27 de jul. de 2015

Encontro Vocacional




No próximo dia 15 de agosto, acontecerá o encontro vocacional para jovens que aspiram a vida religiosa. O encontro acontece na Capela do Abrigo São Francisco de Assis, no Cabo, de 08h às 12h.
Serviço:
Encontro Vocacional
Dia: 15 de agosto (sábado)
Local: Capela São Francisco – Cabo (Abrigo S. Francisco de Assis)
Horário: 08h às 12h
Mais informações: 81 – 98857- 7626

Ir. Josevânia Alves

Devotos de Sant’Ana, sobem a Novo Horizonte e homenageiam padroeira




No dia em que a Igreja celebra a festa dos avós de Jesus, (26 de julho): São Joaquim e Sant’Ana, a comunidade de Novo Horizonte que tem Sant’Ana como padroeira, festejou solenemente a querida patrona com uma programação que se iniciou logo às 7h da manhã com o ofício de Nossa Senhora, às 8h o café comunitário e às 19h, os devotos de toda a paróquia subiram a ladeira de Novo Horizonte e com muita devoção participaram da procissão com o andor da padroeira, momento forte de testemunho missionário, onde nem a chuva que caia impediu os fiéis de chegarem ao local de onde saiu a procissão, este ano da residência da aniversariante de 89 anos, que nasceu no mesmo dia da querida santa, a Sra. Ana Bernardes de Moura, situada à rua da Matinha, s/n, Novo Horizonte e percorrendo as principais ruas do bairro, onde os fiéis com tochas nas mãos e tendo estampada na camisa a foto de Santa Ana, seguiram a procissão até a capela a ela dedicada e que há 11 anos iniciou a devoção em Novo Horizonte com a colaboração da pastoral familiar e do casal, Tadeu e Lena, ao entrar a imagem na capela, os fiéis acolheram entoando o hino em sua homenagem e participaram da Solene Celebração Eucarística, presidida por Pe. Rogério Silva, que lembrou aos fiéis, “celebrar a festa do padroeiro é fazer uma renovação espiritual, assim como os pais de nossa Mãe Maria Santíssima, Sant’Ana e São Joaquim, tiveram fé, nós também somos chamados a seguir seu exemplo, que eles sejam modelos para cada um de nós, pois a humanidade padece do pão espiritual e para que as graças de Deus aconteçam em nossa vida, é necessário que abramos o nosso coração.” Encerrou o sacerdote.  

Ir. Josevania Alves

Comunicadores de todo Brasil, participam do 9º muticom, em Vitória, ES




Comunicadores de todo país, também da Argentina e Alemanha, participaram da 9ª edição do mutirão brasileiro de comunicadores, que aconteceu de 15 a 19 de julho, em Vitória (ES). Foram dias de muita partilha, interação e alegria entre os comunicadores que se encontram a cada ano para refletirem sobre a comunicação na Igreja. Entre os palestrantes, estavam, Pe. Gildásio Mendes, Salesiano, professor e escritor - Doutor em Comunicação pela Wayne State University, que realizou a conferencia de abertura do evento, Elizabeth Barros, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e pós doutorado em saúde pública pela ENSP/Fiocruz (2001), Dom Leomar Antônio Brustolin,  teólogo e escritor, Elson Faxina, Jornalista - Doutor em comunicação pela Unisinos/RS, professor de comunicação da UFPR e Caco Barcelos, Escritor, Repórter e apresentador do programa Profissão Repórter. Que deram sua grande contribuição para o 9muticom.  Na tarde deste sábado, 18, os participantes foram até o Santuário de Nossa Senhora da penha, padroeira da cidade, onde participaram da Celebração Eucarística de encerramento dos trabalhos, presidida pelo arcebispo de Vitória (ES), dom Luiz Mancilha Vilela, que durante a homilia, lembrou o valor da comunicação, “nascemos para a comunicação. O sumo pontífice, convoca a Igreja para a cultura do encontro. Precisamos fazer memória de nossa origem que é a Trindade e renovar a nossa comunhão. Precisamos dar mais vigor ao cultivo da cultura da comunicação.” Lembrou o religioso que também
fez referencia ao documento de Aparecida, “Devemos fazer a diferença no mundo da comunicação, parece-nos urgente que estudemos os documentos sociais da igreja e os coloquemos em prática, pois a humanidade tem sede de encontro. A Igreja tem a sua proposta porque ela conhece o caminho do encontro e convoca a todos para este caminho, os comunicadores cristãos são arautos do amor e da paz, o mundo espera esse novo jeito de comunicar que gera a cultura do encontro,” e encerrou com uma exortação aos participantes,
“que nunca percamos a consciência  que nossa origem comunicadora vem  da Santíssima Trindade e com São Paulo concluo: “...e, vindo, Ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; (Efésios 2:17). Amém”. Ao final da Missa, o muticom fez uma belíssima homenagem a Nossa Senhora da Comunicação. O próximo muticom será em 2017 em Joinvile – SC.

