20 de jul. de 2014

Comunidade de Novo Horizonte, no Cabo recebe visita missionária







À luz do Documento de Aparecida, os bispos do CELAM convocam a Igreja para abraçar o “compromisso missionário”, a Missão Continental, cujo objetivo é tomar consciência de que a dimensão missionária é parte constitutiva da identidade da Igreja e do discípulo do Senhor e foi neste mesmo espírito de saída ao encontro do irmão que na manhã deste domingo, 20, cerca de 30 missionários da paróquia de Santo Antônio, no Cabo realizaram visita missionárias as família da comunidade de Santa Ana, em Novo Horizonte. Ás 7h30 o grupo se reuniu ao lado da Matriz, no centro da cidade e seguiram para a comunidade que fica há 20 minutos do centro. Ao chegarem a comunidade um grupo receberam os missionários que juntos rezaram o “ofício divino das comunidades” e seguiram de dois em dois para a visita. Muitos enfermos já esperavam a visita e agradeciam emocionados a presença dos irmãos em suas residências. Muitas ladeiras para subir e descer, sob um sol escaldante, não tirou a alegria e o ardor do coração dos discípulos missionários de ir ao povo. A enferma, D. Lourença Ferreira, 86 anos que há um ano fraturou o fêmur e se encontra impossibilitada de se locomover, expressou sua gratidão: “Estou imensamente satisfeita por vocês estarem aqui em minha residência. Sinto muita saudade das Missas que eu participava nas comunidades e na Matriz de Sto. Antônio, de quem sou devota.” Afirmou emocionada. Às 11h30 o grupo se encontrou na Capela com a comunidade e participaram da Celebração Eucarística, presidida pelo presidente da Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Vicariato Cabo e vigário paróquial de Santo Antônio, Pe. Rogério Silva, que lembrou a todos o compromisso que assumiram: “Cada missionário, é Jesus que bate a porta das famílias para visitá-las e levar-lhes a Boa Nova. Vamos colocar diante do Altar do Senhor as dores e angustias do nosso povo para que Ele lhes conceda paz e a salvação.” Afirmou o sacerdote. A próxima missão acontece dia 31 de agosto na comunidade de Mêrces.
Ir. Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo.  

19 de jul. de 2014

Missionários visitam comunidade de Novo Horizonte, no Cabo







"A missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade, dá-lhe novo entusiasmo e novas motivações. É dando a fé que ela se fortalece" (RM 2). É nesse espírito de partilha e cooperação intereclesial, que no próximo domingo, 20, cerca de 35 missionários das várias comunidades da paróquia de Santo Antônio, visitam a comunidade de Novo Horizonte, no Cabo. Às 7h30 o grupo se encontra ao lado da Igreja Matriz e seguem para a comunidade, onde visitarão as famílias e às 11h encerram a visita com a Santa Missa na Capela dedicada a Santa Ana.

Ir. Josevânia Alves

Programa Anunciando à Verdade, comemora 07 anos no ar








A Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, comemora junto com a Pastoral da Comunicação (Pascom), no próximo dia 09 de agosto, 07 anos da referida pastoral e do Programa “Anunciando à Verdade”, na Cabo FM 101,1 que vai ao ar todos os sábado de 08h às 10h. O programa conta com: músicas, orações, reflexão do Evangelho dominical, entrevistas com convidados, Terço da Divina Providencia, Café Teológico e a participação do ouvinte ao vivo e pelo facebook. Para celebrar essa grande data, além do programa especial no dia 16 de julho, os ouvintes ganharão um grande presente, a “Missa do Ouvinte”, que acontece no dia 09 de agosto (sábado), às 15h na Matriz de Santo Antônio, no centro do Cabo. A pascom sorteará com os ouvintes ao final da Missa, um lindo quadro da Mãe da Divina Providencia.
Ir. Josevânia Alves

Comissão para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial do Vicariato Cabo visita Paróquia de São José Operário, no Cabo






Na tarde do ultimo sábado, 12, o presidente da comissão para ação missionária e cooperação intereclesial do vicariato Cabo e vigário paroquial de Santo Antônio, Pe. Rogério Silva, realizou um encontro com representantes de grupos, movimentos, comunidades e pastorais da Paróquia de São José Operário, na Vila Social. O encontro teve início às 14h30 e contou também com a participação do Pároco, Pe. Severino Lourenço. Durante a apresentação, o Pe. Rogério, lembrou aos participantes a importância de cada um se sentir responsável pela animação missionária na vida das comunidades: “A tarefa missionária não é algo opcional mas fundamental, pois todas as pastorais, grupos, movimentos e comunidades, existem para a missão, tornando assim, nossa paróquia viva.” Afirmou o sacerdote, que exortou a todos a se sentirem motivados a junto com o pároco,  criar a conselho missionário paroquial (COMIPA) e lembrou que no próximo dia 13 de novembro haverá o encontrão dos comipas da arquidiocese de Olinda e Recife e conta com a participação de representantes da referida paróquia e encerrou convidando a todos para participarem da 3ª Escola Missionária do Vicariato, que acontece no dia 24 de agosto no Centro Social Armínio Guilherme de 08h ás 11h.
Ir. Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo


Centenas de fiéis participam da Missa da Hora da Graça, no Cabo e homenageiam Nossa Senhora do Carmo






Na ultima quarta-feira, 16, dia em que a Igreja celebra Nossa Senhora do Carmo, devotos lotaram a Matriz de Sto. Antônio, no Centro da cidade e participaram da Missa da Hora da Graça, que acontece todas às quartas-feiras, sempre às 12h para também reder louvor a Deus pela Mãe do Carmelo. Muitos vestidos de azul e branco, outros com rosas amarelas nas mãos acompanhada com o escapulário, esperavam o início da Celebração Eucarística presidida pelo vigário paroquial, Pe. Rogério Silva, que lembrou aos fiéis a necessidade de buscar Deus: “Que bom que você veio a casa de Deus, hoje que homenageamos a Mãe do Carmelo nessa Igreja nos encontramos, lugar em que nós falamos com Ele por meio da oração. Abra as portas do seu coração para acolher Nosso Senhor Jesus Cristo, que vem a sua vida te concedendo paz e a verdadeira felicidade, vamos confiar em Deus.” Exortou o sacerdote que após a Benção do Santíssimo Sacramento, abençoou os escapulários e encerrou a Missa entoando o hino a Nossa Senhora do Carmo, muitos fiéis com o rosto banhado de lágrimas por graças alcançadas, como a Sra. Sofia Maria: “Eu  fiz uma cirurgia e já me recuperei e vim agradecer essa graça alcançada!” Afirmou.
Ir. Josevânia Alves