25 de out. de 2013

Peregrinação ao túmulo de Pedro: chegam a Roma neste fim de semana 150 mil famílias de 75 países


Papa Francisco encerrará o encontro com missa no Vaticano

Começou ontem a Assembleia Plenária do Pontifício Conselho para a Família, em Roma. Serão três jornadas dedicadas ao estudo e ao debate, no 30ª aniversário da Carta dos Direitos da Família, publicada pelo mesmo dicastério. O encontro, aberto ao público, debateu os "Novos horizontes antropológicos e os direitos da família". Continuando o evento, acontece no fim de semana a peregrinação internacional das famílias ao túmulo de São Pedro.
O arcebispo Vincenzo Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, explicou em entrevista à Rádio Vaticano que esta Carta dos Direitos da Família é defendida e valorizada como meio "para que não nos esqueçamos que a família, como sujeito jurídico, é uma dimensão que transpassa os séculos, que não nasceu anteontem nem há cem anos. Há uma dimensão que atravessa a história, que fez da família o primeiro lugar em que aprendemos a estar juntos: a família é o primeiro 'nós'".
O prelado explicou também que o congresso propõe o discernimento necessário para um debate frutífero com a sociedade, já que esta pede uma lógica científica, jurídica e sociológica para compreender os diversos aspectos do conceito de família.
No fim de semana, as próprias famílias serão as protagonistas. Estarão em Roma cerca de 150 mil a 200 mil famílias, procedentes de mais de 75 países. "Elas vão manifestar precisamente a alegria de ser famílias cristãs, o que não quer dizer que elas não tenham problemas, dores, dificuldades. As famílias que vêm até aqui desejam dizer que a alegria e a beleza da família vale a pena apesar de todos os problemas que podem existir. É a maior das alegrias!".
Fonte: ZENIT

Equipe do Comina elabora Diretório para Animação Missionária


comina logo 640x550Com a necessidade de orientações mais precisas para a animação missionária, o Conselho Missionário Nacional (Comina) iniciou a elaboração de um diretório missionário para a Igreja no Brasil. O assunto foi pauta da reunião da equipe executiva, realizada no último dia 24 de outubro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília (DF).
De acordo com a secretária executiva do Comina, irmã Dirce Gomes, os membros da equipe fizeram um esboço do que deverá conter o diretório. Orientações sobre a missão na atualidade, marcos teológicos, operacionais, importância da formação e articulação. O destaque principal deverá ser a identificação dos sujeitos da animação missionária.
“Também vamos tratar das instâncias de articulação pastoral da missão, que são os conselhos missionários nacional, regional, diocesano, paroquial, os grupos missionários e também de seminaristas”, explica a religiosa. O material produzido até agora será enviado para os regionais e estudiosos da missão, que deverão apresentar suas contribuições na elaboração do diretório. O desejo do Comina é que, em 2015, o texto seja apresentado para apreciação do episcopado.
A reunião tratou também dos últimos preparativos para o 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano, que será realizado na Venezuela, no final de novembro. Cerca de 140 delegados brasileiros estarão presentes.
O Comina é presidido por dom Sérgio Braschi. Integram o Conselho representantes das comissões episcopais para Animação Missionária, Missão Continental e Amazônia, POM, Conferência dos Religiosos do Brasil, Centro Cultural Missionário e Conselho Indigenista Missionário.
Fonte: CNB
B

Conselho Permanente: Cáritas divulga Campanha Mundial de Combate à Fome


IMG 9224A Cáritas Brasileira apresentou hoje, aos bispos do Conselho Permanente, a Campanha Mundial “Uma família humana – Pão e Justiça para todos”, a ser lançada em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O lançamento ocorrerá simultaneamente em todo o país em consonância com o lançamento em nível mundial. 
Segundo a diretora executiva da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, a Campanha “quer unir a humanidade como uma família e fazer que esta família, unida, assuma a causa do combate à fome e à pobreza até que sejam extintas”.
A proposta é sensibilizar a sociedade sobre a fome, miséria e desigualdade no mundo e no Brasil; mobilizar a Igreja e a sociedade para um diálogo sobre a realidade no país, a fim de colaborar para uma mudança efetiva da situação; evidenciar ações da Igreja no enfrentamento da fome, pobreza e desigualdade sociais e promover gesto concreto em favor do povo do Haiti.
Apoio à Síria
Ainda durante a reunião, a CNBB decidiu somar-se a outras entidades na campanha humanitária de apoio à Síria. De acordo com o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Damasceno Assis, trata-se de uma campanha de arrecadação de recursos materiais e financeiros e de divulgação sobre a situação do povo sírio, com a finalidade de ajudar a diminuir o sofrimento tanto das pessoas que ficam no país como dos refugiados. “Sobretudo, agora, no inverno, quando as pessoas vão para os campos e necessitam de alimento, roupas e outros materiais”, lembrou dom Damasceno.
A campanha é organizada pela Cáritas Brasileira e conta com o apoio de entidades como o Regional Sul 1 da CNBB, Consulado Sírio, instituição ‘Ajuda à Igreja que sofre’, entre outras.
Signis Brasil
A presidente da Signis Brasil, Irmã Helena Corazza, apresentou, aos bispos do Conselho Permanente, os trabalhos desenvolvidos pela instituição que congrega todos os meios de comunicação católicos e de inspiração cristã no país. A Signis também oferece formação aos comunicadores.
De acordo com Irmã Helena, a Signis é uma instituição ligada ao Pontifício Conselho das Comunicações, com sede em Bruxelas e que está presente em mais de cem países. “É uma rede que tem um pé na Igreja e um pé no mundo, que mantém diálogo com a sociedade. Segue exatamente esse espírito que o Concílio Vaticano trouxe e que nós estamos reavivando nos 50 anos”, ressaltou Irmã Helena.
Encerramento
A reunião do Conselho Permanente da CNBB teve início no dia 22 e terminou hoje, pela manhã. Durante o encontro, os bispos deram encaminhamentos à 52ª Assembleia Geral, que acontecerá em maio de 2014, e discutiram questões como a conjuntura atual, Diretório de Comunicação, Lei da Mídia Democrática, Filantropia, Reforma Política, entre outros.
Fonte: CNB
B

