31 de jan. de 2019

Retiro Espiritual da Infância e Adolescência Missionária

Refletindo o tema, "Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo", no próximo domingo (03) a Infância e Adolescência Missionária de nossa paróquia (IAM) realiza seu 1º encontro de 2019, com o retiro espiritual se preparando para a "7ª Jornada Nacional da IAM". O encontro será na Capela do Abrigo São Francisco de 09h às 11h30 e será aberto a todas as crianças que ainda não participam da IAM e desejem conhecer mais sobre a Obra Pontifícia que está presente no mundo inteiro e confia as crianças e adolescentes a missão de evangelizar outras crianças. 

Conheça mais sobre esta Obra Pontifícia:

Por que é uma Obra Pontifícia?
Porque se diferencia de uma atividade apostólica transitória. Sua organização, a presença em todo o mundo, pelo seu testemunho e eficiência, tendo sido aprovada e assumida pelo Papa (Pio XI) como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja.

Qual a sua finalidade?
Tem como finalidade suscitar o espírito missionário universal nas crianças, desenvolvendo-lhes o protagonismo na solidariedade e na evangelização e, por meio delas, em todo o Povo de Deus: "Crianças ajudam e evangelizam crianças". São crianças em favor de outras crianças.



Tomando como exemplo a vida de Jesus e de seus discípu­los, a Infância e Adolescência Missionária tem em Maria, a mãe de Jesus, uma fiel testemunha da autêntica ação evangelizadora. Inspira-se tam­bém em São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus, Padroeiros das Missões. Ambos viveram ardentemente o carisma missionário universal, doando suas vidas pelo anúncio do Evangelho.

Objetivos


O fato de salvar da morte certa e dar-lhes oportunidade de sobreviver e serem batizadas fez com que o novo projeto de Dom Carlos despertasse a simpatia e acolhida, enquanto expressão de caridade cristã e solidariedade universal.


Assim foram definidos seus objetivos pelo fundador:

- salvar as crianças da miséria e da morte;
- batizá-las e educá-las como cristãs;
- prepará-las para serem apóstolos de outras crianças orientando-as na vocação e profissão.

Desde a segunda metade do século 19 até os nossos dias, graças à atividade de educadores com espírito missionário, centenas de milhares de crianças foram sensibilizadas e comprometeram-se nesse movimento de solidariedade universal.


Uma Obra aberta ao mundo inteiro

Embora a Obra tenha nascido para socorrer a triste situação das crianças chinesas, logo abriu seus horizontes para o mundo inteiro. O resgate, o batismo, o sustento e a educação das crianças dos povos que não conhecem Jesus Cristo foram, desde o início, os objetivos da Infância e Adolescência Missionária. Um plano ambicioso: prestar todos os socorros materiais, morais, intelectuais e religiosos de que necessitam as crianças de todos os lugares, culturas, raças e crenças.

#IAM #ObraPontifícia #Missão#Detodasascriançasdomundosempreamigos
Fonte de pesquisa: Garotoradamissionária

29 de jan. de 2019

Paróquia Santo Antônio, realiza festa de Nossa Senhora de Lourdes, em Pirapama




 Para os devotos da querida Virgem de Lourdes, a sua festa está se aproximando, para quem ainda não conhece a belíssima Capela a ela dedicada em Pirapama – Cabo, é momento único de conhecer e festeja aquela que é a Mãe de Deus e da humanidade. Sua festa este ano vai de 07 a 16 de fevereiro, refletindo o tema, “Família projeto de Deus! Maria ajuda-nos a vivê-lo”, a festa acontece todas as noites com a Celebração Eucarística às 19h com sacerdotes convidados, na abertura, (07\02) ás 18h, os devotos participam da grande procissão da Bandeira da padroeira, saindo da residência da Sra. Adeilda Tavares. Rua do Morro, s\n -  Pirapama. No último dia, (16\02) às 18h, sairá da Capela a Procissão com a imagem querida da Virgem de Lourdes, percorrendo as principais ruas do bairro e retornando à Capela para a Solene Celebração Eucarística de encerramento da festa.

Serviços:
Festa de Nossa Senhora de Lourdes
Data: 07 a 16 de fevereiro de 2019
Local: Capela Nossa Senhora de Lourdes – Pirapama – Cabo
Informações: Secretaria paroquial de Santo Antônio – Cabo
Fone: 3521-9933

28 de jan. de 2019

Pastoral da Comunicação do Vicariato Cabo, realiza 1º encontro do ano





 Agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das paróquias do Vicariato Cabo participam de retiro espiritual, no domingo (10\02), de 8h às 11h30, no centro social Armínio Guilherme – Centro do Cabo. O encontro reflete a vocação de todo cristão batizado, que este ano é tema do mês extraordinário missionário, “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.
Os coordenadores paroquiais devem confirmar a inscrição dos agentes até o dia 04 de fevereiro.

