A Companhia de Jesus, a Ordem dos Jesuítas fundada pelo espanhol Inácio de Loyola há quase 500 anos, lançou na última terça-feira (31) um novo portal na internet e uma logomarca redesenhada para reforçar sua identidade e dar mais visibilidade aos projetos sociais, educacionais e culturais. “A Companhia de Jesus é conhecida como passado, não como presente, e por isso queremos divulgar nossas obras atuais e aquilo que planejamos fazer no futuro”, anuncia o coordenador de comunicação da Companhia de Jesus, padre Geraldo Lacerdine, falando em nome das quatro regiões ou províncias da instituição no país.
Os jesuítas, que já chegaram a ter 37 mil membros no mundo, são atualmente cerca de 19 mil em mais de 130 países. Caíram para a metade após a crise de vocações que se seguiu ao Concílio Vaticano II (1962-1965), mas assim mesmo formam o contingente masculino mais numeroso das congregações e ordens religiosas da Igreja Católica. No Brasil, eles são cerca de 650 e trabalham em 112 obras.
A Rede Jesuíta de Educação tem 21 escolas entre colégios e universidades, com uma média de 150 mil alunos, além de mais de 70 projetos sociais e educacionais espalhados por todo o território nacional. São da Companhia de Jesus a Universidade Católica de Pernambuco e Universidade do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul, além da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Bernardo do Campo e de duas escolas de nível superior em Belo Horizonte (MG).
Seus colégios estão localizados em 12 cidades, com destaque para o Santo Inácio, no Rio de Janeiro, o São Luís, em São Paulo, o Loyola, em Belo Horizonte, o Anchieta, em Porto Alegre, o Antônio Vieira, em Salvador e a Escola Técnica de Eletrônica, em Santa Rita do Sapucaí (MG).
Outras informações acesse o novo site da Companhia de Jesus, no endereço eletrônico: www.jesuitasbrasil.com.
Fonte: CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário