Gasbarri, afirmou que apresentou o programa da JMJ ao Papa Francisco. Ele garantiu que a primeira viagem internacional do Papa será o Brasil e o “foco do programa” será o Brasil, o Rio de Janeiro e a JMJ Rio2013. “Vamos adaptar a agenda e seguir sua sensibilidade”, afirmou.
Gasbarri confirmou a participação do Papa nos Atos Centrais da JMJ Rio2013 (Cerimônia de Acolhida ao Papa, Via-Sacra, em Copacabana, Vigília e Missa de Envio, no Campus Fidei, em Guaratiba). O primeiro Ato Central da JMJ é a Missa de Abertura, presidida por dom Orani, que ocorre sem a presença do Papa. Na tarde, ele visitou locais que devem integrar a agenda.
Para dom Orani, a Jornada representa um “horizonte vasto que se abre diante de todos para servir ao mundo”. “Teremos jovens católicos, judeus, muçulmanos, evangélicos, de várias nacionalidades, idiomas, de países em guerra, todos vivendo como irmãos. Nosso trabalho deve marcar o futuro de muita gente”, afirmou.
Fonte: CNBB

Universidade Católica oferece Curso de Extensão em Direito Canônico da Vida Consagrada

 

safe_imageEm celebração pelos 50 anos do Concílio Vaticano II e 30 anos do Código de Direito Canônico, a Universidade Católica de Pernambuco oferece Curso de Extensão em Direito Canônico da Vida Consagrada. Com carga horária de 20 horas, será realizado entre os dias 2 e 4 de maio, no Anfiteatro do Espaço Executivo da instituição de ensino.
Ministrarão o curso padre Valdir Manuel dos Santos Filho, Dom Cleilton da Silva Cavalcante (D.Hugo), frei Francisco Fernando da Silva, padre Jesús Hortal Sánchez e a Irmã Maria Aparecida Rodrigues Abrão. Entre os temas debatidos estão: Teologia da Vida Consagrada, Aspectos Canônicos da Vida Consagrada e dos Institutos Religiosos e Novas Formas de Vida Consagrada. A inscrição custa R$ 73,00 e deve ser feita através do site http://www.unicap.br/Extensao/ . Informações podem ser obtidas pelos telefones: (81) 2119-4140 / 2119-4242 / 9807-0490 ou pelos e-mails: soniamar@unicap.br / canonico@unicap.br
Curso de Extensão em Direito Canônico da Vida Consagrada
Carga horária: 20 horas
Período de realização: 02 a 04/maio/2013
Horário: 7h30 às 12h e 14h às 18 (5ª e 6ª), sábado 7h30h às 12h
Local: Anfiteatro do Espaço Executivo  - 3º andar do bloco  G4
Valor: R$ 73,00

PROGRAMA

Quinta-feira – (manhã) – 02 de maio
Teologia da Vida Consagrada
– 7h30 (Ir. Maria Abrão, RSA)
Aspectos canônicos da Vida Consagrada e dos Institutos Religiosos – 10h (Frei Francisco Fernando, OFM)
Quinta-feira – (tarde) – 02 de maio
Consagração e Institutos Seculares – 14h (Frei Francisco Fernando, OFM)
Aspectos canônicos das Sociedades de Vida Apostólica – 16h (D. Hugo Cavalcante, OSB)
Sexta-feira – (manhã) – 03 de maio
Direitos e obrigações dos Institutos de Vida Religiosa e seus membros
– 7h30 (Pe. Jesús Hortal, SJ) Formação nos Institutos de Vida Consagrada – 10h (D. Hugo Cavalcante, OSB)
Sexta-feira – (tarde) – 03 de maio Governo nos Institutos de Vida Consagrada – 14h (Pe. Jesús Hortal, SJ)
Da saída, passagem e demissão de um Instituto de Vida Consagrada – 16h (D. Hugo Cavalcante, OSB)
Sábado – (manhã) – 04 de maio
Presença dos Consagrados na Igreja Particular
– 7h30 (Pe. Valdir dos Santos, SCJ)
Novas formas de Vida Consagrada – 10h (Pe. Jesús Hortal, SJ)
Com informações da Universidade Católica de Pernambuco

Fonte: AOR

Comissão para a Vida e a Família promove eventos de valorização da família

 

Nova_Imagem_17A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o apoio da Canção Nova, promoverá o 3º Simpósio Nacional da Família. O evento será realizado dia 25 de maio, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). No dia 26 de maio, a Comissão também organizará a 5ª Peregrinação Nacional da Família, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).
Este ano, o 3º Simpósio Nacional da Família e a 5ª Peregrinação Nacional da Família, em sintonia com o Ano da Fé e com a Jornada Mundial da Juventude, terão por tema a “Transmissão da Fé na Família: tarefa dos pais”. O objetivo será oferecer aos pais a oportunidade de reavivar a missão de educar os filhos na fé, especialmente pela presença e pelo testemunho. O 3º Simpósio será televisionado pela TV Canção Nova.
Os eventos contarão com a presença do presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini, e do bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), dom Antonio Augusto Dias Duarte, além de membros e os assessores nacionais da CEPVF.
Os bispos responsáveis pela Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB também estarão presentes, assim como coordenadores nacional, regionais, diocesanos e paroquiais da Pastoral Familiar e famílias vindas de todas as dioceses do Brasil. Nos dois dias, é estimada a participação de 250 mil pessoas.
O 3º Simpósio Nacional da Família será realizado na Canção Nova, no Rincão do meu Senhor, em Cachoeira Paulista (SP). Durante o evento haverá uma série de conferências que tratarão de diversos temas ligados à família. Dentre os conferencistas, dom João Carlos Petrini, fará a primeira conferência, que falará sobre “O desígnio de Deus”.
Professores do Pontifício Instituto João Paulo II de estudos sobre matrimônio e família, com sede Salvador (BA), também farão conferências que tratarão de temáticas como “Família e Sociedade”, “A transmissão da fé na família”, “Família acolhedora (desde a hospitalidade à adoção)”, e “Comunidade de famílias”.
Na tarde do dia 25 de maio, saindo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), às 19h30, haverá uma procissão até a “ Igreja Velha”. No dia da 5ª Peregrinação Nacional da Família, 26 de maio, serão realizadas Celebrações Eucarísticas, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a partir das 5h30.
Fonte: CNBB

Universidade Católica de Pernambuco promove 2º Simpósio Cristianismo e Interpretações