Serviços:
Retiro da Pascom do Vicariato Cabo
Data: 10 de fevereiro de 2019
Horário: 08h às 11h30
Local: Centro Social Armínio Guilherme – Centro do Cabo
Contato para confirmar inscrições: 99627-8537

8 de jan. de 2019

Paróquia Santo Antônio festeja Santo Amaro



Uma das mais antigas devoções do povo cabense é ao querido abade, Santo Amaro, sua capela fica situada no final da rua da Igreja Matriz, (de frente para a Matriz). Este ano a festa será de 11 a 15 de janeiro, onde durante todas as noites às 18h haverá a recitação do terço e às 19h a Santa Missa, no dia 15\01, às 18h a procissão com a imagem do querido santo sairá da capela em direção a Igreja Matriz onde haverá a Solene Concelebração Eucarística presidida por Pe. Valdir Bezerra.
Conheça mais sobre a vida de Santo Amaro:
Nasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho espiritual e grande amigo de São Bento, tornou-se um beneditino com apenas 12 anos de idade. Realidades daquele tempo, mas que apontam para uma necessidade dos tempos atuais. Ele foi apontado, desde muito cedo, como um exemplo de silêncio e também de correspondência às exigências da vida monacal. Vida de austeridade, de ação, de oração; “ora et labora” de fato.
Grande amigo de São Bento, viveu momentos que ficaram registrados. São Gregório foi quem deixou o testemunho de que, certa vez, São Bento, por revelação, soube que um jovem estava para se afogar em um açude. Disse ao então discípulo Amaro que fosse ao encontro daquele jovem. Ele foi. Sem perceber, com tanta obediência, ele caminhou sobre as águas e salvou aquele jovem; depois que ele percebeu que havia acontecido aquele milagre. Retribuíram a ele, mas, claro, ele atribuiu a São Bento, pois só obedeceu.
História ou lenda, isso demonstra como Deus pode fazer o impossível aos olhos humanos na vida e através da vida naqueles que acreditam e buscam corresponder à vocação. Todos nós temos uma vocação comum, a mesma que Santo Amaro teve: a vocação à santidade. Esse santo foi quem sucedeu São Bento em Subiaco, quando este foi para Monte Casino. Ele foi exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.
Fonte: Canção Nova

2 de jan. de 2019

Paróquia Santo Antônio realiza visita missionária à comunidade Mãe Rainha





No próximo domingo (06) animadores de missão (Conselho Missionário, Juventude Missionária, Infância e Adolescência Missionária) junto com agentes de pastorais e comunidades, realizam visita às famílias na comunidade de Mãe Rainha Três Vezes Admirável, no Mauriti. Na programação às 08h acontece a oração de abertura na Capela e em seguida acontecerá a saída missionária, o encerramento está previsto para às 11h30.
Este ano a Igreja celebra no mundo inteiro o Mês Extraordinário Missionário com o tema, “Batizados e Enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, trata-se de um convite a todos os batizados a desperta sua vocação missionária, pois todos somos convidados a confirmar a nossa identidade batismal como um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo: Ele envia-nos para sermos suas testemunhas no mundo.

Serviços:
Visita Missionária às famílias do Mauriti
Data: 06 de janeiro de 2019
Local de encontro: Capela Mãe Rainha Três Vezes Admirável - Mauriti
Horário: 08h 
Por, Ir. Josevânia Alves


Paróquia de Santo Antônio no Cabo celebra Co-padroeiro da cidade


O amor e a devoção ao querido mártir São Sebastião é um sentimento natural para os católicos cabenses, que já nasce do berço desde os primeiros passos dados em busca da fé. São Sebastião toca profundamente o coração dos devotos e devotas que expressam na cor vermelha que vestem para participarem dos 10 dias de festa na Igreja Matriz de Santo Antônio onde ele é o co-padroeiro, todo amor e gratidão ao querido jovem mártir.  Este ano refletindo o tema, “valente soldado da Igreja e defensor da fé!”, a festa acontece de 17 a 27 de janeiro, na programação, logo no dia 17\01 às 18h30, haverá a procissão da Bandeira que sairá da residência da Sra. Ana Maria da Rocha e família, situada à Rua Marechal Dantas Barreto, 192, centro, em direção a Igreja Matriz onde haverá a Concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB e logo após a Missa, o hasteamento da Bandeira dando início as festividades.  Durante todas as noites haverá a recitação do terço às 18h e, às 19h Celebração Eucarística, com sacerdotes convidados, após as Missas, haverá barracas de lanches e atrações culturais. Um destaque especial também será dado ao dia 20\01, onde a paróquia celebrará 36 anos de Ordenação Sacerdotal de seu pároco, Pe. Valdir Bezerra. No dia da grande festa, 27\01, às 10h será a Solene Concelebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio, ás 15h Santa Missa e logo em seguida a procissão com a imagem do querido co-padroeiro, percorrendo as principais ruas da cidade e retornando a Igreja Matriz para o encerramento com a Benção do Santíssimo Sacramento.
programação da festa

A imagem de São Sebastião chegou ao Cabo, há aproximadamente 200 anos de Portugal, a partir daí, começaram os louvores e novenas glorificando ao Senhor pelas graças recebidas. A devoção do povo cabense se intensificou quando uma grande peste se deu sobre a cidade, invocaram São Sebastião e, em pouco tempo, cessou a terrível flagelação. Prometeram continuar a devoção com festas ao glorioso mártir, em todos os anos, nos 10 dias de festa na cidade, os devotos se vestem de vermelho em homenagem ao querido santo que testemunhou com seu sangue a sua fé.
Serviços:
Festa de São Sebastião, Co-padroeiro do Cabo
Data: 17 a 27 de janeiro de 2019
Local: Igreja Matriz de Santo Antonio – Centro do Cabo
Contatos/ (81) 3521-9933
Por, Ir. Josevânia Alves