30 de set. de 2019

São Miguel, uma devoção de mais de meio século no Cabo


No ultimo domingo (29\09) a paróquia de Santo Antônio - Cabo, encerrou com muita alegria e devoção, a festa do padroeiro da comunidade da Sapucaia. A Missa Solene às 10h foi presidida por padre Marcos Antônio (Pároco de Nossa Senhora de Lourdes - Pirapama), que também celebrou um ano de sua chegada a cidade do Cabo. "Eu quero agradecer a vocês (paróquia Santo Antônio) a colhida." Declarou o sacerdote.
A capela São Miguel foi construída na década de 60 e tinha como pároco de Santo Antônio, o saudoso padre Antônio Melo Costa. Uma pessoa da comunidade doou o terreno e ao ser construída funcionava também como escola para a comunidade que ainda não tinha escola no local. Muitos devotos de São Miguel na comunidade chegaram a estudar na capela há cerca de 30 anos atrás. A comunidade que está situada na Rua São Sebastião, conta que na época, gostaria muito de ter o santo mártir como padroeiro do local, porém a devoção a São Sebastião já era uma devoção de toda a cidade, então decidiram escolher como patrono o arcanjo São Miguel.
Fotos e texto : Ir. Josevânia Alves 

Encontrão Missionário, marca abertura da Semana Missionária na Arquidiocese de Olinda e Recife


O Papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais.
Na arquidiocese de Olinda e Recife os preparativos já começaram em maio com a realização da 1ª assembleia arquidiocesana missionária, em setembro uma outra data importante marca a preparação para o mês extraordinário missionário, dia 28 acontecerá o 1º Encontrão Arquidiocesano da Infância e Adolescência Missionária que será sediada na paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz – Pontezinha – Vicariato Cabo de 08h às 12h e reunirá crianças e adolescentes de todos os vicariatos. Dia 06 de outubro será o marco da celebração do mês missionário extraordinário com o “Encontrão Missionário” que este ano será realizado na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos – Vicariato Cabo. Logo pela manhã às 9h todas as forças missionárias do referido vicariato estarão no local participando do encontro de espiritualidade. A tarde às 14h, o vicariato receberá os COMIPAs, IAMs, JMs e representantes das paróquias de toda a arquidiocese para uma tarde de reflexão a cerca do tema, “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo” que culminará com a Missa de Envio presidida por Dom Fernando Saburido, iniciando assim a Semana Missionária que acontecerá nas paróquias de nossa arquidiocese de 06 a 13 de outubro.
Adicionar legenda

A Semana Missionária terá em cada paróquia uma programação própria de acordo com cada realidade paroquial, que compreende visitas as famílias nos bairros, aos hospitais e postos de saúde, escolas, Missas nas praças, encontros com a juventude, com as crianças, ação social com famílias carentes assistidas pelas pastorais sociais entre outras atividades.
Serviço:
Abertura da Semana Missionária na Arquidiocese de Olinda e Recife
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Conselho – Ponte dos Carvalhos – Vicariato Cabo
Data: 06 de outubro de 2019
Horário: 14h às 17h
Endereço: Avenida Nossa Senhora do Bom Conselho - Cabo de Santo Agostinho
Informações: 996670730

1º Encontrão Arquidiocesano da IAM anima para a Semana Missionária


O presidente da CAP padre Rogério Silva motivou a IAM no Encontrão realizado em Pontezinha, Cabo
Animando e motivando a IAM, o padre Rogério Silva, presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial reforçou o convite para a Semana Missionária, que acontecerá de 06 a 13 de outubro, em todas as paróquias da Arquidiocese. O Encontrão será realizado a partir das 14h do dia 6 de outubro (domingo), no Vicariato Cabo, com Missa de Envio presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido, às 17h. É importante contextualizar que o papa Francisco proclamou outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário com o objetivo de “despertar, em medida maior, a consciência da missio ad gentes e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral”. Trata-se de um acontecimento eclesial de grande importância que abrange todas as Conferências Episcopais, os membros dos institutos de vida consagrada, as sociedades da vida apostólica, as associações e movimentos eclesiais. Na Arquidiocese de Olinda e Recife, os preparativos começaram em maio, com a realização da 1ª Assembleia Arquidiocesana Missionária.