Secretário geral da CNBB acolhe os participantes do VIII Sulão de Catequese


DSCN1497 640x409Dentro as atividades do Ano da Fé, teve início nesta sexta-feira, 25 de outubro, o VIII Sulão de Catequese organizado pelos regionais Sul 1, Sul 2, Sul 3, Sul 4 e Oeste 1 da CNBB. O evento prossegue até o domingo, 27, na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul (RS), comemorando, também, os 25 anos de Sulão. O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner saudou os participantes na abertura do encontro.
O tema geral escolhido para o evento é: “Catequista, protagonista da Fé, do amor e da esperança”, que sintetiza a vocação própria dos anunciadores da Palavra. Durante esses dias do evento, haverá reflexões sobre a catequese e os catequistas que se reconhecem construtores de comunidades e comprometidos com uma nova evangelização para a transmissão da fé cristã.
DSCN9915 640x420De acordo com presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética, e arcebispo de Pelotas (RS), dom Jacinto Bergmann, o Sulão é uma oportunidade para dar novo vigor aos catequistas. “À luz da Palavra de Deus, renovamos nossa esperança na fidelidade dos catequistas que acompanham seus catequizandos no processo de iniciação à vida cristã, apresentando-os a Jesus, que os despertam para o seguimento”.
O objetivo do evento é também resgatar e celebrar a história dos 25 anos do Sulão para reanimar a esperança na caminhada bíblico-catequética e destacar vias e modelos que inspirem o protagonismo de catequistas discípulos missionários para os novos tempos. O assessor da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB, padre Décio José Walker, está acompanhando as atividades do Sulão.
 Fonte: CNB
B

Paróquia de Nova Descoberta recebe Visita Pastoral neste fim de semana


Abrir com esta_Nova Descoberta vista do Alto Treze de MaioA Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Nova Descoberta, Zona Norte do Recife, recebe neste fim de semana a Visita Pastoral do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Durante dois dias o religioso e comitiva participará de diversas atividades pastorais e celebrativas. O evento tem início às 8h deste sabádo, 26, com a acolhida e momento de oração. Em seguida, haverá café da manhã comunitário.
O momento mais importante da visita, que é a reunião com o Conselho de Pastoral Paroquial, será realizado às 9h do sábado.  Ainda pela manhã, Dom Fernando fará conhecerá uma creche na comunidade Santo Antônio, no Alto do Refúgio. Os membros das Comissões para o Laicato, Social, Catequese, Comunicação, Juventude, Família e Missionária têm encontro marcado às 14h. A paróquia apresentará o projeto social Futebol pela Caridade desenvolvido na Comunidade São Luiz Gonzaga, no Alto do Capitão. Logo após, a comitiva seguirá para a Comunidade São Pedro e haverá Missa na Capela São José, no Córrego do Joaquim.
A programação segue no domingo com a Missa na Igreja Matriz a partir das 7h e café da manhã comunitária às 8h30. Pela manhã, serão visitadas as comunidades Santa Terezinha, Visitação e Nossa Senhora de Fátima. Está prevista ainda ida à feira e comércio do bairro. Os compromissos serão retomados às 15h com encontro ecumênico no Grupo Mulher Maravilha e com a juventude a partir das 17h. O encerramento da visita será com a Missa e Crisma às 19h30.

