30 de jun. de 2013

Amigos do Abrigo São Francisco, se encontram e realizam Arraiá dos Idosos



O evento aconteceu na tarde deste sábado,29, na sede da entidade, situada no Bairro São Francisco , Cabo. Unidos para levar muita alegria ao coração dos idosos que por motivos diversos, perderam o contato com a família e buscam nas irmãs, o conforto de se sentirem amados e valorizados em suas habilidades e ricas experiências para partilhar com os mais jovens, ontem voluntários marcaram presença e fizeram a animação, entre eles: a Banda “Forró da Kaza”, o Diretor médico, Dr. Ebreildes Nascimento e família, o médico assistente, que vem realizando um brilhante trabalho no Abrigo, Dr. Renato Freitas, a Empresa Encor e dezenas de amigos, como também idosos do Lar do Amor, participaram do evento.
Logo às 15h, todos participaram da Santa Missa na Capela, presidida pelo Pe. Nilton Francisco e logo em seguida, teve início o Arraiá, entre as atrações, além da apresentação da Quadrilha “Estrelinha Nordestina” a mais esperada, foi o “casamento de matuto”, onde a noiva escolhida foi a simpática Maria, que esbanjou alegria e arrancou muitos risos dos participantes.   

Como já dizia Madre Teresa de Calcutá: Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz”. Todos temos uma missão dada por Deus de sermos iluminados por Sua Luz e iluminar também a vida dos irmãos, seja dando um pouco de nosso precioso tempo, em trabalho voluntário, seja contribuindo com a manutenção da entidade, que há mais de 52 anos acolhe idosos abandonados e precisa do apoio de todos para continua sua missão.
Ir. Josevânia Alves
Informações:
Abrigo São Francisco de Assis – Cabo
Fone: 81 – 3521- 0929

28 de jun. de 2013

Mais de 300 artistas subirão aos palcos dos Atos Centrais na JM

.
s Atos Centrais da JMJ Rio2013 estarão permeados de atrações musicais. Artistas brasileiros e internacionais se revezarão. De acordo com a diretora musical dos Atos Centrais, Ziza Fernandes, a programação foi pensada para privilegiar os cinco idiomas oficiais (inglês, espanhol, português, francês e italiano). Estão previstos pelo menos 300 artistas nos palcos centrais de Copacabana e Guaratiba. Missa de abertura, Boas-Vindas ao Papa Francisco, Via-Sacra, Vigília de Oração e Missa de Envio são os Atos Centrais da Jornada.Artistas brasileiros e internacionais se revezarão durante as atrações. Cantores do meio secular também terão participações durante a JMJ.
Mais de 300 artistas subirão aos palcos da JMJ Rio2013
As apresentações musicais serão acompanhadas pela banda oficial da JMJ Rio2013 ou pela orquestra sinfônica de Barra Mansa, Rio de Janeiro. (FOTO: Divulgação)
Cantores do Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Nicarágua, República Dominicana, Argentina, Porto Rico, México, Alemanha, Coréia do Sul, Costa Rica e Colômbia ficarão responsáveis por animar a juventude. As apresentações musicais serão acompanhadas pela banda oficial da JMJ Rio2013 ou pela orquestra sinfônica de Barra Mansa, Rio de Janeiro.
Além dos cantores, DJs vão apresentar o melhor da música eletrônica católica aos peregrinos. Segundo Ziza, a escolha dos artistas para apresentação nos palcos principais foi feita a partir das inscrições para o Festival da Juventude.
Missa dos peregrinos
O primeiro Ato Central, Missa de acolhida dos peregrinos, será animado por cantores da cidade-sede da JMJ Rio2013. Os 100 cantores que formam o “Coral Carioca JMJ” pertencem a diferentes regiões da cidade e foram convidados pela equipe dos Atos para representarem as paróquias da Arquidiocese do Rio de Janeiro e seus ministérios de música. Essa será a primeira vez que os artistas se apresentarão juntos.
Ensaiados pelo preparador vocal Tony Lucchesi, os jovens cantores, que têm idade média de 28 anos, irão cantar cerca de 30 músicas. Além dos 100 jovens, mais três voluntários internacionais cantarão no coral para fazer o solo da versão do Hino da JMJ Rio2013 em outros idiomas.
O Ministério Missionário Shalom, os cantores Suely Façanha, Davidson Silva, Cristiano Pinheiro, Ana Gabriela, Alfareros, Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), Migueli, Rex Band e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa completam o coral da cerimônia.
Às 18h, a chegada da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ Rio2013, chegam ao palco de Copacabana. Os símbolos serão recebidos pelos cantores que interpretarão a canção “Emanuel”, acompanhados da Orquestra e do Coral Carioca JMJ. Após as apresentações, Dom Orani sobe ao altar do palco central junto com cardeais, bispos, padre e seminaristas, sob o canto do coral, para presidir a Missa.
Artistas de todo o País
Na quinta-feira, 25 de julho, todas as regiões do Brasil serão apresentadas musicalmente por artistas nativos. Entre eles, um coral com cerca de 60 crianças cantarão em guarani, um dos idiomas indígenas do Brasil.
Na sexta-feira, 26 de julho, a Via-Sacra, que será encenada em 13 palcos espalhados pela praia de Copacabana, será representada instrumentalmente no palco principal. Inspiradas nas obras de Beethoven, compositor preferido do Papa Francisco, as melodias mesclam os estilos erudito e pop.
O sábado, 27, em diversos momentos da programação, os peregrinos participarão do ensaio do grande flash mob que será apresentado para o Papa Francisco no domingo. Entre os artistas que passarão pelo palco do Campus Fidei estarão os músicos do grupo Gen Rosso. Eles apresentarão um musical que contará com 200 ex-dependentes químicos como figurantes.
A Missa de Envio dos jovens peregrinos presidida pelo Papa será animada pelo “Coral Carioca” e por cantores de diversas nacionalidades que farão o solo das músicas litúrgicas. Antes da celebração, no entanto, os peregrinos serão animados pelo Show dos Padres, que contará com a participação de nove padres-cantores brasileiros, entre eles padre Reginaldo Manzotti, padre Fábio de Melo e padre Marcelo Rossi.
Artistas participantes – 23 de julho
“Coral Carioca JMJ”, Ministério Missionário Shalom, Suely Façanha, Davidson Silva, Cristiano Pinheiro, Ana Gabriela, Alfareros, Rodrigo Ferreira (Missão Louvor e Glória), Eros Biondini, Francisco Avello, Celina Borges, Migueli, Rex Band e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Artistas seculares
Segundo a assessoria de imprensa da JMJ Rio2013, do meio secular, apenas os artistas Luan Santana e Fafá de Belém, terão participações musicais no evento.
O cantor Luan Santana fará uma participação na noite de sábado, 27, cantando uma música que fará referência à oração do Pai Nosso. Já Fafá de Belém, fará um dueto com a cantora católica Nazaré.
Sobre artistas internacionais, a assessoria informou que serão apenas dois cantores seculares da Argentina, representando também a cultura popular do país de Francisco.
Fonte: Canção Nova

