30 de abr. de 2015

Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, continua visita aos enfermos durante o mês de maio




Desde o início de abril que os enfermos da paróquia de Santo Antônio, estão sendo visitados pelo vigário paroquial, Pe. Rogério Silva e a pastoral da Saúde, em abril já foram visitados os enfermos das comunidades de São Bendito e São Francisco, no Bairro São Francisco e São Judas Tadeu, no centro da cidade.

Ir. Josevânia Alves

Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, realiza neste dia 01 de maio, abertura do mês mariano




No dia em que a Igreja celebra o padroeiro dos trabalhadores, São José Operário, também a abertura do mês dedicado a Mãe de Deus, a paróquia de Santo Antônio realiza nesta sexta-feira, 01, às 19h na Igreja Matriz, no centro da cidade, a abertura do mês mariano.
Tema: “Maria, foi por ela que aconteceu a primeira adoração”
Noiteiros:
01/05 – Sexta-feira
Trabalhadores, Apostolado da Oração, MEJ, Terço dos Homens
03/05 – Domingo
Juventude
06/05 – Quarta-feira
Escolas Particulares
10/05 – Domingo
Celebração das Mães
13/05 – Quarta-feira
 Festa de Nossa Senhora da Fátima (Comunidade do Cruzeiro)
17/05 – Domingo
Pascom (pastoral da comunicação) e Acólitos

20/05 – Quarta-feira
Escolas Públicas: estaduais e municipais
24/05 – Domingo
Pentecostes (Pastoral da Liturgia)
27/05 – Quarta-feira
Prefeitura e suas respectivas secretarias
31/05 – Domingo
Missa de encerramento na Igreja Matriz, Coroação de Nossa Senhora e Benção dos condutores e seus veículos.
Ir. Josevânia Alves



Comunidade da Nossa Senhora de Fátima, festeja padroeira




Com o tema: “Exultemos de exemplo a simplicidade de Maria,” a comunidade do Cruzeiro festeja com toda a paróquia de Santo Antônio, no Cabo, a mãe de Deus, invocada com o título de “Nossa Senhora de Fátima”. As festividades acontecem de 09 a 13 de maio. Na programação, todas as noites às 19h haverá Missa e no dia da grande festa, 13, terá a procissão com a imagem de Nossa Senhora, que sairá da Capela de Nossa Senhora do Livramento, no centro da cidade em direção ao Cruzeiro, onde haverá a Missa de encerramento.

Ir. Josevânia Alves

Conselho de Pastoral da Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, promove 3º Arraiá




Quase tudo pronto para a 3ª edição do “Arraiá paroquial”, de Santo Antônio, momento de confraternização junina entre as comunidades, grupos, pastorais e movimentos da paróquia. O evento acontece no próximo dia 22 de maio, no centro social Armínio Guilherme, no centro da cidade, os ingressos estarão á venda a partir de segunda-feira, 04, os paroquianos contarão no dia com muita animação, barracas com comidas típicas e muito arrasta pé.  