PROGRAMAÇÃO
SÁBADO:
8h - Acolhida do arcebispo e oração
8h30 – cafe comunitário
9h – 11h - Conselho de Pastoral Paroquial (CPP)
11s – Chancelaria
11h - Visita a Creche – Alto do Reúgio (Santo Antônio)
12h - Almoço
14h-16h - Comissões (Laicato/Social/Catequese/Pascom/Juventude/Família e Missionária)
15h - Projeto futebol pela caridade – Alto do Capitão (Beberibe) São Luis Gonzaga – Lanche
16h - São Pedro
18h - Jantar
19h30 – Missa na comunidade São José – Córrego do Joaquim
DOMINGO:
7h - Missa na matriz
8h30 – Cafe comunitário
9h30 – Santa Terezinha e Visitação
10h - Visita à feira e bênção aos comércios
11h30 – Nossa Senhora de Fátima  - Alto da Brasileira
12h - Almoço
15 h - Encontro ecumênico no Grupo Mulher Maravilha
15h - 17h Encontrão com a juventude
18h - Jantar
19h30 – Celebração de encerramento da visita com a crisma

Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

24 de out. de 2013

Crise humanitária na Síria: a coordenação das ajudas da Igreja Católica

Desde o início da crise em 2011 até hoje, a ajuda humanitária e material da Igreja atingiu o montante de 72 milhões de dólares para refugiados de cidades sírias e áreas limítrofes, sem distinção de crenças religiosas

72 milhões dólares foram alocados pelas organizações humanitárias católicas em tentativas de abrandar a crise na Síria e nas regiões vizinhas. 55 entidades participaram das ações de apoio. 20 cidades sírias receberam ajuda. 32 instituições católicas estão envolvidas no trabalho. As ajudas foram distribuídas também aos refugiados no Líbano, na Jordânia, na Turquia, no Iraque, em Chipre e no Egito. Os dados, computados em 9 de outubro, são do Pontifício Conselho Cor Unum, que fez o mapeamento das ações de ajuda na Síria durante a reunião de coordenação das organizações católicas de caridade presentes naquele país.
A Igreja católica e as igrejas locais na região em conflito estão envolvidas desde o início da crise, em 2011, num trabalho de constante fornecimento de ajuda humanitária às pessoas afetadas pelo drama da guerra interna na Síria.
O papa Francisco tem seguido com particular proximidade e atenção a evolução da crise e o trabalho das agências de caridade, que foram recebidas em audiência durante o encontro organizado pelo Pontifício Conselho Cor Unum. “Ajudar o povo da Síria, independentemente de grupos étnicos e religiosos”, disse o papa durante o encontro, “é a maneira mais direta de fazer uma contribuição à paz e à edificação de uma sociedade aberta a todos os diversos componentes”.
Fonte: ZENIT

Famílias do mundo inteiro se reúnem no Vaticano neste sábado e domingo

Fórum das Associações Familiares: "Uma resposta positiva às agressões contra a família"

"Temos certeza de que a próxima peregrinação das famílias ao túmulo de Pedro, neste sábado, 26, e no domingo, 27 de outubro, é um evento da graça divina", diz Francesco Belletti, presidente do Fórum. "Chegamos a um momento em que a família vem sendo submetida a uma enxurrada de ataques contra a sua identidade e contra o seu significado".
"O encontro na Praça de São Pedro quer ser uma resposta positiva para lembrar ao mundo a beleza de ser família. A sociedade não existe sem a família. Também é muito relevante o fato de que este encontro com Pedro e com o papa Francisco é o último grande evento organizado durante o Ano da Fé, um período tão importante para a Igreja no mundo inteiro. Para a Itália, o evento tem um significado adicional. Ele se relaciona idealmente com a Semana Social de Turim, que, há um mês, recordou os deveres da família perante a sociedade e os da sociedade em relação à família, uma responsabilidade mútua que se torna ainda mais chamativa no atual momento de grave dificuldade econômica. Por todas estas razões, o Fórum e as associações que o compõem concordaram com entusiasmo em desenvolver, juntamente com tantos outros agentes, um papel de serviço na organização do evento. Sob a orientação de dom Paglia, presidente do Conselho Pontifício para a Família, esperamos ter contribuído, apesar das mil dificuldades, para que o encontro deste sábado e domingo seja o melhor possível". 
“Esperamos”, conclui Belletti, “que as famílias que vêm de todas as nações encontrem um novo encorajamento para cumprir a sua missão essencial na Igreja e na sociedade, e que esse momento seja uma oportunidade para as famílias italianas renovarem a sua consciência da vocação de proteger o outro e toda a criação, tão frequente nas palavras do Santo Padre. É uma vocação inscrita indelevelmente na vida cotidiana de cada família".
Fonte: Zenit