26 de jun. de 2013

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Foto: Ir. Josevânia Alves

Na ilha de Creta havia um quadro da Virgem Maria muito venerado devido aos estupendos milagres que operava. Certo dia, porém, um rico negociante, pensando no bom preço que poderia obter por ele, roubou-o e levou-o para Roma. Durante a travessia do Mediterrâneo, o navio que transportava a preciosa carga foi atingido por terrível tempestade, que ameaçava submergi-lo. Os tripulantes, sem saber da presença do quadro, recorreram a Virgem Maria. Logo a tormenta amainou, permitindo que a embarcação ancorasse, sendo salva num porto italiano. Algum tempo depois o ladrão faleceu e a Santíssima Virgem apareceu a uma menina, filha da mulher que guardava a pintura em sua casa, avisando que a imagem de Santa Maria do Perpétuo Socorro deveria ser colocada numa igreja.
O milagroso quadro foi então solenemente entronizado na capela de São Mateus, em Roma, no ano de 1499, e aí permaneceu recebendo a homenagem dos fiéis durante três séculos, até que o templo foi criminosamente destruído. Os religiosos se dispersaram e a santa caiu no esquecimento. Finalmente em 1866 a milagrosa efígie foi conduzida triunfalmente ao seu atual santuário por ordem do Santo Padre, que recomendou aos filhos de Santo Afonso de Ligório: - "Fazei que todo o mundo conheça o Perpétuo Socorro". 

Fonte: www.comamor.com.br

Convite

A Paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho, Celebra no próximo dia 03 de julho, quatorze anos de  Ordenação Sacerdotal de seu Reverendíssimo Pároco, Pe. Alberto Milanez.


Arquidiocese une esporte e oração através de campeonato de futsal


Copa Arquidiocesana 2Ajudar a formar hábitos para manter o bem estar, a saúde física e espiritual e evangelizar através do esporte. Estes são alguns dos objetivos da recém criada Pastoral do Esporte da Arquidiocese de Olinda e Recife. A ideia foi de alguns seminaristas durante viagem à Juazeiro do Norte (CE). O sonho já começa a ganhar status de realidade. No próximo dia 7 de julho, o grupo promove a 1ª Copa Arquidiocesana de Futsal Masculino.
A competição será realizada no Colégio Marista São Luís, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Participarão 20 times composto por jovens das paróquias que compõem a arquidiocese.
A programação terá início às 7h com a celebração da Missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido. O religioso também dará o pontapé inicial da partida. “É uma ideia muito interessante e bonita. Temos, sobretudo, que aproveitar estes momentos para evangelizar e levar Jesus para este mundo dos esportes que está muito presente na vida da juventude. Esta é a cara jovem da Igreja. Temos que evangelizar com alegria”, ressalta o religioso.
A Pastoral do Esporte é uma fato novo. Ela existe em poucas dioceses e paróquias do Brasil. A referência no país é o grupo da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Nova Imagem
Um dos fundadores da Pastoral do Esporte da Arquidiocese de Olinda e Recife, o seminarista Elvis Caio, destaca o caráter evangelizador e educativo do projeto. “Além de resgatar o valor da oração na vida dos jovens, queremos transmitir conhecimentos, disciplina e integração entre os jovens”, disse. Os seminaristas prometem não parar no campeonato de futsal. Há planos para o futuro. O grupo pretende promover corrida e passeio ciclístico.
O campeonato também faz parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. A Pastoral do Esporte integra a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para a Juventude.
Esporte e a Igreja – O papa João Paulo II foi esportista na juventude e durante seu pontificado estimulou a prática de esportes. Ele instalou na Igreja um departamento específico. O setor foi criado em 2004, às vésperas das Olimpíadas, realizada na cidade de Atenas, na Grécia. A finalidade do setor era de alavancar um processo de resgate da função do esporte na evangelização. O Pontifício Conselho para os Leigos preparou em 2005 a primeira edição do Seminário Internacional sobre o Esporte, realizado em Roma. O encontro contou com a participação de representantes de 18 países.
PROGRAMAÇÃO
7h – Santa Missa
8h – Cadastramento dos atletas
9h – Abertura dos jogos
12h – Intervalo para almoço
13h – Retorno dos Jogos
16h30 – Premiação do Campeão
1ª Copa Arquidiocesana de Futsal Masculino
Local:
 Colégio Marista São Luís
Avenida Rui Barbosa, 1104 – Graças
Dia: 7 de julho de 2013
Horário: a partir das 7h
Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Seminário pretende relembrar a atuação dos cristãos no período da ditadura