 

marca_catolica-rO Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) promove nesta quinta, 25, e sexta-feira, 26, o 2º Simpósio Cristianismo e Interpretações. O objetivo é partilhar estudos, por meio de comunicações, sobre o cristianismo em sua pluralidade de manifestações. O evento será realizado no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no bloco B da Unicap. A inscrição é gratuita e deve ser feita nesta quinta-feira, a partir das 15h30, na entrada do local onde serão ministradas as palestras. O encontro é aberto para o público e gratuito.
Entre os temas debatidos estão: Jesus e a Física Quântica, Interpretação bíblica e Lutero e o gosto de Jesus pelos provérbios.
Universidade Católica de Pernambuco
Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista – Recife / PE
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira – 25 de abrilA partir das 15h30 – Inscrição Gratuita – 1º ANDAR DO BLOCO B – em frente ao Auditório do CTCH
17h30 às 19h30Mesa 1 – Coordenação: Prof. Dr. Cláudio Vianney Malzoni (UNICAP)
Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo (PUC-Rio  / Secretário Nacional da ABIB)
JESUS E A FÍSICA QUÂNTICA
Uma religião sem a espiritualidade é uma ideologia. O artigo propõe uma reflexão sobre os caminhos e sobre os descaminhos das religiões e os perigos que envolvem as mesmas quando se apresentam sem a raiz comum e integradora que é a espiritualidade. Mostramos como podem ser feitas as distinções entre religião e espiritualidade e os desvios pelos quais as religiões podem estar sujeitas quando fundamentadas em ritos e significados que as distinguem uma da outra e, que por isso, em lugar de manifestar a beleza da diversidade, podem justificar ideologias de dominação, segregação e discórdias. Na teoria da rede da Física Quântica estão as metáforas do corpo e da árvore nos ensinamentos de Jesus e na autopoésis  está o perdão como pedagogia da reinclusão.
Prof. Dr. Flavio Schmitt (Faculdades EST, RS).
TEMA: Interpretação bíblica e Lutero
RESUMO: Na medida em que a tradição cristã passou a considerar os textos em circulação nas primeiras comunidades como Escritura, e mais tarde, como Escritura Sagrada, aos poucos também precisou estabelecer critérios de interpretação. Num primeiro momento, esta necessidade foi solucionada com as decisões sobre os principais artigos de fé e pela formação do cânon do Novo Testamento. No entanto, com o Movimento da Reforma surge uma série de questões relacionadas com o texto do Novo Testamento e sua interpretação. Neste contexto de polêmicas e disputas eclesiásticas estão alocadas as contribuições à interpretação bíblica de Lutero, Zwinglio, Calvino. O presente estudo investiga questões de interpretação da Bíblia e apresenta a contribuição de Lutero à interpretação, bem como discute critérios luteranos de interpretação bíblica.

Sexta-feira – 26 de abril14h às 17h -Sessão de comunicações
(As comunicações serão feitas por pós-graduandos e pós-graduados em Ciências da Religião)
17h30 às 19h30Mesa 2 – Coordenação: Prof. Dr. João Luiz Correia Júnior (UNICAP)
Prof. Dr.Valmor da Silva (PUC-Goiás / Presidente da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião)
TEMA: O GOSTO DE JESUS PELOS PROVÉRBIOS
RESUMO: Analisa diversos aspectos do uso de provérbios atribuídos a Jesus, segundo os Evangelhos. Distingue a identificação de Jesus como “a Sabedoria” (sofia ou logos) ou como “filho da Sabedoria” da outra identificação de Jesus como sábio popular, contador de parábolas, ditos e provérbios. Exemplifica o uso de provérbios por Jesus, no contexto existencial, com a finalidade de provocar e sacudir seus ouvintes. Ora Jesus cita provérbios do Antigo Testamento, como “Porque os retos habitarão a terra” (Pr 2,21) em “Felizes os mansos, porque herdarão a terra” (Mt 5,4). Ora cita provérbios de outras literaturas, como “Médico, cura-te a ti mesmo” (Lc 4,23). Ora compõe seus próprios ditos, como se supõe na maioria dos casos, mas é difícil identificar. Jesus parte de provérbios, com frequência, para compor suas parábolas, como no caso “Quando vem a tormenta, desaparece o ímpio” (Pr 10,25) para a parábola da casa construída sobre a rocha (Mt 7,24-27). O sentido dos provérbios é intensificado através do paradoxo (antítese), como em “Quem procurar ganhar sua vida, vai perdê-la, e quem a perder vai conservá-la” (Lc 17,23) e da hipérbole (exagero), como em “É mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (Mc 10,25). Com frequência, os ditos de Jesus são associados ao humor e ao sarcasmo, como em “Condutores cegos, que coais o mosquito e engolis o camelo” (Mt 23,24).
Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcelos (UFAL, Alagoas)
TEMA: E Lucas chegou à Arábia: releituras corânicas de narrativas cristãs sobre os nascimentos de João e de Jesus
RESUMO: A partir dos inegáveis paralelos entre o que se lê na Surata 19 do Corão (sugestivamente apelidada de “Maria”) e nos dois primeiros capítulos do Evangelho segundo Lucas, a respeito dos nascimentos de João Batista e de Jesus, a presente comunicação se permite levantar algumas questões para debate, relativas: a) a trajetórias pouco conhecidas do cristianismo dos primeiros séculos; b) a matrizes de origem judaica e cristã no surgimento do Islamismo e à elaboração do Corão.
 Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

CCM prepara curso de formação missionária, com enfoque na Amazônia, para o mês de junho

 

Estão abertas as inscrições para o Curso de Formação Missionária, com enfoque na Amazônia, que será promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília (DF) entre os dias 2 e 27 de junho. Os objetivos desse Curso são aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos; além de fornecer aos participantes referenciais teóricos e práticos para a ação missionária, recorrendo a vários tipos de mediações interdisciplinares.
O estudo é uma parceria do Centro de Animação e Estudos Missionários, Conferência dos Religiosos do Brasil, Comissão Episcopal para Amazônia da CNBB, Instituto Superior de Filosofia Berthier. O público alvo são missionárias e missionários prestes a serem enviados à Amazônia, e também para agentes de pastoral que queiram se aprimorar nas temáticas relacionadas à missão, para amadurecer uma eventual decisão de elaborar caminhos e projetos junto à própria congregação ou diocese.
Realizado em regime de internato, o curso abordará nove dimensões da missão: humano-afetiva, bíblica, teológica, geográfica, histórica, antropológica, socioambiental, ecumênica e espiritual. A todos os participantes será entregue no final do curso um certificado de extensão universitária reconhecido pelo MEC. A inscrição é feita pelo site: www.ccm.org.br.
Fonte: CNBB

Confirmada visita do Papa a Aparecida. Programa oficial será divulgado em maio

 

O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, confirmou nesta quarta-feira,24 de abril, a visita do Santo Padre ao Santuário Nacional em Aparecida (SP). Gasbarri, acompanhado pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’ Aniello, e outros representantes da comitiva responsável pela visita do Pontífice ao Brasil, estiveram reunidos no Santuário Nacional para acertar detalhes dos possíveis itinerários da passagem do Papa Francisco ao santuário mariano.
Estavam presentes na reunião, entre outros, o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Bispo auxiliar, Dom Darci Nicioli, o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ (COL), Dom Orani João Tempesta, e representantes das Forças Armadas e da Polícia Federal.