Ir. Josevânia Alves

14 de abr. de 2015

Tem início, nesta quarta-feira, a 53ª Assembleia Geral da CNBB


“Uma Assembleia Geral é sempre uma manifestação da nossa Igreja no Brasil. Existe o momento de encontro, partilha, troca de ideias, tudo isso é muito animador”, disse o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leonardo Ulrich Steiner.
Mais de 400 bispos estarão reunidos na 53ª Assembleia Geral (AG) da Conferência, que terá início nesta quarta-feira, 15, em Aparecida (SP). Durante o evento, que prosseguirá até o dia 24 de abril, os bispos irão atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), levando em consideração os pronunciamentos do papa durante a Jornada Mundial da Juventude em 2013 e a exortação apostólica do papa Francisco,  Evangelii Gaudium. “Na assembleia passada os bispos tomaram a decisão de não mudar a estrutura das Diretrizes, mas sim atualizá-las com o magistério do papa Francisco”, explicou dom Leonardo.
As atuais DGAE contêm cinco urgências para a ação evangelizadora: Igreja em estado permanente de missão; Igreja: casa da iniciação à vida cristã; Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; Igreja: comunidade de comunidades; e Igreja a serviço da vida plena para todos.
Comunhão e Fraternidade
Dom Leonardo ressalta que o encontro dos bispos é muito importante na comunhão da Igreja, sendo o verdadeiro ponto alto da Assembleia. “Só de nos encontramos com os bispos já é importante, pois muitos de nós só nos encontramos durante a Assembleia. Mas é um momento no qual refletimos, celebramos, caminhamos juntos, celebramos juntos e esse elo de comunhão e colegialidade é muito importante diante da diversidade do país”, lembra. 
Além da atualização das DGAE, os bispos terão a missão de eleger a nova Presidência da entidade, composta pelo presidente, vice e secretário geral. 
Além da Presidência da entidade serão eleitos os presidentes das doze comissões episcopais pastorais; e delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro deste ano, no Vaticano.
Outros assuntos
A programação da 53ª Assembleia ainda prevê o debate sobre o texto de Estudo 107 da CNBB, “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, que trata do papel dos leigos. Ao longo do último ano, a publicação recebeu sugestões e propostas de emendas por todo o país e passará por uma nova avaliação nesta assembleia. “Vamos apresentá-lo, discuti-lo nos grupos e daremos continuidade à reflexão e aprofundamento do texto”, disse dom Leonardo.
Durante a Assembleia também será discutida e aprovada a segunda edição do texto Pensando o Brasil. Desta vez, o subsídio abordará a temática das desigualdades sociais no Brasil  “Será o segundo pequeno volume que devagar desejamos criar, ‘Pensando o Brasil’”.
Haverá ainda a continuidade da discussão e aprofundamento sobre o tema do dízimo, iniciada na última assembleia e que, de acordo com a decisão dos bispos, pode ser finalizada na assembleia seguinte ou em alguma reunião do Conselho Permanente da CNBB. “Pode-se chegar a publicar um documento orientativo sobre o dízimo após a finalização das discussões”, indicou dom Leonardo.
Programação
A 53ª Assembleia Geral da CNBB terá início, no dia 15, às 7h30, com missa no Santuário Nacional de Aparecida. A cerimônia de instalação da AG acontecerá no mesmo dia, às 9h15, no auditório do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho e será aberta à imprensa.
Todos os dias das 7h30 às 8h45 serão celebradas missas com laudes (exceção do domingo, 19 de abril), no Santuário Nacional de Aparecida, com transmissão ao vivo pelas emissoras católicas de rádio e televisão.
Os trabalhos da Assembleia serão desenvolvidos em quatro sessões, sendo duas pela manhã (9h15 às 12h45) e duas à tarde (15h40 às 19h30).
As entrevistas coletivas acontecerão sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia. O porta-voz será o arcebispo de Campo Grande (MS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, dom Dimas Lara Barbosa.
No dia 17 de abril, sexta-feira, haverá sessão solene ecumênica em Ação de Graças pelos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II.
O retiro dos bispos terá início no dia 18, sábado, às 15h, e terminará no domingo, 19, às 11h30, com uma missa no Santuário de Aparecida e envio missionário da juventude. 
A cerimônia de encerramento da 53ª Assembleia será realizada no Centro de Eventos, no dia 24 de abril, às 10h30, com a cerimônia de posse da nova Presidência e do Conselho Episcopal Pastoral.  
 Fonte: CNBB

Celam oferece curso virtual sobre Interpretação da Bíblia


celamO Centro Bíblico Teológico Pastoral para América Latina e o Caribe (Cebipal), do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), realizará entre os dias 18 de maio a 19 de junho do presente ano um curso virtual sobre Interpretação da Bíblia.
De acordo com informações do curso, este tem como finalidade o estudo das ferramentas e dos critérios que permitam responder a pergunta inicial de toda leitura bíblica “O que diz o texto?”.
Para isso o CEBIPAL -instituição que se conhece também como a Escola Bíblica Pastoral para América Latina-, desenvolverá o curso através de cinco módulos temáticos: Introdução, Abrindo as portas da Bíblia, Aprendendo a interpretar na clave eclesial e antropológica, e a Bíblia Palavra de Deus: nos caminhos do espírito da Evangelização.
No primeiro deles (Módulo zero) se oferecerá uma introdução sobre como é o manejo da plataforma virtual e se oferecerão os aspectos preliminares sobre o curso; enquanto que no Módulo Primeiro se abordarão duas unidades: uma sobre o texto bíblico no processo de comunicação, outra para o esclarecimento dos termos.
O Módulo dois, por sua vez, somente conterá uma unidade que falará sobre a interpretação ao interior da Bíblia; e a três, as unidades sobre as declarações magistrais e a Palavras de Deus na palavra humana. O último módulo se centrará na Leitura no Espírito e a atualização da Escritura.
O programa, que tem um custo de 35 dólares, se realizará a partir da plataforma virtual do CELAM efetuando a inscrição a partir do link: http://www.celam.org/itepal/inscripciones.php. A plataforma estará habilitada às 24 horas de domingo a domingo, o que permitirá aos estudantes distribuir o tempo segundo sua disponibilidade para responder as tarefas.
O curso virtual sobre interpretação bíblica não é o único que oferece o CELAM por meio de sua plataforma. Para este ano de 2015 estão previstos vários programas acadêmicos aos quais se pode acessar a partir da Internet, como o Curso Virtual na Pastoral Educativa que começará no próximo dia 06 de abril, o Curso em Apostolado do Mar, no dia 27 do mesmo mês; o curso virtual sobre a ‘Evangelii Gaudium’ em perspectiva latino-americana, no próximo mês de julho; e o Curso em Pastoral Familiar, no próximo dia 13 de julho, entre outros.
O Centro Bíblico Pastoral para América Latina é a instituição do CELAM que promove a Palavra de Deus, particularmente os estudos bíblicos, assim como a animação da Pastoral bíblica. O organismo trabalha em parceria com o Instituto Teológico Pastoral para América Latina (ITEPAL), pertencente também ao CELAM.
Fonte: AOR