seminario jpgNos dias 26 e 27 de junho, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz (CBJP), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNNB), promove o Seminário Internacional Memória e Compromisso. O evento será realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB) e tem por objetivo relembrar a atuação dos cristãos no processo de anistia política e de redemocratização do Brasil durante o período de 1964 a 1988.
Para a CBJP, o resgate dessa memória é fundamental para fazer justiça aos que vivenciaram diversas violações de direitos e para alimentar as esperanças em tempo de opressão, bem como para lançar luzes aos desafios da atualidade. Por isso, o evento pretende provocar reflexões a cerca da conjuntura político-social brasileira com discussões que envolvem o modelo atual de Estado e de desenvolvimento adotado pelo país e suas consequências para a sociedade.
A reflexão contará com a presença de nomes como padre Oscar Beozzo, Hamilton Pereira, padre Leonel Narvaez, Maria Clara Bingemer, Maria Vitória Benevides, frei Carlos Mesters, pastor Walter Altmann, dom Celso Queiroz, entre outros.
O encontro será pautado em análises da conjuntura nacional, internacional e eclesial, do período ditatorial. A reflexão será no sentido de entender quais eram os desafios teológicos e institucionais da Igreja nesse período. Os participantes ainda acompanharão falas sobre os cristãos em luta por transição em diversos países; resgate de experiências e memória da atuação dos cristãos e instituições cristãs; e uma reflexão sobre justiça de transição e desafio cristão de reconciliação, entre outros temas.
Memória e Compromisso
O Seminário consiste na primeira fase do projeto Memória e Compromisso. Esse projeto é realizado em parceria com a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, e conta com apoio da Comissão Nacional da Verdade e da Secretaria de Cultura do Governo do Distrito Federal.
O projeto também conta com a participação do padre Zezinho e Frei Betto, que não participarão do Seminário, mas vão colaborar em outras etapas (como a publicação do livro, do DVD e do CD com as conclusões do projeto).
Participação
Podem participar estudantes, pessoas de todas as denominações religiosas, agentes pastorais, membros de organismos, profissionais e militantes da área de direitos humanos, e demais interessados. Será emitido certificado de participação, com as horas correspondentes. Os interessados devem acessar o site da Comissão Brasileira Justiça e Paz e preencher a ficha de inscrição. As inscrições podem ser feitas também no local do evento.
Mais informações: (61) 33238713 ou cbjpagenda@gmail.com
FONTE: CNBB

Manual de Bioética será distribuído durante a JMJ

ManuelBioJMJ-Brasileiro-2-04-1Durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), todos os participantes inscritos no evento receberão um exemplar do Manual de bioética. Keys to Bioethics, Manual de Bioética para jovens da JMJ, foi produzido pela Fundação Jérôme Lejeune, em parceria com a Comissão Nacional da Pastoral Familiar, organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o Centro de Estudos Biosanitários (Espanha) e com Fundação Jérôme Lejeune (USA).
Para o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a família, da CNBB, dom João Carlos Petrini, o Manual é uma “verdadeira façanha”. “Conseguimos ter em mãos, um manual destinado aos jovens, com uma linguagem bastante acessível, que é uma oportunidade para abordar questões tão delicadas e complexas, a respeito da vida”, afirmou o presidente.
O manual contém uma apresentação objetiva de questões de bioética atuais, embasadas sobre os fundamentos da ciência e da razão, nas quais a fé da Igreja vem dar todo o seu sentido.
“O manual proporciona uma formação de base. Quando a vida começa, quando termina; trata também da fecundação assistida, se não é melhor uma criança nascer do amor entre um homem e uma mulher. Em suma, são dadas razões científicas, por parte de médicos, biólogos, para dialogar com o mundo sobre essas questões”, disse o bispo.
Serão produzidos dois milhões de exemplares em quatro idiomas, sendo 900 mil só em português. “Por graça de Deus conseguimos produzir dois milhões de exemplares, que poderão cobrir uma bela fatia dos jovens presentes no evento”, afirmou dom Petrini.
Logo no sumário da publicação, uma mensagem da presidente da Fundação Jérôme Lejeune, lembra do chamamento de Bento XVI que “nos envia a anunciar a verdade a nossos irmãos e irmãs em humanidade com as próprias palavras do Cristo: “Ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28, 19) [...] Esta versão “especial JMJ” do Manual de Bioética para os jovens é uma boa nova a ser difundida largamente. Sejamos transmissores de vida até os confins da terra”, diz o texto.
FONTE: CNBB