No dia 06 de outubro, haverá o marco da celebração do mês missionário extraordinário, com a realização do “Encontrão Missionário” que este ano acontecerá na Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos. Logo pela manhã (9h), todas as forças missionárias do Vicariato Cabo estarão no local, participando do encontro de espiritualidade. À tarde (14h), o Vicariato receberá os COMIPAs, IAMs, JMs e representantes das paróquias de toda a Arquidiocese para uma tarde de reflexão acerca do tema, “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Uma Missa de Envio será presidida por dom Fernando Saburido, iniciando assim a Semana Missionária, que acontecerá nas paróquias da Arquidiocese, de 06 a 13 de outubro. 
A Semana Missionária terá em cada paróquia uma programação própria, de acordo com cada realidade paroquial, compreendendo visitas às famílias nos bairros, aos hospitais e postos de saúde, escolas, missas nas praças, encontros com a juventude, com as crianças, ação social com famílias carentes assistidas pelas pastorais sociais e outras atividades.
Serviço:
Abertura da Semana Missionária na Arquidiocese de Olinda e Recife
Local: Igreja matriz Nossa Senhora do Bom Conselho – Ponte dos Carvalhos
Data: 06 de outubro de 2019
Horário: 14h às 17h
Endereço: Avenida Nossa Senhora do Bom Conselho – Cabo de Santo Agostinho
Informações: 9.9667-0730
(Pascom AOR)

10 de set. de 2019

Vicariato Cabo recebe 1º Encontrão Arquidiocesano da IAM


Muita animação misturada ao colorido dos cinco continentes marcará o 1º Encontrão Arquidiocesano da Infância e Adolescência Missionária (IAM). O evento, que é uma promoção da Comissão Arquidiocesana para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, acontecerá no sábado, 28 de setembro, das 8h às 12h, em Pontezinha, no Cabo de Santo Agostinho, reunindo crianças e adolescentes dos grupos da IAM de todos os vicariatos da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Uma missa será celebrada logo após a acolhida, na matriz da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, com participação de crianças, adolescentes, famílias e catequistas. Em seguida, os pequenos missionários fazem o tradicional “Bate Latas” pelas ruas e praças de Pontezinha, cantando e rezando, levando cartazes e faixas sobre o carisma missionário. Paradas estratégicas darão oportunidade aos participantes de interagir com moradores, entregando fitinhas e cartões, e apresentando orações por cada continente do planeta.
“O carisma da IAM é a missão: criança evangelizando criança, rezando pelas crianças dos cinco continentes, ajudando o próximo e vivendo o Evangelho com alegria”, explicou a Ir. Josevânia Alves, coordenadora da IAM do Vicariato Cabo.

Nas paradas programadas pela organização do encontro, haverá encenações sobre as realidades de cada continente, convidando moradores e transeuntes à oração. “Queremos ser a Igreja em Saída tão desejada pelo Papa Francisco”, disse a coordenadora. Sobre a participação de crianças e adolescentes na vida da Igreja, Ir. Josevânia afirma que “a animação pastoral, desde criança, forma o cristão fiel, produtivo, participativo e promotor da paz”.

Confira a programação:
8h – Santa Missa – Igreja matriz de Nossa Senhora da Paz
9h – Saída pelas ruas de Pontezinha
9h30 – 1ª Parada: Continente Africano
10h – 2ª Parada: Continente Asiático
10h30 – 3ª Parada: Continente da Oceania
11h – 4ª Parada: Continente Europeu
11h30 – 5ª Parada: Continente Americano

Serviço:
1ª Encontrão Arquidiocesano da IAM
Dia: 28 de setembro de 2019
Local: Paróquia Nossa Senhora da Paz – Pontezinha, Cabo
Horário: 08h às 12h
Informações: Ir. Josevânia Alves (81) 99627-8537


Vem aí, a 13ª caminhada Sim à Vida!


Este ano, o evento promovido pela Comissão de Vida e Família da Arquidiocese de Olinda e Recife acontecerá à tarde, a partir das 14h, na avenida Boa Viagem.
Participe!