Em entrevista ao Portal A12, Dom Raymundo afirmou que Alberto Gasbarri “ficou impressionado pelo que viu, uma vez que já conhece Aparecida”.
O Cardeal afirmou que o Santo Padre irá a Aparecida, mas ainda não há confirmação da data e da programação: “Podemos confirmar que o Santo Padre virá a Aparecida. A divulgação oficial da visita do Santo Padre, tanto no Rio de Janeiro como em Aparecida, será feita em maio, quando teremos essa informação oficial”.
O Arcebispo de Aparecida falou também sobre a alegria que a visita do Pontífice despertará nos devotos da Mãe Aparecida: “Creio que os devotos da Mãe Aparecida, da Campanha dos Devotos e todos os brasileiros estarão felizes com essa visita e acorrerão para Aparecida para acolher e receber o Santo Padre, o papa Francisco, que irá trazer sua palavra e sua bênção”.
O programa oficial da viagem do Papa ao Brasil será divulgado no dia 7 de maio.
Fonte: CNBB

CNBB cria novo regional para Tocantins


Durante a 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), foi aprovada a criação do seu 18º Regional da CNBB, desmembrado do Regional Centro-Oeste Fazem parte do Regional Norte 3 a arquidiocese de Palmas, e as dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema, além da prelazia de Cristalândia. São 139 municípios do Tocantins e sete municípios de Goiás que fazem parte das dioceses do novo Regional.

De acordo com levantamento feito em reportagem pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), o novo Regional possui 178 paróquias, 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 comunidades de vida, além dos leigos, pastorais, movimentos, organismos e serviços eclesiais.

Em entrevista ao site das POM, o arcebispo de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães, esclareceu que, “um Regional não é uma super diocese, mas uma instância de colegialidade e de colaboração pastoral. Não possui uma estrutura de poder e sim a de organismo vivo de comunhão e de serviço pastoral. A missão de um Regional é o cuidado pastoral de uma determinada região, através da interajuda missionária entre os bispos das dioceses, de modo que o povo esteja mais próximo da Igreja e a Igreja mais próxima do povo”.

Os motivos que levaram os bispos do Centro Oeste (Goiás, Distrito Federal e Tocantins) a solicitar a criação do Regional Norte 3 foram as distâncias físicas, geográficas e pastorais entre Palmas, Goiânia e Brasília, o que tornava onerosa as reuniões e encontros de formação inviabilizando a participação, sobretudo dos leigos. Outro motivo é a necessidade de setorização para diminuir as distâncias e aumentar a presença nas periferias e pastorais.

Desta forma, os bispos esperam intensificar a ajuda recíproca e solidária, bem como a corresponsabilidade missionária entre suas Igrejas, conforme destacou dom Pedro Brito ao site das POM. “Nascido com a vocação de ser pequeno e pobre, o Regional Norte 3 se regerá pela ótica da leveza institucional com estruturas simples, enxuta e mínima, para o seu funcionamento, e se manterá economicamente pelas receitas oriundas das contribuições das dioceses componentes”.
Fonte: Canção Nova

Aborto e luta pela vida são temas da nova pré-estreia na JMJ

 

O quarto filme anunciado entre os destaques da Mostra de Cinema do Festival de Juventude da JMJ Rio2013 denuncia a indústria de abortos nos Estados Unidos e convoca os católicos em uma militância a favor da vida. O documentário “Dinheiro de Sangue” (no original, “Blood Money”) tem em sua pré-estreia no próximo sábado, dia 27, no Museu Ciência e Vida.

O filme, contado pela Alveda King (sobrinha de Martin Luther King) mostra a indústria do aborto e recolhe impactantes testemunhos de pessoas diretamente envolvidas, tanto sobre a perspectiva da medicina, como a do paciente. O diretor David K. Kyle mostra com objetividade as perspectivas biológica, jurídica, econômica e médica do aborto no contexto americano, tão influente no resto do mundo.

O objetivo do longa é ajudar o público a reforçar a crença que a vida humana é sagrada, porque desde a concepção mostra a ação criadora de Deus, e permanece sempre numa relação especial com o Criador, o que é o seu único fim. Como membro do movimento estadunidense Priests for Life (Sacerdotes pela Vida), a  Alveda King demonstra o comprometimento com a cultura da vida e anima a lutar pela vida desde a concepção. Segundo o seu pensamento, o movimento pró-vida é uma continuação da luta pelos direitos civis.

O Museu Ciência e Vida fica na rua Ailton da Costa, em Duque de Caxias. Como nas pré-estreias anteriores, o ingresso é gratuito e, nesta oportunidade, não é preciso fazer a reserva para participar.

A Mostra de Cinema do Festival da Juventude da JMJ Rio2013 vai reunir filmes de várias partes do mundo que serão exibidos gratuitamente aos peregrinos durante a Jornada. As películas são escolhidas pelos valores que carregam em seu enredo e na mensagem de esperança e redenção que trazem em sua produção. A cada mês, um novo filme é apresentado ao público como um dos destaques da Mostra.

Confira um vídeo sobre o filme

Fonte: Canção Nova

22 de abr. de 2013

Domingo de visita missionária à Comunidade de Santa Teresinha, na Matinha

 

Na manhã deste domingo,21, a Comunidade de Sta. Teresinha, na Matinha situada no Centro do Cabo, numa acolhida calorosa, recebeu mais de 30 missionários, que visitaram as famílias, num clima de muita oração e alegria missionária. Várias foram as situações encontradas, entre elas, enfermos que ao reconhecerem nos visitantes, um sinal do amor de Deus em sua casa, se emocionaram e foram as lágrimas.

Ás 11h, todos se reuniram na Capela da comunidade, e partilharam suas experiências e logo em seguida aconteceu o encerramento com a Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário Paroquial, Pe. Nilton Francisco que convidou a todos a prestarem uma singela homenagem ao Diácono Rogério Veríssimo, que no próximo dia 26 será ordenado Sacerdote para a Igreja de Deus, em Afogados da Ingazeira e foi quem em 2007 deu início a formação e preparação dos missionários.
 

Próxima missão, acontece no dia 19 de maio, na comunidade de Santa Ana, em Novo Horizonte.

O equipe missionária, é aberta a quem quiser participar, os encontros de formação sempre acontece no ultimo domingo de cada mês, em abril será dia 28, na Capela do Abrigo São Francisco, a parti das 9h, refletindo o documento Ad Gentes, sobre a missão da Igreja.

Ir. Josevania Alves – Pascom Santo Antônio

Comissão lança cartilha ‘O perfil do laicato na Igreja e proposições em nível de Arquidiocese’

 

8175172670_fec63dc214_zPara ressaltar a importância do leigo na Igreja, a Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Comissão de Pastoral para o Laicato, lança no dia 11 de maio a Cartilha para os leigos. O evento será realizado no Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital, na Várzea, a partir das 8h.
A cartilha contempla questões do universo laical. Entre elas o que a Igreja e a arquidiocese pensam e esperam dos movimentos e associações de fiéis leigos. Foram produzidas 5 mil cartilhas que serão entregues às representações e fiéis presentes no evento.
De acordo com o presidente da comissão, Hamilton Apolônio, a ideia é divulgar as diretrizes e promover o estudo do documento. ”Os principais destinatários do texto são as lideranças leigas dos diversos grupos eclesiais da arquidiocese. Pode servir como consulta e subsídio para os padres, diáconos, religiosos e seminaristas. E como informação para os católicos em geral.” E acrescentou: “Pretende-se lançar um olhar sobre o perfil do laicato na Igreja hoje, com atenção especial para a nossa Igreja local, e levantar algumas reflexões que possam continuamente ajudar a redefinir esse perfil, à luz da Bíblia e dos Documentos da Igreja.”
O lançamento contará com a participação do arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, e do coordenador de pastoral da arquidiocese, padre Josenildo Tavares. Na programação estão previstas palestras sobre a história e objetivo do laicato.
Dom Fernando no texto de apresentação da cartilha aconselha a leitura, estudo e práticas das propostas. “Recomendo a leitura e aplicação do texto ‘O perfil do laicato na Igreja e proposições em nível de Arquidiocese’, produzido pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para o Laicato e elaborado com, pelo menos, duas finalidades, conforme esclarece o próprio texto: promover a vocação, missão e articulação do laicato na Arquidiocese de Olinda e Recife e trabalhar em sintonia com a ação evangelizadora desta Igreja Particular”, sugere.
Lançamento da cartilha O perfil do laicato na Igreja e proposições em nível de Arquidiocese
Local: Centro Arquidiocesano de Pastoral Dom Vital
Av. Afonso Olindense, 1764 – Várzea – Recife
Dia: 11 de maio de 2013
Horário: 8h
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Abertas inscrições para o Congresso Mundial Signis 2013

O tema será a Cultura da Paz
A menos de cinco meses da abertura do Congresso Mundial da Signis , associação católica mundial para a comunicação, os organizadores anunciaram o início das inscrições, que terminam em 1º de setembro deste ano. De acordo com o Comitê Organizador, os interessados podem se inscrever também através do site oficial.


Esta nova edição do congresso, com o tema "Meios para uma cultura da paz: criar imagens com a nova geração", terá como anfitriões os comunicadores sociais católicos do Líbano, cuja capital, Beirute, hospedará milhares de homens e mulheres do mundo que trabalham em prol de uma comunicação social diferente.
O presidente da Signis, Augustine Loorthusamy, vive com expectativa a proximidade do evento, que "destaca o permanente compromisso da Signis com as crianças e jovens, com a defesa dos seus direitos em e através da mídia".
O congresso explorará o tema mediante atividades diversas, como diálogos interativos, oficinas, palestras, uma forte presença jovem e a participação ativa de profissionais criativos da comunicação. Será ainda uma oportunidade para que a Signis realize as suas assembleias mundiais.
A Signis oferece inscrições reduzidas para quem se antecipar até 1º de junho de 2013.
Para mais informação e inscrições: www.signisworldcongress.net
FONTE: ZENIT

Rezemos pelas vocações

Quinquagésimo Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado neste IV Domingo de Páscoa, 21 de abril de 201

No quinquagésimo Dia Mundial de Oração pelas Vocações, celebrado neste IV Domingo de Páscoa, 21 de abril de 2013, a mensagem papal nos convida a refletir sobre o tema«As vocações sinal da esperança fundada na fé», “que bem se integra no contexto do Ano da Fé e no cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II”. É um dia especial para nós, pois chegam ao Estado do Rio de Janeiro os símbolos da JMJ – a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora. É também para mim uma época que recordo tanto a minha ordenação episcopal como também o início do meu ministério na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.