Comissão para a Animação Missionária e Cooperação Intereclesial do Vicariato Cabo, visita a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos.




Na manhã deste domingo, 12 a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho recebeu o presidente da comissão para a animação missionária do Vicariato Cabo, Pe. Rogério Silva, que veio acompanhado da comissão e realizou a 2ª formação para a implantação do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) na referida paróquia. Participaram do encontro representantes de comunidades, movimentos e pastorais, também contou a participação do Seminarista Jurandir Inácio e a presença do Pároco, Pe. Alberto Milanês. A 3ª formação na referida paróquia acontece dia 17 de maio às 14h quando já deverá ser defina a data para a implantação do COMIPA.

Ir. Josevânia Alves

Comissão para a Comunicação do Vicariato Cabo, se reúne





Com o objetivo de avaliar o caminho já percorrido nos últimos meses e planejar as atividades da referida comissão, coordenadores da pascom das paróquias do vicariato Cabo, se reúne no domingo, 19 na Abrigo São Francisco, no Cabo, às 14h.

Ir. Josevânia Alves 

Juventude Missionária será implantada na Paróquia de Santo Antônio, no Cabo




Muita alegria, oração e partilha marcaram a 2ª formação para a implantação da Juventude Missionária na Paróquia de Santo Antônio. Foram cerca de 50 jovens que se reuniram na Capela de Nossa Senhora do Livramento para refletirem sobre a missão jovem. O próximo encontro acontece no próximo domingo, 19 no Centro Social Armínio Guilherme, de 08h às 12h e no dia 26 de abril, será o retiro espiritual, onde será marcada a data para a implantação da JM.