Paróquia Santo Antônio, festeja padroeira do Comércio do Cabo



Com o tema, "Maria, ensina-nos o caminho da verdadeira felicidade” a paróquia de Santo Antônio e devotos festejam a querida Mãe do Livramento, de 14 a 18 de setembro com recitação do terço todas às noites às 18h30 e Missa às 19h, na Capela a ela dedicada próximo a Igreja Matriz. No dia 14, haverá a Procissão da Bandeira saindo da residência da Sra. Maria do Carmo Medeiros (Rua Coronel Artur Cisneiros) em direção à Capela onde haverá a Celebração Eucarística. No dia 18, às 5h, alvorada festiva, às 18h recitação do terço e às 19h Solene Celebração Eucarística em honra da querida padroeira dos comerciantes do Cabo.

Conheça mais sobre a história e devoção a Nossa Senhora do Livramento:
A devoção popular a Nossa Senhora do Livramento foi registrada em diversas localidades. Na Arquidiocese de Braga, em Portugal, consta que na igreja da Ordem Terceira de São Francisco se encontra a imagem de Nossa Senhora Libertadora das Almas do Purgatório. Pe. Jacinto dos Reis afirma que é mencionada na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira. Fala-se também que a origem ver­dadeira vem desde os tempos da história de Alcácer-Quibir. Naquela batalha, com a morte de Dom Sebastião, foram aprisionados todos os nobres que não queriam aceitar nem render homenagem aos conquistadores, podendo até pagar com a vida. Entre eles, encontrava-se Rodrigo Homem de Azevedo que era um dos mais dedicados defensores de sua pátria portuguesa, e não aceitava as ordens do duque de Alba, enviado pela Espanha para submeter o povo. A esposa de Rodrigo, encomendou o caso à santíssima Virgem da qual era devota. Durante nove dias orou fervorosamente, temendo pela vida de seu marido. Terminada a novena, ela teve um sonho, no qual lhe pareceu ver Nossa Senhora que lhe dizia: “Não te preocupes. Eu o livrarei. Mas quando puderes edifica uma igreja, para que meu Filho seja glorificado aqui”. Sem saber como, seu marido foi libertado quando outros nobres foram executados. Ele, por ter recebido essa graça, mandou esculpir uma imagem, conforme descrição da esposa em seu sonho: “Vestido branco. Os cabelos loiros soltos. O Menino Jesus no braço esquerdo e a mão direita em sinal de amparo”. E porque Nossa Senhora disse “Eu o livrarei”, deu-lhe o nome de Nossa Senhora do Livramento e construiu uma capela. Os portugueses trouxeram essa devoção para o Brasil. Na Arquidiocese de São Paulo há a Paróquia de Nossa Senhora da Livração. Dois municípios foram agraciados com esse simpático nome, um na Arquidiocese da Paraíba e outro na de São Luís de Cásseres, no Mato Grosso. Neste último — narra uma lenda mantida pela tradição —, um desconhecido, entre outras mercadorias, carregava na sua carrocinha uma imagem de Nossa Senhora. Num determinado lugar o animal estancou e não houve quem o pudesse mover. Retiraram a imagem e o animal andou. Tornaram a colocar a imagem na carrocinha, e outra vez o animal empacou. Isso se repetiu várias vezes. Os moradores interpretaram que Nossa Senhora queria permanecer naquele lugar. O desconhecido continuou seu caminho e desapareceu. Ninguém nunca mais o viu. O povo construiu uma capela, depositando no altar a linda imagem. Mais tarde a ermida se transformou em exuberante templo.
Oração: Mãe amorosa, permanecei em mim como num templo adornado e acolhedor. Nossa Senhora do Livramento, livrai-me de todo mal. Reinai em minha alma, mostrando-me nos vossos braços a Jesus. Amém.
Por Pe. Roque Vicente Beraldi, sacerdote, missionário claretiano.
Fonte: elsondemelo.blogspot.com.
Serviço:
Festa de Nossa Senhora do Livramento
Data: 14 à 18 de setembro de 2019
Local: Capela de Nossa Senhora do Livramento (próximo a Igreja Matriz)
Horário: 19h
Mais informações: 3521-9933
Pascom Santo Antônio - Cabo