Este domingo nos apresenta a figura do Bom Pastor, que São João nos deixou no capítulo décimo do seu evangelho. Repleto de significado pascal, a figura do Bom Pastor conhece as suas ovelhas e o Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas (Jo. 10, 11). Sabemos que estas palavras foram de novo confirmadas durante a paixão. Cristo ofereceu a Sua vida na Cruz. E fê-lo com o amor. Sobretudo, desejou corresponder ao amor do Pai, que amou de tal modo o mundo que lhe deu o Seu Filho único, para que todo o que n'Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo. 3, 16). Cumprindo «este mandamento recebido do Pai" (Cf. Jo. 10, 18) e revelando o Seu amor. Afirma-o no mesmo discurso, quando diz: Por isto o Pai Me ama: porque dou a Minha vida para tornar a tomá-la (Jo. 10, 17). Ninguém ma tira (a vida); sou eu que a dou por mim mesmo. Tenho poder para dá-la e para retomá-la (Jo. 10, 18). Estas profundas palavras referem-se evidentemente à Ressurreição, e exprimem toda a profundidade do mistério pascal.
Nosso Senhor Jesus é Bom Pastor porque dá a Sua vida ao Pai deste modo: entregando-a em sacrifício, oferece-a pelas ovelhas. Jesus revelou esse aspecto do amor do Bom Pastor: oferecer a vida pelas ovelhas.
A imagem do Pastor e do rebanho era familiar à experiência dos Seus ouvintes, como não deixa de ser familiar à mentalidade do homem contemporâneo. Mesmo com o avanço cibernético, esta imagem continua ainda a ser atual no mundo hodierno. Os pastores levam as ovelhas aos pastos e lá ficam com elas durante o verão. Acompanham-nas nos deslocamentos e guardam-nas para que não se tresmalhem. De modo especial defendem-nas dos animais selvagens, pois “o lobo arrebata e dispersa as ovelhas” (Jo. 10, 12).
O Bom Pastor, segundo as palavras de Cristo, é precisamente aquele que, "vendo vir o lobo", não foge, mas está pronto a expor a própria vida, lutando com o ladrão a fim de que nenhuma das ovelhas se perca. Se não estivesse pronto a isto, não seria digno do nome de Bom Pastor. Seria mercenário, mas não Pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas (Jo. 10, 11).
A Igreja é chamada a realizar este mistério, que sempre se está a atuar entre Cristo e o homem: o mistério do Bom Pastor, que oferece a Sua vida pelas ovelhas. A Igreja, que é o Povo de Deus, é, ao mesmo tempo, realidade histórica e social, em que este mistério continuamente, e de diversos modos, se renova e realiza. E homens diversos têm a sua parte ativa nesta solicitude pela salvação do mundo, pela santificação do próximo, que é e não deixa de ser a solicitude própria de Cristo crucificado e ressuscitado. Esta solicitude pastoral é, de modo especial, a vocação dos pastores: presbíteros e bispos.
Por isso, neste domingo do Bom Pastor, após cinquenta anos da criação do Dia Mundial de Orações pelas Vocações, somos chamados a uma animação ainda maior da Pastoral Vocacional e dos Ministérios Ordenados. Para a eficiente e consoladora solução do problema das vocações, a Comunidade cristã é chamada a orar; orar muito, com confiança e perseverança, não deixando, por outro lado, de promover convenientes iniciativas pastorais, e de oferecer, especialmente por meio das almas consagradas, um testemunho luminoso de vida, vivida em fidelidade à divina vocação. Rezemos insistentemente para despertar a divina chamada no coração de muitos jovens e em outras almas nobres e generosas, para mover os hesitantes a uma decisão, e manter na perseverança aqueles que fizeram a sua escolha, dedicando-se ao serviço de Deus e dos próprios irmãos. Deus conceda a todos compreenderem plenamente que a presença, a qualidade, o número e a fidelidade das Vocações constituem sinal da presença viva e operante da Igreja no mundo e motivo de esperança para o seu futuro.
Neste ano da Juventude e da Fé, em particular para a Igreja do Rio de Janeiro, dirijo, por fim, um apelo especial e cordial aos jovens. Caros amigos, olhai para a figura do Bom Pastor — ideal de luz, de vida e de amor e – ao mesmo tempo, considerai que a nossa época tem necessidade de recuperar estes ideais. Se Cristo olha para vós com vistas de predileção, se vos escolhe e vos chama a serdes Seus colaboradores, não hesiteis um momento em dizer — à imitação da Virgem Santíssima ao Anjo — o vosso generoso "Sim". Não vos arrependereis; a vossa alegria será verdadeira e completa, e a vossa vida aparecerá rica de frutos e de méritos, porque vos tornareis com Ele e por Ele mensageiros de paz, realizadores do bem e colaboradores de Deus na salvação do mundo.
Impossível não recordar as Palavras do Papa Francisco na Quinta-feira Santa dirigida aos sacerdotes: “isto vo-lo peço: sede pastores com o «cheiro das ovelhas», que se sinta este –, serem pastores no meio do seu rebanho, e pescadores de homens”, recordando ainda: “Deus Pai renove em nós o Espírito de Santidade com que fomos ungidos, o renove no nosso coração de tal modo que a unção chegue a todos, mesmo nas «periferias» onde o nosso povo fiel mais a aguarda e aprecia. Que o nosso povo sinta que somos discípulos do Senhor, sinta que estamos revestidos com os seus nomes e não procuramos outra identidade; e que ele possa receber, através das nossas palavras e obras, este óleo da alegria que nos veio trazer Jesus, o Ungido”
A conclusão da mensagem papal para esta jornada de orações nos situa no clima da JMJ que estamos a preparar: “Desejo que os jovens, no meio de tantas propostas superficiais e efêmeras, saibam cultivar a atração pelos valores, as metas altas, as opções radicais por um serviço aos outros, seguindo os passos de Jesus. Amados jovens, não tenhais medo de segui-Lo e de percorrer os caminhos exigentes e corajosos da caridade e do compromisso generoso. Sereis felizes por servir, sereis testemunhas daquela alegria que o mundo não pode dar, sereis chamas vivas de um amor infinito e eterno, aprendereis a «dar a razão da vossa esperança» (1 Ped 3,15).
Que a exemplo de nosso Bom Pastor, Cristo Senhor, possamos continuar a ver tantos jovens que, devido à experiência cristã, se entregam ao serviço do reino como consagrados e, portanto, dando suas vidas para que as ovelhas possam estar e adentrar no aprisco do Senhor!
† Orani João Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ
FONTE: ZENIT

Papa Francisco: "Ele nos guia no caminho da vida"


francisco.21.04Após presidir a missa de ordenação de dez novos sacerdotes na manhã deste domingo, 21 de abril, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco assomou à janela do apartamento Pontifício para recitar a oração do Regina Coeli.
Na sua alocução, que antecede a oração mariana, Francisco deteve-se no Evangelho do Bom Pastor deste quarto domingo da Páscoa, dizendo que “nos quatro versículos da leitura está toda a mensagem de Jesus, existe o núcleo central do seu Evangelho: Ele nos chama a participar da sua relação com o Pai, e esta é a vida eterna”.
“Jesus – diz o Santo Padre – quer estabelecer com os seus amigos uma relação que seja reflexo daquela que Ele mesmo tem com o Pai: uma relação de pertencer reciprocamente na plena confiança, na íntima comunhão. E para exprimir este entendimento profundo, esta relação de amizade, Jesus usa a imagem do pastor com as suas ovelhas: ele as chama e elas escutam a sua voz, respondem ao seu chamado e o seguem. É belíssima esta palavra” – exclama Francisco.
Ele explica, que “o mistério da voz é sugestivo: desde o ventre de nossa mãe aprendemos a reconhecer a sua voz e aquela do papai. Do tom de uma voz percebemos o amor ou o desprezo, o afeto ou a frieza. A voz de Jesus é única! Se aprendemos a distingui-la, Ele nos guia no caminho da vida, um caminho que ultrapassa também o abismo da morte”.
Após, o Papa destaca o versículo que fala que ‘foi Deus Pai que confiou a Jesus as ovelhas, que somos nós’, dizendo que “isto é um mistério muito profundo, não fácil de compreender. Se eu me sinto atraído por Jesus, se a sua voz aquece o meu coração, é graças a Deus Pai, que colocou dentro de mim o desejo de amor, de verdade, de vida de beleza...Jesus é tudo isto em plenitude”, afirma.
Francisco diz que muitas vezes Jesus nos chama, nos convida a segui-lo, mas acontece alguma coisa que não nos damos conta. Então dirigindo-se aos jovens presentes na Praça São Pedro, perguntou: “alguma vez vocês escutaram a voz do Senhor através um desejo, uma inquietação, convidando-os a segui-lo mais de perto? Já sentiram o desejo de serem apóstolos de Jesus? À juventude é necessário propor grandes ideais. Pergunte a Jesus que coisa ele quer de ti e seja corajoso. Atrás e antes de cada vocação ao sacerdócio ou à vida consagrada, tem sempre a oração forte e intensa de alguém: de uma nona, de um nono, de uma mãe, de um pai, de uma comunidade...Por isto que disse Jesus: “Orai ao Senhor para que mande operários à sua messe”.
“As vocações – explica o Papa – nascem na oração e da oração; e somente na oração podem perseverar e dar fruto. Me agrada sublinhar isto hoje, que é o Dia Mundial de Oração pelas Vocações”.
Por fim, o Santo Padre pede orações pelos novos sacerdotes por ele ordenados na manhã de hoje, invocando a intercessão de Maria, que é a Mãe e a mulher do ‘sim’. Ela – disse o Papa – aprendeu a reconhecer a voz de Jesus desde que o levava no seu ventre. Maria nos ajude a conhecer sempre melhor a voz de Jesus e segui-la, para caminhar no caminho da vida”.
Ao final da oração do Regina Coeli, o Santo Padre fez um apelo pela paz na Venezuela: “Sigo com atenção os acontecimentos em curso na Venezuela. Os acompanho com viva preocupação, com intensa oração e com a esperança de que se encontrem caminhos justos e pacíficos para superar o momento de grave dificuldade que o país está atravessando. Convido o povo venezuelano, de modo particular os responsáveis institucionais e políticos, a rejeitar com firmeza qualquer tipo de violência e a estabelecer o diálogo baseado na verdade, no reconhecimento recíproco, na busca do bem comum e no amor pela nação.”
O Santo Padre também pediu aos fiéis para que rezem e trabalhem pela paz e confiou a Venezuela a Nossa senhora do Coromoto.
Papa Francisco, após, recordou as vítimas do terremoto na China.
FONTE: CNBB