Ir. Josevânia Alves 

10 de abr. de 2015

Milhares de Fiéis participam da 17ª Caminhada Com Cristo Ressuscitado no Cabo




Muita alegria e animação tomou conta do coração de toda a multidão que lotou as ruas do centro do Cabo, no ultimo domingo, 05, dia da Ressurreição do Senhor, na participação da “Caminhada com Cristo Ressuscitado”, que este ano refletiu o tema: “É servindo que chegamos ao Ressuscitado”. O evento que chegou a 17ª edição,  foi iniciado por Mons. Josivaldo Bezerra, logo que chegou ao Cabo para assumir a Paróquia de Santo Antônio, em 1998, o projeto de evangelização deu certo e todos os anos o número de participantes aumenta. Há 03 anos conta com a participação da Paróquia de São José Operário, na Vila Social, e há 02 anos com a Paróquia de Cristo Rei, na Cohab. Este ano seguindo um novo percurso, por motivos de segurança e visando oferecer mais acessibilidade para as pessoas com dificuldades de locomoção. Ás 16h o Ministério Jovem de Sto. Antônio, encenou a ressurreição do Senhor em frente a Igreja Matriz e logo em seguida, mons. Josivaldo Bezerra, acompanhado de Pe. Rogério Silva, vigário paroquial, Pe. Osvaldo Lopes da Paróquia de Cristo Rei, Pe. Severino Lourenço, de São José Operário e o Diác. Genival Cunha, acolheu a todos e após uma momento de oração, deu início a Caminhada, que contou a participação de grande número de crianças, jovens, cadeirantes e idosos, todos alegremente seguiram cantando e dançando, pelo centro da cidade, trecho da BR 101 e PE 60, chegando a Praça 09 de julho por volta das 19h onde aconteceu a Concelebração Eucarística com a participação de todos os sacerdotes das referidas paróquias envolvidas e presidida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Cabo e Pároco de Sto. Antônio, Mons. Josivaldo Bezerra que acolheu os sacerdotes e fiéis e expressou sua alegria na festa da Páscoa, “é motivo de imensa alegria celebrar a vitória de Cristo sobre a morte, um Deus que armou sua tenda entre nós e que cumprindo sua missão, nos amou até o fim,” e exortou,  “que possamos como nesta 17ª Caminhada, levar sempre Jesus ao mundo” e encerrou com uma prece a Mãe de Deus, “Peçamos a Maria que interceda ao Cristo Ressuscitado para que sejamos autênticos missionários”. O jovem, Junior Piu que há 09 anos acompanha a caminhada, falou da importância do evento, “É muita alegria está participando em mais um ano da caminhada, antes eu não tinha tanto contato com a Igreja e foi através deste projeto de evangelização que eu comecei a participar intensamente da vida paroquial”, avaliando o novo percurso, Junior declarou, “essa mudança de percurso foi legal, houve mais segurança, ganhamos mais espaço para circular e as pessoas puderam brincar tranquilamente.” Também a senhora Zezinha deixou seu recado, “há muitos anos que frequento a caminhada, mas ano passado não pude por motivos de saúde, este ano com o novo percurso pude volta por não ter ladeira, estou encantada, gratificada e muito feliz por estar acompanhando esta caminhada de Jesus Ressuscitado.” Declarou emocionada. Dois Trios elétricos com os Ministérios de Música das paróquias animaram a caminhada.
Alcione Silva – Pascom Vicariato Cabo.


Matriz de Santo Antônio, no centro do Cabo, lotada para a Hora da Graça




Nesta quarta-feira, 08, oitava de páscoa, fiéis lotaram a Igreja Matriz, no centro da cidade às 12h para participarem da Santa Missa presidida por Pe. Rogério Silva, que encorajou os fiéis a mesmo diante das tribulações permanecerem firmes na fé, “é a graça de Deus que nos mantém de pé.” Vários testemunhos também foram partilhados com os fiéis de graças alcançadas, ao final a juventude animou todo o povo em louvor a Jesus ressuscitado.
Ir. Josevânia Alves




Comissão para Animação Missionária e Cooperação Intereclesial do Vicariato Cabo, vista paróquias





Já com o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) implantado em 03 paróquias da região episcopal (Santo Antônio – Cabo, Nossa Senhora Rainha da paz – Pontezinha e Santo Antônio – Primavera), a comissão de Missão segue com o objetivo de implantar o COMIPA em todo o vicariato. As próximas visitas serão a Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, no próximo domingo, 12, às 14h e no dia 03 de maio, às 14h na Paróquia de São Miguel, em Ipojuca.
Ir. Josevânia Alves


Comissão para a Comunicação do Vicariato Cabo, se reúne





Com o objetivo de avaliar o caminho já percorrido nos últimos meses e planejar as atividades da referida comissão, coordenadores da pascom das paróquias do vicariato Cabo, se reúne no domingo, 19 na Abrigo São Francisco, no Cabo, às 14h.

Ir. Josevânia Alves 

Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, Visita Enfermos durante mês de abril




Na Próxima terça-feira, 14, o vigário paroquial, Pe. Rogério Silva, acompanhado de membros da pastoral da Saúde, iniciará a visita aos enfermos de todas as comunidades de Paróquia de Santo Antônio. O Bairro São Francisco, será o primeiro a receber as visitas que acontecerão nos períodos da manhã e tarde.

Ir. Josevânia Alves

Processo de beatificação e canonização de dom Helder Camara começa no dia 3 de maio