Envio de experiências para o 8º Muticom pode ser feito até 1º de julho

O prazo para envio de relatos de experiências de comunicação para os Grupos de Trabalho do 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) encerra no dia 1º de julho. O participante já inscrito no evento e que desejar apresentar um trabalho, deve enviar o resumo para a equipe acadêmica, através do e-mail: gts@muticom.com.br. O 8º Muticom vai ser realizado pela primeira vez em Natal (RN), no período de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano, e pretende reunir comunicadores de todo o Brasil, para refletir sobre o tema central “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”.
Novo formato para esta edição do Muticom, os Grupos são distribuídos em 14 temáticas. São elas: Rádio Educativa e Comercial, Impressos, Pascom, Web-Rádio e Web-TV, Redes Sociais e Juventude, Comunicação e Catequese, Assessoria de Comunicação e Promoção de Eventos, Redes de Comunicadores, Formação de Comunicadores, Comunicação e Educação, Mulheres na Comunicação, Rádios Comunitárias, Televisão e Cidadania e Comunicação para Crianças.
Para elaboração do resumo, a coordenação do Mutirão disponibilizou algumas normas, que estão disponibilizadas no site do encontro (www.muticom.com.br), no link “inscrições". De modo geral, o relato da experiência deve conter uma breve introdução, resultados do trabalho e as considerações finais. Podem apresentar experiências, os inscritos no evento, que possuam alguma atividade ou pesquisa exitosa no campo da comunicação, seja na comunidade ou paróquia em que atua. Além dos Grupos de Trabalho, esta edição contará com seminários, que terão assessoria dos professores Manuel Carlos Chaparro (USP), Muniz Sodré (UFRJ), Laurindo Lalo Leal Filho (USP), Raquel Paiva (UFRJ), Elson Faxina (UFPR), entre outros.
Inscrições
As inscrições para o evento continuam abertas e os interessados em participar, podem se inscreverno site do encontro. Até o dia 31 de julho, o valor da inscrição será R$ 100, e, após este período, passará para R$ 130.
Sobre o Mutirão
Os mutirões são promovidos a cada dois anos, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e buscam refletir sobre os meios e processos de comunicação, tanto na Igreja, quanto na sociedade. Este ano, além da CNBB, são promotores do evento, a Signis Brasil e Arquidiocese de Natal, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Mestrado em Estudos da Mídia.
“8º Mutirão Brasileiro de Comunicação”
Data: De 27 de outubro a 01 de novembro de 2013 – Natal/RN
Inscrições: www.muticom.com.br
Informações: (84) 3615-2800
Fonte: CNBB

Teve início ontem, 25, a Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Comunidade do Malaquias, Cabo.


Em clima de muita devoção, o grupo de Oração “Terço dos Homens”, que foram os noiteiros, ontem, ás 19h, recitaram a oração do Terço com os fiéis e logo em seguida, Monsenhor Josivaldo Bezerra, presidiu a Missa de abertura do Tríduo em honra da Boa Mãe do Socorro. Durante a homilia, lembrou da missão de Maria: “Ela foi escolhida para ser a Mãe do Salvador”. Alertou para o testemunho cristão, diante do mundo imediatista: “Maria entendeu muito bem a mensagem do Arcanjo, uma mulher humilde e obediente, bem assim nós, precisamos ouvir a voz da Igreja e conservar a fé”. Afirmou Monsenhor Josivaldo.
Hoje continua a festa e os noiteiros serão as Comunidades.

Ir. Josevânia Alves - Pascom

24 de jun. de 2013

Arraiá do Abrigo São Francisco, no Cabo, acontece neste sábado



No próximo sábado, 29, o Abrigo São Francisco de Assis realiza o forró dos idosos. O evento reúne benfeitores e amigos da entidade e é aberto aquém quiser conhecer e colaborar com a Obra de Caridade, que há mais de 50 anos acolhe idosos abandonados. O forró, tem início às 15h, num clima de muita alegria e descontração, conta com a animação da Banda Boa Música (Forró da Kaza), que realiza trabalho voluntário no Abrigo há mais de 10 anos.
Ir. Josevânia Alves
Serviço:
Abrigo São Francisco de Assis
Av. Aníbal Cardoso s\n – B. São Francisco – Cabo

Fone: 81- 3521-0929

Pensamento do Dia:


“De Deus nós sabemos que existe, que é causa de todos os seres e que é infinitamente superior a tudo. Isto é a conclusão e o ponto culminante do nosso saber nesta vida terrena”.

Comunidade de São João, em Engenho Novo, Festeja Padroeiro





A Paróquia de Santo Antônio, festeja São João Batista, padroeiro da comunidade de Engenho Novo. A Missa Solene, acontece nesta segunda-feira, 24, às 15h30min. com a participação da Juventude e a animação do Ministério de Musica de Nossa Senhora de Lourdes e após a Missa, atividade cultural com quadrilha, comidas típicas e o forró pé-de-serra.

Ir. Josevânia Alves – Pascom Santo Antônio

Comunidade de Engenho Novo, recebe missionários


Na manhã deste domingo, 23, os missionários visitaram a comunidade que desde o dia 21, festeja São João Batista. Às 7h30min. o grupo se reuniu em frente da Matriz de Santo Antônio e receberam as orações e preces do Vigário Paroquial, Pe. Nilton Francisco e de todos os fiéis que participavam da Celebração Eucarística, logo após, seguiram em direção da Capela de S. João Batista. No caminho encontraram muitos desafios a enfrentar: animais e muita lama, mas nada impediu a visita aquela comunidade, que já se preparam para festejar seu querido padroeiro, com fogueiras prontas e bandeirolas.
Após o momento de oração na Capela, os missionários seguiram para a visita as famílias. Às 11h30min se encontram e retornaram da missão com alegria missionária.

Ir. Josevânia Alves – Pascom 

Santo do Dia:

. 24 de Junho - Natividade de São João Batista


A Bíblia nos diz que Isabel era prima e muito amiga de Maria, e elas tinham o costume de visitarem-se. Uma dessas ocasiões foi quando já estava grávida: "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41). Ainda no ventre da mãe, João faz uma reverência e reconhece a presença do Cristo Jesus. Na despedida, as primas combinam que o nascimento de João seria sinalizado com uma fogueira, para que Maria pudesse ir ajudar a prima depois do parto.

Assim os evangelistas apresentam com todo rigor a figura de João como precursor do Messias, cujo dia do nascimento é também chamado de "Aurora da Salvação". É o único santo, além de Nossa Senhora, em que se festeja o nascimento, porque a Igreja vê nele a preanunciação do Natal de Cristo.

Ele era um filho muito desejado por seus pais, Isabel e Zacarias, ela estéril e ele mudo, ambos de estirpe sacerdotal e já com idade bem avançada. Isabel haveria de dar à luz um menino, o qual deveria receber o nome de João, que significa "Deus é propício". Assim foi avisado Zacarias pelo anjo Gabriel.

Conforme a indicação de Lucas, Isabel estava no sexto mês de gestação de João, que foi fixado pela Igreja três meses após a Anunciação de Maria e seis meses antes do Natal de Jesus. O sobrinho da Virgem Maria foi o último profeta e o primeiro apóstolo. "É mais que profeta, disse ainda Jesus. É dele que está escrito: eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele preparará o teu caminho diante de ti". Ou seja, o primo João inicia sua missão alguns anos antes de Jesus iniciar a sua própria missão terrestre.

Lucas também fala a respeito da infância de João: o menino foi crescendo e fortificando-se em espírito e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.

Com palavras firmes, pregava a conversão e a necessidade do batismo de penitência. Anunciava a vinda do messias prometido e esperado, enquanto de si mesmo deu este testemunho: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitarei o caminho do Senhor..." Aos que o confundiam com Jesus, afirmava com humildade: "Eu não sou o Cristo". e "Não sou digno de desatar a correia de sua sandália". Sua originalidade era o convite a receber a ablução com água no rio Jordão, prática chamada batismo. Por isso o seu apelido de Batista.

João Batista teve a grande missão de batizar o próprio Cristo. Ele apresentou oficialmente Cristo ao povo como Messias com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo... Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo".

Jesus, falando de João Batista, tece-lhe o maior elogio registrado na Bíblia: "Jamais surgiu entre os nascidos de mulher alguém maior do que João Batista. Contudo o menor no Reino de Deus é maior do que ele".

Ele morreu degolado no governo do rei Herodes Antipas, por defender a moralidade e os bons costumes. O seu martírio é celebrado em 29 de agosto, com outra veneração litúrgica.

São João Batista é um dos santos mais populares em todo o mundo cristão. A sua festa é muito alegre e até folclórica. Com muita música e danças, o ponto central é a fogueira, lembrando aquela primeira feita por seus pais para comunicar o seu nascimento: anel de ligação entre a antiga e a nova aliança.
Fonte: Paulinas

20 de jun. de 2013

Vicariato Cabo, se encontra e debate sobre a Semana Missionária e o Plano de Pastoral Arquidiocesano




Na manhã desta quinta-feira, o Vigário Episcopal da Região Cabo, Mons. Josivaldo Bezerra, se reuniu com os sacerdotes, religiosos, e leigos representantes das paróquias do referido Vicariato.
O encontro aconteceu no Centro Social Armínio Guilherme, Centro do Cabo, entre os vários assuntos abordados, os principais foram: o Plano de Pastoral e  a Semana Missionária, que acontece de 16 à 20 de julho. Na ocasião, o Presidente da Comissão para a Juventude no Vicariato, Diácono Genival Cunha, apresentou a programação que consta logo no dia 16, com a abertura no encerramento da Festa de Nossa Senhora do Carmo em Recife e nos dias seguintes, deverão ser vivenciados nas paróquias, já o dia 19, será o encerramento nos Vicariatos, na Região Cabo, o evento acontece com a participação de todas as paróquias na cidade de Escada, na Quadra de Esportes da Vila Operária, ás 19h e no dia 20, encerramento será a nível arquidiocesano na Sé de Olinda.  O Diácono, também lembrou que todos as Paróquias já receberam o “Youcat”, uma versão do Catecismo da Igreja Católica, escrita numa linguagem simples, para os jovens,  já traduzido em 28 línguas e enviado a mais de 50 países. Comunicou que no primeiro domingo de agosto, acontecerá um grande encontro da juventude do Vicariato, no Centro Social Armínio Guilherme, com o objetivo de partilhar as experiências dos jovens que participarão da JMJ. Lembrou que já estar disponível  um e-mail para facilitar a comunicação entre os jovens e a referida comissão: Email: youcatcabo@gmail.com e senha: jovemvicariato. “Todos podem enviar suas perguntas, que iremos responder, lembrando que já está disponível alguns materiais referente a JMJ, neste e-mail”. Declarou o Diácono Genival Cunha.
Para falar sobre o Plano de Pastoral, o Vicariato recebeu a visita do Vigário Episcopal da Região Olinda, o Pe. Sandro, que abordou sobre o assunto e lembrou: “Os Vicariatos irão construir uma rede de colaboração com a arquidiocese”. As propostas estarão em estudo nas paróquias até o próximo dia 30 de julho, quando deverão ser entregues ao Vigário Episcopal, que fará estudo e apreciação  do documento, juntamente com o vicariato e deverá entregar a arquidiocese dia 30 de setembro, em preparação para a assembleia arquidiocesana que acontece nos dias 15 e 16 de novembro, onde serão estudadas todas as propostas entregues pelos vicariatos.
Monsenhor Josivaldo, exortou a todos a “darem as mãos” e trabalhar em vista da missão, com o fim de superar os desafios que a atualidade apresenta.


Ir. Josevânia Alves – Pascom Vicariato Cabo 

19 de jun. de 2013

Comunidade de São João, em Engenho Novo, realiza Festa em honra de seu Padroeiro





A Paróquia de Santo Antônio, realiza de 20 à 24 de junho, a Festa de São João Batista, com o tema: “Cheio de fé, João Batista nos aponta o Cordeiro da Vida”!
Amanhã, 20, acontece a Procissão da Bandeira, saindo às 18h30min, da residência da Sra. Maria José (no Arruado), em direção da Capela, onde acontece a Celebração Eucarística, com a animação do Ministério de Música Santo Antônio e logo em seguida, atividade cultural.
No dia 21, os noiteiros serão: Apostolado da Oração, MEJ e Pastorais.
Dia 22, os noiteiros:  RCC e Movimentos.
9h da manhã.
Dia 23, Visita missionária as famílias da Comunidade em festa, à parti das O encerramento acontece no dia 24, com a Procissão com a Imagem do Padroeiro, às 15h30min. e encerrando com a Celebração Eucarística, com a participação da Juventude e a animação do Ministério de Musica de Nossa Senhora de Lourdes e após a Missa, atividade cultural com quadrilha, comidas típicas e o forró pé-de-serra.

Ir. Josevânia Alves – Pascom Santo Antônio

Encontro Vocacional

“Hei juventude, rosto do mundo, teu dinamismo logo encanta quem te vê”...
         
Jovem, você quer anunciar com sua vida o Evangelho de Jesus Cristo?

Então, venha conhecer o ideal de vida das Irmãs Franciscanas do Imaculado Coração de Maria.
Uma Congregação que se dedica a servi a Cristo, na pessoa do idosos abandonado, dos mais pobres, no serviço pastoral e missionário;  vivendo em pobreza, obediência e castidade.


Participe de nosso Encontro Vocacional, no próximo dia 07 de julho, às 08h da manhã na Capela do Abrigo São Francisco de Assis, na Avenida Aníbal Cardoso, s\n – Bairro São Francisco – Cabo – PE
Fone: 81 – 3521-0929 \ 81 – 8857- 7626

 Ir. Josevânia Alves

Comunidade da Charnequinha, encerra festejos ao Coração de Jesus


 
Momentos da Celebração
Foram 04 dias de agradecimentos ao coração de Jesus. No ultimo domingo, os missionários também visitaram as famílias da comunidade e convidaram para a grande Festa. Nesta terça-feira, 18, fiéis de todas as comunidades da Paróquia de Santo Antônio, participaram da Celebração Eucarística de encerramento da festa, presidida pelo Vigário Episcopal da Região Cabo e Pároco de Santo Antônio, Mons. Josivaldo Bezerra, que logo no início, saudou a todos e agradeceu aos missionários que visitaram a comunidade no ultimo domingo e convidou os fiéis para também integrarem a equipe de missão da paróquia. “Hoje é um dia especial para todos nós que amamos o Coração de Jesus, que pulsa de amor por cada um de seus filhos”. Afirmou Monsenhor, que durante a homilia lembrou aos fiéis o compromisso que todos devem ter na comunidade: “ A nossa responsabilidade, é de ir ao encontro das ovelhas feridas e cuidar, não há nada melhor, do que oferecer ao irmão o alimento espiritual, a Palavra de Deus”. Encerrou pedindo ao Coração de Jesus que todos os corações se voltem para o Cristo, Ele que se doou para nos dar forças para continuar a missão: “Que os Sagrados Corações de Jesus e de Maria, purifiquem o nosso coração”. Exortou Mons. Josivaldo.
 Ir. Josevânia Alves – Pascom Santo Antônio




Vaticano reconhece segundo milagre de João Paulo II



20130618162809393750iA comissão de teólogos da Congregação para a Causa dos Santos aprovou a atribuição de um segundo milagre ao beato João Paulo II, um passo importante para a sua canonização, indicaram nesta terça-feira fontes do Vaticano.
Questionado pela AFP, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, não quis confirmar a informação.
A decisão deve ser posteriormente confirmada por uma comissão de cardeais e autorizada por decreto pelo papa Francisco, segundo o complexo processo de canonização.
Com a atribuição do segundo milagre ao papa polonês, morto em 2005, se acelera o processo para a canonização que, segundo a imprensa italiana, deve acontecer em meados de outubro.
Em abril, os médicos do Vaticano reconheceram a cura inexplicável de uma mulher.
Uma comissão de sete médicos da Congregação para as Causas dos Santos validou a cura apresentada pelo monsenhor Slawomir Oder.
O processo canônico para que uma pessoa seja proclamada santa requer o reconhecimento por exame clínico de um milagre para a beatificação (efetiva desde maio de 2011 no caso de João Paulo II) e a confirmação de outro para a canonização.
Karol Wojtyla poderá ser canonizado até o final deste ano, o “Ano da Fé” lançado por seu sucessor Bento XVI.
Durante os funerais de João Paulo II, após 27 anos de pontificado, um dos mais longos da história, a multidão gritou “santo subito”.
Bento XVI autorizou a análise de suas virtudes e de sua obra para que fosse declarado bem-aventurado.

Fonte: Diario de Pernambuco

Padres recebem Plano de Pastoral e promoverão estudo do documento de trabalho com o Conselho Paroquial



Renata Gabrielle 590A Coordenação de Pastoral da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) distribuiu aos sacerdotes o Documento de Trabalho – Plano de Pastoral. A entrega foi nesta terça-feira, 18, durante a Reunião do Clero. Cada padre recebeu cinco exemplares. O texto deverá ser refletido pelo Conselho Pastoral Paroquial (CPP), Vicariatos,Comissões de Pastoral e Congregações Religiosas. O grupo de estudo deverá fazer sugestões, críticas e acréscimos. A ideia é que o texto final seja entregue na Assembleia Arquidiocesana de Pastoral em novembro próximo.
De acordo com o coordenador de pastoral da arquidiocese, padre Josenildo Tavares, o documento foi elaborado a partir das metas da AOR definidas em assembleia, dos encontros e observações feitas durante as Visitas Pastorais, além das reuniões com os vicariatos e comissões. O religioso apresentou cronograma de estudo a ser seguido. “Estamos entregando junto com os exemplares o cronograma e metodologia para que todos possam avaliar e opinar sobre o conteúdo do material. O plano não está fechado. Ele está sendo construído através de um processo gradativo e participativo. O objetivo é que recebamos a análise até agosto para que possamos elaborar o documento definitivo”, afirmou padre Josenildo.
1016078_668853553140827_1960996153_nO vigário episcopal do Vicariato Olinda, padre Alessandro Corazza, e professor Sérgio Douets refletiram sobre o método Ver – Julgar – Agir utilizado na elaboração. O estudo é baseado na complexa realidade das cidades que fazem parte do território arquidiocesano. O desenvolvimento econômico e os problemas sociais (prostituição, drogas, trabalho infantil, má distribuição derenda) presentes no Recife e Região Metropolitana e a vivência pastoral das paróquias foram levados em consideração.
“É preciso ver a realidade através da fé. A constatação dos desafios não é para nos paralisar, mas para deixarmos de lado uma visão ingênua. Nosso compromisso é com uma Igreja é samaritana e em estado permanente de missão, comprometida em criar estruturas de comunidade de comunidades, que atraí pelo testemunho da unidade”, ressaltou Douets.
O arcebispo metropolitano, Dom Fernando Saburido, parabenizou a equipe responsável pela elaboração e pediu aos padres que ‘vistam a camisa’ e colaborem com a constituição do documento. Animem suas paróquias e realizem o estudo com o CPP, vicariatos, ordens religiosas e comissões que presidem.
 Fonte: Da Assessoria de Comunicação AOR

Conselho Permanente da CNBB reflete sobre protestos


ConselhoPermanente19062013aOs protestos que estão sendo realizados pelos brasileiros em várias cidades do País estão entre os assuntos a serem tratados pela reunião do Conselho Permanente da CNBB. O encontro que começa na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, e, na primeira sessão contou com a participação do representante do Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.
Esse Conselho é composto pela presidência da Conferência, pelos membros do Conselho de Pastoral e pelos bispos que formam os conselhos regionais. A pauta aprovada para a reunião é vasta e inclui avaliação da última Assembleia Geral e a implementação de suas decisões; o trabalho da Cáritas Brasileira; o aprofundamento sobre o tema das paróquias; Movimento Saude + 10; Código Penal; Reforma Política; Diretório da Comunicação e Jornada Mundial da Juventude que será realizada no final de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco.
Tomou a palavra na manhã desta quarta-feira, o Monsenhor Gian Luca Perici, representando o Núncio Apostólico no Brasil. Ele disse que participou pela primeira vez da Assembleia Geral dos bispos no último mês de abril, em Aparecida. Considerou que a realização do encontro deu um testemunho significativo de um episcopado numeroso e empenhado. Lembrou o tema da renovação da Paróquia e seus desafios. “A renovação das paróquias é uma questão central porque remete a uma renovação interior de seus membros”, disse Monsenhor Perici.
Dom Leonardo Steiner, secretario geral, modera os trabalhos sob a presidência do cardeal dom Raymundo Damasceno. Ele pediu a inclusão de temas que não estavam na pauta previamente composta, como a explanação sobre a visita e presença do Papa em Aparecida, Conselho Nacional de Religiões, Curso de Comunicação para Bispos, orientação sobre o uso do vinho de missa. Esses e outros temas foram aprovados para serem apresentados na reunião que deve se estender até o almoço da sexta-feira, 21 de junho.
FONTE: CNBB

Conselho Mundial das Igrejas realiza encontro de consulta ecumênica sobre água


padreelias18.06.13Entre os dias 10 a 14 de junho, foi realizada consulta ecumênica sobre a água em diversas reuniões do planeta. O evento foi promovido e coordenado pelo Grupo de Referência Internacional sobre a água, do Conselho Mundial das Igrejas, e realizado em Berlim, capital da Alemanha.
A consulta contou com a participação de 56 pessoas, representantes de Igrejas, organizações ecumênicas, parceiros estratégicos, teólogos e pesquisadores sobre a água. Da América Latina participaram três representantes de Igrejas e um de organismos ecumênicos, dentre os quais o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo da  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Elias Wolff.
A consulta tinha como objetivos refletir sobre o futuro da Rede Ecumênica da Água (REDA), sobretudo após a 10ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas, que acontecerá em outubro deste ano em Busan, Coréia do Sul. Refletiu-se como fortalecer a REDA em suas iniciativas de ajudar as Igrejas a desenvolverem programas que ajudem ao acesso universal à água potável e ao saneamento básico.
“Foi um momento de profunda reflexão sobre questões ambientais como a devastação das florestas, a poluição, a dificuldade ao acesso à água potável, a carência de saneamento básico para milhões de pessoas em todo o mundo, a transformação da água em bem econômico. Frente a essas questões, é preciso afirmar a água como dom de Deus, direito humano e bem comum”, afirmou padre Elias Wolff.
O assessor ainda informou que os latino-americanos, participantes do evento, aproveitaram o encontro para propor um plano de ação comum para as conferências episcopais da Igreja católica e as Igrejas membro do Conselho Latino Americano de Igrejas. Foram dados os primeiros passos para a criação de uma Rede Ecumênica da Água na América Latina, e a realização de um seminário sobre a água no continente, a ser realizado em 2014.
FONTE: CNBB

Implementação de história e cultura afrobrasileira no ensino básico é discutida na CNBB


IMG 1468No dia 17 de julho, foi realizada na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, uma reunião onde foram dados os passos iniciais para redefinir a articulação da pastoral afro-brasileira no Brasil. A reuniu discutiu a formação de lideranças, de novos grupos, aliada à presença da igreja, na realidade do povo brasileiro, que conta com uma parcela significativa de afro-brasileiros.
No encontro, estiveram presentes o bispo de Paranaguá (PR), e referencial do pastoral afro-brasileira da CNBB, dom João Alves dos Santos, o coordenador e secretário da pastoral afro-brasileira, padre Jurandyr Azevedo Araújo. Também esteve presente o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz da, padre Ari Antônio dos Reis, agentes da pastoral afro-brasileira e membros leigos.
De acordo com dom João Alves, durante a reunião foi decidido que será feito um documento que trata da inserção do ensino, nas escolas públicas e particulares da educação básica, de conteúdos relacionados à história e à cultura afrobrasileiras.
"É importante que a presença dos afrodescentes, na formação da sociedade brasileira, seja considerada e seja, também, um elemento de riqueza, dado às raízes e a cultura afro", disse o bispo.
Dom João explica que a ideia é que no lançamento do documento, ainda sem data marcada, representantes de toda sociedade estejam presentes. “Nós queremos iniciar, o diálogo, a reflexão, convidando diversos setores da sociedade, membros do governo, das universidades, das escolas públicas, para juntos, buscarmos um espaço nas leis governamentais”, explicou.
Fonte: CNBB

São José inserido nas Orações Eucarísticas do Missal Romano


São José - ícone 4
A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, por meio de um de um decreto emitido no dia 1º de maio passado, inseriu São José no texto das Orações Eucarísticas II, III e IV do Missal Romano. “Pelo seu lugar singular na economia da salvação como pai de Jesus, São José de Nazaré, colocado à frente da Família do Senhor, contribuiu generosamente à missão recebida na graça e, aderindo plenamente ao início dos mistérios da salvação humana, tornou-se modelo exemplar de generosa humildade, que os cristãos têm em grande estima, testemunhando aquela virtude comum, humana e simples, sempre necessária para que os homens sejam bons e fiéis seguidores de Cristo”, afirma o texto.
“Na Igreja Católica os fiéis, de modo ininterrupto, manifestaram sempre uma especial devoção a São José honrando solenemente a memória do Esposo da Mãe de Deus como Patrono celeste de toda a Igreja; de tal modo que o Beato João XXIII, durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, decretou que no antiquíssimo Cânone Romano fosse acrescentado o seu nome. O Sumo Pontífice Bento XVI acolheu e quis aprovar tal iniciativa manifestando-o várias vezes, e que agora o Sumo Pontífice Francisco confirmou, considerando a plena comunhão dos Santos que, tendo sido peregrinos conosco neste mundo, nos conduzem a Cristo e nos unem a Ele”, explica o decreto.
A partir de agora, no texto das Orações Eucarísticas II, III e IV da terceira edição típica do Missal Romano, o nome de São José deve ser colocado depois do nome da Bem-aventurada Virgem Maria como se segue: na Oração Eucarística II: “ut cum beata Dei Genetrice Virgine Maria, beato Ioseph, eius Sponso, beatis Apostolis”, Na Oração Eucarística III: “cum beatissima Virgine, Dei Genetrice, Maria, cum beato Ioseph, eius Sponso, cum beatis Apostolis”; na Oração Eucarística IV: “cum beata Virgine, Dei Genetrice, Maria, cum beato Ioseph, eius Sponso, cum Apostolis”.
Para os textos redigidos em língua latina utilizam-se as formulas agora apresentadas como típicas. A Congregação fará a tradução nas línguas ocidentais mais difundidas; para as outras línguas a tradução devera ser preparada, segundo as normas do Direito, pelas respectivas Conferências Episcopais e confirmadas pela Sé Apostólica.
Fonte:CNBB

16 de jun. de 2013


A Comunidade da Charneca no dia 22 de junho (sábado),realizará um arraiá ao lado da Capela Nossa Senhora da Conceição com barraca de comidas típicas com o valor fixo de 2 reais,barraca do beijo e a quadrilha junina da catequese da comunidade e também será o sorteio do balaio junino que está a venda dede maio,o evento terá inicio logo após a missa na capela que é as 19 horas,todo o valor arrecadado será para a pintura da igreja,levem seus amigos ,familiares e venham todos participar a caráter.

Fonte: Da Equipe da Comunicação( Charneca) – Pascom Santo Pascom Santo Antonio Cabo
comunicacao.charneca@gmail.com