“Encerramos o encontro com um saldo excelente”, destacou dom Raymundo Damasceno sobre a 51ª Assembleia Geral


Coletiva 19.04A coletiva de imprensa do último dia da 51ª Assembleia Geral da CNBB foi composta pela presidência da CNBB, Cardeal dom Raymundo Damasceno, presidente e arcebispo de Aparecida (SP); dom José Belisário da Silva, vice-presidente e arcebispo de São Luís (MA) e dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral e bispo auxiliar de Brasília.
No início da coletiva dom Raymundo saudou os jornalistas presentes e aqueles que acompanharam ao vivo pelo Portal A12. O cardeal destacou o trabalho da imprensa e revelou o sentimento de gratidão pelo trabalho que foi realizado durante a 51ª Assembleia. “Estamos gratos e agradecemos o trabalho realizado por vocês durante esses 10 dias que estivemos reunidos aqui em Aparecida”, disse.
O presidente da CNBB avaliou que a 51ª Assembleia Geral foi uma ocasião de profunda experiência eclesial. “Estivemos reunidos para rezar, refletir e promover o aprofundamento de nossa comunhão. O resultado desse nosso empenho foi o melhor possível. Encerramos o encontro com um saldo excelente”, ponderou.
Durante a coletiva foi feito um balanço das atividades realizadas. Sobre o tema central da Assembleia 2013 “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, dom Raymundo disse que “já era previsto que seria aprofundado na assembleia desse ano e continuaria sendo levado para as dioceses para novos estudos e somente na assembleia do próximo ano que será apresentado para a aprovação final”.
O cardeal explicou que o tema central se situa na busca por uma maior “conversão pastoral” e apontou algumas reflexões sobre o estudo como a cultura dos tempos atuais, o desafio e a necessidade de considerar a mudança de época, o reconhecimento que o lugar privilegiado para realizar uma experiência concreta com Jesus Cristo é a comunidade eclesial e por fim o reconhecimento de que a paróquia é a grande escola da fé, da oração, dos valores e costumes cristãos.
Além do tema central, dois outros assuntos foram destacados na coletiva: o estudo sobre a Questão Agrária e o Diretório para a Comunicação no Brasil. Os dois temas foram amplamente discutidos pelos bispos que decidiram pela continuidade da reflexão antes de se tornarem documentos da CNBB.
Foi destacado também assuntos abordados durante a Assembleia como a Jornada Mundial da Juventude, os textos litúrgicos e a Campanha da Fraternidade.
No final de suas palavras dom Raymundo Damasceno apresentou outros dois frutos da Assembleia que são um subsídio que os bispos estão oferecendo a todos as comunidades para aprofundamento do tema das eleições e uma Nota que foi emitida em defesa dos direitos indígenas e quilombolas, pela rejeição da PEC 215.
FONTE: CNBB

“Julgamento dos policiais não põe fim aos massacres” afirma Pastoral em nota sobre condenação de PMs pelo Massacre do Carandiru

LogoPCNacionalA Pastoral Carcerária divulgou na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, comunicado em que enaltece a responsabilização criminal de 23, dos 26 policiais envolvidos nas mortes de 13 detentos no Massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992, em São Paulo (SP). Neste fim de semana, os Policiais Militares (PMs) foram condenados a 156 anos de reclusão cada, pelo Tribunal do Júri no Fórum da Barra Funda, na capital paulista.
“Reafirmamos o desejo de que todos os policiais envolvidos no episódio sejam responsabilizados pelos assassinatos, bem como os mentores da ação, especialmente os que, à época, ocupavam funções no governo do estado de São Paulo”, diz a nota. A Pastoral informou que defende que o estado pague indenizações aos familiares e aos sobreviventes do episódio. A entidade pediu ainda a exoneração de todos os réus envolvidos no massacre, pois alguns deles ainda ocupam cargos na administração pública ou na Polícia Militar.
A repercussão do julgamento do Massacre do Carandiru, para a Pastoral, reacendeu o debate sobre as causas do aumento da criminalidade no país. A seguir, a íntegra do texto:
NOTA PÚBLICA DA PASTORAL CARCERÁRIA
Julgamento dos policiais não põe fim aos massacres
Finalizado o primeiro dos quatro júris sobre o Massacre do Carandiru, que ceifou a vida de, ao menos, 111 pessoas em 2 de outubro de 1992, a Pastoral Carcerária enaltece a responsabilização criminal dos 23 dos 26 policiais envolvidos nas mortes de 15 detentos que estavam no primeiro andar do chamado Pavilhão 9 da Casa de Detenção.
Reafirmamos o desejo de que todos os policiais envolvidos no episódio sejam responsabilizados pelos assassinatos, bem como os mentores da ação, especialmente os que, à época, ocupavam funções no governo do Estado de São Paulo.
No entanto, temos a convicção de que a prisão dos policiais não é a melhor forma de responsabilizá-los pelo Massacre do Carandiru, uma vez que o encarceramento não restituirá nada aos familiares e amigos das vítimas, tampouco resolverá a dor e a saudade que sentem. É preciso que se encontrem novas maneiras de restaurar as relações e as injustiças, o encarceramento não é o melhor instrumento de responsabilização, pois a prisão é uma ação violenta, que repercute em mais violência à sociedade.
Desse modo, a Pastoral solicita que todos os réus no Massacre do Carandiru sejam exonerados dos cargos que ainda ocupam na administração pública ou na própria Polícia Militar, e entende que melhor que a prisão dos policiais envolvidos seria a indenização, pelo Estado, dos familiares e dos sobreviventes do episódio.
A repercussão que o julgamento do Massacre do Carandiru alcançou na sociedade brasileira e também internacionalmente tornam oportunos os debates sobre as causas do aumento da criminalidade no país, problema que não será resolvido com a política de encarceramento em massa, que predomina no Brasil, e que nas últimas duas décadas fez com que a população carcerária saltasse de 90 mil pessoas, em 1992, para 550 mil, em 2012.
Ainda hoje, com pleno conhecimento do Estado, massacres continuam acontecendo nas ruas, nos presídios, no sistema de saúde e em outros equipamentos que deveriam estar a serviço do bem estar da população, mas que têm se transformado em fonte de extermínio. Encarceramento não é a solução para o fim da criminalidade, pois esta tem raízes complexas e sua redução demanda políticas públicas que vão além da justiça criminal.
Brasil, 22 de abril de 2013.
COORDENAÇÃO DA PASTORAL CARCERÁRIA
fonte: CNBB