Ir. Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo, arquidiocese de Olinda e Recife - PE


Juventude Missionária, espalha alegria e muitos sorrisos entre os idosos


“Juventude missionária, alegre e solidária”, com esse lema, cerca de 25 jovens realizaram na manhã do domingo,26, dia dos avós, a missão jovem no Abrigo São Francisco de Assis. 
Ir. Josevânia Alves


Comissão de pastoral para animação Bíblico-Catequética do vicariato Cabo, promove encontro de formação




No próximo dia 15 de agosto, a Comissão de pastoral para animação Bíblico-Catequética do vicariato Cabo, promove encontro de formação para os membros das pastorais do Batismo, Eucaristia e Crisma. O encontro será de 08h às  16h, em uma chácara em Mercês. Os participantes devem confirmar a inscrição com os coordenadores paroquias.
Serviço:
Encontro de formação para agentes do Batismo, Eucarística e Crisma do Vicariato Cabo
Dia: 15 de agosto
Local: Chácara, em Mercês
Horário: 08h às 16h
Inscrições: Nas secretarias paroquiais do vicariato Cabo.

Ir. Josevânia Alves, com informações de Antônia Gonsalo  

Papa envia mensagem a moradores de rua de São Paulo

CANÇÃO NOVA

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos moradores de rua de São Paulo após ficar comovido com os presentes que recebeu na manhã desta quarta-feira, 22: um crucifixo e rosários feitos com materiais recicláveis por essas pessoas. Elas são acompanhadas pelo trabalho pastoral do padre Júlio Lancelotti.
“Caro padre Júlio Lancelotti e demais colaboradores do trabalho com o povo de rua, quero lhes dizer que recebi com alegria os presentes que me enviaram. Continuem a amar Jesus e os pobres. É o caminho do Evangelho. Tenho certeza de que rezam por mim e é essa oração que me dá forças. Agora vos deixo a minha bênção. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, diz a mensagem do Papa.
Quem entregou os presentes a Francisco foi o cura da Catedral da Sé, padre Luiz Eduardo Baronto, que participou de uma audiência que o Papa concedeu ao Cardeal Claudio Hummes. “O Papa ficou muito comovido quando entregamos os presentes. Ele mandou de volta um solidéu dizendo que com esse gesto é como se ele tocasse cada um dos moradores de rua”, contou padre Baronto.
Francisco quis gravar um vídeo que fosse mostrado aos moradores de rua e ao padre Lancelotti. O vídeo foi feito com um celular pelo padre Baronto, mas por um problema técnico, o vídeo não saiu com a voz do Papa. O sacerdote, porém, anotou as palavras do Pontífice para que sejam transmitidas aos moradores de rua. O Vaticano disponibilizou o vídeo com áudio em português narrado por Silvonei José. Confira:
Fonte: Pascom AOR

Já estão disponíveis subsídios para Campanha Missionária 2015

PASCOM AOR

Com informações da POM
cartaz_missãoAs Pontifícias Obras Missionárias (POM) disponibilizaram os materiais para a Campanha Missionária 2015. Eles podem ser baixados para o uso das comunidades a fim de preparar as atividades e motivas os fiéis para a campanha.
Os itens já foram enviados às 276 dioceses e prelazias do País para serem distribuídos entre as paróquias e as comunidades e estão disponíveis para download no site www.pom.org.br. Na Arquidiocese de Olinda e Recife a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Interclesial fará a distribuição por vicariato, como vem ocorrendo nos últimos anos.
O material é composto por cartaz, novena missionária, oração do mês missionário, mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, além do DVD, da oração dos féis, de marcadores de páginas e do envelope para a coleta do Dia Mundial das Missões.
Também com o propósito de auxiliar nas reflexões sobre o mês missionário nas comunidades ou no lançamento da campanha, as POM colocou à disposição o material de apresentação da Campanha Missionária, em PowerPoint.
Missão é servir
O tema desta edição, “Missão é servir”, destaca a essência da mensagem de Jesus no evangelho de Marcos, Ele veio “para servir” (Mc 10,45).
O lema, “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44), é retirado da lição dada por Jesus diante dos que são tentados pelo poder. A reflexão recorda que, mesmo diante do poder e do prestígio, o cristão deve recordar-se de que sua missão é serviço, entrega e doação. A Campanha Missionária 2015 convida todos a expandir o horizonte do serviço.
Fonte: AOR

3 de jul. de 2015

Neste sábado, 04 de julho, a Missa na Capela do Abrigo São Francisco, será mais cedo, às 15h30 e logo após o arraiá dos idosos.


Curso Ad Gentes prepara missionários para missão além-fronteiras

O Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília (DF), promoverá, de 2 a 27 de agosto, o curso Ad Gentes de preparação, qualificação e discernimento para missionárias e missionários enviados além-fronteiras. As inscrições estão abertas no site do CCM.

A iniciativa tem o objetivo de preparar o participante para os desafios enfrentados fora do país, a partir das oito dimensões da missão: humano-afetiva, bíblica, histórica, geográfica, antropológica, teológica, espiritual e prática.
A iniciação a um idioma estrangeiro, como inglês, francês ou espanhol, também é proposta no curso Ad Gentes, pois, segundo os organizadores do evento, o encontro com as diferentes culturas se dá por meio da aprendizagem de uma língua. "É muito importante para o missionário fazer a experiência concreta de entrar no mundo do outro”, dizem.
Com informações do CCM
Fonte: CNBB