Arquidiocese sediará Curso de comunicação para os bispos da Igreja no Brasil


 9152curso-cnbb_-_comunicacao
O Nordeste sediará pela primeira vez o Curso de Comunicação para os bispos da Igreja no Brasil e será a Arquidiocese de Olinda e Recife a anfitriã desse evento. Entre os dias 4 e 8 de novembro, cerca de 60 epíscopos participarão de palestras, debates e oficinas práticas de comunicação. O encontro acontecerá na Colônia Salesiana, em Jaboatão dos Guararapes e contará com a presença do cardeal prefeito do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, no Vaticano, Dom Claudio Maria Celli. A abertura será às 16h, na ocasião, o cardeal será recebido por Dom Fernando Saburido e autoridades civis do Estado.
O curso terá como tema “Comunicação e evangelização na era digital: uma abordagem teórico-prática”. O objetivo é oferecer aos bispos espaços de reflexão e debate sobre a comunicação, a natureza de suas práticas e os desafios da evangelização da Igreja no Brasil no contexto da cultura gerada pelas novas tecnologias. Dentre os participantes, estará presente o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida do Norte (SP), o cardeal Dom Raymundo Damasceno.
Para uma maior eficiência do curso serão unidas as teorias e práticas da comunicação. Pela manhã, serão exibidos painéis que favoreçam a reflexão e o diálogo voltados para a revisão das teorias comunicacionais na era digital. Já na parte da tarde, os bispos participarão de laboratórios onde terão a oportunidade de conhecer e manipular técnicas e linguagens da televisão, oratória, mídia training, produção de jornal impresso e online, programas de rádio, internet e mídias sociais digitais.
“Serão dias extremamente ricos. Onde, nós como pastores, poderemos nos atualizar sobre as diversas plataformas de comunicação, especialmente, as que estão presentes na mídia digital”, afirmou o arcebispo de Olinda e Recife, que também participará do curso. “A Igreja está atenta às mudanças do tempo e não pretende ficar de fora da evolução. Nossa arquidiocese tem a comunicação como um dos pilares do seu projeto de renovação pastoral”, acrescentou Dom Saburido.

Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Simpósio de Ecumenismo reunirá professores e agentes de pastoral

ecumenismo
Oferecer uma compreensão dos aspectos determinantes do pluralismo eclesial e religioso no Brasil é um dos objetivos do V Simpósio de Formação Ecumênica e XVI Encontro de Professores de Ecumenismo, que serão realizados, simultaneamente, entre os dias 17 e 19 de janeiro de 2014, em São Paulo. O evento é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, com o propósito de capacitar agentes de pastoral. O tema será os “50 anos de Unitatis Redintegratio, Nostra Aetate, Dignitatis Humanae”.
De acordo com o assessor da comissão, padre Elias Wolff, “a realização do seminário se justifica pela necessidade de aprofundar a compreensão das orientações do Concílio Vaticano II sobre o ecumenismo e o diálogo inter-religiosa, para favorecer atitudes de encontro, diálogo e cooperação entre igrejas e religiões”.
Os interessados em participar devem baixar a ficha de inscrição e enviar preenchida para o e-mail:ecumenismo@cnbb.org.br
Fonte: CNBB

Conselho Permanente: Cáritas divulga Campanha Mundial de Combate à Fome


IMG 9224A Cáritas Brasileira apresentou hoje, aos bispos do Conselho Permanente, a Campanha Mundial “Uma família humana – Pão e Justiça para todos”, a ser lançada em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. O lançamento ocorrerá simultaneamente em todo o país em consonância com o lançamento em nível mundial. 
Segundo a diretora executiva da Cáritas Brasileira, Maria Cristina dos Anjos, a Campanha “quer unir a humanidade como uma família e fazer que esta família, unida, assuma a causa do combate à fome e à pobreza até que sejam extintas”.
A proposta é sensibilizar a sociedade sobre a fome, miséria e desigualdade no mundo e no Brasil; mobilizar a Igreja e a sociedade para um diálogo sobre a realidade no país, a fim de colaborar para uma mudança efetiva da situação; evidenciar ações da Igreja no enfrentamento da fome, pobreza e desigualdade sociais e promover gesto concreto em favor do povo do Haiti.
Apoio à Síria
Ainda durante a reunião, a CNBB decidiu somar-se a outras entidades na campanha humanitária de apoio à Síria. De acordo com o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Damasceno Assis, trata-se de uma campanha de arrecadação de recursos materiais e financeiros e de divulgação sobre a situação do povo sírio, com a finalidade de ajudar a diminuir o sofrimento tanto das pessoas que ficam no país como dos refugiados. “Sobretudo, agora, no inverno, quando as pessoas vão para os campos e necessitam de alimento, roupas e outros materiais”, lembrou dom Damasceno.
A campanha é organizada pela Cáritas Brasileira e conta com o apoio de entidades como o Regional Sul 1 da CNBB, Consulado Sírio, instituição ‘Ajuda à Igreja que sofre’, entre outras.
Signis Brasil
A presidente da Signis Brasil, Irmã Helena Corazza, apresentou, aos bispos do Conselho Permanente, os trabalhos desenvolvidos pela instituição que congrega todos os meios de comunicação católicos e de inspiração cristã no país. A Signis também oferece formação aos comunicadores.
De acordo com Irmã Helena, a Signis é uma instituição ligada ao Pontifício Conselho das Comunicações, com sede em Bruxelas e que está presente em mais de cem países. “É uma rede que tem um pé na Igreja e um pé no mundo, que mantém diálogo com a sociedade. Segue exatamente esse espírito que o Concílio Vaticano trouxe e que nós estamos reavivando nos 50 anos”, ressaltou Irmã Helena.
Encerramento
A reunião do Conselho Permanente da CNBB teve início no dia 22 e terminou hoje, pela manhã. Durante o encontro, os bispos deram encaminhamentos à 52ª Assembleia Geral, que acontecerá em maio de 2014, e discutiram questões como a conjuntura atual, Diretório de Comunicação, Lei da Mídia Democrática, Filantropia, Reforma Política, entre outros.
Fonte: CNBB

Participe!


Pastoral da Criança, realiza capacitação para agentes




Na manhã do ultimo domingo (20), agentes da Pastoral da Criança da Paróquia de Santo Antônio, no Cabo, se reuniram no Centro Social Armínio Guilherme, para participarem da capacitação com a coordenadora paroquial, Tânia Fonseca, para atuarem na paroquial, no atendimento as crianças e orientação as família.

Ir.Josevânia Alves, com informações de Eriton Nailson 

Vicariato Cabo, celebra Dia Nacional da Juventude




Muita alegria, louvor, oração e testemunhos, marcaram ontem o encontro dos jovens do Vicariato, no Centro Social Armínio Guilherme, no Centro do Cabo. O evento aconteceu de 08h às 17h e contou com a participação de jovens das 09 paróquias da Região Episcopal e com a animação do Ministério da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Escada: “Recado de Deus”, que levantou a juventude com muita música e momentos de oração. Também marcaram presença, sacerdotes do Vicariato, o Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude, o Pe. Antônio Gomes de Medeiros Filho, SDB, que em sua mensagem, lembrou que momentos como o referido evento, deverão acontecer com mais frequência, com o objetivo de incentivar os grupos e encorajá-los no compromisso com a missão. Já o Presidente da Comissão para a Juventude do Vicariato e organizador do evento, o Diác. Genival Cunha, exortou aos jovens e assumirem um compromisso nas pastorais em suas paroquias. O evento encerrou-se com a Celebração Eucarística, presidida pelo pároco de Nossa Senhora do Ó, Pe. Djanilson Pereira, que em sua homilia, exortou os participantes a buscarem a oração: “Juventude que reza unida, move o coração de Deus!” Incentivando assim, os jovens a serem espelho de Cristo e exemplo para a comunidade.
O Dia Nacional da Juventude, (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Este ano, refletiu o tema: Juventude e Missão e o Lema: Jovem: Levante-se. Seja fermento!

Ir. Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo

Francisco falou de Maria como modelo de fé, caridade e união com Cristo


Papa dedica catequese a Maria: "modelo de fé, caridade e união com Cristo"
Papa convidou fiéis a amarem cada vez mais Maria, que é modelo para a Igreja / Foto: Arquivo
O tema da catequese desta quarta-feira, 23, do Papa Francisco com os fiéis no Vaticano foi dedicado a Maria. O Santo Padre falou sobre Nossa Senhora como imagem e modelo da Igreja, concentrando-se em três de suas características: modelo de fé, de caridade e de união com Cristo.
Francisco lembrou que Maria era uma moça que esperava de todo coração a redenção de seu povo, mas nem ela sabia o desejo de Deus de que ela se tornasse a Mãe do Redentor. E na Anunciação, ela disse o seu “sim”, aceitando o projeto de Deus em sua vida, momento a partir do qual sua fé recebe uma luz nova: Jesus Cristo.
“A fé de Maria é o cumprimento da fé de Israel, nela está justamente concentrado todo aquele caminho, toda aquela estrada daquele povo de fé, que esperava a redenção e neste sentido é o modelo de fé da Igreja, que tem como centro Cristo, encarnação do amor infinito de Deus”.
E toda esta fé foi vivida por Maria na simplicidade das mil ocupações e preocupações cotidianas de toda mãe. O relacionamento entre ela e Deus se desenvolveu justamente nesta existência normal de Nossa Senhora que, como disse o Papa, sempre viveu imersa no mistério de Deus, colocando em prática toda a vontade do Senhor.
Além de ser um modelo de fé, Francisco lembrou Maria como exemplo de caridade. Ele citou o momento da Visitação, quando Maria levou não somente sua ajuda material, mas o próprio Cristo.
“Levar Jesus àquela casa queria dizer levar a alegria plena. Nossa Senhora quer trazer também a nós o grande presente que é Jesus e com Ele nos traz o seu amor, a sua paz, a sua alegria. Assim é a Igreja. A Igreja não é um negócio, uma agência humanitária ou uma ONG, mas enviada a levar Cristo e o seu Evangelho a todos”.
Um último aspecto destacado pelo Papa foi a união de Maria a Cristo, lembrando que todas as suas atividades eram realizadas em perfeita comunhão com Ele. E esta união permaneceu até o fim, até o Calvário.
“Peçamos ao Senhor que nos doe a sua graça, a sua força, a fim de que na nossa vida e na vida de cada comunidade eclesial reflita-se o modelo de Maria, Mãe da Igreja”.
Fonte: Canção Nova

Missão e romaria com a juventude no Regional Nordeste 4

A diocese de Campo Maior (PI) acolheu, nos dias 18 a 20 de outubro, o encontro de Líderes da Juventude Missionária do Regional Nordeste 4. A abertura do encontro contou com a presença do bispo referencial da dimensão missionária, dom Eduardo Zielski, que lembrou da importância dos jovens estarem unidos na perseverança da missão.
No encontro, o secretário nacional da Obra da Propagação da Fé, padre Marcelo Gualberto, apresentou o trabalho das Pontifícias Obras Missionárias, bem como a metodologia de trabalho da Juventude Missionária (JM).
A coordenadora estadual da JM, Camila Fernandes, espera que a consciência da missão se intensifique nas dioceses. “Que a JM seja organizada com o compromisso absoluto para que se possa ampliar cada vez mais as implantações destes grupos e formações missionárias dentro do Estado”.
Romaria
romaria da fé picos 640x424No domingo, 20, foi realizada IV Romaria Regional da Juventude, na cidade de Picos (PI). Após a caminhada pelas ruas da cidade, foi celebrada uma missa na Catedral Nossa Senhora dos Remédios, presidida por dom Plínio José Luz da Silva. Também estavam presentes o bispo de Oeiras, dom Juarez Sousa da Silva, que é o referencial da Juventude.
Fonte: CNBB

8º Mutirão Brasileiro de Comunicação começa domingo


muticoCerca de 800 pessoas, de várias partes do Brasil, chegarão à capital potiguar no próximo domingo, 27 de outubro, para participar do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O evento, que se estende até o dia primeiro de novembro, tem como tema: “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.
Pela primeira vez o Mutirão será realizado no campus de uma universidade pública. A organização é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Signis Brasil, arquidiocese de Natal e Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O programa inclui, pela manhã, a realização de celebrações, seminários e lançamentos de livros. Paralelamente, haverá uma Feira de Comunicação. No período da tarde, serão realizados simultaneamente 14 grupos de trabalhos com diversas temáticas. A programação inclui também atividades culturais, como o show da cantora Elba Ramalho. No último dia do evento, os participantes também poderão realizar passeios organizados pelo litoral norte, litoral sul e Natal.

Lançamentos

No dia 28, o diretor executivo do Portal A12 e apresentador do Programa ‘Bem-vindo Romeiro”, na TV Aparecida, padre Evaldo César, lançará o livro “Igreja na cidade: desafios e alcances de uma evangelização pela televisão”.
A Pastoral da Comunicação da arquidiocese de Salvador (BA) e a Universidade Católica de Salvador vão lançar, no dia 29, o Curso de Aperfeiçoamento em Comunicação Pastoral”. Trata-se de uma pós-graduação, voltada para agentes da Pascom e profissionais da área de comunicação e será realizada em módulos.
“Haiti por si: a reconquista da independência roubada” é o título do livro que será lançado no final da manhã do dia 30. Produzido pela Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, conhecida como Agência Adital, o livro busca mostrar as possibilidades de reconstrução política, econômica, social e cultural do Haiti.
No dia 31, será lançado o livro digital “Comunicação para a cidadania: objetos, conceitos e perspectivas”, organizado por Cláudia Regina Lahni e Juciano de Sousa Lacerda. Ambos integram o grupo de pesquisa Comunicação para a Cidadania, da Intercom.
Fonte: CNB
B

Arquidiocese abre inscrições para o I Seminário de bens culturais da Igreja


cartaz-seminario-culturalEstão abertas as inscrições para o primeiro Seminário Arquidiocesano de bens culturais da Igreja, que acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro. Os interessados podem pegar o folder com a ficha de inscrição na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo, ou na sede da Cúria Metropolitana, nas Graças. O seminário será promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Cultura com o apoio da Livraria Jaqueira.
São apenas 200 vagas e as inscrições seguirão até o dia 20 de novembro. O investimento é de R$ 100 para profissionais e de R$ 50 para estudantes. A taxa dá direito a dois almoços e dois coffee breaks, ônibus e acesso aos locais para as visitas técnicas. A ficha deve ser preenchida e enviada juntamente com o comprovante de pagamento para capcultura@aor-pe.org.br ou bensculturaisdaigreja@gmail.com.
O seminário que será realizado no auditório da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) terá como público-alvo, além de religiosos, irmandades e confrarias arquidiocesanas, ordens seculares, secretários paroquiais, arquitetos, museólogos, historiadores e demais profissionais de áreas afins, bem como estudantes.
A programação do primeiro Seminário Arquidiocesano de bens culturais da Igreja terá não só palestras ministradas por profissionais reconhecidos na área em todo o Brasil, mas também visitas técnicas a locais de preservação em Olinda e Recife. O objetivo do evento é a partilha de experiências e parcerias entre a Igreja e outras instituições que se dedicam à defesa e conservação dos bens culturais.
Outras informações
PARÓQUIA SÃO PAULO APÓSTOLO
Praça de Jardim São Paulo, 45 – JARDIM SÃO PAULO
Tel.: 3455.8767
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

21 de out. de 2013

Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada reflete sobre Estudo 104

Dentro da perspectiva vocacional, o Estudo 104 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, é instrumento de reflexão da reunião Ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CEPMOVC), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento ocorre de 14 a 17 de outubro, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.
De acordo com assessor da comissão, padre Deusmar Jesus da Silva, “o encontro acontece anualmente e reúne todos os organismos que fazem parte da CEPMOVC”. Estão presentes representantes da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Comissão Nacional de Presbíteros (CNP), Comissão Nacional dos Diáconos (CND), Conferência Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), Pastoral Vocacional/ Serviço de Animação Vocacional (PV/SAV).
Os objetivos são realizar um balanço das ações da comissão durante 2013 e fazer um planejamento para 2014. “Os organismos representados começaram a fazer a programação, articulação e avaliação de suas atividades para o próximo ano”, explica o assessor.
Um dos dias do evento foi dedicado ao Estudo 104 da CNBB “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, subsídio aprovado durante a 51ª Assembleia Geral dos Bispos, para reflexão e aprofundamento da vida paroquial. Na reunião também houve a escolha do lema para o Mês Vocacional de 2015.
Crédito da imagem: CRB nacional
Fonte: CNBB

Papa Francisco recorda que o dinheiro é importante para ajudar o próximo


“A ganância, pensar só no dinheiro destrói as pessoas, destrói as famílias e as relações com os outros”. Foi o que disse o papa Francisco na missa da manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, na capela da Casa Santa Marta. Comentando o Evangelho do dia, em que um homem pede a Jesus que ajude a resolver uma questão de herança com o seu irmão, o papa falou sobre a relação de cada pessoa com o dinheiro.
“Isso é um problema de todos os dias. Quantas famílias vemos destruídas pelo problema do dinheiro: irmão contra irmão; pai contra filho... E esta é a primeira consequência desse atitude de desejar dinheiro: destrói! Quando uma pessoa pensa no dinheiro, destrói a si mesma, destrói a família! O dinheiro destrói! É assim ou não? O dinheiro é necessário para levar avante coisas boas, projetos para desenvolver a humanidade, mas quando o coração só pensa nisso, destrói a pessoa”.
Ao recordar a parábola do homem rico, Francisco explicou a advertência de Jesus de que devemos nos manter afastados da ambição. “É isso que faz mal: a ambição na minha relação com o dinheiro. Ter mais, mais e mais… Isso leva à idolatria, destrói a relação com os outros! Não o dinheiro, mas a atitude que se chama ganância. Esta ganância também provoca doença… E no final – isso é o mais importante – a ambição é um instrumento da idolatria, porque vai na direção contrária àquela que Deus traçou para nós. São Paulo nos diz que Jesus Cristo, que era rico, se fez pobre para nos enriquecer. Este é o caminho de Deus: a humildade, o abaixar-se para servir. Ao contrário, a ambição nos leva para a estrada contrária: leva um pobre homem a fazer-se Deus pela vaidade. É a idolatria!”, disse o papa.
Fonte:CNBB

19 de out. de 2013

Comissão para a Comunicação do Vicariato Cabo, realiza retiro para comunicadores do Vicariato



Como já afirmou o saudoso Papa emérito, Bento XVI, na sua mensagem para o Dia Mundial das Comunicações deste ano: ”A capacidade de utilizar as novas linguagens requer-se não tanto para estar em sintonia com os tempos, como sobretudo para permitir que a riqueza infinita do Evangelho encontre formas de expressão que sejam capazes de alcançar a mente e o coração de todos.” Pensando na mística do comunicador Cristão, a Comissão para a Comunicação do Vicariato Cabo, realiza no domingo, 17 de novembro, de 08h às 12h, o Retiro Espiritual para todos os agentes da Pascom das paróquias do Vicariato Cabo, no Centro Social Armínio Guilherme, no Centro do Cabo.

Mais informações, com Ir. Josevânia Alves.

Comunidade de São Judas Tadeu, feste padroeiro




A Paróquia de Santo Antônio, festeja de 24 à 28 de outubro, São Judas Tadeu, na Capela a ele dedicada no Centro do Cabo. Na próxima quinta-feira (24), acontece noiteiros serão as Pastorais e os Movimentos, no sábado (26), os responsáveis serão o Terço dos Homens e Apostolado da Mãe Rainha e na segunda-feira, 28, acontece o encerramento da Festa, com a Solene Celebração Eucarística às 19h.
Ir. Josevânia Alves


Vicariato Cabo realiza Dia Nacional da Juventude





Com o objetivo de promover uma maior integração entre a juventude da Região Episcopal e vivenciar o Dia Nacional de Juventude (DNJ), o Presidente da Comissão para a Juventude do Vicariato Cabo, Diácono Genival Cunha e a Comissão, promove neste domingo (20), de 08h às 16h, no Centro Social Armínio Guilherme, no Centro do Cabo, um dia de encontro e celebração para a toda a juventude do Vicariato. Logo às 08h, uma equipe de jovens estarão acolhendo os participantes, com muita alegria e louvor, em seguida acontece os depoimentos dos jovens que participaram da JMJ no Rio de Janeiro e logo após o lanche, o palestrante Leo Daniel, fala aos jovens. Após o almoço, haverá a plenária e conclusão do encontro, que contará com a Celebração Eucarística às 15h.
O Dia Nacional da Juventude (DNJ) surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade
O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país, em todos os estados. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final. O período de existência do DNJ tem sido um tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte. O Dia Nacional da Juventude (DNJ) quer exatamente que os sonhos juvenis não sejam sonhados sós. Jovens se organizando e adultos acreditando neles produzirão novos raios de vida para a sociedade. Assim, cada vez que passarmos pelo último domingo de outubro daremos mais um passo em direção a um novo mundo possível.
Ir. Josevânia Alves

Fonte pesquisada http://www.mundojovem.com.br

Pastoral da Catequese realiza festa das Crianças, neste sábado




Alegria, oração, louvor e muita descontração, é o que promete a Festa das Crianças da Pastoral da Catequese da Paróquia de Santo Antônio, neste sábado (19), no Centro Social Armínio Guilherme, à parti das 14h.
Pascom Santo Antônio - Cabo


Comissão para a Liturgia do Vicariato Cabo, neste sábado




Neste sábado (19), a Comissão para a Liturgia do Vicariato Cabo, promove em encontro de formação para todos os agentes envolvidos na Liturgia paroquial, como: Ministros Extraordinários da Comunhão, acólitos, ministério de música, leitores e para todos os que desejarem conhecer mais sobre liturgia. O evento acontece às 14h, no Centro Social Armínio Guilherme, ao lado da Matriz de Santo Antônio, no Cabo e será ministrado pelo presidente da Comissão de Liturgia do Vicariato Cabo e Pároco de São José da Boa Esperança em Amaraji, Pe. Adriano Tenório.

Ir. Josevânia Alves 

Fiéis participam do Encerramento da Festa de São Francisco de Assis no Cabo



No ultimo domingo (13), a Paróquia de Santo Antônio, a Família Franciscana e devotos vindos de várias paróquias, entre elas: Morro da Conceição, representantes da OFS da Basílica de Nossa Senhora da Penha e da Paróquias do Vicariato, lotaram a Capela dedicada ao Santo de Assis, situada no Bairro São Francisco, no Cabo, para agradecerem graças alcançadas e render louvores a Deus, que concedeu ao mundo tão grande santo, perfeito imitador de Cristo. Logo às 5h da manhã, os fiéis lotaram a Capela e o pátio do Abrigo, para a Missa do Irmão Sol, presidida por Fr. Evilásio Medeiros, que contou com o ingresso de jovens para integrarem a Juventude Franciscana (JUFRA). Às 8h, o pátio estava repleto de animais para receber a Benção dos Animais, por ser São Francisco o Patrono da ecologia, às 10h, devotos e benfeitores do Abrigo vindos da região metropolitana e da cidade, participaram da Solene Celebração Eucarística, presidida por Fr. Jorge Emanuel da Basílica da Penha, que lembrou durante a homilia que a Palavra de Deus deve ser uma realidade vivida por todos, no relacionamento para com o próximo, a exemplo de São Francisco e de Madre Iva que tão bem viveu o ideal franciscano, quando expressos na fundação e manutenção do Abrigo e no carinho com que sempre acolheu e cuidou dos pobres:  “Esse trabalho sempre marcou e marcará a vida da cidade do Cabo de Santo Agostinho, que é a presença do Reino de Deus, além da Palavra escrita, na vida de cada um.”  E encerrou exortando os fiéis: “Nunca nos casemos de dobrar o nosso joelho e viver a Palavra em nossa vida e não nos esqueçamos de agradecer a Deus por tudo.” Pediu o religioso. Às 16h, uma multidão de devotos, muitos descalços e até crianças vestidas com as veste do Santo “Arauto da Paz”, seguiram a Procissão e retornaram a Capela para o encerramento com a Santa Missa, presidida por Pe. Adriano Chagas, ao final da Missa, A Bandeira de São Francisco, foi entregue para a Madrinha 2014, Tereza da Purificação e para Padrinho do Andor 2014, foi sorteado o Sr. Francisco de Assis. Em seguida os fiéis se emocionaram ao Canto da Oração de São Francisco e uma chuva de fogos de artifícios coloridos foram vistos no céu.

Ir. Josevânia Alves