15 de abr. de 2013

Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, promove Louvor de Pentecostes


Com o objeitvo de reunir os jovens da região em uma noite de louvor e adoração, no próximo dia 18 de maio, acontece um grande louvor, no Clube de Pirapama, próximo à Capela de Nossa Senhora de Lourdes. O evento conta com a participação do Ministério Nossa Senhora de Lourdes, da Banda Tribos de Jacó e encerramento com Bênção do Santíssimo Sacramento. A entrada será um quilo de alimento não peressível

 
Ir. Josevania Alves – Pascom Santo Antônio

Com informações de Pe. Nilton Francisco

Coordenadores da Pastoral Familiar do Vicariato Cabo, se encontra para programar atividades



Na manhã do ultimo domingo,14, representantes da pastoral familiar das Paróquias da região episcopal, se reuniram com o presidente da Comissão para a Vida e Família no Vicariato, o Pe. Ivan Maciel, no Centro Social Armínio Guilherme, no Centro do Cabo, com o objetivo de programa a visita da Imagem Peregrina da Sagra Família, que visita a região até o próximo dia 11 de agosto, quando a Igreja celebra o Dia Nacional da Família.
Alisson Roberto – Pascom Santo Antônio - Cabo

Paróquia de São José Operário tem novo vigário

 
missaA Paróquia de São José Operário, no Cabo de Santo Agostinho, tem novo vigário. Neste fim de semana, o padre Jair Honório tomou posse na igreja matriz. A celebração eucarística foi celebrada juntamente com os padres Severino Lourenço e Nilton Francisco. Também participaram da solenidade os diáconos Genival Severino e Josinaldo.
Além da presença massiva da comunidade local, que fez questão de prestigiar o novo colaborador da Paróquia de São José Operário, fiéis de outros bairros por onde o padre Jair passou, também ajudaram a lotar a igreja. Na presença dos amigos de da família, o sacerdote ergueu emocionado o documento de posse emitido pela Chancelaria da Cúria Metropolitana.
 Pascom do Vicariato Cabo

Comissão de Juventude cria página especial para a Semana Missionária

 

Semana MissionáriaUma semana antes de a juventude do mundo todo se encontrar com o papa Francisco, na cidade do Rio de Janeiro, várias dioceses e arquidioceses do País acolherão esses jovens com uma programação especial. Será a Semana Missionária, período de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), onde os participantes terão a oportunidade de vivenciar momentos de fraternidade e experiências de fé.
A fim de preparar as paróquias para aproveitarem melhor esses dias intensos e manter todos bem informados, a Arquidiocese de Olinda e Recife lançou a fan page “Semana Missionária AOR“.
Por meio da página do Facebook, administrada pela Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, será possível ficar atualizado com informações sobre toda a preparação para a Semana Missionária. Basta curtir, para que as atualizações apareçam na time line da rede social. Uma ferramenta importante, já que a arquidiocese vai receber cerca de 200 jovens, principalmente do México e da França.
“Durante a Semana Missionária as paróquias que receberão os jovens estrangeiros realizarão eventos de acordo com a programação geral definida pela CNBB. Eles terão que respeitar três pilares: espiritualidade, ação social e cultura”, explicou o presidente da comissão, padre Gimesson Silva.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Bispos estudam texto do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil

 

DiretorioComunicacao2013
Durante a tarde desta quinta-feira, 11 de abril, os bispos que participam da 51ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP) realizaram, em grupos, um estudo sobre o texto do Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil. Antes, acompanharam uma exposição do conteúdo do documento, coordenada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação.
O presidente da Comissão, dom Dimas Lara Barbosa, acompanhado dos assessores e especialistas que colaboraram na elaboração do Diretório, recordou o processo de construção do mesmo. “Este texto vem sendo trabalhado há muito tempo, inicialmente como texto de estudos. A partir da experiência com o texto do Diretório italiano, recebemos contribuições que vieram de todo o Brasil, e podemos dizer que o texto que temos agora é praticamente novo”, explicou.
Dom Dimas enfatizou que, se aprovado, a Igreja no Brasil será a segunda no mundo a ter um diretório como este, que será importante para a articulação das diferentes iniciativas existentes neste campo. Com dez capítulos, o diretório trata das mudanças e práticas culturais com o avanço da tecnologia e também dos desafios da ação pastoral da Igreja no campo da comunicação.
Os bispos realizam estudos em grupos durante a segunda sessão da tarde desta quinta-feira, e deverão voltar ao tema nos próximos dias desta Assembleia Geral.
Outros trabalhos
Também durante esta tarde, foi apresentado ao episcopado o relatório da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada. O bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, dom Darci José Nicioli, apresentou uma comunicação sobre o projeto da celebração dos 300 anos da devoção a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Fonte: CNBB

“A urgência das urgências é evangelizar”, acredita o cardeal Odilo Scherer

 