coletiva
No próximo dia 3 de maio, fiéis de toda a Arquidiocese de Olinda e Recife se encontrarão na Igreja Catedral do Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda, para celebrar a abertura oficial do processo de beatificação e canonização de Dom Helder Camara. A Santa Missa, que será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, apresentará os membros da comissão jurídica responsável por reconhecer as “virtudes heróicas” do ex-arcebispo e, também, a oração para pedir a a intercessão do religioso. A solenidade está marcada para às 9h.
O tribunal, como é chamado o grupo de trabalho, será formado por cinco membros: juiz delegado e promotor de justiça (ambos canonistas), notário, notário adjunto e cursor. “O objetivo deles será analisar os novos textos publicados por dom Helder e ouvir pessoas que tiveram contato com o Servo de Deus. Também será fundamental a atuação das comissões histórica e teológica, esta última ainda será criada”, explica o postulador da causa de beatificação e canonização de dom Helder, frei Jociel Gomes.
Em entrevista coletiva, nesta quarta-feira (8), dom Saburido assinou o edital que torna pública a autorização da Santa Sé. O texto cita a carta enviada pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, cardeal dom Angelo Amato, que foi emitida menos de dez dias depois que o responsável pelo dicastério confirmou o recebimento do pedido de abertura do processo de dom Helder Camara, no dia 16 de fevereiro. Contudo, a correspondência só chegou à arquidiocese, na última segunda-feira, (6).
coletiva1“Tenho um carinho enorme por dom Helder e desde que cheguei à arquidiocese há esse desejo do povo de Deus. Enviamos o pedido no dia 27 de maio do ano passado e nos surpreendeu positivamente o retorno rápido da Santa Sé. Agora vamos trabalhar para concluir a etapa diocesana do processo. Em seguida, será a vez do Vaticano realizar a outra parte processo”, declara dom Saburido.
Terminada a fase diocesana, o postulador elaborará o “Positio”. Trata-se de um compêndio dos relatos e estudos realizados pela comissão, contendo uma biografia documentada e a apresentação das virtudes teologais e cardeais praticadas pelo Servo de Deus.  Assim que aprovado, o papa concede o título de Venerável Servo do Senhor.
A penúltima etapa é a da beatificação. Ser beato, ou bem-aventurado, significa representar um modelo de vida para a comunidade e, além disso, que essa pessoa tem a capacidade de agir como intermediário entre os cristãos e Deus. Para isso será necessário o reconhecimento de um milagre realizado por intercessão do Servo de Deus.
Depois, ainda é preciso passar por mais uma fase: a canonização. Para ser proclamado santo é imprescindível a comprovação de outro milagre, que deve ocorrer após sua nomeação como beato.
Perfil
IMG_2853
Dom Helder Camara nasceu em 7 de fevereiro de 1909, em Fortaleza, e  teve 12 irmãos. Após entrar muito jovem no Seminário da capital do Ceará, se tornou padre aos 22 anos.
O primeiro momento da vida religiosa de dom Helder foi marcado pela militância junto a instituições políticas conservadores, como a Ação Integralista Brasileira, entre 1932 e 1937. Mais tarde, o religioso considerou a participação como um erro da juventude. Já radicado no Rio de Janeiro desde 1936, passou a optar por um trabalho assistencialista, quando fundou departamentos da Igreja voltados para atender os mais necessitados.
Após longo período atuando na então capital do Brasil, dom Helder foi nomeado para o Maranhão. Com a morte do arcebispo de Olinda e Recife, é mandado para Pernambuco, onde desembarcou em 12 de abril de 1964, poucos dias após o golpe militar. Na capital pernambucana, o religioso desembarcou em meio a uma relação conturbada entre Governo do Estado e Igreja.
Dois dias após a posse, dom Helder lançaria, juntamente com outros 17 bispos nordestinos, um manifesto à Nação, pedindo liberdade das pessoas e da Igreja. O primeiro grande atrito, entretanto, ocorreu em agosto de 1969, quando o arcebispo foi acusado de demagogo e comunista, por ter criticado a situação de miséria dos agricultores do Nordeste.
A partir de então, dom Helder sofreu represálias, inclusive com sua casa metralhada, assessores presos e com a morte de Padre Antônio Henrique, que foi assassinado. Em 1970, quando dom Helder teve o nome lembrado para o Prêmio Nobel da Paz, o governo brasileiro promoveu uma campanha internacional para derrubar a indicação, já que ele denunciava a prática de tortura a presos políticos no Brasil. Também em 1970, os militares chegaram a proibir a imprensa de mencionar o nome do arcebispo de Recife e Olinda.
Dom Helder comandou a Arquidiocese de Olinda e Recife até o dia 10 de abril de 1985, quando – por atingir a idade limite de 75 anos – foi substituído pelo arcebispo dom José Cardoso Sobrinho.  Ele morreu em sua casa, no Recife, em 27 de agosto de 1999, devido a uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia. Seus restos mortais estão sepultados na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo, em Olinda.
Pelo seu trabalho em defesa dos direitos humanos, dom Helder recebeu vários prêmios internacionais, como Martin Luther King, nos Estados Unidos, 1970, e o Prêmio Popular da Paz, na Noruega, 1974.  O religioso é autor de 22 livros, a maioria ensaios e reflexões sobre o terceiro mundo e a Igreja.
Fonte: AOR