Dom Odilo
Muitos são os desafios para a Igreja no Brasil, entre eles está à necessidade da revitalização das paróquias. Essa é a proposta da 51ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB se volta ao tema central que este ano trata de “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, onde os bispos brasileiros estão empenhados em refletir sobre a vida das paróquias. O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer observa que “a Igreja sempre precisa de renovação, pois é um organismo vivo, senão ela morre”. Para o cardeal, renovar as paróquias é “tirar delas suas potencialidades para que não sejam apenas estruturas burocráticas, mas comunidades vivas com um espírito novo e dinâmico”.
Diante das necessidades que se apresentam para a Igreja do Brasil, o arcebispo acredita que “a urgência das urgências é evangelizar”. E, para que essa renovação ocorre na estrutura a Igreja precisa se “adequar para bem evangelizar, utilizando bem todos os meios e ocasiões”. Segundo o cardeal, a 51ª Assembleia Geral se realiza em clima diferente após a realização do Conclave que elegeu Papa Francisco. E, desejou que “a vida da Igreja se renove”, com a chegada do novo pontífice, pois “a Igreja existe para evangelizar”. Ele relembra que a nova evangelização está na linha da preocupação da Igreja, que tem buscado se orientar nas reflexões e caminhos sugeridos pela Conferência de Aparecida, realizada em 2007. Para dom Odilo, a missão a Assembleia Geral é acompanhar e motivar a vida e missão da Igreja no Brasil, em comunhão com o Papa.
Igreja missionária
Sobre as especulações da possível perda de fieis por parte do catolicismo, o cardeal dom Odilo analisa que a Igreja não está indiferente a esse fato, mas tem buscado estar mais próxima da sociedade. “Quando um católico deixa de ser católico, não ficamos indiferentes. Isso preocupa a Igreja, mas não temos soluções mágicas. Não podemos estar ocupados com uma pastoral de manutenção e conservação, mas com uma Igreja efetivamente missionária”, disse. Por outro lado, o arcebispo observa que “não só a Igreja católica perde fiel. É um fenônemo cultural, onde existe uma mobilidade de valores e outras várias razões que levaram as pessoas a fazerem novas escolhas”.
O arcebispo aponta a presença de um fenômeno da migração religiosa, onde as pessoas estão à procura de religiões que oferecem propostas mais interessantes, “com menos comprometimento, ligado a cultura do relativismo”, de acordo com o interesse subjetivo de cada indivíduo. Mediante a essa fator cultural, o cardeal Odilo explica que o objetivo principal da Assembleia Geral é buscar a renovação das paróquias. “Nós estamos ocupados em refletir sobre as paróquias. Queremos renovar a estrutura da paróquia quanto a sua funcionalidade para que seja expressão viva e dinâmica”. Para que essa renovação, de fato, aconteça, o cardeal dom Odilo aconselha: “Sermos honestos no modo de evangelizar, apresentando a proposta do evangelho sem instrumentalizar a religião. Isso demanda tempo, paciência e perseverança”.
Fonte: CNBB

9 de abr. de 2013

Pastoral da Juventude, promove oficinas



No próximo domingo,14, a Pastoral da Juventude da Paróquia de Sto. Antônio, realiza inscrição para “O Creio”, movimento que oferecerá aos jovens a partir de 14 anos, oficinas de: Estudo bíblico, música, dança e teatro, para atuarem nas atividades pastorais e nas Celebrações.

As inscrições acontecem, a partir das 14h, na Capela de Nossa Senhora do Livramento, próximo a Matriz de Sto. Antônio, no Centro do Cabo. O candidato deverá comparecer ao local, com uma foto 3X4 e uma caneta.

 

Pascom Santo Antônio, com informações de Rosana Barros

 

8 de abr. de 2013

Comissão para a Caridade, Justiça e Paz do Vicariato Cabo realiza primeiro encontro

 
justiça e paz - caboAgentes de pastorais sociais das Paróquias do Vicariato Cabo se encontraram no último sábado 6 de abril, no Centro Social Armínio Guilherme, juntamente com o presidente da Comissão de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, padre Nilton Francisco. Os participantes debateram sobre suas realidades pastorais e organizaram a programação para a realização de uma Semana Social, que acontecerá na primeira semana de outubro deste ano.
O padre Nilton, lembrou aos participantes que a formação começa através dos líderes, bem como, o compromisso de transmitir aos demais agentes aquilo que aprenderam.
Fonte: Pascom Santo Antonio – Cabo

Vicariatos Episcopais recebem imagens peregrinas da Sagrada Família

 

59783_513676285362419_1152477650_n
No Domingo da Divina Misericórdia, 7 de abril, membros da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram da Missa em que o arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, abençoou 15 imagens da Sagrada Família. Os ícones irão peregrinar pelas 19 cidades que formam o território arquidiocesano. Cada um dos sete Vicariatos Episcopais recebeu duas imagens.
Dom Fernando ressaltou a bênção ter acontecido no período Pascal. “Vivenciando este momento central da fé cristã, esta é uma oportunidade de poder estar mais próximo das famílias, rezar com elas e promover o resgate da dignidade e do amor fraterno”, disse.
Os casais da pastoral promoverão momentos de oração e reflexão seguindo um calendário de visitas às paróquias. As imagens serão levadas ao encontros das famílias em suas residências. A ideia é valorizar e evangelizar as famílias. A 15ª imagem irá visitar as coordenações da Pastoral Familiar nas paróquias nas reuniões dos grupos.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Arquidiocese fará parte do comitê nacional do Programa Água para Todos

 

Rio Capibaribe JORNAL 710O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu na manhã desta segunda-feira, 8, a visita do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. O representante do Governo Federal solicitou ao religioso a indicação de pessoas que possam integrar o comitê nacional do Programa Água para Todos, que tem como objetivo discutir as políticas públicas para o Semiárido Brasileiro.
O comitê funciona com representações dos ministérios da Integração Nacional, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário, além do Banco do Brasil. A partir de agora terá também a participação da sociedade civil capitaneada pela Igreja. “Estamos dispostos a incorporar todo o esforço feito pelos grupos que são coordenados pelo senhor dom Fernando. Inclusive podemos pensar em descentralizar as reuniões, que hoje acontecem em Brasília, para que possamos mobilizar todo mundo”, afirmou o ministro Bezerra Coelho.
O arcebispo recebeu o convite com alegria e esperança. “Agora vamos nomear três ou quatro pessoas para que possam discutir em âmbito nacional ações concretas para o combate à seca e para a garantia de convivência com todos os outros desafios do Semiárido Brasileiro. Isso nos dá mais certeza de que estamos caminhando para resolver problemas complexos e históricos que exigem a participação de todos”, comemorou dom Saburido.
ministro da integração nacional (70)A reunião foi acompanhada pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 (CNBB NE2), dom Genival Saraiva; pelo secretário regional da Cáritas NE2, padre Jandeílson Alencar; além do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, e do secretário de Agricultura Familiar de Pernambuco, Aldo Santos.Todos cobraram do ministro ações estruturadoras que minimizem os efeitos da estiagem que já entrou para o segundo ano e é considerada a pior dos últimos 50 anos.
“Se tivéssemos a água da Transposição do São Francisco correndo nos canais não estaríamos passando por essa situação tão difícil. A promessa é de que essa obra seja concluída em 2015, juntamente, com outras importantes ações hídricas. Até lá, vamos cobrando as ações emergenciais e contribuindo para que dinheiro do povo chegue ao povo que mais precisa”, declarou dom Genival Saraiva.
“Todo comitê deve contar com a presença da sociedade civil. Felizmente, vamos poder enfim participar do Água para Todos. É sem dúvidas uma conquista importante que vamos aproveitar para trabalhar na garantia de ações estruturantes para o Semiárido”, disse Doriel Barros.
O ministro Fernando Bezerra Coelho acolheu as críticas e sugestões e detalhou o cronograma de obras e ações que o Governo Federal e os governos estaduais estão tomando para garantir a segurança hídrica no Semiárido. “As cobranças são importantes e bem-vindas. Admitimos que a situação não é fácil, mas ela não apaga as ações e os investimentos que o Governo vem fazendo nos últimos dez anos. Mas temos muito que avançar, e por isso, contamos com vocês”, disse.
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR